Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Nos delitos de circulação - Emerson Monteiro

Necessidade urgente do crescimento humano, a paciência, hoje mais do que nunca, se torna em instrumento social a toda prova. Com isso, vimos compreender o valor estimável das palavras de Jesus quando indica o perdão e a resignação diante dos obstáculos da jornada. Quando te bateram numa face oferece a outra, ensina o Evangelho.

No mundo de estradas e ruas, nos dias presentes, aquilo que antes figurava apenas pessoas em movimento, no volume individual que ocupava o espaço relativo dos corpos físicos, com a introdução da massa dos carros, o um se multiplicou por vários. O automóvel passou a lotar o chão dos pedestres, e agora os ameaça pela velocidade e transtornos diversos. Cada carro preenche território de oito a dez, doze, pessoas. Banheiras enormes em deslocamento, expulsam para zonas de periferia e campos habitantes de lugares, invade áreas e ameaça a paz de muitos.

O drama desse enxame nas cidades impõe atenção redobrada, sobretudo pelas surpresas que acarretam cruzar as avenidas, atravessar preferenciais e acessar vias expressas. Ninguém mais se sente em absoluta segurança no confronto das bólides luminosas dos tais veículos acelerados.

Os atores do drama, condutores ao modo de salve-se que puder, buscam responder ao desafio desta hora. Cursam autoescolas, prestam exames, desenvolvem habilidades e cumprem as regras do jogo agitado, nessa epopéia de sair para trabalhar, estudar e fazer compras que a aventura representa. Restritos pelos cintos de segurança, apuram a vista e a concentração essenciais à sobrevivência.

Um fator, no entanto, aponta o imprevisível dos volantes. No furor das batalhas, seres humanos de carne e osso, submetidos aos impasses e às falhas do inesperado, se sujeitam a reações nervosas, e gelam. O temperamento psicológico de todo motorista atinge as barreiras do controle, algumas vezes raiando a impulsos bárbaros e criminais.

Aquele pai de família exemplar, cidadão modelo, religioso abnegado, de um momento a outro muda sua costumeira tranquilidade e a calma ocasional, demonstrando comportamentos jamais considerados em iguais situações. De quem agressividade não se esperava, partem gestos e xingamentos dos menos civilizados. O doutor respeitado e educado corre, nessas condições, o risco de responder a homicídios e lesões fora de quaisquer propósitos normais. São os delitos de circulação no trânsito, praga que expoõe os urbanóides modernos.

Praticar ao máximo o domínio de si a humildade, eis só o que guarnece os heróicos paladinos dessa pressa e dos metais. Erguer pensamentos aos céus, no meio da ciranda agressiva e lembrar do amor ao semelhante, que, ali do lado, numa outra nave, também exercita conter a fera solta na arena do asfalto, dentro e fora das couraças brilhantes dessa atualidade inevitável.

Camaradas realizarão Dia das Crianças no Gesso


O “Campinho dos Meninos do Gesso” é o espaço escolhido pelo Coletivo Camaradas para ser realizada a segunda edição do projeto “Coletivo na Periferia” no Dia das Crianças.

A ação visa ser uma troca de experiência entre os Camaradas e a Comunidade do Gesso e consistirá de oficinas de pintura mural, recortes de papeis, marmorização, intervenções urbanas e brincadeiras populares como elástico, bila, peteca, bola e bambolê. Além de pintura de rosto, palhaços e malabares. Por outro lado, os integrantes do Coletivo Camaradas pretendem conhecer e vivenciar as experiências estéticas e de entretenimento da comunidade.

De acordo com o coordenador do Coletivo Camaradas, o professor Alexandre Lucas, um dos motivos que motivou a escolha foi reconhecer que o “Campinho dos Meninos do Gesso” representa um dos poucos espaços de lazer da comunidade e que historicamente as crianças se apropriaram do local para brincar, especialmente com pipas e bolas. Lucas enfatiza que existe um desejo da comunidade em transformar o campinho num equipamento cultural com quadra, praça e atividades esportivas e artísticas.

A ação terá início a partir das 14 horas e deverá prosseguir até às 18 horas. A ação é aberta a participação de outros artistas e os Camaradas estão convidando fotógrafos, cineastas, penas de pau, artistas visuais, músicos, atrizes e atores para compartilhar deste momento com a criançada.

A ação conta com a parceria da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA, Projeto Nova Vida e Sociedade Cariri das Artes.

PROEX abre inscrições para Monitoria

Os alunos da Universidade Regional do Cariri que queiram ser voluntários nesta ação do Coletivo Camaradas na Comunidade do Gesso deverão fazer sua inscrição na PROEX no Campus Pimenta. Informações (88) 3102-1200.

Serviço:
www.coletivocamaradas.blogspot.com
Informações adicionais:
(88) 99772082