Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 5 de maio de 2009

Dia das Mães movimenta comércio no Crajubar



O Dia das Mães é considerado a segunda melhor data do ano para o comércio brasileiro, perdendo apenas para o Natal. Embora os sinais da crise econômica já estejam refletindo no país, os lojistas têm boas expectativas para as vendas no atual período. O Governo anunciou algumas medias para diminuir os efeitos da crise, como a redução do Imposto sobre Produto Industrializados (IPI) em diversos setores da economia, e essas medidas devem surtir efeito nas vendas de maio.

No Crajubar, os lojistas acreditam que o comércio supere as expectativas com relação a 2009. Pois, o setor que alimenta as vendas no mês de maio é, na maioria das vezes, o pequeno varejo. Produtos como perfumarias, cosméticos e bijuterias geralmente são os mais cotados na hora de escolher o presente da mãe.

Esses produtos são considerados pelo diretor de marketing da CDL de Juazeiro do Norte, Israel Gondim, como os que menos sofreram os efeitos da crise. “Se fala muito em crise, mas temos que entender que os setores de alto porte econômico é que foram os mais prejudicados, a exemplo do automobilístico, mas, as pessoas que preferiram evitar esse tipo de compra e não se endividar estão tranqüilos para oferecer o presente da mãe no pequeno varejo”, afirma Israel. Segundo ele, a CDL de Juazeiro do Norte estima um aumento de 10% a 12% nas vendas para este ano.

No Crato, o presidente da CDL, Geraldo Pinheiro, disse que a crise econômica pode atingir o comércio, mas de uma maneira muito superficial. Em 2008, o comércio aumentou as vendas no mês de maio em até 40% comparado a 2007. Mas, de acordo com Geraldo, esse ano a idéia é superar esse número. “Acreditamos que agora em 2009 as vendas aumentem em até 10% com relação ao ano passado, pois embora a crise tenha atingido alguns setores, ninguém mede esforços quando o assunto é presentear a mãe”, afirma.

O vendedor da loja de eletrodoméstico Zeni, Antonio Neto, disse que desde março que a procura por produtos dessa linha já é grande. Segundo ele, a redução no IPI impulsionou o comércio de uma forma muito intensa. “As pessoas já começaram a procurar o presente no Dia das Mães aproveitando a diminuição do imposto. Com certeza esse ano vamos ter um saldo maior que ano passado”, afirmou.

A CDL de Barbalha procurou amenizar o medo do consumidor de não se endividar com diversas campanhas para facilitar os pagamentos. De acordo com Aparecida Gomes, a estimativa é de que as vendas cresçam em até 40% este ano. “Maio é o mês que mais movimenta o comércio aqui em Barbalha, pois além do Dia das Mães temos a festa de Santo Antonio já tradicional na cidade, então, as promoções são diversas e o consumidor faz a festa”, afirma. De acordo com Aparecida, este ano a CDL aguarda um saldo bastante positivo no final de maio.

Jornal do Cariri
Editoria de Cidades

imagem: www.palavrasiluminadas.com

Nenhum comentário: