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domingo, 18 de maio de 2008

Trem deve operar no fim do ano

O período de chuvas intensas nos meses de março e abril passados não deve interferir no prazo de entrega do trem de passageiros que ligará as cidades de Crato e Juazeiro do Norte. O trem, com duas composições, está pronto e passa por testes feitos pela empresa Bom Sinal, responsável pela fabricação e montagem antes de ser entregue à Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos ( Metrofor). Nova fase de testes será feita pelos engenheiros do Metrofor e a previsão é de que até o fim deste ano já esteja operando no transporte das populações dos dois municípios da região do Cariri.

A primeira composição foi mostrada e testada para o público no dia 29 de abril último. Uma espécie de ensaio como lembra Ricardo Fonseca Alves, gerente de Novos Negócios da empresa Bom Sinal. Ele disse que, naquele dia, houve um apelo social muito grande porque as pessoas estavam assistindo ao resgate de um meio de transporte que era muito utilizado no século passado. "Estacionamos (no Crato), deixamos as pessoas entrarem para ver a composição por dentro. Foi interessante que, na viagem de teste, houve quem desse sinal para parar e queriam até pagar a passagem", recorda.

Vão ser construídas nove estações de passageiros entre as duas cidades. Essa construção está em processo licitatório através da Secretaria estadual de Infra-Estrutura, mas o prazo para construí-las é de sete meses. Os testes que estão sendo feitos nas composições ferroviárias são de aceleração, frenagem, freios de emergência, faróis e outros equipamentos. Um processo que deve durar até o fim deste mês. Até o fim de junho deve ficar pronta a via permanente.

Trata-se do primeiro trem de passageiros fabricado na América do Sul nos últimos 20 anos. É um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), "onde utilizamos materiais de engenharia muito mais leve", complementa Ricardo Alves. As duas composições, cada uma com capacidade para 330 passageiros (100 sentados e 230 em pé), também terão espaço para portadores de necessidades especiais.

O trecho de 13 quilômetros será percorrido pelo Transporte Rápido Automotriz (Tram), equipado com ar-condiconado, a 60 quilômetros por hora. O tempo, entre as duas cidades, será variável e dependerá muito do fluxo de passageiros, mas há uma previsão média de 28 minutos. Serão 17 viagens em cada sentido (um total de 34) no horário das 6 horas às 22 horas diariamente.


SERVIÇO

Mais informações: Metrofor - telefone (85) 3101 7100 ou pelo site: www.metrofor.ce.gov.br


SAIBA MAIS

- O trem do Cariri foi idealizado em 2005, mas o contrato entre a Seinfra e a empresa Bom Sinal foi firmado em 2006. A fabricação e montagem das duas composições são feitas no município de Barbalha, na região do Cariri.

- São duas composições de tração diesel hidráulica mecânica. Os carros têm bancos individuais e são equipados com ar-condicionado. A velocidade máxima operacional é de 60 km/h.

- Vão ser construídas nove estações ferroviárias entre Juazeiro do Norte e Crato em 13 quilômetros de via singela com o aproveitamento da malha ferroviária existente.

- A demanda inicial é de cinco mil passageiros por dia, com uma freqüência horária no período de 6 horas às 22 horas. Para a fabricação e montagem das composições foram gastos R$ 4 milhões.

Fontes: Metrofor e empresa Bom Sinal
Jornal O Povo

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