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quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PÉROLAS DE BASTIDORES


O Médico e escritor José do Vale Feitosa assim se expressou sobre o músico e cientista Paulo Vanzolini:

Zé Nilton: é uma pérola rara neste oceano de tão pouca variedade biológica. É um índio de pé de serra, um mestiço das américas, professor por vocação e um músico de verdade. Faz a nossa alma vibrar como um canto de vida. Estes textos e seus programas são algo que só lá na frente a cidade compreenderá. Os jovens sentirão a gratidão de andar nos encantos de um passado que eles jamais iriam visitar nesta volúpia do minuto por terminar. Este texto do Vanzolini é um pouco do Zé. O Vanzolini foi de uma geração de pesquisadores de campo, que se preocupava com as endemias rurais, ia em busca da cadeia das doenças para criar bases científicas para controlá-las. Uma geração profundamente influenciada por Pasteur, pela Medicina Tropical Inglesa e pela Fundação Rockfeller. Tinha nomes como Lutz, Carlos Chagas, Samuel Pessoa, Deane entre tantos heróis de histórias fabulosas por estes sertões a desbravar o Brasil dos anos 20 a 50. Vanzolini teve muito de seu conhecimento musical nestas andanças, como bem lembra o Zé Nilton com o Cuitelinho que é bonita demais meu Deus do Céu (e sou ateu).

AS 250 CRIANÇAS DE PEDRO ESMERALDO - José do Vale Pinheiro Feitosa

Vamos por partes para não criar problemas de conjunto. Numa destas viagens freqüentes entre o nordeste e o sudeste, tivemos a companhia de uma mãe com duas crianças com destino a Belém. Ela vinha da Alemanha, era casada e criava os filhos na fronteira com a Dinamarca. Na verdade o marido morava na Alemanha, mas trabalhava na Dinamarca e tinha direito de educar os filhos neste país.

O casal optara por educar os filhos numa escola dinamarquesa, ao invés da alemã, dado a relação professor aluno. Na Dinamarca cada sala de aula tinha seis a oito alunos, enquanto na Alemanha isso era mais que o dobro. Eles viam nesta concentração por sala uma vantagem relativa em termos de aprendizagem.

No Brasil esta questão foi objeto de aprovação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, definindo que o número máximo de alunos em turmas do ensino médio e dos quatro últimos anos do ensino fundamental não pode ultrapassar 35 alunos por turma. Já este número para os primeiros cinco anos do ensino fundamental seria limitado a 25 alunos.

Por qual razão abordo o assunto? É que houve uma abordagem salutar não desta questão especificamente, mas sobre o quantitativo de alunos necessários para a existência de uma escola. Salutar por que o assunto foi provocado pelo Pedro Esmeraldo em face do fechamento da escola Maria Amélia. E como tal foi respondido pelo Prefeito Samuel Araripe pelo menos no Blog do Cariri Agora por uma postagem do Dihelson Mendonça.

A primeira questão é que, democraticamente, o Prefeito do Crato ofereceu à sociedade uma visão de sua gestão de qual seja a viabilidade da existência de uma escola em termos do tamanho de alunos. Segundo o prefeito o próprio FUNDEB criou esta espécie de paradigma, qual seja uma escola não pode ter menos de 500 alunos sobre pena dr “ficar inviabilizada por conta da estrutura. Então, quanto mais alunos, melhor. Essa lei do FUNDEB é uma lei perfeita, então quanto mais alunos, mais recursos aquela escola recebe, e conseqüentemente, melhor estrutura.”

Isso é importante pela oportunidade dos munícipes levantar uma série de questões para a administração municipal. A primeira e mais básica é que não cabe ao cidadão a responsabilidade para encher uma escola com alunos como solicitou, politicamente, o prefeito a Pedro Esmeraldo. Este assunto é da gestão pública, mas cabe, como foi o caso, explicar por que a fechou e não a reabrirá.

