Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 13 de abril de 2010

A fé – Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

A fé é um dom gratuito de Deus que além de deixar os nossos corações purificados, nos salva. Através da oração, ela pode ser aumentada. Quem tem fé faz a diferença e supera dificuldades que parecem impossíveis, pois ela nos dá um melhor discernimento para solucionar nossos próprios problemas. A pessoa que tem fé, além de acreditar na existência de Deus, faz-se necessário que acolha o seu projeto, fazendo a vontade Dele. A fé em Deus deve estar em primeiro lugar do que a confiança em qualquer coisa. Se buscarmos a fé, Deus a fortalece.

A fé não nos desliga da realidade, ao contrário, ela nos impulsiona a participar da vida das pessoas na comunidade. Ela exige que tenhamos coerência de vida: na política, nos negócios, no lazer, na profissão, na família e na própria religião. A fé está ligada a esperança e ao amor e não aliena as pessoas, pois fé e vida andam juntas. Com os olhos da fé podemos enxergar melhor e termos consciência dos problemas dos nossos semelhantes. Por isso além de louvar a Deus, temos que ajudar na transformação do mundo procurando torná-lo melhor.

Quem tem fé confia que o plano de Deus está se realizando em seu íntimo, apesar das forças do mal, das incompreensões dos outros, das dificuldades e da demora nas transformações interiores.

O Evangelho de João nos traz a memória do apóstolo Tomé, que só acreditou em Jesus ressuscitado quando o viu. Esse fato nos faz compreender que as testemunhas oculares são tão importantes, quanto às pessoas que não estiveram perto de Jesus ressuscitado. Apesar de Tomé ter estado com Jesus antes da paixão, ele impõe uma condição para crer: “Se eu não vir as marcas dos pregos nas mãos de Jesus, se eu não colocar o meu dedo na marca dos pregos, e se eu não colocar a minha mão no lado dele, eu não acreditarei”.(Jo 20,25). Quantos de nós não somos como Tomé e exigimos provas para acreditar?

Jesus se apresenta diante de Tomé não de modo particular, mas na comunidade, juntos dos discípulos. Pois desta maneira, é que as futuras gerações acreditarão na ressurreição. Como? Participando de uma comunidade e, fazendo uma adesão a Jesus Cristo, graças ao testemunho dos outros.

No evangelho de João quando Tomé responde a Jesus “Meu Senhor e Meu Deus,” (Jo 20,29) ele está realizando a maior profissão de fé, reconhecendo Jesus como Deus.

Tomé simboliza aqueles que não acreditam no testemunho da comunidade. Atualmente observamos que muitas pessoas são como Tomé, teimosas, que só podem crer no que vêem e tocam. É também uma época em que se sofre por falta de fé. Algumas vezes, existe em nós um Tomé, com dificuldades para enfrentar os problemas da vida, sentindo-se medroso diante da fé, quando esta parece enfraquecida. Entretanto, Jesus transforma o medo em alegria e deseja paz para todos. A paz, que é um dom de Deus, é uma conquista humana, que só se adquire superando o medo, assumindo os riscos e, abrindo as portas para o mundo.

A fé autêntica deve vir acompanhada de atos concretos. Tiago em suas cartas diz que a fé sem obras é morta: “Meus irmãos, se alguém diz que tem fé, mas não tem obras, que adianta isso? Por acaso a fé poderá salvá-lo? Por exemplo: um irmão ou uma irmã não tem o que vestir e lhes falta o pão de cada dia. Então alguém de vocês diz para eles: “Vão em paz, se aqueçam e comam bastante”; no entanto, não lhes dá o necessário para o corpo. Que adianta isso? Assim também é a fé: sem obras, ela está completamente morta.” (Tg 2, 14-17).

A fé não é só sentimento interior ou algo abstrato, é compromisso manifestado por gestos e atitudes visíveis. Essa prática vai expressar a fé de cada pessoa. Quem tem fé não pode pensar só em si, tem que se preocupar com o irmão necessitado.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo