Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - O Que que ficou decidido após a visita dos parlamentares ao Crato


Canal do Rio grangeiro - O Próximo Passo

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, esteve acompanhando, durante a manhã de hoje ( 9 ), a Comissão das Enchentes, formada por sete deputados estaduais. Os parlamentares vieram ao município avaliar os prejuízos causados pelas enchentes, registrados com maior intensidade no último dia 28 de janeiro, numa chuva de 162 milímetros, que inundou parte do centro da cidade e atingiu a área comercial. O prefeito, na segunda-feira, esteve em Brasília, participando de audiência, com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, no intuito de solicitar recursos para reconstrução do Canal do Rio Grangeiro. Foi solicitado, inicialmente, até como forma preventiva, um plano emergencial, que até a próxima semana, segundo Samuel Araripe, estará pronto.

=> O prefeito destacou a disponibilidade do governo federal em auxiliar nesse momento, até que um plano definitivo seja desenvolvido, para que a cidade não venha vivenciar problemas relacionados às cheias do canal e enchentes no futuro. A comissão visitou, além de Crato, outros municípios da região, como Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira e Icó.

Prefeito destaca a importância da união dos líderes locais

Samuel Araripe destacou a importância de todos os parlamentares e líderes locais se unirem em defesa do Crato. O deputado Ely Aguiar disse que a principal motivação para que a comissão fosse formada partiu da situação de catástrofe enfrentada pelo Crato. Já o deputado Nelson Martins, integrante da Comissão, disse que de todas as cidades visitadas o Crato é o município que se encontra numa situação mais difícil, pelos estragos causados. O deputado Francisco Pinheiro afirma que o relatório será apresentado na Assembléia e ao Governador do estado, Cid Gomes. O objetivo, conforme o presidente da Comissão, Ely Aguiar, é sugerir que sejam liberados recursos de forma urgente para as cidades atingidas.

“Não adianta apanhar o leite derramado”, diz o prefeito em relação aos equívocos da obra do canal

O prefeito do Crato ressaltou o trabalho conjunto que deve ser feito em favor do Crato, com a parceria da Câmara de Vereadores, Assembléia Legislativa e Congresso Nacional e o poder executivo, nas três instâncias, que nesse momento, conforme Samuel, precisam de muita calma, tranqüilidade e também profissionalismo. “O problema é grave e quem está em risco é a população do Crato e precisamos urgentemente dar as mãos e fazer a coisa como manda o figurino”, alerta. Ele diz que a responsabilidade com a obra do canal vem há mais de cinqüenta anos, desde que foi iniciada de forma equivocada na cidade, sem os cálculos devidos que a engenharia requer. “Não adianta apanhar o leite derramado. É dar as mãos, os poderes constituídos, e ir atrás dos recursos para a prática e é isso que queremos”, completa. O prefeito entregou ao presidente da Comissão, Ely Aguiar e todos os deputados, um relatório sobre os danos causados e projeto do canal. O município se encontra em situação de emergência.

Prefeito solicita apoio federal e participa de reunião com Ministro do governo Dilma

Na reunião como o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, também participaram, além do prefeito do Crato, o presidente da SAAEC, Procópio da Silveira, os deputados federais, Arnon Bezerra e Raimundo Macedo, além do vice-governador, Domingos Filho, deputado Sineval Roque, e o secretário das Cidades, Camilo Santana. O prefeito afirmou que o ministro se propôs a ajudar a cidade, inicialmente, com o plano de emergência, e também numa obra definitiva do canal. Para isso, segundo Samuel, estão sendo realizados levantamentos para a concretização de um plano emergencial até a próxima semana.

Relatório será apresentado a Cid Gomes com sugestão de investimentos imediatos

O relator da comissão, deputado Francisco Pinheiro, disse que logo que o governador Cid Gomes, retorne de sua viagem ao exterior, a comissão fará uma apresentação do que pôde verificar nos locais das tragédias, para que ações emergenciais sejam iniciadas o mais rápido possível e sejam liberados recursos para esses serviços. Ele afirma que, antes disso, será feita apresentação do relatório na Assembléia Legislativa, do que foi visto nos municípios visitados. O deputado estadual Nelson Martins, destacou a importância do trabalho da comissão e disse que a situação, principalmente do município do Crato, é muito pior, com muitos estragos e situação iminente de desabamento. O relator afirma que a finalidade, além de avaliar ‘in loco’, é fazer um relato circunstanciado da situação dos quatro municípios e tentar junto aos governos estadual e federal, apressar a vinda de técnicos e verbas para recuperar a situação de emergência das cidades. “Na verdade, o governo já está agindo nessas áreas e vamos somar mais ainda”, diz ele, ao acrescentar os serviços que vêm sendo desenvolvido por meio do DER, nas áreas atingidas.

O Crato é a cidade mais afetada da região, e segundo o presidente da Comissão, deputado estadual Ely Aguiar, motivou a criação da comissão. A cidade prepara um plano emergencial para minimizar os principais problemas e sirva de medida preventiva de outras catástrofes, até que seja realizado o projeto definitivo do Canal do Rio Grangeiro.

Equipe termina visita com apresentação de relatório sobre danos na Prefeitura Municipal

A equipe também esteve acompanhada de secretários de governo e técnicos do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), Defesa Civil do Estado e Municípios e integrantes do Corpo de Bombeiros. Em Crato, a principal área visitada foi a parte mais atingida do Canal do Rio Grangeiro, concluindo os trabalhos com uma reunião na Pprefeitura Municipal do Crato. No local, foi apresentado pelo Secretário de Meio Ambiente da cidade, Nivaldo Soares ( na foto acima ), várias lâminas com fotografias sobre as principais áreas atingidas pelas cheias do canal. O presidente da Comissão, Ely Aguiar afirma que, após a elaboração do relatório com a colaboração de órgãos técnicos e as administrações municipais, será sugerido no próprio documento a liberação urgente de recursos, pelo menos para a situação emergencial.

Com Informações da PMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Comitiva de Deputados, Vereadores, Prefeito e Secretários visita o Canal do Rio Grangeiro nesta manhã



DSC_0167 copia


H
oje pela manhã ( 9 ), uma comitiva formada por 7 deputados estaduais, vereadores e o poder executivo municipal fizeram uma visita percorrendo grande parte da área afetada do canal do Rio Grangeiro. Logo após, foi realizada uma reunião, com a participação da imprensa local na Prefeitura do Crato, onde o prefeito e os deputados manifestaram solidariedade e um desejo de UNIÃO PELO CRATO, com perspectivas reais de alocação de verbas para reconstruir o Canal. Após uma explanação do secretário de meio-ambiente e controle urbano, Nivaldo Soares, mostrando através de fotos e gráficos de como se deu a enxurrada do dia 28 de Janeiro, os parlamentares se comprometeram, cada um, a seu modo e em conjunto, a buscar recursos para a reconstrução do canal do Rio grangeiro.

O Blog do Crato realizou inúmeras entrevistas com os Deputados, com o Prefeito Samuel Araripe, e com o Secretário de Meio-Ambiente, Nivaldo Soares, que serão publicadas posteriormente. Por enquanto é necessário trazer a público que todos os esforços estão sendo feitos no sentido de sanar os problemas mais urgentes. As famílias foram retiradas das áreas de risco, foi instituído um Aluguel Social de 140 reais para que as famílias afetadas possam alugar casas enquanto se resolve a questão do canal, e segundo o Secretário Nivaldo Soares, é dever do estado arcar com a reconstrução de grande parte do que foi perdido, além de explanar detalhadamente os projetos e a vinda de uma comissão de engenheiros e especialistas para elaborar o novo projeto para o Canal.

Um dos problemas cruciais a ser debatido, é como trabalhar no leito do canal ainda no período da quadra invernosa, pois a qualquer momento, se está sujeito a novas enxurradas, e como disse Dr. Nivaldo Soares, "não sabemos que consequências isso trará para as ruínas do Canal do Rio grangeiro".

Outras informações, logo mais no Blog do Crato.

Dihelson Mendonça

COBERTURA FOTOGRÁFICA:

Deputados, vereadores, e governo municipal visitam as áreas afetadas:

Img_4501

Logo após, aconteceu reunião na prefeitura para discutir a questão:

Img_4517


Img_4532

Prefeito Samuel Araripe distribui uma compilação de estudos, projetos e soluções para o Canal do Rio Grangeiro, que vai ser levada pelos parlamentares a buscarem verbas para o Crato. O prefeito pede a união de todos os deputados e a sociedade em prol do Crato, deixando as desavenças políticas de lado:

Img_4542


Img_4550

Fotos: Dihelson Mendonça e Wilson Bernardo

Show Baile SOS BATISTA

Acontecerá no próximo dia 12 de fevereiro, sábado, a partir das 20 horas, no salão nobre do Crato Tênis Clube, o Baile Show Beneficente SOS BATISTA - uma iniciativa de companheiros da URCA e seus amigos  com o apoio do Crato Tênis Clube, Universidade Regional do Cariri -URCA, Francy Cópias, Rádio Educadora do Cariri, Farmácias Gentil, Mairton e OK Produções e revista virtual CaririCult. A produção é da OCA (Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados).

O Baile é dançante com a banda do Batista e a participação de muitos artistas para apresentações avulsas que abrilhantarão a festa e manifestarão através da arte a sua solidariedade ao artista. Todo o "apurado" será doado ao Batista que, no momento, precisa recuperar as perdas materiais provocadas pelo “dilúvio” experimentado pelo Cariri nos últimos dias do mês de janeiro.

O ingresso, com venda antecipada na Farmácia Gentil da rua Senador Pompeu (esquina com a agência do Banco do Brasil de Crato) custa R$ 10,00.

DIVULGUEM E/OU MANIFESTEM AQUI O SEU DESEJO DE PARTICIPAR DO EVENTO!

Luiz Carlos Salatiel

Aurora (CE), Origens do núcleo urbano

Aurora-(CE), Origens do Núcleo Urbano
Transcrição do Livro: Aurora História e Folclore do escritor Aurorense Amarílio Gonçalves Tavares-IOCE, 1993 P 12, 13,14.

Em meio aos historiadores, existe certa controvérsia sobre a fundação e o fundador da cidade cearense de Aurora. A povoação que deu origem à cidade propriamente dita e que, primitivamente, se chamou “venda”, teve origem na antiga fazenda “logradouro”, do Padre Antonio Leite de Oliveira, a qual por sua morte ficou pertencendo aos herdeiros, Alferes João Luiz Tavares e Davi Cardoso dos Santos. Segundo a tradição, o arraial teria sido fundado por Francisco Xavier de Souza, cearense de Aracati, que, tendo chegado à região por volta de 1831, casou-se com Maria dos Santos Xavier...
A denominação de “Venda” prende-se ao fato de que, precisamente no local da Aurora Velha, existia antigamente uma taberna de comestíveis e bebidas, cuja proprietária teria sido uma mulher Chamada Aurora. A Venda era estratégica para pousada e reabastecimento, colocada à beira da estrada que do Icó demandava o Cariri...
“Quando a “Comissão Científica de Exploração de Exploração” por ali passou, em 1859, integravam o povoado a capela de São Benedito e as casas adjacentes, ou seja, a” Aurora Velha. Da referida capela, que se erguia entre o rio e a estrada, restam o sino, que se encontra na igreja Matriz, e duas imagens: Uma do Senhor e outra de Nossa Senhora dos Remédios, estando à primeira na igreja matriz e a segunda numa sala do Hospital de Aurora.
Quando ao padroeiro Menino Deus, da matriz de Aurora, a primeira imagem era de gesso e veio da França. A Atual, que se acha no altar – mor, é de madeira e foi esculpida em 1954, por um escultor português, de nome Joaquim de Souza, residente no Rio de Janeiro.
Próximo da Igreja Matriz, pelo lado esquerdo, ainda existe o sobradinho que o Cel. Xavier mandou edificar em 1831, no qual residiu até mudar-se para o Crato, onde faleceu em 1847. Quando ao sobradinho – Primeiro prédio ali construído – é curioso observar o seguinte: As linhas, caibros e ripas são de cedro, e os pinos com que pregavam as ripas são de pau darco. As tábuas do soalho, medindo 19 palmos de comprimento e meio de largura, também são de cedro, tendo sido essa madeira tirada nas proximidades, entre o cemitério e o rio, numa evidência de que era sobremodo rica a flora da região.
Transcrição feita por Luiz Domingos de Luna. Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora – Ceará.

CRATO INUNDADA PELAS ÁGUAS. CADÊ OS PARAQUEDISTAS?

Pedro Esmeraldo

Crato sofreu grande comoção interna motivada pela forte chuva caída durante a madrugada do dia 28/01/2011. As águas que desceram do Rio Grangeiro que banha a cidade causaram inundações, cometendo os maiores estragos nas residências e no comércio local. Grande parte da população ficou apavorada e deslumbrada com a avalanche das águas.

Todas as pessoas que sofreram perdas de bens suportaram o prejuízo com dignidade.

A população cratense ficou desanimada com o desprezo de alguns deputados paraquedistas que vieram buscar votos na última eleição, a fim de se completarem eleitoralmente, para depois esquecerem a cidade na hora de sua precisão, tornando-se indiferentes ao problema da terra.

Nota-se que, de vez em quando há conflitos com essas pessoas maldosas, buscando votos e que vieram abocanhar esses votos aqui, e tornam-se indiferentes aos problemas cotidianos.

Também culpamos o próprio povo, já que não obedece aos critérios da natureza, pois destroe-na com o fito de abandonar os rios, dando desprezo total, atirando lixo e entulho no leito desses rios. A natureza responde com dureza (mostrando que os seus rigores têm que ser obedecidos).

Criticamos ainda a falta de apoio das autoridades do estado, que isolam o Crato e não olham pra esses contratempos que sempre aparecem nos tempos certos, nas ocasiões incertas.

Afirmamos também que o problema é proveniente da falta de educação do povo, visto que as autoridades não estimulam o homem para seguir o caminho prático da aprendizagem, com o trabalho envolvido e sem contratempo, mostrando que para desenvolver uma comunidade, é preciso educar, a fim de melhorar os métodos de trabalho e o aperfeiçoamento da tecnologia, com investimento de infra-estrutura, já que facilitaria a obtenção de riquezas que lhes sejam o caminho da prosperidade e da satisfação e da obtenção do equilíbrio moral e social.

Por isso, mais uma vez estamos lutando, tentando acertar os passos pra que o homem saiba dirigir os destinos de sua cidade. Dê o Crato para os cratenses, não entregue o Crato aos forasteiros inimigos que só vêm atrás de votos sem nenhum compromisso e confirmamos: “os cratenses (legítimos e adotivos) devem dirigir a cidade, visto que trabalham com mais afinco e mais amor à terra comum.

Precisamos permanecer de sobreaviso, e ao mesmo tempo, alertar os seguidores dos políticos paraquedistas que o desejo de cobrar com gritos ensurdecedores reclamando a falta de apoio que eles nos prometeram durante a campanha eleitoral e até agora, ainda não caminharam com as promessas, pois com toda certeza, não vieram solidarizar-se com sua presença diante da catástrofe meteorológica que desenganou seus habitantes.

Ontem mesmo, estávamos pensando: por que não procuramos cobrar o apoio desses políticos que se lembram do Crato durante o período eleitoral?

Por que esquecem o Crato e não se lembram das promessas, não se dedicam com interesse de resolver os problemas desta cidade, que lhe deu apoio eleitoral? Por que o Crato permanece no anonimato, sem notícias na imprensa do sul do país e quando acabar ninguém se movimenta para divulgar o nome do Crato por esse Brasil afora?

Por isso somos insistentes. Vamos cobrar mais luta e empenho em defesa do Crato.

Se não se movimentarem a favor do Crato, devemos dar o troco com chutes e safanões. É o que eles merecem e nada mais.

04 de fevereiro de 2010.