Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 30 de março de 2010

Professores fazem manifesto em Barbalha

Por Yaçanã Neponucena

Os professores da rede pública de ensino de Barbalha aderiram a uma paralisação nacional em prol de melhores salários e pela educação de qualidade. Convocados pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a passeata aconteceu no último dia 16, percorrendo as principais ruas da cidade, tendo como ponto para o protesto a prefeitura municipal.

O objetivo da manifestação foi pela implantação do piso salarial da categoria. Desde outubro de 2009, o Sindicato da Educação vem se reunindo com a secretária de Educação do município para reestruturar o Plano de Cargos e Carreiras (PCC). O projeto foi encaminhado ao prefeito, José Leite, mas segundo Tereza Maria Sampaio, presidente do Sindicato dos Professores, não chegou ao legislativo. “Em uma assembléia com o sindicato dos professores ficou acertado que se o prefeito não enviasse o PCC até o dia 15, nós iríamos organizar essa paralisação. Esperamos que o prefeito se sensibilize e mande o projeto até a próxima segunda-feira”, disse Tereza.

Na câmara dos vereadores o movimento ganhou força e recebeu o apoio de dois vereadores, Francisco Gurgel e Sandoval Barreto. “Barbalha ainda está dependendo do PCC, que o prefeito ainda não enviou para nós vereadores. Não existe justificativa convincente para isso, porque esse projeto já estava sendo trabalhado há cinco meses”, afirmou Sandoval.

Com a implantação do plano, os professores esperam receber seus salários de acordo com a Lei federal 11.738, em vigor desde 2009. “Esperamos que em Barbalha esse plano seja realmente implantado. Seria interessante que o prefeito tivesse um dialogo aberto com os professores para justificar o porque de o projeto não ter chegado a Câmara”, reivindicou o professor Edivaldo Leite.

O prefeito do município, José Leite, justificou-se dizendo que cada coisa tem seu tempo. “Iremos fazer as coisas com responsabilidade. Ainda não enviamos o projeto porque estamos discutindo a progressão salarial. A prefeitura paga os salários dentro do próprio mês de trabalho e os valores já com as gratificações ficam acima de R$ 1.024 reais, correspondentes ao piso”, disse José leite.
Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário: