Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 25 de junho de 2011

Cana-deaçúcar ainda temos. Mas, cadê os engenhos de rapadura? - Por Heládio Teles Duarte

Foto: Heládio Teles Duarte

Na busca da palavra certa - Emerson Monteiro


Por melhor que seja o sonho, quando a gente acorda se sujeita correr logo a pegar a bagagem de ontem que largara em um canto no início do sono. Por mais limpo que esteja o sentimento adquirido com o repouso, a leveza no pensamento, se recorre aos velhos trastes deixados de ontem. Não sei explicar bem o motivo disso. Talvez acomodação. Insegurança de si. Ausência das alternativas práticas. Ou apego aos territórios do conhecido. Razões diversas, que todo mundo tem as suas.

Mas pode ser diferente. Se rever os conceitos e aprender outras razões que sirvam de base para construir de estradas reveladoras do que se sonhou com sofreguidão. Pode ser diferente, com certeza. E diante dessa oportunidade, conceitos internos carece de mostrar a nós próprios este direito de refazer a vida através das nossas buscas e nossos encontros.

O estudo das palavras significa esta visão de renovar o mundo em nós, pois a cara do mundo nada mais representa do que cara que a gente oferece todo dia. Dominar as camadas internas da criatura que nós somos, é nossa principal meta diária. O papel que a gente desenvolve tem tudo a ver com a forma de acreditar neste processo continuado.

Os artistas sempre falar disso. Os músicos, do som universal. Os pintores, da tela ideal. Os filósofos, dos mundos perfeitos. Os místicos, do reino da realização do ser, o Paraíso. Pais, de uma família unida e forte. O discurso de Luther King, dizendo que teve um sonho em que lobos pastavam ao lado de ovelha.

Para mudar os tempos já existe um ator, a raça, a dos seres humanos.

Nisso, todo momento vem qual ocasião pronta na edificação da paz, objetivo da multidão inteira. Por mais que haja o instinto do poder, a fome do ouro e a ânsia do prazer, de plena consciência o que todos desejam é viver longe das aflições da intranquilidade e da insegurança.

Saber o que facilita em tudo a tal busca guarda estreita ligação consigo mesmo e com o próximo. Saber pisar esse chão com o espírito desarmado, porque deixou de existir pretextos de defesa constante das armadilhas, porquanto os humanos resolvem tirar do sonho e trazer à realidade o valor da amizade.

Usar a inteligência em nome desta condição de harmonia social tornou-se a via principal das existências. Aquela mania feia de subir na cacunda dos outros para chegar no alto deixará de justificar tanta guerra, miséria humana, tantos abismos cavados diante da história.

Esta palavra mágica, a Paz, deverá sair de dentro dos discursos e ganhar as ruas e os campos, realizar maravilhas. Conhecer e usar este conhecimento produzirá os milagres que a vida oferece no barco do tempo e encherá as medidas da alegria, traduzindo em bênçãos as colinas infinitas da Esperança.

PROF. PINHEIRO GARANTE APOIO A GRUPO PARA INTERCÂMBIO CRATO PORTUGAL

Prof. Pinheiro e Cacá Araújo


Durante encontro realizado na tarde de 24 de junho de 2011, no Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcanti, por ocasião do Governo Estadual itinerante, o dramaturgo Cacá Araújo entregou ao secretário estadual da cultura Prof. Francisco Pinheiro solicitação de apoio à turnê que a Cia. Cearense de Teatro Brincante realizará nos meses de novembro e dezembro deste ano em Lisboa-Portugal a convite do Intervalo Grupo de Teatro, tradicional companhia portuguesa.

A tomar conhecimento do ineditismo do projeto e da importância que ele representa na difusão da cultura cearense e brasileira, o secretário Pinheiro se prontificou a intermediar o financiamento necessário à viagem dos artistas caririenses à Europa, que já vem recebendo o apoio da Prefeitura Municipal do Crato na produção de seus trabalhos.

Cacá Araújo expondo o projeto

Orleyna Moura, Prof. Pinheiro e Cacá Araújo

Dois espetáculos serão apresentados na terra de Camões: "A Comédia da Maldição" e "A Donzela e o Cangaceiro", ambos escritos e dirigidos por Cacá Araújo, que trazem no elenco o profissionalismo e o talento de Orleyna Moura, Jonyzia Fernandes, Jardas Araújo, Charline Moura, Joênio Alves, Márcio Silvestre, Kelvya Maia, Paulo Fernandes, Edival Dias, Paulo Macêdo, Samara Neres, Josernany Oliveira, Rosa Waleska Nobre, Raquel Silva, Emerson Rodrigues, Monalissa Novais, Lifanco, França Soares e Wildeny Toyota.