Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Twitteira que estimulou o "afogamento" de nordestinos foi denunciada à justiça - José do Vale Pinheiro Feitosa

A OAB de Pernambuco solicitou ao Ministério Público a abertura de processo criminal contra a estudante de direito Mayara Petruso, que abriu campanha no Twitter contra nordestinos em razão da derrota do candidato do PSDB. Ela é a primeira nota entre aquelas que postei ontem aqui. Ao mesmo tempo uma procuradora paulista também pediu a a mesma abertura de processo.

Como o caso se tornou público, a meninada rica paulistana deu uma de barata voa apagando seus perfis preconceituosos na internet.

O Blog do Rovai e a Revista Fórum publicaram um post em que identifica muito bem o perfil social e o comportamento ideológico da estudante. Espanta o quanto isso é profundo nela e o quanto isso foi politizado pela atual sucessão:

"Fui ao orkut de Mayara para checar minhas desconfianças. E confirmei tudo que imaginava. Ela deve morar na região Oeste de São Paulo, onde vive este blogueiro há muito tempo e onde este preconceito é ainda mais latente do que em outras bandas da cidade. Digo isto porque uma de suas comunidades é a do “Parque Villa Lobos”. Se morasse na Mooca provavelmente nem se lembraria de tal parque. Se vivesse nos Jardins, citaria o do Ibirapuera.

Mas há outras comunidades que revelam mais profundamente a alma da “artista” que escreveu o post mais famoso do pós-campanha. Um post que levou o debate sobre a questão do preconceito ao Nordeste ao TT mundial no tuiter.

A elas: “Perfume Hugo Boss, Eu acho sexy homens de terno, Rede Globo, CQC, MTV, Magoar te dá Tesão? e FMU Oficial”.

Não vou comentar suas comunidades “Eu acho sexy homens de terno” e nem “Magoar te dá tesão?” por considerar tais opções muito particulares. Mas em relação ao fato da moça estudar na FMU, a Faculdade Metropolitanas Unidas, queria fazer algumas considerações. Nada contra a instituição ou aos que nela estudam, mas pela situação social da garota, ela deve ter estudado em escola particular a vida inteira e se fosse um pouco mais esforçada teria entrado numa faculdade onde a relação candidato/vaga é um pouco mais dura.

Ou seja, como boa parte dessa classe média alta paulistana, Mayara é arrogante, mas não se garante. Muita garota da periferia, sem as mesmas condições econômicas que ela deve ter conseguido vôos mais altos, deve já ter obtido mais conquistas do que a de poder consumir o que bem entende por conta da boa situação financeira da família.

Ontem, Mayara pediu desculpas pelo “erro”. Disse que afinal de contas “errar é humano” e que “era algo pra atingir outro foco” e que “não tem problema com essas pessoas”. Não desceu do salto alto nem pra se penitenciar. Preferiu fazer de conta que era uma coisa menor, ao invés de pedir perdão, afirmar que era um erro injustificável e que entendia toda a revolta que seu post produzira.

MINHAS SINCERAS DESCULPAS AO POST COLOCADO NO AR, O QUE ERA ALGO PRA ATINGIR OUTRO FOCO, ACABOU SAINDO FORA DE CONTROLE. NÃO TENHO PROBLEMAS COM ESSAS PESSOAS, PELO CONTRARIO, ERRAR É HUMANO, DESCULPA MAIS UMA VEZ.”

Ela foi criada para isso. Para dispensar esse tipo de tratamento a nordestinos e pobres e por isso a dificuldade de ser mais humilde. É difícil para esse grupo social entender que preconceito é crime por ensejar um tipo de xenofobia que coloca quem o pratica no mesmo patamar de um tipo como Hitler. Ela odeia nordestinos. Ele odiava judeus. A diferença é que ela não pode afogar de fato aqueles que vivem na parte de cima do mapa. Já o alemão pôde fazer o que bem entendia com aqueles que julgava ser um estorvo na sociedade que governava."

NOTA DO ADMINISTRADOR DO CARIRI AGORA

No exercício do espinhoso mister de administrador deste blogue e, especialmente, em respeito a todos os seus colaboradores e leitores, decidi excluir a postagem de autoria de colaborador Dihelson Mendonça, intitulada “Resposta às mentiras do Zé do Vale no Blog Cariricaturas”, por considerá-la fora do contexto do imbróglio que a motivou, visto a polêmica ter se originado e se desenvolvido em outro espaço, além do seu teor ser por demais ofensivo, promovendo a execração de pessoas que igualmente são colaboradoras deste blogue.

