Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Geopark Araripe recebe Selo Verde, durante 5º Congresso Internacional da Unesco, no Japão


Será entregue durante o 5º Congresso Internacional da Unesco sobre Geoparks - o Geoparks 2012, que acontece de 12 a 15 de maio na cidade Shimabara Nagazaki, no Japão, o Selo Verde para o Geopark Araripe. O evento reúne representantes de geoparks do mundo todo e acontece no Shimabara Fukko Arena e no Mt Unzen Disaster Memorial Hall. Uma comitiva do Estado do Ceará participa da solenidade, composta pelo coordenador do projeto, Patrício Melo, Vice-Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), e o secretário das Cidades, Camilo Santana.

O selo representa a aprovação dos projetos desenvolvidos pelo Geopak durante os primeiros quatro anos de criação, por meio da URCA. O projeto possui nove geossítios em seis cidades do Cariri e é o único nas Américas, sendo hoje importante impulsionador para que novos geoparks sejam criados no Brasil e países da América do Sul.

O secretário das Cidades destaca a importância da participação do Estado no evento, para integração de experiências. O selo representa a revalidação de todo o processo de elaboração e criação do projeto do Geopark Araripe, segundo Camilo, possibilitando o aval internacional da Rede Global de Geoparks, da Unesco.

De acordo com Camilo Santana, a participação no congresso também envolve palestras a respeito do Geopark por meio da coordenação e técnicos que estarão presentes nos debates. Ele afirma que será uma forma de fortalecer as parcerias, com apresentação do Geopark Araripe durante conferência.

O secretário destaca a realização de novos investimentos. Nesta nova fase serão aplicados cerca de R$ 7 milhões em projetos, numa parceria da Secretaria das Cidades com o Banco Mundial. Além da fase de sinalização dos geossítios nos municípios, serão adquiridos novos veículos. Outro grande volume de investimentos será realizado na área de infraestrutura nos geossítios da Colina do Horto; na área da Cachoeira de Missão Velha, onde será inserida uma proteção (guarda-copos); e em Santana do Cariri. Segundo Camilo, todos os geossítios serão beneficiados.

A sede administrativa do Geopark Araripe foi inaugurada em março, por meio de investimentos do Ministério do Turismo. O projeto inaugura a nova fase, com a revalidação do selo, após avaliação dos consultores da Rede Global, que estiveram na região para verificar os avanços no projeto, realizar observações em relação ao que precisa ser melhorado e aprovar o selo verde.

De acordo com o coordenador Patrício Melo, o Geopark se encontra com vários projetos em execução. Ele afirma que o projeto lançou as bases e agora aguarda vôos maiores. “Estamos preparados para ser o grande articulador e mediador do desenvolvimento sustentável nos municípios que integram o projeto, tendo como atuações o turismo de natureza, conservação do meio ambiente, além da educação ambiental como temáticas”, frisa. Ele acrescenta que esses projetos não excluem a atuação dos governos, que têm procurado articular as instâncias governamentais e sociais.

Estão previstos para esse ano a elaboração dos projetos executivos para estrutura mínima dos geossítios, por meio de um projeto de R$ 160 mil, inserindo o guarda-copos na cachoeira de Missão Velha e o projeto de engenharia. Também está previsto estacionamentos nas áreas dos nove geossítios. O Vice-Reitor prevê que até o final de 2013 os projetos deverão estar edificados.

Fonte: URCA

Estreia de Boa Noite Cinderela


Um campo florido guardado por cães pastores simboliza as dualidades humanas: de um lado o desejo, o sonho e a esperança. De outro, a realidade. (Pina Bausch)


Somos criados para acreditar no sonho, no príncipe encantado, no mundo perfeito, no final feliz.
Com o andar da carruagem vamos, paulatinamente, nos afastando da doçura e ingenuidade dos contos de fadas e sendo devorados pelas brutalidades cotidianas.
Percebemos que a vida é dura e para sobreviver é preciso também enrijecer-se.
Desprezos, falsidades, traições, crimes bárbaros.
Cada vez mais nos decepcionamos com o mau-caratismo de alguns seres humanos.
Por onde anda o amor, a amizade e a delicadeza na contemporaneidade?
Boa noite cinderela é a nova montagem da Alysson Amancio Companhia,
um espetáculo de dança contemporânea que almeja provocar essas questões sobre os espectadores.
A afetividade está findada a extinção?
Era uma vez...

Alysson Amancio

Ficha Técnica
Direção, dramaturgia e coreografia: Alysson Amancio
Interpretes-criadores: Adriano Modesto,  Alyne Souza, Faeina Jorge, Kelyenne Maia, Luciana Araujo, Lucivânia Lima, Michele santos, Rosilene Diniz
Pesquisa musical, cabelo e maquiagem: Alyne Sousa e Alysson Amancio
Ensaiadora: Luciana Araújo
Assessoria teatral: Duilio Cunha
Figurino: Ariane Morais
Iluminação: Luiz Renato
Assistente de iluminação e operação de luz: Raimundo Lopes
Fotografia: Diego Linard
Arte: Jota Júnior
Assessoria de Imprensa: Monica Batista
Produção: Jota Júnior Santos, Luciany Maria Mendes, Nilo Junior callou
  
SERVIÇO:  Boa Noite Cinderela, dias 17, 18, 19, 24, 25 e 26 de maio de 2012
sempre ás 20h no Teatro do SESC Patativa do Assaré - Juazeiro do Norte/Ce
  
Assessoria de Imprensa: Monica Batista