Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Secretária de Cultura Danielle Esmeraldo diz que o Centro Cultural do Araripe já está revitalizado.


DISCORDAMOS VEEMENTEMENTE !!!



Há poucos dias publicamos uma matéria, solicitando que a administração municipal e principalmente a secretaria de cultura do município, que gerencia o Centro Cultural do Araripe, visse com mais carinho a idéia de se revitalizar o Largo da RFFSA, que na nossa opinião é um excelente espaço aberto, que poderia estar sendo utilizado de diversas maneiras positivas, com vendas de artesanato do Crato, logo o Crato que é um celeiro do Cariri, uma referência em termos de Arte e Cultura no Nordeste, coisa pra turista ver mesmo, além de elaborar um calendário anual de eventos, convocar os artistas da cidade e do Cariri para reuniões e promover shows e eventos com esses artistas o ano inteiro...

Pelo Contrário, ao invés de encampar esta idéia, que é suportada por grande parte da população, a Secretária Danielle Esmeraldo vem pela contramão do público, e lançou nota dizendo que o Largo da RFFSA já está revitalizado. Fica o nosso questionamento: Como revitalizado ?, se ali se tornou, segundo muitos, um ponto de venda de drogas, de prostituição, de namoros desenfreados, sem segurança, sem vida noturna decente ?

Concordamos que lá foi revitalizado FISICAMENTE, a estrutura foi revitalizada, mas a bem da verdade, todo aquele espaço é sub-utilizado. Que tal fecharmos uns convênios com BNB, SESC, SEBRAE, etc, e fazer o intercâmbio cultural entre os artistas do Cariri e do Sul do país ? Conheço centenas de artistas que teriam prazer em vir fazer seus shows aqui no Crato por preços ótimos. São artistas de renome, que tem seus trabalhos publicados. Que tal criarmos o nosso próprio Festival de Jazz ? E que tal darmos oportunidades aos artistas locais, já que eles não tem mais, sequer um palco local na Exposição do Crato para se apresentarem ? Como eu disse antes, idéias não faltam. O que falta é boa vontade.

Agora, se a nossa querida secretária ( E aqui faço questão de separar a pessoa do Cargo, pois Danielle é uma grande amiga ), vem a público dizer que ali, que hoje se tornou ( segundo muita gente ), um ponto de venda de drogas, já está revitalizado, a conversa já deve parar por aqui, porque falar com as paredes não é comigo. Estamos talvez jogando palavras ao vento. Quem sabe um dia, quando exergarmos as imensas potencialidades que um Largo do tamanho daquele ali poderia trazer em Exposições, em Arte, em Cultura! - Garanto que nas menores cidades de São Paulo teríamos mais dedicação. Mesmo aqui no Ceará, na cidade de Guaramiranga, as coisas acontecem. O que falta ao Crato, é visão das coisas.

Mas se tudo já está bom do jeito que está, então, que viva os Marginais que ocupam o espaço à noite, que morra o gramado amarelo sem cuidados, que continuem com os vândalos a depredarem o patrimônio público, pois já não está mais aqui quem falou.

Aliás, porque falar de coisas ruins da cidade, não é verdade ? Ô povo pra falar de coisa ruim, parecemos até oposição desmedida, nós que reivindicamos é que estamos errados. Devemos ficar mudos, fiquemos calados, falemos apenas no amor e na paz, das nascentes e do Grangeiro, e deixemos que os problemas do Crato o destruam, e fiquemos nós artistas, sem trabalho, sem guarida, porém rindo como Nero, quando viu Roma incendiar-se sem nada fazer!

Dihelson Mendonça

NOTA: Secretária diz que Centro Cultural já está revitalizado:

"A secretária de cultura, esporte e juventude do Crato, Danielle Esmeraldo discorda das informações dando conta que o Centro Cultural do Araripe (Lago da RFFESA) esteja abandonado e precisando de revitalização. Ela esclarece que aquele patrimônio foi restaurado recentemente e é o maior espaço cultural do interior do Ceará onde são desfrutados diversos serviços ao mesmo tempo, como por exemplo, o centro de internet que oportuniza aos jovens e famílias inteiras a se conectarem com o mundo, fazendo suas pesquisas, treinamentos para cursos e outras atividades. Uma biblioteca em boas instalações, totalmente climatizada e recentemente modernizada. Aberta diariamente, inclusive aos sábados.

No Centro Cultural da RFFSA, disse ela, existe uma galeria aberta aos artistas plásticos locais, um auditório disponível para lançamento de livros, debates, exibição de filmes e outras atividades culturais. Para os próximos dias, segundo Danielle, vai ser reaberto o espaço do café que se constituirá em mais um atrativo para as famílias que poderão levar seus filhos para brincarem. Explicou também que existe um calendário anual com datas das festas mais tradicionais como o carnaval, são João, abril pra juventude, cariri da canção, doce natal e outras.

No Centro Cultural do Araripe, continua a secretária, são oferecidas oportunidades para os grupos de hip-hop, capoeira, danças diversas e até o final de 2011 estará sendo instalada uma academia popular com aulas nos finais de tarde para as pessoas que passam no local. E em parceria com a secretaria municipal de saúde vai ser implantado um projeto que objetiva realizar acompanhamento de saúde aos desportistas e praticantes de atividades esportivas. A secretária informou que o Centro Cultural do Araripe está inteiramente a disposição para receber os artistas e suas produções culturais, basta procurar a secretaria de cultura que está de braços abertos para apoiá-los no esforço de que as suas criações e suas artes possam ser vistas e reconhecidas. Danielle explicou, no entanto que, está prevista a realização de um fórum com os artistas cratenses para discutir o edital de ocupação dos espaços existentes. Ressaltou que a secretaria está esperando o artista procurá-la, pois ele, o artista, sempre foi e será a principal prioridade. Desta forma, disse a secretária, o espaço sempre esteve e estará aberto a população e aos que fazem a cultura."

Por: Dihelson Mendonça, com informações da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato.

Nenhum comentário: