“A radiodifusão leva cultura, entretenimento, música e informação a todo país, prestando relevantes serviços no campo político e social. O rádio está presente em todos os municípios brasileiros”, disse ontem o presidente em exercício, José de Alencar, durante a abertura, em Brasília, do 25º Congresso Brasileiro da Radiodifusão.
O futuro do rádio e da TV brasileira será debatido até quinta-feira, no evento promovido pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert). A entidade representa 2,5 mil emissoras de rádio e 320 de televisão. Cerca de 1.500 participantes; empresários, setor público e líderes de todo o país debaterão temas como liberdade de expressão, tecnologia, marco regulatório, gestão, outorgas, o PL 29/07 sobre convergência, rádio e TV digital.
O ministro das Comunicações Hélio Costa destacou que “há dois anos o Brasil tomou a decisão corajosa e sábia de assumir a liderança da tv digital e agora da rádio digital nos países da América do Sul’’. ‘‘Assinei hoje a autorização para uma consulta pública de 90 dias que vai nos permitir, ouvindo a sociedade brasileira, os radiodifusores e os profissionais do setor, tomar a decisão sobre o sistema de rádio digital que devemos implantar no país”, disse o ministro.
O Brasil estuda adotar o sistema IBOC americano ou o DRM Europeu. Os primeiros testes serão realizados em São Paulo, onde serão testadas as dificuldades por causa do número de prédios e da topografia da cidade.
Segundo o presidente da Abert, Daniel Pimentel Slaviero, o Congresso discutirá temas importantes como liberdade de expressão, novas tecnologias, marco regulatório do setor e gestão das empresas. “A intensa evolução tecnológica e uma nova conjuntura econômica e social marcam este momento no Brasil e no mundo. O congresso é uma grande oportunidade para analisar esse cenário e apontar o caminho a ser seguido pelas empresas de comunicação”, afirma Slaviero.
A abertura do evento contou também com a presença do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, o ministro da Previdência Social, José Pimentel, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e o presidente da Associação Cearense de Rádio e Televisão (Acert), Edilmar Norões, diretor de programação do Sistema Verdes Mares.
O tema central do Congresso é ‘‘Radiodifusão: Compromisso com o Brasil’’. O evento, que acontece no Centro de Convenções Brasil 21, será transmitido ao vivo pela internet (www.abert.org.br/25 ).
PROGRAMAÇÃO
Evento trata do futuro do rádio na era da convergência
O destaque internacional dos debates do 25º Congresso Brasileiro da Radiodifusão será o norte-americano Gerardo Tabio, um dos maiores especialistas em rádio no mundo. Tabio é fundador e presidente da Creative Resources Group e falará sobre o futuro do rádio na era da convergência com as novas tecnologias.
Um dos destaques será a digitalização do rádio no Brasil. Segundo Marcelo Bechara, consultor jurídico do Ministério das Comunicações, a chegada da tecnologia digital não vai significar apenas melhor qualidade de áudio nas transmissões radiofônicas.
Para participar das sete conferências, oito painéis temáticos e quatro legislativos, estão confirmados ainda nomes como o do ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, do TST (Tribunal Superior do Trabalho), o secretário-executivo da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República), Ottoni Fernandes, o publicitário Roberto Duailibi, o filósofo Denis Rosenfield, os senadores Aloizio Mercadante e Francisco Dorneles, e o deputado federal e ex-ministro Antonio Palocci .
ANA SEIDL
Especial para o Nacional
Jornal Diário do Nordeste
imagem: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/foto/0,,11874573-EX,00.jpg
Seja colaborador do Cariri Agora
CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com
quarta-feira, 20 de maio de 2009
José Alencar abre congresso da radiodifusão brasileira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário