Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Livro nega imagem de líder místico - Por: Sylvia Colombo



Tudo começou em 1889, quando Cícero, então um jovem sacerdote de Juazeiro do Norte, ao oferecer a comunhão à beata Maria de Araújo, viu a hóstia simplesmente... sangrar. O evento se repetiria inúmeras vezes, com diferentes audiências. Médicos foram chamados, mas não conseguiram explicar o fenômeno, considerado, a partir de então, um milagre pela população local. Os homens da Igreja, porém, não acreditaram no que se passava. Julgaram Cícero um mistificador, um explorador da ingenuidade popular.

Os relatos do livro referentes a passagens supostamente milagrosas são muito vívidos. Apesar de não ser religioso, Lira Neto não nega de modo taxativo esses eventos. "Algo aconteceu ali", diz. No texto, porém, deixa transparecer certa ironia com relação a episódios que parecem delirantes. "Uso um pouco de humor. Por outro lado, alimento um profundo respeito pela devoção alheia."

Para reconstruir tais eventos e o diálogo entre autoridades da Igreja no Brasil e destes com Roma e o tribunal do Santo Ofício, Lira Neto contou com o acervo da Cúria do Crato, onde estão mais de 900 cartas.

Também conseguiu uma fonte de informações valiosa no Vaticano, que não revela. O livro mostra como, suspenso das atividades sacerdotais, Cícero voltou-se para a política. Lira Neto acha que, assim, demonstrou capacidade de reinvenção. "Cícero foi engolfado pelo instante histórico que o gerou. Mas soube se posicionar e sobreviveu a outros beatos, varridos pela história."

Samba e cachaça

O biógrafo diz querer desconstruir a imagem de místico caricato do líder. Considera-o um homem inteligente e sagaz ao fazer alianças. E muito, mas muito conservador. Era obcecado por reconstituir famílias desagregadas. Posicionava-se contra o samba e a cachaça. O tom de seus discursos, muitas vezes, era apocalíptico.

O autor chama a atenção para os dois universos diferentes que o formaram. "Tinha um pé no universo sertanejo, mas carregava a rigidez do seminário em que estudou. Não era culto, mas lia livros de autores ocultistas. Tinha dificuldade na articulação das ideias e concebia o mundo com simplicidade.

Mas era hábil nas relações e, com isso, manteve-se." Lira Neto trabalhou mais de dez anos no jornal "O Povo" como repórter e, depois, como ombudsman da publicação. Também é autor das biografias "Maysa" e "Castello".

Conta que sempre sonhou em escrever a história do Padre Cícero, mas que achava o personagem "grande demais". A perspectiva de mexer com documentos inéditos o estimulou a ir em frente com o projeto. O jornalista não tem dúvida de que Cícero será absolvido.

Considera que o interesse da Igreja Católica no processo é o de deter o avanço da Igreja Evangélica no Brasil ao atrair para si um ícone popular que costuma levar mais de 2,5 milhões de peregrinos todos os anos a Juazeiro do Norte.

Enquanto isso, a biografia alça voo. Já foi feito um acordo com o produtor Rodrigo Teixeira para uma versão cinematográfica. O filme, planejado para 2011, será dirigido por Sergio Machado ("Cidade Baixa").

PADRE CÍCERO - PODER, FÉ E GUERRA NO SERTÃO
Autor: Lira Neto
Lançamento: Companhia das Letras
Preço: R$ 49 (576 págs.)

Fonte: Folha de São Paulo/Ilustrada - 06.11.2009

Obs: O título original da matéria é: Jornalista Lira Neto lança biografia de Padre Cícero, no entanto considerei esse título, sugerido por uma amiga, bem mais interessante e instigante.

"Balaio do Amor"


Várzea Alegre, Crato, Fortaleza, Recife e a Paraiba estão de parabéns. Elba Ramalho ganhou o Grammy Latinoamericano como o Melhor Álbum de Música de Raizes Brasileiras - Regional. Seu último CD Balaio de Amor reúne xotes e baiões, consagrados e inéditos.

Já comprei meu CD que está impecável com: músicas, letras, arranjo, voz etc. O CD contém duas músicas do compositor Xico Bizerra, "Se Tu Quiser" e "Oferendar". Acredito que o título do CD - Balaio do Amor originou-se de um verso de "Oferendar".

Xico Bizerra tem raiz familiar em Várzea Alegre, nasceu em Crato, se criou em Fortaleza e é radicado em Recife. Atualmente, aposentado do Banco Central, mantém dois programas semanal na Rádio Folha de Pernambuco.

Sou fã de carteirinha do compositor Xico Bizerra, pessoa muito simples e ótimo compositor. Parabéns Xico e Dulce, vocês merecem colher excelentes frutos.

Postado por Glória Pinheiro no Cariricaturas

Ulisses Germano no programa Cariri Encantado


Ulisses Germano, músico, cantor, compositor, cordelista e professor de arte-educação, - será o entrevistado de hoje no Programa Cariri Encantado (Rádio educadora AM 1020, das 14 às 15 horas).

Natural de Fortaleza, mas radicado no Cariri, precisamente em Crato, há seis anos, Ulisses Germano é um dos maiores entusiastas e admiradores da cultural popular caririense. Desenvolve atividades de músico e cantor, realizando apresentações musicais acompanhado por instrumentistas tradicionais, a exemplo do Mestre Aldenir, do Reisado da Vila Lobo, Crato.

O programa Cariri Encatado é apresentado por Luiz Carlos Salatiel e Carlos Rafael Dias e conta com o apoio do Centro Cultural BNB Cariri.

Centro Cultural BNB Cariri: Programação Diária


Dia 06/11, sexta-feira

Especiais - CULTURA NA REDE
Baterias
- Glauber Rocha e o Cinema Brasileiro
- História da rádio no Brasil
- Música Afro X Música Brasileira: Influências

Atividades Infantis - HORA DO RECREIO
Local: E.E.M Plácido Aderaldo Castelo. (Caririaçu)
15h30 A Triste Partida. 20min.

Música - CULTURA MUSICAL
19h30 Banda A Posteriori. 60min.

Rua São Pedro, 337 - Centro - Juazeiro do Norte
Fone (88) 3512.2855 - Fax (88) 3511.4582