
Rita Célia Faheina
Enviada a Juazeiro do Norte
O casal Francisco José e Maria Braz de Jesus participa da Romaria das Candeias há 32 anos. Mora na localidade de Poço Redondo, a 150 quilômetros da capital de Sergipe, Aracaju, e viaja para Juazeiro do Norte de pau-de-arara. Francisco e Maria não reclamam das 12 horas de viagem sentados em pedaços de madeira que servem como bancos. ``A gente vem cantando, rezando e nem sente as horas passando. Quando dá conta já chegamos na terra de meu Padim``, diz dona Maria, agricultora como o marido.
Os dois compareceram a todas as celebrações da festa de Nossa Senhora das Candeias, como fizeram os mais de 260 mil fiéis que estiveram na cidade durante os cinco dias de romaria (de sexta-feira, 29, até ontem). O maior número de pessoas foi do estado de Alagoas.
A procissão em homenagem a Nossa Senhora das Candeias ou da Luz chama atenção porque todos os participantes caminham com suas velas acesas. Antes de começar a caminhada, as velas são bentas pelos sacerdotes.
Os caminheiros saíram da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde está o túmulo do padre Cícero Romão Batista, e seguiram pelas ruas centrais até o pátio em frente à Basílica de Nossa Senhora das Dores, quando receberam as bênçãos dos padres e do bispo diocesano do Crato, dom Fernando Panico. ``Agora voltamos pra casa com a certeza de que fomos abençoados pela nossa Mãe das Candeias e nosso Padim Ciço e, se Deus quiser vamos nos encontrar de novo aqui no ano que vem``, despediu-se Francisco José.
Para os romeiros que seguiram viagem antes da procissão, a despedida foi ao meio-dia, na chamada ``missa do chapéu``.
``Na festa de Nossa Senhora das Candeias ou da Luz relembramos a data em que a Virgem Maria e São José se apresentaram no templo, em Jerusalém, conforme a lei judaica, 40 dias após o nascimento de Jesus. Levaram o Menino para apresentar ao sumo sacerdote e também ofereceram o sacrifício: dois pombinhos``, explicou o bispo diocesano do Crato. Ele também disse aos romeiros que eles voltavam para casa mais fortalecidos na fé e pediu que praticassem a justiça e a fraternidade.
Pés de Juazeiro
Durante a celebração do meio-dia, o padre Paulo Lemos abençoou as mudas de juazeiro doadas aos romeiros pela prefeitura do município já como um dos eventos do centenário da cidade que será comemorado em 2011. ``Estou levando para plantar no meu terreiro``, disse dona Mariana Francisca da Silva que mora em Gravatá (PE).
A prefeitura pretende doar um milhão de mudas da planta nas romarias deste ano - a árvore é o símbolo do centenário de Juazeiro do Norte que nasceu entre três pés de juá. Irmã Anette Dumoulin aconselhou os romeiros a cuidarem de seus juazeiros para que, no futuro, ``sirvam de sombra para as conversas, as orações, as celebrações dos romeiros``.
EMAIS
- No mês de julho próximo, quando se realizará a romaria de 17 a 20, lembrando a morte do padre Cícero, os fiéis vão ter uma novidade: a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida.
- É a primeira vez que a imagem estará na terra do padre Cícero. Virá da Basílica de Aparecida, no Vale do Paraíba, em São Paulo.
- Na Romaria das Candeias, a novidade foram as relíquias de São João Bosco que também estiveram pela primeira vez na cidade. Chegaram na segunda-feira e permaneceram até ontem.
- Os fiéis puderam ver as relíquias no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, de administração dos padres salesianos. As relíquias (a mão e osso do braço) peregrinam por 143 países, celebrando os 150 anos da congregação religiosa.
NÚMEROS
260
MIL DEVOTOS PARTICIPARAM DA ROMARIA DAS CANDEIAS
5.204
PESSOAS VISITARAM O MEMORIAL PADRE CÍCERO, DURANTE A ROMARIA
42
MIL PESSOAS ESTIVERAM NO MEMORIAL PADRE CÍCERO EM 2009
1
MILHÃO DE MUDAS DE JUAZEIRO DEVEM SER DOADAS AOS ROMEIROS EM 2010
Fonte: Jornal O Povo
42
MIL PESSOAS ESTIVERAM NO MEMORIAL PADRE CÍCERO EM 2009
1
MILHÃO DE MUDAS DE JUAZEIRO DEVEM SER DOADAS AOS ROMEIROS EM 2010
Fonte: Jornal O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário