Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Mestre da Cultura morre atropelado em Barbalha

JOAQUIM MULATO É ATROPELADO


Joaquim Mulato, decurião, ou chefe do grupo de penitente do sítio Cabeceiras

(Foto: Antônio Vicelmo)


O Cariri perde um dos mais legítimos representantes da cultura popular, o Mestre da Cultura e penitente Joaquim Mulato de SouzaVítima de atropelamento de moto, morreu a cidade de Barbalha, aos 89 anos, o Mestre da Cultura Popular Joaquim Mulato de Souza, decurião, ou chefe do grupo de penitente do sitio Cabeceiras. O acidente ocorreu na estrada Barbalha-Arajara, nas proximidades de sua residência. No atropelamento, o penitente sofreu fratura na cabeça , sendo levado para o Hospital São Vicente, onde permaneceu em coma até a tarde de segunda-feira. Este é o terceiro penitente que á atropelado e morto na estrada que liga Barbalha ao distrito de Arajara.

Os moradores colocam a culpa na estrada que se encontra esburacada e sem acostamento.O sepultamento foi realizado ontem à tarde com grande número de pessoas acompanhando. Joaquim Mulato desceu ao túmulo debaixo do cantochão dos penitentes que entoaram benditos fúnebres. De acordo com o regulamento, o penitente é enterrado no cemitério da ordem, que foi construído pelo padre Ibiapina no século -18, no sitio Cabeceiras. Contudo, Mulato já tinha mandado fazer o seu túmulo no cemitério de Barbalha, onde foi enterrado.

Penitência

Joaquim Mulato faz parte de um grupo de agricultores que tem como penitência chicotear as próprias costas com lâminas de ferro até o sangue escorrer, na esperança de que, junto com o sangue, escorram também os pecados da própria alma e das almas alheias. Assim ter um mundo melhor. E uma presença melhor diante de Jesus Cristo na hora do julgamento, seja no Apocalipse, seja na hora da morte.Foi com esta concepção, que Joaquim Mulato viveu 77 dos seus 89 anos de vida.Joaquim conheceu a ordem dos penitentes com 12 anos, quando ouviu, numa noite de lua clara, vozes que cantavam o “ABC do Divino”. Achou bonito e perguntou à madrinha quem eram. A resposta foi de que se tratavam dos penitentes.

Quando seu pai morreu, ele, com dezesseis anos, pediu licença ao decurião José Francisco da Silva, o Mestre Biro, para fazer parte da Ordem. Quando o velho já não estava mais sabendo cantar os benditos, Joaquim assumiu o comando do grupo, que liderou até morrer.Com a morte de Joaquim Mulato, o cargo de decurião-chefe será exercido por Severino Rocha, 84 anos. Cabe a ele agora não deixar morrer o movimento, que já conheceu quatro decuriões. “Se tudo der certo, nada há de mudar, promete Severino, acrescentando que está pensando em passar o comando para um dos mais novos, uma vez que a maioria dos integrantes da ordem já está com mais de 70 anos”. Os penitentes defendem a idéia de que o espírito pede sacrifício para purificar. Na sua concepção, ´há de ter o dia do juízo final. Só que quando Nosso Senhor Jesus Cristo mandar o castigo, não vai avisar, não. Com a penitência fica mais fácil melhorar a conta lá em cima´, acredita Severino, advertindo que uma simples palavra errada pode estragar tudo.
ANTÔNIO VICELMO, Repórter

(Fonte: Diário do Nordeste, 25-02-2009)