Presidente de Israel, Shimon Peres (esq.), se reúne com líder do Likud, Binyamin Netanyahu na residência presidencial
Os dois principais grupos políticos palestinos reagiram de forma distinta à escolha do conservador Binyamin Netanyahu, do Likud, para formar o novo governo israelense, anunciada nesta sexta-feira pelo presidente de Israel, Shimon Peres. O secular Fatah, do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, mostrou-se disposto ao diálogo, enquanto o grupo radical islâmico Hamas --considerado terrorista pelo atual governo israelense e pelos Estados Unidos-- prevê um período difícil para a paz na região.
Entenda a negociação para definir o novo primeiro-ministro
Netanyahu foi indicado ao fim de dez dias de negociação política, e acabou prevalecendo sobre a atual chanceler e líder do centrista Kadima, Tzipi Livni. A eleição do último dia 10 deixou indefinida a maioria no Knesset (Parlamento de Israel), e Livni recorreu à dianteira que seu partido conseguiu no Parlamento, com 28 cadeiras, para tentar ser a primeira-ministra, mas Netanyahu, cujo partido conquistou 27 assentos, reuniu a maioria de direita em torno de seu nome. Ele tem apoio de 65 dos 120 deputados eleitos, mas ainda tenta atrair a rival para um governo de união. Ela resiste e anunciou que vai para a oposição.
Folha on line
Seja colaborador do Cariri Agora
CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com
sábado, 21 de fevereiro de 2009
Giro pelo mundo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário