Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 30 de março de 2010

Entrevista coletiva com o prefeito de Juazeiro Dr. Santana

O prefeito de Juazeiro do Norte Dr. Santana concede nesta terça-feira, 30, uma entrevista coletiva para profissionais de imprensa. A entrevista será antecedida de uma visita às principais obras realizadas em sua gestão. Às 14h30min um ônibus sairá com profissionais de imprensa visitando as obras feitas pela administração. Às 17 horas, no auditório da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, no Parque Timbaúbas, acontece a entrevista coletiva. Dr. Santana quer apresentar pessoalmente à imprensa as principais realizações de sua administração.

No ano de 2009 foram 132 obras realizadas, nas mais diversas áreas da administração. Mais ainda, já foram empenhados R$ 55 milhões para obras em Juazeiro, fora as obras como o anel viário e as de infraestrutura do centenário.

O prefeito de Juazeiro ainda está em Brasília, mas retorna no final da manhã desta terça-feira, com boas novidades na bagagem. Ele participou do lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), com o presidente Lula. Santana esteve também com a Ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef quando discutiu ações do Governo Federal em Juazeiro e, em especial, ações do PAC na terra de Padre Cícero. Outra reunião importante foi no Ministério do Turismo, onde o prefeito discutiu as verbas a serem liberadas para o centenário de Juazeiro.

Programa Instrumental & Qual - O Som da Terra nº 7 recheado de sons brasileiros


Todas as quartas-feiras, das 14 às 15 horas, os aficionados por música instrumental têm encontro marcado com o Instrumental & Qual – O Som da Terra, programa especializado no ramo, cuja característica é a diversificação no tocante a gêneros, ritmos, tendências e origens. Mas, cada vez mais, o programa dá destaque à música brasileira por acreditar na excelência dos compositores e músicos aqui surgidos. Das quinze músicas selecionadas para o programa desta quarta, dia 31 de março, nada mais nada menos do que onze são brasileiras ou executadas por músicos brasileiros. Isso é apenas um dos sintomas que indicam que a música brasileira é uma das mais ricas e apreciadas do mundo.

Salve o Brasil! Salve a música brasileira!

Roteiro musical
1. Abertura: Head For Backstage Pass (Wilbur Bascomb), com Jeff Beck
2. Honeysuckle Rose (F. Walter e A. Razart), com Toots Thielemans
3. Saudade da Bahia (Dorival Caymmi), com Raul de Barros
4. Mestre Bimba (Luiz Eça, Bebeto e Hélcio Milito), com Michel Legrand
5. La Mer (C. Trenet e Bretton), com Ray Conniff
6. Pedacinho do Céu (Waldir Azevedo)
7. La Cumparsita (Paulo Moura)
8. Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), com Orquestra Tabajara
9. Água de Beber (Tom Jobim e Vinícius Moraes), com Quarteto Maogani
10. Perto do Céu (Ulisses Rocha)
11. Amigo (Lula Cortes e Lailson)
12. O Passeio da Boa Vista (Dado Villa-Lobos e Renato Russo), com Legião Urbana
13. Malacaxeta (Pepeu Gomes), com Pepeu e Armadinho
14. Maria Bonita (Agustin Lara), com Orquestra Super OARA
15. Encerramento: Mr. Funky Samba (Jamil Joanes), com Banda Black Rio

O programa Instrumental & Qual é transmitido às quartas-feiras, às 14 horas, pela Rádio Educadora do Cariri AM 1.020 e Internet (cratinho.blogspot.com), e retransmitido pela Web-Rádio Chapada do Araripe (http://www.chapadadoararipe.com/), às sextas-feiras, 21 horas.

Fique ligado!

Ficha Técnica
O programa Instrumental & Qual – O Som da Terra é uma produção das Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados (OCA) e revista virtual Cariricult, com apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste em parceria com a Rádio Educadora do Cariri AM 1.020.
Redação e programação musical: Luiz Carlos Salatiel, Dihelson Mendonça e Carlos Rafael Dias.
Apoio logístico: Guilherme Farade e Amilton Som - CDs, DVs e Acessórios.
Apresentação: Carlos Rafael Dias.
Operador de Áudio: Iderval Silva.
Operador de transmissão: Iran Barreto.
Gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri: Lenin Falcão.
Diretor da Rádio Educadora do Cariri: Geraldo Correia Braga.

Sol escaldante, políticos arredios


(foto: Google)


Pedro Esmeraldo

Cremos que estas constantes preocupações do nordestino são causadas pelas inclementes secas periódicas que consistem em modificar o clima em fatores adversos, causando desequilíbrio financeiro e morais e acarretando mal estar no comportamento do cidadão.

Ainda hoje, os nossos governantes não tentam equilibrar o homem ao meio ambiente, sem trazer novas perspectivas ao trabalhador e sem criar metas satisfatórias a fim de enquadrar o trabalhador na modernidade, forçando o equilíbrio de forças propulsoras, composição intermediária, empurrando o homem para que crie coragem de enfrentar uma agricultura irrigável que lhe facilitará a força do amor ao trabalho.

Infelizmente, ainda não fomos compreendidos por esses políticos que nada fazem a não ser provocar dissabores, impedindo o trabalhador de enfrentar a luta cotidiana.

Seria melhor que esses políticos estimulassem a agricultura para que possam dá condição ao meio rústico do homem rural, ensinando combater as dificuldades climáticas a fim de produzir produtividade favorável, amoldando o homem ao ambiente sombrio para conviver dignamente com a seca, igualando-o ao grande produtor, contornando por uma irrigação que faça jus às grandes secas com muita ênfase a força dos alimentos agrícolas, tornando nesses sertões adustos.

Ocorre que, desde épocas memoriais, observamos uma agricultura ineficaz que faz afugentar o homem do campo em procura das cidades, transformando a sua vida e tem medo de enfrentar com dignidade o trabalho agrícola. Observamos que os políticos não procuram solucionar os problemas, já que deixam correr frouxo o comportamento dos agricultores, não dando nenhuma solução satisfatória.

Evidentemente, é preciso ordenar ao homem que seja duro em suas ações e venha solicitar melhores aquisições tecnológicas para que possa fixar o homem a terra, dando curso de capacitação, apreciando o trabalho tecnológico com mais empenho.

Para se ter uma ideia, ultimamente, não observamos o aproveitamento das águas dos pequenos açudes públicos que seriam a melhor solução para praticar a irrigação, favorecendo a uma agricultura mais bem aproveitada, introduzindo variedade plantas gramíneas para alimentação do gado que nos aliviará por uma produção satisfatória que venha enaltecer o homem numa sociedade autêntica, favorecendo emprego e rendas.

Aqui no Crato, há muito tempo, lutamos pela construção do açude Tomaz Orterne, pensando que traria melhores dias, à produção bem elevada através da irrigação. Puro engano! Notamos que esse açude, apesar da boa vontade do DNOCS, não despeja suas águas para o aproveitamento agrícola; pasmem senhores, essas águas não são aproveitadas devido a ignorância do homem e a falta de atividades das autoridades.

Temos desconfianças que esse descaso é proveniente da falta de apoio moral dos políticos e não há boa vontade de produzir, pois deixam de lado o trabalho agrícola para virem se aglomerar nas favelas urbanas, sem nada produzirem caindo na ociosidade e caminhando para o vício da embriaguez e das drogas.

Crato, 25 de Março de 2010

18 empresas premiadas hoje

Solenidade em Juazeiro do Norte deverá repetir sucesso da última edição do Prêmio Contribuintes no Cariri, realizada em janeiro do ano passado (Foto: Antonio Capibaribe Neto)

Cariri é o segundo colocado entre as regiões cearenses que possuem o maior volume de recolhimento do tributo

Com uma arrecadação de R$ 124,54 milhões com ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços), recolhidos entre novembro de 2008 e outubro de 2009, o Cariri ocupa a segunda colocação entre as regiões cearenses que detêm o maior volume de recolhimento do tributo. Por conta desse desempenho, 15 empresas e três entidades filantrópicas serão agraciadas hoje com o Prêmio Contribuintes 2009.

A última festa desta edição do prêmio será realizada no Hotel Verdes Vales, no bairro da Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte, no Cariri.

Das 18 empresas premiadas hoje, 10 estão entre as maiores em termos de arrecadação do imposto; cinco estão no Regime Simples Nacional; e três se destacaram no âmbito do programa “Sua Nota Vale Dinheiro”. As outras edições da premiação aconteceram nos municípios de Sobral, Quixeramobim e Fortaleza, ocasião em que foi entregue a comenda a 106 empresas.

Neste universo, foram contempladas empresas de grande, médio e pequeno portes, dos segmentos de Serviços de Comunicação/Transporte, Indústrias, Atacadistas, Varejistas e entidades filantrópicas.

De acordo com Mauro Filho, secretário da Fazenda do Estado, “o Prêmio Contribuintes é uma demonstração de que aquele que trabalha corretamente contribui para o desenvolvimento do Estado, tornando-se um parceiro de quem mais precisa, porque é por meio das políticas públicas que o governo do Ceará pode atender às demandas da sua população”.

O objetivo da premiação é incentivar a postura fiscal responsável dos contribuintes, por meio do reconhecimento às empresas que realizam o pagamento correto e pontual dos tributos, garantindo, ainda, a capacidade de investimento do Estado. Além de legitimar as empresas que mais recolhem ICMS, há o trabalho pedagógico desenvolvido com o programa “Sua Nota Vale Dinheiro”.

Para Mauro Filho, ao exigir a nota fiscal no ato da compra, o contribuinte cearense ajuda o Fisco a acompanhar a evolução da arrecadação de determinados segmentos. “Por entender a importância da arrecadação para a saúde socioeconômica do Ceará, o Sistema Verdes Mares é parceiro nessa causa. Temos percebido que, ao longo desses três anos, o Prêmio Contribuintes tem tido como honroso retorno uma maior consciência por parte dos cidadãos e do empresariado local”, salienta Antônio Vidal, diretor comercial do Diário do Nordeste.

No intuito de contemplar as empresas com a premiação, alguns critérios foram definidos. A arrecadação do ICMS incluiu todos os itens da receita gerada no período de novembro de 2008 a outubro de 2009.

No caso dos cinco maiores contribuintes, o recolhimento foi agrupado por CNPJ básico, considerando a respectiva região. Na arrecadação das regiões, estão excluídos os cinco maiores contribuintes do Estado, bem como as empresas que tiveram maior participação na indústria, atacado, varejo, serviços de comunicação e transporte. Para selecionar os maiores contribuintes dos Regimes de Recolhimento Empresa de Pequeno Porte e Microempresa-ME, considerou-se a situação cadastral do contribuinte de novembro de 2009, bem como aquelas que tiveram funcionamento regular de suas atividades no período de novembro de 2008 a outubro de 2009.

A pontualidade e o relacionamento também são critérios adotados para definir a premiação.O Prêmio Contribuintes 2009 é o resultado de uma parceria entre o governo do Ceará, através da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e do Sistema Verdes Mares. Conta ainda com o patrocínio do Bradesco, da Schincariol, do Moinho Dias Branco, do Banco do Nordeste (BNB), da Petrobras e da OI.
Fonte: Diário do Nordeste

Estação Ecológica de Aiuaba


Crédito da foto: Magno Lima (www.panoramio.com)

A Estação Ecológica de Aiuaba, declarada de utilidade pública desde 1978, abrange uma área de 11.525,3 hectares e destaca-se como a maior unidade de conservação do bioma caatinga. A estação tem potencial para a realização de pesquisas voltadas ao desenvolvimento regional.

O chefe da Estação, Manoel Cipriano, destaca que a unidade é administrada pelo instituto Chico Mendes da Biodiversidade e que a pretensão é transformá-la em um Centro Nordestino de Pesquisas do Bioma Caatinga. Com isto, já acontece uma grande demanda de pesquisadores de todo o Ceará e outros estados brasileiros.

Manoel destaca que a maior preocupação é trabalhar na recuperação das caatingas, garantindo o repovoamento de todos os segmentos da biodiversidade. “Estamos aguardando agregar uma área de mais dois mil hectares que está sendo cedida pela Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, passando para uma área total de 13.525 hectares, o que nos torna um centro de pesquisa em todo o mundo, não só no nordeste brasileiro”.

As pesquisas envolvem a variedade da fauna e flora da caatinga. O professor da Unidade Federal do Ceará (UFC), José Carlos, por exemplo, desenvolve um estudo detalhado sobre o solo do bioma. Entretanto, segundo Manoel Cipriano, uma das pesquisas mais interessantes partiu de uma universidade da Paraíba, sobre 200 tipos de cupins que vivem na caatinga.

O banco de dados da estação tem uma variedade ampla: são mais de 150 tipos de aves.
Fonte: Jornal do Cariri (com informações de Amaury Alencar)

Professores fazem manifesto em Barbalha

Por Yaçanã Neponucena

Os professores da rede pública de ensino de Barbalha aderiram a uma paralisação nacional em prol de melhores salários e pela educação de qualidade. Convocados pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a passeata aconteceu no último dia 16, percorrendo as principais ruas da cidade, tendo como ponto para o protesto a prefeitura municipal.

O objetivo da manifestação foi pela implantação do piso salarial da categoria. Desde outubro de 2009, o Sindicato da Educação vem se reunindo com a secretária de Educação do município para reestruturar o Plano de Cargos e Carreiras (PCC). O projeto foi encaminhado ao prefeito, José Leite, mas segundo Tereza Maria Sampaio, presidente do Sindicato dos Professores, não chegou ao legislativo. “Em uma assembléia com o sindicato dos professores ficou acertado que se o prefeito não enviasse o PCC até o dia 15, nós iríamos organizar essa paralisação. Esperamos que o prefeito se sensibilize e mande o projeto até a próxima segunda-feira”, disse Tereza.

Na câmara dos vereadores o movimento ganhou força e recebeu o apoio de dois vereadores, Francisco Gurgel e Sandoval Barreto. “Barbalha ainda está dependendo do PCC, que o prefeito ainda não enviou para nós vereadores. Não existe justificativa convincente para isso, porque esse projeto já estava sendo trabalhado há cinco meses”, afirmou Sandoval.

Com a implantação do plano, os professores esperam receber seus salários de acordo com a Lei federal 11.738, em vigor desde 2009. “Esperamos que em Barbalha esse plano seja realmente implantado. Seria interessante que o prefeito tivesse um dialogo aberto com os professores para justificar o porque de o projeto não ter chegado a Câmara”, reivindicou o professor Edivaldo Leite.

O prefeito do município, José Leite, justificou-se dizendo que cada coisa tem seu tempo. “Iremos fazer as coisas com responsabilidade. Ainda não enviamos o projeto porque estamos discutindo a progressão salarial. A prefeitura paga os salários dentro do próprio mês de trabalho e os valores já com as gratificações ficam acima de R$ 1.024 reais, correspondentes ao piso”, disse José leite.
Fonte: Jornal do Cariri

URCA em notícias

Inscrições do Vestibular da URCA
Desde o dia 29 de março até o dia 16 de abril, ocorrem as inscrições para o vestibular da Universidade Regional do Cariri (URCA). No último dia 22, teve início a solicitação de isenção parcial e total das inscrições, na sede da Comissão Executiva do Vestibular, na Rua Teófilo Siqueira, nº 684, Pimenta – Crato-CE. O prazo para solicitar a isenção terminou no dia 25 e o resultado será divulgado neste dia 31 de março, na CEV e pela internet. As inscrições para o vestibular poderão ser feitas na sede da CEV, pela Internet ou em postos autorizados.

Inscrições de Processo Seletivo para o Procampo poderão ser feitas até o 16 de abril
Estão abertas na Universidade Regional do Cariri (URCA), as inscrições para o Curso de Licenciatura em Educação No Campo – Procampo. O processo de Seleção Especial será formado, exclusivamente, por educadores que atuam na educação básica em escolas públicas do campo e outros profissionais com atividades de educação, como docentes, gestores, monitores, instrutores e coordenadores pedagógicos. Esses profissionais devem estar realizando suas atividades em escolas situadas nas áreas rurais ou projetos sociais vinculados à educação do campo, que preferencialmente não possuem curso de nível superior completo. As inscrições para o Processo de seleção são gratuitas e poderão ser feitas até o 16 de abril, pelo site http://cev.urca.br. Estão sendo oferecidas, por meio do Procampo, habilitações em Ciências da Natureza e Matemática e Linguagens e Códigos. O curso, com 30 vagas destinadas a cada um, funcionará no Campus do Pirajá, em Juazeiro do Norte. As aulas serão iniciadas no mês de julho deste ano.
Fonte: Assessoria de Comunicação da URCA