Brasil terá novo geopark
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais vai coordenar a fundação do mais novo geopark brasileiro: o do Quadrilátero Ferrífero. São parceiros da iniciativa o Pólo de Excelência Mineral e Metalúrgico, a Universidade Federal de Minas Gerais, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, a Universidade Federal de Ouro Preto e o CPRM - Serviço Geológico do Brasil. O novo geopark brasileiro será concebido segundo o modelo proposto pela Unesco
Para orientar as providências preliminares de implantação desse futuro geopark, o Governo de Minas Gerais convidou o professor da Urca e ex-diretor do Museu de Paleontologia em Santana do Cariri, Alexandre Magno Feitosa Sales. Ele estará em Belo Horizonte – no período de 9 a 13 de junho próximo – quando proferirá palestra abordando o tema: "Implementação de Geoparks – Caso do Geopark da Chapada do Araripe".
O novo geopark
O chamado Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais é um dos principais distritos minerais do Brasil e localiza-se em parte nas bacias hidrográficas do rio Doce e do rio das Velhas. A região foi responsável por toda a riqueza e prosperidade vividas, durante séculos pelo estado de Minas Gerais. Ali fica situada a cidade de Ouro Preto, considerada Patrimônio Cultural da Humanidade por conservar o maior conjunto arquitetônico do período colonial que tem na atividade turística sua maior fonte de renda. Isto se deve às ricas jazidas de ouro encontradas ali pelos bandeirantes. Ainda hoje, na região do futuro geopark do Quadrilátero Ferrífero estão concentradas a exploração de minérios como o ouro, ferro, manganês e outros.
5 comentários:
Seu blog ta muito legal
O professor Alexandre Sales foi fundamental na concepção e implantação do Geopark Nacional do Araripe. Hoje, ele é um referência nacional na temática. Parabéns ao professor Alexandre e sucesso nessa nova empreitada. Que Deus o ilumine sempre.
O tempo é o senhor da razão!
Há séculos esta verdade consta nas Escrituras Sagradas- a Bíblia.
O tempo vem mostrando ( e mostrará muito mais no futuro) a seriedade e competência com que se houve a equipe implantadora do Geopark Araripe, na qual se sobressaiu de forma inquestionável a contribuição do geólogo, doutor em Paleontologia, Alexandre Sales.
Para finalizar esta reflexão: "A inveja não é você querer o que o outro tem (isso é a cobiça), mas querer que ele não tenha, é essa a grande tragédia do invejoso".
Pelo que sei, o prof. Alexandre Feitosa tem recebido convite de vários cantos do país e do mundo para socializar seus conhecimentos e o exemplo de seu trabalho como geólogo e paleontólogo. E se o Geopark Araripe é referência para a criação de novos equipamentes semelhantes no Brasil isto demonstra que uma equipe competente merece todo o mérito -- aquela que sobretudo soube implementar um projeto sócio-ambiental de notável importância para o Cariri e o mundo.
Veja HOJE no Blog do Crato:
www.blogdocrato.com
Parte da Esquerda do Crato Traiu seu glorioso "passado de luta" e foi beijar a mão do histórico adversário. Que lindo !
Um Escândalo Político ?
Acabo de saber pelo jornalista TARSO ARAÚJO, que trabalha para o Jornal "O Povo", "Rádio Araripe" e outros, que um importante acontecimento na última sexta-feira irá talvez manchar o que ainda existia de coerência em alguns partidos de esquerda da cidade de Crato.
Vamos aos Fatos:
Estamos diante de um quadro político nunca d´antes imaginado pelas mentes mais férteis desta cidade. Quem acompanhou como eu, a evolução dos partidos de esquerda no Crato e no Brasil nos últimos 20 anos, deve ficar estarrecido ao saber que enquanto tempos atrás os partidos de esquerda como o PT, faziam campanha contra os chamados ( ditos por eles mesmos ) de "retrógrados" da cidade ( que na época eram representados por políticos "conservadores" como Walter Peixoto, esbravejado aos quatro ventos por alguns elementos desses partidos como uma das pessoas mais retrógradas que já existiu na cidade ), hoje venho a saber através do jornalista Tarso Araújo para meu espanto, e de muitos de vocês que já trabalharam para partidos, que parte do PT e o PV, foram agora, na ânsia de subir ao poder, pedir o "apoio" a ... adivinha quem ? isso mesmo: A Walter Peixoto! Na última sexta-feira, na residência do ex-prefeito Walter Peixoto aconteceu uma reunião entre Waltim, e representantes do Partido Verde e Partido dos Trabalhadores. O PV foi representado por André Barreto e Luis Carlos Salatiel; o PT por Amadeu de Freitas e Mara Guedes. Com Walter Peixoto estavam José Erlânio Rodrigues e o ex-vereador Tutu. Numa total contradição histórica aos ideais do partido, que ferrenhamente já lutou contra Walter Peixoto dentro do Crato em tantas campanhas passadas, sexta-feira passada foi pedir-lhe a bênção!!! ( a bem da verdade, uma PARTE do Partido PT, que hoje divide opiniões sobre o caso ). E pior ainda, com uma condição no mínimo indecente, que deve ser "ou pra rir ou pra chorar": Com a condição de que Walter Peixoto dê o seu apoio, mas não suba no palanque do PT e PV. Vocês não acham isso mesmo inacreditável, né gente ?
Sem querer desmerecer o ex-prefeito Walter Peixoto, que aliás, demonstrou pelo jeito, ter mais coerência do que aqueles que lhe foram procurar, teria dito "Então, vocês vêm até minha casa pedir meu apoio, mas não querem me ver em cima do palanque ? Não! tenho minha candidatura própria e estou bem nas pesquisas". ( Essa doeu! )
O Blog do crato recebeu em resposta à postagem incial do jornalista Tarso Araújo, um comentário de Luiz Carlos Salatiel que participou da reunião ao lado do candidato do PV, André Barreto que assim comentou sobre a mesma:
"Tarso, O nosso encontro com Waltim não era para pedir benção a ele e sim para dizer que O PT e o PV já estavam caminhando juntos para o enfrentamento das próximas eleições. "
DM ( Dihelson Mendonça comenta ) - Ah! eu não sabia que Waltim agora é jornalista e precisa saber, ou ainda ninguém no Crato soubesse que o PT e PV estão juntos para as próximas eleições...me conta outra piada!
...Em nenhum momento o Amadeu o destratou ou deixamos de reconhecer a sua importância política. Naquele momento, estávamos representando a construção de um novo projeto para o Crato e o chamávamos para um alinhamento.
DM - Chamando pra um alinhamento ? A esquerda agora quer obrar milagre ? Não é estranho isso ? porque como é que você passa a vida brigando com uma pessoa, chamando-o de retrógrado, e DE REPENTE, do nada, vai atrás da mesma pessoa para um Alinhamento político ? Que é isso, cara ??? só se for um alinhamento de opostos. misturar água com óleo. É o mesmo que tentar alinhar o Norte com o Sul no mesmo sentido, mas de direções opostas. Eu conheço isso com outro nome: "Traição ao passado de lutas. Incoerência!"
...A política é dinâmica e você sabe disso, senão o presidente Lula ainda estaria quebrando vidraças e não estaria nos governando hoje.
DM - Todo mundo que faz conchavo político vem com essa estória de que a "política é dinâmica" para ficar pulando de galho em galho em éoca de eleição. Teria sido mais ético ( palavra linda, que o PT adora usar ), assumir que o PT terá 5.000 votos na cidade, mas com um candidato próprio coerente aos ideais do partido, do que se perder no meio do caminho traindo a sua luta histórica.
...No encontro, de data e hora marcada com muita antecedência, gostaríamos de ter encontrado um grande elenco de representantes do PMDB, inclusive jornalistas, para que boatos infundados não passem como verdades.
DM - Bem, o Tarso Araújo, George Macário, Eu, e muitos outros que trabalham com jornalismo na cidade, só estamos sabendo dessa reunião agora. Porque não nos convidaram ? pelo menos o Tarso Araújo que é um grande Jornalista ? Será que o Antonio Vicelmo tava por lá também para fazer a cobertura jornalística para o Diário do Nordeste? Em que dia vai sair no DN ?
...O que lamento, profundamente, é que no momento histórico que atravessamos, o destino de nossa cidade seja tratado muitas vezes com irresponsabilidade.
DM - É mesmo. E bota irresponsabilidade nisso. Com os partidos que tanto acreditamos fazendo conchavos pra ganhar as eleições, como é que o povo pode acreditar em mais alguma coisa nessa cidade ? Será que teremos que IMPORTAR políticos para o Crato ? Alguém chame o Pedro Esmeraldo para fazer uma crítica a essa reunião !
...Renovo aqui a minha estima pela imprensa e pelo jornalismo não comprometido por grupo ou tendências.
DM - Espero que esse "jornalismo não comprometido por grupo ou tendências" tenha ido à tal "reunião da bênção", gente de marca maior desta cidade que faz jornalismo. Ou só foi mesmo quem era simpatizante dos partidos ? Olha, um conselho pra vocês: Na próxima reunião de portas fechadas, convidem as pessoas. Não façam as coisas assim não... que feio!
Amigos, como eu alertei na semana passada, quando falei que se houvesse conchavos nas eleições do Crato, seria melhor votar num "jupi" do que em certos políticos, é com pesar que vejo esse tipo de acontecimento.
Reprisando:
Foram visitar Waltim para:
...para dizer que O PT e o PV já estavam caminhando juntos para o enfrentamento das próximas eleições.
...e o chamávamos para um alinhamento...
...A política é dinâmica...
Sim, a Política é sempre dinâmica, quando os políticos traem o povo com a sua sêde de PODER a qualquer custo, mesmo que isso seja trair os ideais históricos e se aliar aos adversários históricos. E a bem da verdade, Parabéns, Sr. Walter Peixoto, que pelo menos na estória toda, provou que pelo menos seguiu aquilo em que sempre acreditou, ao contrário daqueles em que muitos acreditaram. Como diria o Boris Casoy: Isso é uma Vergonha!
O posicionamento mais coerente ainda para a Esquerda e a qualquer Partido Honesto, é que os homens de boa fé, que querem o bem do Crato, não partam para conchavos. Ganhando ou perdendo, defendam seus ideais de forma independente. Com candidaturas independentes. É tão bom quando as pessoas seguem seus ideais e que o povo possa se iluminar nesses políticos. Talvez pelo fato da política ser suja, e dessa sujeira assim existir e é demonstrada em certas ocasiões, é que homens de verdadeiro caráter não gostam de se meter em política. E muitas vezes quando o fazem, saem dela decepcionados.
Dihelson Mendonça
Postar um comentário