O 9º Fórum Social Mundial, realizado de 27 de janeiro a 1º de fevereiro, em Belém do Pará, constituiu-se em importante marco da luta pela democratização da comunicação no Brasil. Nele o presidente Lula anunciou que convocará, para 2009, a Conferência Nacional de Comunicação e a Comissão Nacional Pró-Conferência realizou plenária com representantes de entidades e movimentos sociais para organizar sua intervenção neste processo.
Desastres naturais devastadores, aumento nos preços dos alimentos e do petróleo e o recrudescimento dos conflitos armados produziram importantes desafios humanitários em todo o mundo no ano de 2008. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) publicou, na semana passada, o Informe de Ação Humanitária de 2009. O documento é um chamado anual do órgão em favor das crianças e das mulheres afetadas por crises humanitárias. Além disso, o relatório é um meio para a busca de financiamento em favor desses setores mais afetados por situações de emergência prolongadas. A previsão para este ano é de que haja um aumento de 17% em relação a 2008 nas requisições de apoio às intervenções em crises humanitárias, o que corresponde a mais de um bilhão de dólares. O documento deste ano inclui 36 países. Colômbia e Haiti figuram como os países em piores condições na região das Américas.
Prestes a completar cem anos de nascimento, Dom Helder Camara recebe homenagens em várias cidades do Brasil e do mundo. Em Recife, Pernambuco, não poderia ser diferente. Cidade onde viveu e morreu, além de ter sido arcebispo por mais de 20 anos, a capital pernambucana se prepara para celebrar o centenário do Dom, que acontecerá no próximo dia 7 de fevereiro. Além de missas, eventos comemorativos e lançamentos de livros, selos e cds, Dom Helder receberá mais uma homenagem. A sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que será construída na Ilha Joana Bezerra, em Recife, terá o nome de Dom Helder Camara.
Em entrevista à Adital, Salete Valesan, do Comitê Executivo do Fórum Social Mundial, faz uma avaliação sobre os resultados dos eventos ocorridos até hoje. Ela afirma que o FSM 2009 mantém seu espírito transformador e que problemas de estrutura não podem ser obstáculos para isso. O Comitê Executivo se reuniu no último dia 2, para discutir o próximo lugar onde será realizado o evento. De acordo com Salete, tudo caminha para que seja novamente na África. O FSM 2009 aconteceu de 27 de janeiro a 1º de fevereiro em Belém, no estado amazônico do Pará.
foto: imagem de Belém, no Pará
fonte: site Adital
Seja colaborador do Cariri Agora
CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Giro pelo Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário