Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 17 de maio de 2008

Coluna Cariri - Tarso Araújo - "O Povo" 18-05-2008


CARIRI

Tarso Araujo

17/05/2008 14:30


ANOTE: PATRIMÔNIO IMATERIAL

Iniciado em 2002, o Projeto Cariri chega a sua terceira etapa, agora através do convênio entre a 4ª Superintendência do Iphan e a Fundação Padre Ibiapina. O projeto vem resgatando as manifestações do patrimônio imaterial do sul-cearense. As duas etapas anteriores foram feitas em parceria com a Urca, no reitorado de André Herzog. Esta terceira etapa prevê, entre outras, catalogação da obra do poeta Patativa do Assaré (foto).


TRÂNSITO EM MISSÃO VELHA

Turistas e pessoas que vêm ao Cariri saem com uma reclamação comum: o caótico trânsito do centro de Missão Velha. Passagem obrigatória para que se dirige ao Crajubar, a estreita rua de entrada e saída, daquela cidade, é o retrato da desorganização. Além de carros de passageiros, ônibus e caminhões ainda proliferam as motos. Os condutores não usam capacete e ultrapassam os veículos pela direita. Uma zorra total! O desvio, iniciado em 2006, para retirar o trânsito do centro de Missão Velha, continua parado.


MONUMENTO

A Fundação Padre Ibiapina permutou três quadras de terrenos - localizadas no Barro Branco, periferia de Crato - por dois pequenos terrenos da Prefeitura. Tudo para possibilitar a construção de um gigantesco monumento a Nossa Senhora de Fátima. É bom o relacionamento-parceria mantido entre a diocese e a Prefeitura de Crato.


JUAFORRÓ

O Juaforró-2008 terá duração de quinze dias! Será realizado entre 14 e 28 de junho próximo - com muitas atrações - no Parque de Eventos Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Segundo Raimundão, esse acréscimo de dias nada tem a ver com o ano eleitoral...


O PESO DA IGREJA

A diocese foi a mola-mestra no desenvolvimento da educação em Crato. No tocante ao ensino médio (antigo ginasial) deve-se a dom Quintino, em 1923, a implantação do Colégio Santa Tereza de Jesus (para moças), seguindo-se, em 1927, o Colégio Diocesano (para rapazes). Em 1947, dom Francisco criou o Patronato Pe. Ibiapina. Em 1958 foi a vez de dom Vicente fundar o Colégio Madre Ana Couto e em 1969 implantar o Colégio Pequeno Príncipe. Quanto ao ensino universitário, a diocese criou em 1955 o Iesc, Instituto de Ensino Superior do Cariri, responsável pelo surgimento da antiga Faculdade de Filosofia do Crato (1960) embrião da atual Universidade Regional do Cariri. Agora, dom Fernando Panico criou a Faculdade Católica do Cariri.


A TERRA DA MÃE DE DEUS

No próximo dia 29 será lançada em Juazeiro do Norte a segunda edição do livro A Terra da Mãe de Deus, de Luitgarde Oliveira. A obra vem com duas novidades: um subtítulo - Juazeiro do Padre Cícero - e acréscimo de três novos capítulos. A segunda edição é do Imepe, órgão da Assembléia Legislativa do Ceará. Antes do Cariri, o livro será lançado em Fortaleza, numa promoção da Universidade do Parlamento Cearense.


GEOPARK 1

Para orientar as providências preliminares de implantação do futuro Geopark do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, viajará para Belo Horizonte o ex-diretor do Museu de Paleontologia da Urca em Santana do Cariri, geólogo Alexandre Magno Feitosa Sales. Lá, proferirá palestra abordando o tema: "Implementação de Geoparks - Caso do Geopark da Chapada do Araripe".


GEOPARK 2

A propósito, alguns leitores perguntaram quem são os implantadores do Geopark Araripe. Aí vai a informação: a concepção do empreendimento é de Gero Hillmer, da Universidade de Hamburgo (Alemanha). Ele contou com a colaboração de mais três professores: André Herzog, Alexandre Sales (ambos da Urca) e José Sales (da UFC). Este último detém os créditos de realização do dossiê do Geopark Araripe avaliado e aprovado pela Unesco - quando da concessão e credenciamento do mesmo - ocorrido em setembro de 2006, em Belfast, Irlanda do Norte.


REVENDO AMIGOS

Dom Fernando Panico passa este fim de semana no Piauí. Ontem ele participou da sagração e posse do novo bispo de Oeiras, dom Juarez de Sousa da Silva. Hoje, participa da posse do primeiro bispo da nova diocese de Floriano, dom Augusto Rocha. Antes de vir para Crato, dom Fernando Panico foi bispo de Oeiras e Floriano. Quando essas duas cidades formavam uma única diocese.


CARIRIANAS

-Jornalista Emerson Monteiro deixou a assessoria de imprensa da Urca, onde atuou por apenas dez meses (...)

-A população cratense continua aguardando o início dos trabalhos de revitalização do Museu de Artes Vicente Leite (...)

Coluna Cariri -