Cearense de Quixadá, Erivanda é graduada em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Ingressou no Banco do Brasil em 1981, no CESEC de Juazeiro do Norte (CE). Foi transferida para a Agência Centro do Banco do Brasil dessa cidade, onde trabalha até hoje. Desde 1990, faz parte da Diretoria do Sindicato dos Bancários do Cariri (Seeb/Cariri), no cargo de diretora Administrativa, de Patrimônio e Pessoal. Foi membro do Conselho de Representante da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Nordeste (Fetec-NE) e do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Juazeiro do Norte (Cerest-JN). Desde janeiro de 2009, ocupa o cargo de secretária da Controladoria e Ouvidoria Municipal da Prefeitura de Juazeiro do Norte. Erivanda se destaca ainda pelo apoio aos movimentos sindicais e pela atuação em diversos grupos sociais e políticos na região do Cariri e em todo o Estado do Ceará, a exemplo do Movimento de Mulheres do Cariri. É também diretora regional da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB).
Em recepção festiva, ocorrida após o evento, o Seeb Cariri prestou-lhe um tributo, com leitura de uma mensagem, abaixo transcrita:
O destacado dramaturgo e poeta alemão Bertold Brecht escreveu um poema que bem representa e sintetiza a necessidade e a importância daquelas pessoas que dedicam suas vidas a uma causa voltada para o bem comum, contra as injustiças e a favor de um mundo melhor:
Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida.
Estes são os imprescindíveis.
Parafraseando este belo poema, podemos afirmar, sem incorrer em nenhum exagero, que a companheira Erivanda de Lima Medeiros é uma dessas pessoas imprescindíveis.
Imprescindível ela é por vários e relevantes motivos.
Sua engajada biografia, permeada de lutas, desde os tempos sombrios, quando o Estado de direito democrático era ainda uma reivindicação da sociedade brasileira - é um atestado de coragem, desprendimento, dedicação e tantos quantos adjetivos sejam necessários para expressar o seu compromisso diuturno com os mais legítimos anseios da coletividade.
É tarefa difícil citar uma grande campanha a favor dos direitos e das causas históricas da categoria bancária e das mulheres caririenses sem a presença ou o incentivo de Erivanda. Igualmente, sua presença é uma constante nas lutas conjuntas dos trabalhadores e trabalhadoras da região, seja nas questões mais específicas, de ordem sindical ou profissional; seja nas questões mais abrangentes, quando a união de vários setores da sociedade costuma imprimir novos rumos na história da Nação.
Sua participação nesta seara de lutas e mobilizações deve-se unicamente à sua índole de mulher que tem no sentimento de solidariedade e no senso de justiça as grandes flâmulas de orientação de vida e de conduta.
A determinação com que enfrenta os desafios é similar à sinceridade com que mantém seus relacionamentos de ordem profissional ou social: ambas não se condicionam às circunstâncias ou conveniências. São sempre incisivas e determinantes. Mas, no fundo, lhe sobressai a ternura típica daquelas pessoas que prezam pelo respeito, pela cortesia e pelo amor ao próximo.
Há muito que o Sindicato dos Bancários do Cariri deve a Erivanda um tributo nos moldes como agora está sendo feito. A outorga do título de cidadania que lhe foi conferido hoje pela municipalidade Juazeirense apenas veio tornar esta homenagem inadiável. E ao fazê-la, fazemos também como uma manifestação de reconhecimento e gratidão pelos mais de trinta anos que Erivanda se dedica à nossa entidade. Um longo tempo que se converteu em constantes lutas, memoráveis campanhas, renhidos embates e inesquecíveis conquistas.
Portanto, nós, que convivemos com Erivanda durante toda essa jornada, nos sentimos gratificados e privilegiados por esse convívio amigo e enriquecedor; pelas lições aprendidas, algumas frutos de enfrentamentos nem sempre tranquilos, mas, com certeza, todos sinceros; e pela sua intransigente defesa do fazer bem feito, mas visando, principalmente, a verdade, a justiça e o benefício de todos.
Erivanda, com carinho e admiração, reiteramos o que foi dito no início desta singela homenagem: você é imprescindível. Continue sempre lutando.
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CARIRI
Nenhum comentário:
Postar um comentário