encontro ao Departamento de História
Ontem, dia 10, esteve visitando o Cariri o Professor Altemar da Costa Muniz, presidente da Associação Nacional de História - Secção Ceará(ANPUH - CE). O referido professor veio participar de uma reunião com o Departamento de História da URCA para discutir a realização do XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA.
O Prof. Altemar é mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professor assistente da Universidade Estadual do Ceará e coordena o Curso de História da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central(FECLESC).
Nós conversamos com o professor Altemar e ele nos deu mais detalhes sobre sua vinda ao Cariri.
Océlio - Prof. Altemar, quais os objetivos da sua reunião com o Departamento de História da URCA?
A Associação Nacional de História - ANPUH-CE, juntamente com os colegas do Curso de História da URCA estão finalizando a programação do XII Encontro Estadual de História, que ocorrerá dos dias 21 a 25 de junho de 2010, e que percorrerá seis cidades do Cariri (Crato, Juazeiro, Barbalha, Santana do Cariri, Nova Olinda e Assaré). Será a segunda vez que o Encontro Estadual de História vem pro Crato. A primeira foi no ano de 2000.
Neste ano de 2010, a temática escolhida foi “HISTÓRIA: POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS CULTURAIS”. Temos a finalidade de ao fim do evento respondermos aos seguintes questionamentos: quais são as políticas públicas do estado do Ceará para a área da história? Nós conhecemos essas políticas? O que estamos fazendo para que essas políticas existam e sejam verdadeiramente efetivadas? Consideramos que a discussão em torno dessas questões são essenciais para a valorização do trabalho do profissional de história, quer no âmbito da pesquisa, quer no âmbito do ensino.
Océlio - Como está sendo pensada a estrutura do Encontro?
Prof. Altemar - Queremos descentralizar os eventos do Encontro entre as várias cidades do entorno do Crato. Pretendemos que não só os alunos e professores das universidades participem, mas que os docentes de ensino fundamental e médio venham nos dar suas valiosas contribuições nas áreas de experiências didáticas e de produção de conhecimento em sala de aula. Queremos tirar o ranço academicista da ANPUH e para tanto precisamos aglutinar os historiadores que atuam nas escolas públicas e privadas do Estado.
Océlio - Quais as expectativas da ANPUH-CE quanto ao Encontro?
Prof. Altermar - Acreditamos que o evento no Cariri será um marco na história de nossa entidade. Pela qualidade da proposta; pelo engajamento da URCA, tanto de sua administração superior, quanto dos professores e alunos; quanto pelo envolvimento de vários setores sociais, ong’s e entidades que serão envolvidas na montagem e realização do Encontro Estadual. O Cariri mais uma vez demonstrará que é uma região encantadora e apaixonante.
Foto: Océlio
Nenhum comentário:
Postar um comentário