Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Raimundo de Oliveira Borges - Por Emerson Monteiro

Isso que dizem de ser a vida humana mera fagulha ao vento exige comprovação, sobretudo diante da existência deste amigo, Raimundo de Oliveira Borges, que ora demonstra de perto a experiência firme de viver durante cem anos uma idade plena de realizações. Ele, sim, pode falar do existir e contar da tradição e da peleja de três gerações sucessivas que testemunha com fidelidade e coragem.
Escritor emérito, publicou mais de uma dúzia de livros. Advogado e professor, marcou de jeito indelével a consciência das centenas de alunos, dentre os quais sou, com satisfação, um deles. Tribuno de rara qualidade, porfiou no júri, praticando fala rica, profícua, no êxito de momentosos processos. Líder comunitário, efetivou importantes funções, em Crato, havendo exercido a direção das Faculdades de Filosofia, de Direito e de Ciências Econômicas. Presidente do Instituto Cultural do Cariri, sobreviveu a nossa simpática academia de letras numa fase das mais dificultosas, quando ao seu lado estive. Se bem que cabe, ainda, considerar o seu desempenho virtuoso de pai extremado, fino de trato e humor, tranqüilo, de espírito desarmado, palestrante versado na melhor literatura, poeta dotado de sensibilidade, pessoa exemplar, afeita sob os princípios dignos e imprescindíveis da civilização que usinou durante todo tempo, conhecendo a história do povo, bem relacionado, cordial e valoroso paladino das causas essenciais, na prática política e nos penhores da liberdade consciente.
Doutor Borges, por tudo isto e outros predicados, marca a sociedade cearense interiorana com personalidade ímpar de quem merece privar o convívio honrado e fértil dos justos. Elencar qualidades que lhe são de dever torna-se tarefa leve, aos moldes do estilo e da pena que maneja no exercício da escrita, por meio dos livros que subscreve, dotados de emoção, memórias produzidas no fogo da responsabilidade social que a isto se obrigou exercitar.
Eu, ainda menino, tomei conhecimento de seu talento através dos júris que, na década de 60, de comum, eram retransmitidos através dos microfones da Rádio Araripe de Crato. Admirado, ouvia seus discursos deveras impressionantes, tanto pela cultura vasta, quanto pela facilidade na argumentação, demonstrações de sapiência jurídica e ilustre universalidade. Fora eleito orador da sua turma de 1937, na Faculdade de Direito do Ceará, contemporâneo de figuras destacadas na vida pública posterior do nosso Estado.
Instalou-se em Crato desde 1942 e aqui até hoje permanece conquistando espaço próprio, ao lado da gente boa, ordeira e laboriosa deste lugar abençoado.
No dia 02 de julho do corrente ano de 2007, época exata do transcurso de um século de sua vida, o doutor Raimundo de Oliveira Borges se nos afigura querido em face de todos os que lhe privam da convivência, ele que representa, em breves traços, um desses personagens inesquecíveis e marcantes dos romances imortais, ricos dos atributos puros e sublimes das almas vitoriosas.

P. S. EM 28 DE JANEIRO DE 2010: Ser humano de reconhecida capacidade para a concretização dos seus ideais. Profissional de sucesso como advogado, administrador de instituições universitárias, professor, escritor, intelectual, líder comunitário, pai de família. Em tudo desenvolveu raros modelos de exemplares conquistas. Sempre jovial, bem humorado, otimista, alegre, laborioso, amigo, dotado de sentimentos benfazejos, valiosos, Raimundo de Oliveira Borges significou dignidade para sua geração e passa à história cearense qual pessoa de ricas e nobres virtudes.

Revista Brasil Rotário destaca livro O berço dos Araújo Paiva

A mais recente edição da tradicional revista Brasil Rotário, de janeiro de 2010, publicou o seguinte comentário acerca do livro O berço dos Araújo Paiva, de autoria de Audir de Araújo Paiva, sócio do Rotary Club do Crato:
"Em aproximadamente 300 páginas ilustradas com fotografias, o livro conta a história dos estados do Piauí (com destaque para a cidade de São Miguel do Tapuio, terra natal do autor) e do Ceará (onde Crato é a cidade focalizada). Essas geografias são o cenário das crônicas e biografias sobre os membros da família Araújo Paiva e outras personalidades locais. Um dos capítulos é dedicado ao RC Crato, CE (D.4490), clube de Audir de Araújo Paiva. Mais detalhes sobre a obra e como adquiri-la no endereço http://audirdearaujopaiva.blogspot.com."

Prefeito entrega certificado a pequenos empreendedores de Juazeiro



Na noite de ontem, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte( CDL ), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura de Juazeiro do Norte, entregou os certificados aos 50 alunos que concluíram o Curso de Microcrédito Produtivo Orientado.

O evento contou com presença do prefeito Dr. Santana, do deputado federal José Guimarães, do secretário Eraldo Oliveira, do vice-presidente da CDL, Michel Araújo e diversas autoridades municipais.

A microempreendedora Emanuele Vitorino foi responsável pela saudação em nome da turma. Em suas palavras, aproveitou para ressaltar a importância do curso e do compromisso da administração municipal com o setor. O titular da pasta do desenvolvimento, Eraldo Oliveira, falou do apoio recebido do prefeito para realização desse tipo de ação.

O prefeito Dr. Santana, agradeceu a SEDETA pelo empenho e dedicação da equipe técnica na realização do curso, aproveitou ainda, para assumir compromisso com todos os participantes, em disponibilizar um terreno para criação de um espaço para os pequenos e microempreendedores, autorizando a SEDETA estudar e viabilizar esta ação.