A segunda questão é que permite levantar contradições, com base na realidade da ocupação territorial da população no município do Crato e confrontá-la contra o paradigma oriundo da forma de distribuição dos recursos do FUNDEB. Isso é particularmente verdade para comunidades pequenas, em que não se tenham quinhentas crianças ou mesmo as 250 pedidas para Pedrinho “gerar”. Qual será a política da prefeitura nestes casos: condução escolar, concentração territorial de alunos etc.?

Enfim Pedro Esmeraldo e Samuel Araripe abriram um debate salutar e cabe à sociedade desdobrá-lo com toda capacidade de argumentação e espírito público que se espera da construção de um futuro melhor para a cidade e seus cidadãos.

COMPOSITORES DO BRASIL

“Um homem de moral”...(Volta por cima)

PAULO VANZOLINI

Por Zé Nilton

Interessante o compositor Paulo Vanzolini. Aliou dois domínios como suportes de seu estar no mundo que para muitos são irreconciliáveis: a estúrdia (boêmia) com os estudos.

Ao longo de seus oitenta e seis anos manteve-se sempre fiel a essas duas formas de conhecimento: a música e a ciência. Grande compositor, renovador do samba paulista, o também médico e respeitado cientista com doutoramento em Zoologia, pela Universidade Harvard, Paulo Emílio Vanzolini. Faz bonito na música como o faz nas suas pesquisas e explanações sobre os insetos. Aliás, também é um dedicado pesquisador musical. Mostrou para o Brasil a riqueza da música do centro-oeste quando recolheu pérolas do folclore da região, como aregravadísssima “Cuitelinho” , entre outras.

Esteve na URCA tempos atrás. Vi-o, de cachimbo aceso, no centro de uma roda de novos professores-pesquisadores, baforando e fazendo gestos vibrantes na direção de seu colega de profissão, o nosso eminente prof. Waltércio Almeida.

Paulista de nascença, mas foi no Rio de Janeiro que aprendeu a fazer samba entre os intervalos de seus estudos universitários, nos anos de 1940.

Diferentemente de muitos, haja visto Noel Rosa, Chico Buarque, Tom Jobim, esse filho da classe média mostrou como é possível conciliar a poesia com a academia. Talvez o triunfo de Vanzolini deva-se a sua capacidade e sensibilidade na tradução das duas artes que se completam por estarem no mesmo plano da natureza. Tom Jobim sobrava nessa possibilidade mas preferiu só a poesia.

Vale a pena saber mais sobre Paulo Vanzolini como músico e cientista, a rede é pródiga.

Sobre sua obra musical falaremos um pouco do muito que produziu, nesta quinta-feira, entre 14 e 15 horas, na Rádio Educadora do Cariri, no programa Compositores do Brasil, que há quase dois anos semanalmente destaca um compositor e sua obra, na perspectiva de atualizar a memória histórica da Música Popular Brasileira.
Na sequencia:


CUITELINHO, colhida por Paulo Vanzolini com Nara Leão
CAPOEIRA DO ARNALDO, de Paulo Vanzolini com Ary Lobo
O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA, de Paulo Vanzolini com Paulo Vanzolini
CHORAVA NO MEIO DA RUA, de Paulo Vanzolini com Cristina Buarque
NA BOCA DA NOITE, de Paulo Vanzolini e Toquinho com Toquinho
SAMBA ERUDITO, de Paulo Vanzolini com Paulo Vanzolini
BANDEIRA DE GUERRA, de Paulo Vanzolini com Paulinho da Viola
AMOR DE TRAPO, de Paulo Vanzolini com Os Demônios da Garoa
MARIA QUE NINGUÉM QUERIA, de Paulo Vanzolini com Nelson Gonçalves
PRAÇA CLÓVIS, de Paulo Vanzolini com Chico Buarque
VOLTA POR CIMA, de Paulo Vanzolini com Maurici Moura
RONDA, de Paulo Vanzolini com Márcia

Programa: Compositores do Brasil
Rádio Educadora do Cariri (www.radioeducaroradocariri.com)
Todas as quintas de 14 as 15 horas
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Operador high tech: Iderval Dias
Direção Geral: Dr. Geraldo Correia Braga

Centro Cultural BNB Cariri - Programação Semanal

Dia 02, quinta-feira

Artes Cênicas - ATO COMPACTO
19h As Anjas Cia. Entremeios de Teatro (Crato-CE)
Para comemorar os sete anos desde a estréia do espetáculo, As Anjas estão de volta! Dezoito anos após o término de sua vida escolar, um convite misterioso reúne seis amigas de adolescência que ao se unirem vão relembrar fatos do passado e compartilhar seus dias atuais. Mas em meio a situações extremamente íntimas e cômicas um grande segredo ameaça ser revelado com a chegada de uma inesperada personagem à trama. Texto: Ueliton Rocon. Direção: Mauro César. Classificação indicativa: 12 anos. 60 min.

Dia 03, sexta-feira

Artes Integradas - Oficina de Formação Artística
15h Oficina de Pintura Artista: Monica Nador (São Paulo - SP). 180 mim.

Artes Cênicas - ATO COMPACTO
19h As Anjas Cia. Entremeios de Teatro (Crato-CE)
Para comemorar os sete anos desde a estréia do espetáculo, As Anjas estão de volta! Dezoito anos após o término de sua vida escolar, um convite misterioso reúne seis amigas de adolescência que ao se unirem vão relembrar fatos do passado e compartilhar seus dias atuais. Mas em meio a situações extremamente íntimas e cômicas um grande segredo ameaça ser revelado com a chegada de uma inesperada personagem à trama. Texto: Ueliton Rocon. Direção: Mauro César. Classificação indicativa: 12 anos. 60 min.

Dia 04, sábado

Artes Integradas - Oficina de Formação Artística
15h Oficina de Pintura Artista: Monica Nador (São Paulo - SP). 180 mim.

Atividades Infantis - CRIANÇA E ARTE

14h Construindo Histórias: Rimas pra que te quero - Andrea Samara (Juazeiro do Norte - CE) Será desenvolvida a partir de poemas de autores variados, trabalhando com placas de palavras e frases, permitindo que as crianças brinquem com elas formando assim um grande jogo com a participação de todos. 60min

14h Bibliotequinha Virtual. Instrutor: Gilvan de Sousa. 240min.

15h Teatro Infantil: Para Papai Noel! - Grupo 3x4 de Teatro (Fortaleza - CE) Três duendes organizam as cartas enviadas por crianças para Papai Noel, em meio ao monte de cartas encontram um presente para o bom velhinho. Curiosos, sem querer-querendo, abrem o envelope acidentalmente e descobrem um livro de contos natalinos. Os duendes lêem e revivem essas histórias, interagindo com o público e lembrando do verdadeiro espírito de natal. 60min.

16h Oficina de Arte: Histórias e Retalhos - Bette Gomes (Juazeiro do Norte) O Trabalho com histórias é de fundamental importância para as crianças, pois estimula a criatividade e faz com que ampliem o seu conhecimento de mundo, enriquecendo também o imaginário. 60min

17h Teatro Infantil: Para Papai Noel! - Grupo 3x4 de Teatro (Fortaleza - CE) Três duendes organizam as cartas de crianças enviadas para Papai Noel, em meio ao monte de cartas encontram um presente para o bom velhinho. Curiosos, sem quere-querendo, abrem o envelope acidentalmente e descobrem um livro de contos natalinos. Os duendes lêem e revivem essas histórias, interagindo com o público e lembrando do verdadeiro espírito de natal. 60min.

Cinema - IMAGEM EM MOVIMENTO
CineCafé/Mediador: Elvis Pinheiro
18h30 Felicidade
Ambientado em Nova Jersey, o núcleo central do filme formado por três irmãs: a mais velha malcasada com um psicoterapeuta homossexual e pedófilo, a do meio ninfomaníaca, e a mais jovem tenta vencer a timidez com a ajuda das canções que compõe. As três se unem a vários outros personagens, aparentemente desconexos, em busca da felicidade pura e simples. Direção Todd Solondz. 134min

Fonte: CCBNB Cariri

Prefeito Samuel Araripe faz Proposta ao Pedro Esmeraldo sobre a Escola Maria Amélia



"Se o Pedrinho Esmeraldo conseguir um mínimo de 250 alunos do próprio local, a fim de manter a escola em funcionamento, eu, Prefeito Samuel Araripe, reabro a escolinha Maria Amélia"


Prefeito Samuel Araripe

Visando esclarecer os fatos que acontecem na nossa cidade, o Blog do Crato foi conversar com o prefeito Samuel Araripe sobre a questão levantada pelo Sr. Pedro Esmerado, quanto ao fechamento já há alguns anos da escolinha Maria Amélia que funcionava no Sítio São José. Entrevistado por mim, o prefeito Samuel Araripe disse o seguinte:

SA - "O Pedrinho Esmeraldo esteve há algum tempo em conversa comigo sobre o fechamento dessa escola. Eu lamento bastante que um veículo de educação seja fechado, mas existe um número mínimo de alunos para que uma escola possa manter-se. As despesas são enormes e o local não comportava. Era prejuízo para o município. Depois de explicar a ele todo o procedimento e os elevados custos, eu ainda lhe fiz uma proposta, que mantenho até hoje: -- Se o Pedrinho Esmeraldo conseguir arrumar um mínimo de 250 alunos do próprio local para garantir o funcionamento, eu, Prefeito Samuel Araripe, reabro a escolinha Maria Amélia. Sabe quando o Pedrinho voltou lá ? Nunca mais. Acho que ele não conseguiu esses alunos. Agora, temos que passar para o público como é que a coisa toda funciona para se manter uma escola:

Hoje, a tese universal, é de que a escola tem que ter no mínimo, 500 alunos. Porque cada aluno recebe um valor do FUNDEB. A título só de exemplo, pra pessoa compreender, o valor exato, depois eu te passo quanto cada aluno recebe, vamos supor uma escola com 1000 alunos. Então cada aluno vale 1000 reais/ano ( para o Fundeb ). Então aquela escola recebe do FUNDEB, R$ 1.000.000,00 ( Hum Milhão de reais ano ). Então, uma escola com um orçamento de 1 milhão/ano vai ter tudo que o aluno precisa, vai ter computador, vai ter material didático, vai ter fardamento, vai ter uma quadra coberta...agora, quando a escola tem menos alunos, por exemplo, uma escola com 50 alunos; A Manutenção daquela escola precisa daquela que tem muitos alunos pra poder suprir, aí tem que ter pra pagar a mesma estrutura: Vigia, energia, telefone, diretora, professora, merendeira, e por aí vai. Então, a tese é que a escola tem que ter...o ideal seria uma escola de 1.000 alunos pra frente.

DM - Mas se fosse de 50 ( alunos ), seriam 50 x 1000...

SA - É, R$ 50.000/Ano. Olha a diferença! Pra você pagar o salário do professor, da diretora, da energia, do telefone, então, ela fica inviabilizada por conta da estrutura. Então, quanto mais alunos, melhor. Essa lei do FUNDEB é uma lei perfeita, então quanto mais alunos, mais recursos aquela escola recebe, e consequentemente, melhor estrutura.

Mas sustento a minha palavra: Se o Pedrinho Esmeraldo , a quem tenho grande estima e consideração, por já haver por muitas vezes demonstrado que se preocupa com os problemas do Crato, conseguir um mínimo de 250 alunos do próprio local que viabilize a sustentação da escola Maria Amélia, Eu, Samuel Araripe reabrirei a escola.

Reportagem: Dihelson Mendonça