Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 10 de março de 2009

Linha de transmissão terá 400 km de extensão

A Região do Cariri será beneficiada com a instalação de uma linha de transmissão que vai trazer energia da usina hidrelétrica de São José do Piauí para o terminal da Companhia Hidroelétrica do Vale do São Francisco (Chesf) no município de Milagres.
A obra será realizada pela empresa Iracema Linha de Transmissão, contratada pelo Ministério de Minas e Energia e vai garantir um melhor abastecimento de energia elétrica para a população. A energia disponibilizada pelo terminal da Chesf é oriunda da Hidrelétrica de Paulo Afonso, no Rio São Francisco. Enquanto a Usina de Tucuruí, no Pará, abastece a São José do Piauí.

O projeto foi discutido em uma audiência realizada no município de Porteiras, e contou com a participação da sociedade civil organizada, do poder público municipal e representantes da Chesf e do Instituto Chico Mendes.

A linha de transmissão terá 400 km de extensão e uma potência de 500 Kilowats. Segundo o especialista em Hidrogeologia, Jackson Antero, a interligação da usina de Tucuruí com o Cariri vai proporcionar segurança energética nos próximos anos, além de possibilitar a instalação de grandes distritos industriais na região.

Ainda de acordo com Jackson Antero, desde 2008 vem se construindo um estudo sobre os possíveis impactos ambientais que a implantação pode causar. Para a instalação das torres, por exemplo, será necessária a perfuração do solo. O Governo Federal fará um monitoramento para que o material arqueológico seja doado ao museu de paleontologia da Universidade Regional do Cariri (Urca). Parte da verba de compensação será destinada a organização de comunidades quilombolas e indígenas que existem no Cariri.

Além do financiamento de um banco de sementes para aquisição de viveiros de mudas de plantas nativas para as 15 cidades onde a linha de transmissão ira passar.
A monitoração dos órgãos de preservação ambiental será realizada para que os buracos de quatro metros de profundidade, perfurados para implantação das torres, não comprometam as reservas de fósseis que existem no município de Porteiras. Alguns locais também serão desapropriados para implantação das torres. As obras terão inicio neste mês de março e deverão ser concluídas em dezembro. O canteiro de obras será instalado em Brejo Santo.

Jornal do Cariri

Nenhum comentário: