Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 25 de março de 2010

O Eterno Patriarca da Ordem Santa Cruz - Padre Cícero Romão Batista.


Por Luiz Domingos de Luna*

O Eterno Patriarca da Ordem Santa Cruz no Cariri, Cícero Romão Batista, fonte de luz, perdurará por muitos anos, séculos (...), A atuação contínua do Padre Cícero dentro de parâmetros exclusivos foi responsável pela gravitação da diocese do Crato criada pela Bula “CATHOLICAE ECCESIAE” de sua santidade o papa Bento XV, do dia 20 de Outubro de 1914. Em 07 de março de 1875 o primeiro bispo do Ceará D. Luiz Antonio dos Santos abre o seminário do Crato. No dia 1º de janeiro de 1916, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva toma posse na Diocese de Crato.
Com Relação a Cícero Romão Batista, ordenado sacerdote na Igreja da Prainha, em Fortaleza, por Dom Luiz Antonio do Santos 1º bispo do Ceará, celebrando sua primeira missa por escolha própria no dia 24 de dezembro de 1871 em juazeiro, sendo entronizado capelão da Capela de N. Senhora das Dores, em Juazeiro no dia 26 de setembro de 1872. Por indicação do primeiro bispo do Ceará D. Luiz Antonio dos Santos, Vez que, somente no dia 13 de maio de 1881 D. Luiz Antonio do Santos deixou o Ceará, onde foi preconizado arcebispo da Bahia.
Pelo que consta até esta data as relações com a Santa Igreja de Roma e o Padre Cícero Romão Batista foram transcorridas de forma natural e espontânea, inclusive no dia 28 de agosto de 1884, D. Joaquim Vieira, 2º bispo de Fortaleza, benze a nova igreja de N. Senhora das Dores e sagra a pedra do Altar-mor, em 22 de abril 1886 é feita a instalação do sacrário permanente da igreja Nossa Senhora das Dores.“Considerando que a abolição da escravidão no Ceará foi antecipada em 04 anos a nacional, Considerando que não existia uma política estadual de inclusão dos “libertos” entra neste filão em defesa dos excluídos” escravos libertos” como o falecimento do primeiro patrono da Ordem Santa Cruz no Ceará, Padre José Antonio Maria Ibiapina, assume o patronato o Pe Cícero Romão Batista que, como segundo Patrono da Ordem Santa Cruz assume toda sorte da problemática social de exclusão do estado de uma política de integração do homem do campo e os Libertos a vagar em Canudos sob as diretriz do irmão da Ordem Santa Cruz- penitentes - Antonio Vicente Mendes Maciel, (Antonio Conselheiro) que a pisada do Estado federal, os excluídos, encontraram guarida em Juazeiro do Norte na pessoa do Patrono da Ordem Santa Cruz – Padre Cícero Romão Batista.
A Omissão do Estado à época causou inúmeros problemas para a igreja Secular, principalmente para a diocese do Crato no cariri Cearense, como para a Ordem Santa Cruz – Penitentes - Santa Igreja de Roma.
O Filho ilustre do Crato Cícero Romão Batista assumiu toda dor do nordestino desgarrado, inclusive dando guarida a todos os irmãos da ordem e afins.Uma diocese recém criada no Crato que precisava de toda uma estrutura de hierarquia para o seu desenvolvimento e integração da região no "caldeirão" de uma sopa cultural social e religiosa com a cobrança de um estado que nada oferecia, mas tudo cobrava não uma cobrança normal, mas uma cobrança opressora e repressiva.
O Que fez a Santa Igreja de Roma diante da opressão do estado brasileiro para com os desvalidos do nordeste no Brasil ?
Diante da inoperância do estado a igreja começou a punir os seus, não por vontade ou ódio, mas por força de um estado opressor, ameaçador e selvagem. O Objetivo deste artigo não é de ser o dono da história ou da verdade, a pretensão única é analisar os fatos históricos, religiosos e sociais com fundamentação teórica para novas problematizações e questionamentos.
.
Bibliografia O Padre Cícero por ele mesmo, Terezinha Stella Guimarães e Anne Dumoulim, Editor Vozes, 1983, Petrópolis, Rj Brasil. Álbum Histórico do Seminário Episcopal do Crato, Em comemoração ao cinqüentenário de sua fundação 1875 – 1925 Rio de Janeiro TVP Rvp dos Tribunes-Rua d Carmo, 55.Histórico da Diocese do Crato - Jubileu de Diamante da diocese Sob o governo de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, Mons. Raimundo Augusto, 1988 Crato Ceará. Instruções Espirituais do Padre Ibiapina, José Comblin Edições Paulinas, 1984.


*É Mestre de Ordem, Ordem Santa Cruz – Penitentes – Santa Igreja de Roma, forania de Aurora aos 24 dias do mês de março, 2010.

Região Metropolitana do Cariri, ou Uma cidade a Engolir as Outras ?


Um Duro Golpe ao Comércio e Desenvolvimento das pequenas cidades do Cariri

À respeito das considerações sobre a implantação da Rádio Universitária que está sendo divulgada como sendo "Do Cariri", trago este questionamento que considero importante. Gostaria de ressaltar que  eu fui um dos grandes defensores da instalação da RMC há alguns meses. Porém o que estamos presenciando na prática, o que está se configurando, me assusta.

É bom que se faça aqui algumas ressalvas importantes: A bem da verdade, todo projeto novo que se tem falado que vem para o CARIRI, está vindo para a cidade de Juazeiro do Norte. Quando se diz que o projeto vem para o Crato, é do Crato, ou quando é para Barbalha, é Barbalha. Mas quando se fala que o projeto vem "para o Cariri", você pode crer que em 99,9 por cento das vezes, ele será instalado em Juazeiro e em nenhum outro local do Cariri, como noticiado aí na manchete de que "A Rádio Universitária FM da UFC vem para o Cariri" ( leia-se: Para o Juazeiro ). A TV Verdes Mares do Cariri ( leia-se Juazeiro ). O Atacadão vem para o Cariri ( leia-se Juazeiro ). Tudo que vier para o CARIRI agora, amigos, leia-se JUAZEIRO ao invés. A TV Verdes Mares é um exemplo disso: Embora se proponha a ser um canal de TV "do Cariri", como muitas outras empresas, ela ficou a 100 metros do município de Crato, mas a propriedade e os Louro$$$ são pertencentes ao  Município de Juazeiro, bem como há uma nítida puxada da brasa para a sardinha na programação, para a cidade de Juazeiro do Norte. As outras cidades entram como meras coadjuvantes.

Não basta apenas ser próximo!! Assim seria muito bom, um Mendigo armar uma barraca em frente à Casa Branca do Presidente dos Estados Unidos e achar que com isso está se beneficiando de alguma forma! O Atacadão, as inúmeras lojas, a TV Verdes Mares e inúmeros projetos recentes tem sido instalados "PERTO" do Crato, mas toda a arrecadação está indo para o município de Juazeiro. Isto está sendo até pior para o Crato, por sinal, pois só tá faltando instalarem aqui no Centro do Crato uma Sucursal de Juazeiro, para levar o dinheiro dos cratenses!

Concordo com o amigo Juazeirense Beto Fernandes quando diz que os benefícios devem ser igualitários para todas as cidades do cariri, mas embora eu defenda uma Região Metropolitana do Cariri, na prática não é isso que estamos vendo. O que estamos vendo são investimentos indo somente para a cidade central e as outras virando meras cidades satélite, levadas a reboque, perdendo dividendos, comprando na cidade pólo e enriquecendo ainda mais o comércio dela, esvaziando o comércio local das outras cidades e sugando seus recursos.

Quando imaginei a Região Metropolitana do Cariri, imaginei desenvolvimento igualitário para todas as cidades do cariri, não isto, que começa a se configurar como o mais duro golpe contra todas as outras cidades Caririenses.

É preciso pensarmos na Região Metropolitana do Cariri com benefícios iguais para todas as cidades.

Dihelson Mendonça