Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 20 de maio de 2008

Petrobras deve definir até junho localização de nova refinaria no Nordeste

O diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa, informou nesta segunda-feira (19) que deverá concluir até o início do próximo mês os estudos preliminares que definirão a localização, o custo e a capacidade de processamento da Refinaria Premium, prevista para ser construída na Região Nordeste.

“Existem opções e nós estamos avaliando vários estados. Os estudos estão afunilando a escolha e eu acredito que no final deste mês, no máximo no início do próximo, já tenhamos uma posição definida sobre o assunto”, disse.

A Refinaria Premium será a segunda que a estatal construirá no Nordeste. A Petrobras, em parceria com a estatal venezuelana PDVSA, está construindo a Refinaria Abreu Lima, em Pernambuco, com capacidade de processamento de 200 mil barris de petróleo por dia. A Premium, que será a maior em capacidade de refino no país, deverá processar cerca de 500 mil barris de petróleo por dia.

Costa disse que também em junho a estatal define se compra uma refinaria em Aruba, no Caribe, de propriedade da empresa americana Valero Energy.

Ele explicou que a Petrobras ainda aguarda um relatório completo sobre a real situação da refinaria, que recentemente sofreu um incêndio e ainda não retomou as operações de refino.

O diretor reafirmou que a Petrobras continua buscando oportunidades de negócios na área de refino nos Estados Unidos - onde já adquiriu a refinaria de Passadena, na cidade de Houston -; na Europa e na Ásia - onde também adquiriu uma refinaria no Japão.

Agência Brasil

Um comentário:

Armando Rafael disse...

MÁ NOTÍCIA

O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou que o Estado do Maranhão sediará uma refinaria da Petrobras. A notícia causou mal estar na referida estatal.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, um observador próximo, ao reconhecer o peso da questão política na decisão, diz que, enquanto o Maranhão é a terra do Ministro e do grande aliado José Sarney, o Ceará tem Tasso Jereissati, que não é da base do Governo. Lembra, também, Ciro Gomes, que possui desafetos na cúpula da Petrobras.

E agora quem vai socorrer o Ceará?
Chapolin Colorado????????

(Saiba mais em O Estado de S. Paulo, edição de 17/05/08).