Atenciosamente,

Carlos Rafael Dias
Administrador do Cariri Agora

O Lobisomem da Batateira - José do Vale Pinheiro Feitosa

Não é um bom título? O homem que se transforma em lobo num lugar com nome de plantação? Mas acontece. De dia é homem e de noite lobo, a estraçalhar a integridade dos crentes que ousem transitar à noite. Uma fera tenebrosa que leva as pessoas a se esconderem na escuridão da noite em seus quartos sem lamparinas acesas. Atrás de portas fornidas e janelas com tramelas redobradas.

Na luz do sol luta pela sobrevivência como qualquer ser neste mundo de obrigações. Na luz da lua cheia uiva amedrontando aqueles que paz deveriam ter em seus lares após a longa jornada dos afazeres. Igual ao homem que de dia é homem desgastado de trabalho e à noite não descansa em sua volúpia por carnes e medos.

O lobisomem da batateira, se diga em perfeito juízo, não é bem um lobo. Isso é coisa lá do hemisfério norte. Na verdade é um guaxinim de brejo, do canavial, a cruzar veloz as touceiras de cana, passando como um raio por baixo das copas das mangueiras. Enfim, o lobisomem da batateira, é um guaxinomem.
E para azar do guaxinomem ele vive num país tropical, abençoado por deus, o resto já sabem e ali onde tem calazar e o coitado sofre muito com o problema. Ficou com o pelo arrepiado, as pernas bambas, triste como uma cachimbeira em final de vida. O coitado deu para cair dos quartos, marcar um rumo e sair no outro que não queria.

Isso também se expressa no corpo físico do homem que apresenta até hoje, apesar das doses cavalares de glucantime, grandes seqüelas. Mas o problema do guaxinomem não era só o calazar, o seu principal era o ódio de um coronel vingativo, ruim como fel, lá da Caixa Prego.

O coronel achava que o guaxinomem tinha desonrado sua filha. Ele errava de avaliação, o próprio numa confusão de carinho preciso e impreciso provocara a ruptura que anteciparia o himeneu da menina. São histórias tristes, mas acontecem, como dizem é da cultura.

Coronel não tem culpa. Ela é dos outros, dos agregados, destes sujeitos fedorentos, escória da humanidade. Coronel sem culpa, culpa os outros. E partiu para uma feroz caçada ao guaxinomem. Era mais fácil, já era desgraçado por força do mito. Assim como atacar alguém por bruxa na idade média.

Ninguém sabe se ele consegue. Por enquanto anda pelas estradas com uma cruz, de olhos esbugalhados, rosto desfeito, cabelos desalinhados, gestos ameaçadores a arrebanhar forças para o combate santo ao demônio que explica os próprios demônios do coronel.

Coitado do guaxinomem: ainda do mais necessitando mais doses de glucantime.

E quando terminava esta narrativa alguém me disse: guaxinomem é coisa do mundo, mas coronel é da história, um fica e o outro se desmancha no ar.

Intuição do Direito - Emerson Monteiro

No próximo dia 11 de novembro, às 20h, no Auditório da RFFSA, em Crato, dar-se-á o lançamento do livro Intuição do Direito, de autoria de Jorge Emicles Pinheiro Paes Barreto, advogado que milita com êxito na região do Cariri.
Trabalho elaborado com dedicação, traz conteúdo voltado à filosofia do direito sob o prisma da origem das suas primeiras instituições, com ênfase para o espírito da conformação das pessoas ao mundo social em que vivem e ampliam as normas e suas aplicações.
Sabe-se que o direito advém dos costumes, da jurisprudência, da lei, dos atos jurídicos, dentre outras fontes primárias, porém antes de tais fatores existe a pessoa humana e suas manifestações internas, fonte originária da consciência subjetiva dos acontecimentos e negócios. Com o propósito de avaliar esta área das causas antecedentes do direito, Jorge Emicles produziu uma obra digna dos melhores tratadistas, posto a público neste universo regional palco do lançamento deste seu primeiro trabalho editorial, publicado pela BSG Bureau de Serviços Gráficos.
Capítulo a capítulo, acercando-se das representações essenciais e inseparáveis do pensamento jurídico, em cada momento da epopéia investigativa do direito, o autor firma bases estruturadas de encaminhamento das suas ideias, em sólidas passadas investigativas. Revela consistência nos traços que soma ao quadro do pensamento contemporâneo, em linguagem fluente e dinâmica. Seguro na faina a que se propõe, considera as instituições, os valores, a norma, conceitos, métodos de produção, interpretações, sempre de olhos postos no desenvolvimento da doutrina que abraça e converte numa atitude digna dos mais experientes escritores, sem ficar a dever no gesto inovador.
Seu dizer por si só cativa, sobretudo comparado ao dos compêndios vistos nas ocasiões áridas de escritórios e gabinetes, no ritual fechado da linguagem técnica. Bom estilista, cuidadoso e econômico no uso da terminologia desses redutos fechados, se joga de corpo inteiro na seara dadivosa que lhe afeiçoou e onde instala seus novos predicados.
Numa feliz demonstração do quanto a comunidade acadêmica regional possui de valores e potencialidades, este o livro é ponto inicial para deflagrar o surgimento de novos autores e atualizar estudos profundos do direito, pródigo em avanços e aberto às revelações do saber universal, com amplas possibilidades para aproveitamento da matéria-prima de que dispõe.

Finados em Crato:A Expomorte é um Muro de Lamentações e Curiosidades-Por Wilson Bernardo.


do Blog do Crato - O Crato na Internet ! de wilson bernardo
Como sempre o Crato é sempre peculiar em tudo que faz,dai a expressão máxima cratense,que não existe em nenhum outro lugar do mundo,"Só no Crato mesmo".Pois bem o Crato já a muitos anos tem o seu muro das lamentações, alias dois muros,um no cemitério e outro bem mais antigo na praça Cristo Rei, não se sabe ao certo em que ano se criou essa pratica de homenagear o falecido em seu sétimo dia de morte com as chamadas lembrancinhas,lembranças essa que é confeccionada e distribuída entre parentes e amigos.Hoje pelo que se sabe,é objeto de disputas em missas para colecionadores dessa tradição.Uns lamentam e outros tem como referenciais de reconhecer o falecido,eu mesmo vim saber da morte de um grande amigo,depois de dois anos quando numa dessas exposições,me choquei com sua lembrança pós morte.Enfim coisas que só peculiar a criatividade de nós cratenses.
UM POEMA PARA MORTE EM VIDA.
A vida faz vista grossa para os afins
Finados
A morte conforme os fatos
Pouco se importa com a vida.
Estamos sempre próximos do fim
o amanhecer é completamente sem vida.
Despertar do profundo começo
pressentir os olhares da relva
Aos olhos que despertam o nascimento
agradecemos a morte
com um bom dia de entardecimentos.
Cemitérios sobrevive de datas
nasceu *
morreu+

Wilson Bernardo(Poema,Texto & Fotografia)



Espanhóis promovem beijaço gay para receber o papa

Manifestantes se concentrarão em frente à Catedral de Barcelona durante visita de Bento 16

Peregrinos caminham próximo ao cartaz do papa Bento 16 em Santiago de Compostela. Internautas espanhóis estão convocando homossexuais do país para um beijaço gay para receber o papa Bento 16, que visita a cidade de Barcelona neste próximo domingo (9). O protesto está sendo convocado pelas redes sociais, para mostrar a insatisfação dos homossexuais com as declarações do papa, que pressiona governos de países católicos contra adoção de políticas gays, como a união civil entre pessoas de mesmo sexo. No site de relacionamento Facebook, 1.500 pessoas já confirmaram presença na manifestação. A comunidade diz: “Sem placas, sem bandeiras, sem gritos e sem slogans. Apenas beijar é permitido”. Uma das organizadoras, Marylene Carole, disse diz que “é estranho que um ato tão nobre como beijar assim pareça revolucionário no século 21”.

Entre os espanhóis de 20 a 24 anos, apenas 7% vão à igreja, embora 51% se definam como católicos não-praticantes. A Espanha é um dos principais alvos das críticas do papa. O atual governo socialista do primeiro-ministro José Luiz Zapatero conseguiu aprovar a legalização do aborto e o casamento gay.

Miguel Riopa/AFPMiguel Riopa/AFP

Guerrilha começa sexta-feira com procissão




A segunda Guerrilha do Ato Dramático Caririense começa nesta sexta-feira, dia 05, na cidade do Crato. A abertura do evento começa a partir das 17 horas, com procissão saindo da Praça São Vicente.




GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE

TEATRO RACHEL DE QUEIROZ

DE 5 A 27 DE NOVEMBRO DE 2010

CRATO - CARIRI - CEARÁ

A MAIOR AGENDA DE ESPETÁCULOS DO NORDESTE BRASILEIRO!!!

LUTA E AFIRMAÇÃO

Criada em 2009 pela Sociedade Cariri das Artes / Cia. Cearense de Teatro Brincante e Sociedade de Cultura Artística do Crato, Pontos de Cultura do Brasil, consorciadas com grupos e companhias de teatro e dança atuantes na região, a Guerrilha do Ato Dramático Caririense é um dos mais importantes projetos de inclusão e afirmação cultural em artes cênicas do interior nordestino, consolidado que está como instrumento de valorização, incentivo e desenvolvimento das artes no Cariri cearense, fortalecendo-o, inclusive, como destino turístico-cultural.

Com esse espírito, realizamos, de 07 a 22 de novembro de 2009, a “1ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense”. Foram 16 espetáculos reunindo cerca de 3.000 espectadores de todas as idades, revelando a vitalidade das artes cênicas e o potencial de plateia caririenses.

A edição de 2010, que ocorrerá de 5 a 27 de novembro, terá a participação de 44 espetáculos de teatro e dança realizados por 26 companhias, todas do Cariri, sempre dois por noite, às 19h00min e 20h30min, nas modalidades palco à italiana e arena, além de dois shows musicais e performances circenses.

Estima-se que o evento mobilize um público de cerca de 5.000 pessoas, entre conterrâneos e visitantes, prestigiando e reconhecendo a dramaturgia e a encenação produzidas na região como fortes elementos identitários do povo caririense, cearense e nordestino.

DEFESA DA IDENTIDADE CULTURAL

A cultura brasileira tem se afirmado pela diversidade. O Nordeste, e nele o Cariri cearense, se destaca como emblema cultural resultante de intenso caldeamento de influências, notadamente a ibérica, a africana e a ameríndia, iniciado nos tempos de colonização das terras brasileiras pelos portugueses.

Entretanto, atualmente, forças midiáticas movidas pelo interesse econômico privado e alimentadas pela ideologia hegemonista do grande capital internacional ferem cruelmente o direito à livre existência da pluralidade de linguagens e tendências artísticas e culturais, na tentativa de estabelecer a estética do consumo capitalista como única via de comportamento intelectual e material.

Em meio a essa avalanche destruidora, a resistência de afirmação da identidade popular tem se dado pela bravura de grupos alternativos, reforçados por programas públicos de desenvolvimento cultural e parcerias com entidades de classe, sempre almejando oportunidades de crescimento profissional, geração de renda e difusão dos símbolos culturais que identificam o povo e sua história.

APOIO

Secretaria de Cultura do Município do Crato

Governo Municipal do Crato

Secretaria de Cultura do Estado do Ceará

Governo do Estado do Ceará

Ministério da Cultura – Programa + Cultura / Cultura Viva

Centro Cultural Banco do Nordeste - CCBNB Cariri / Banco do Nordeste

Governo Federal

Circo-Escola Alegria / Projeto Circo do Sopé

Centro de Ativação Cultural Poeta Cego Aderaldo

Coletivo Camaradas

SATED-CE

Imprensa

Blogues

GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE

Troféu Juscelino Leal Lobo Júnior

CENTENÁRIO DE RACHEL DE QUEIROZ

04.11.1910 – 17.11.2010

PROGRAMAÇÃO


05 (sexta):

17 h - PROCISSÃO DE ABERTURA com a participação do Circo-Escola Alegria, grupos, atores e brincantes seguindo da Praça 3 de Maio até a Praça da Sé, onde haverá o SHOW DO ALÉM, COM LUIZINHO BREGA STAR E AS MAGRECITAS
18 h - Abertura da exposição 25 ANOS DA CIA. TEATRAL LIVRE MENTE, Teatro Rachel de Queiroz, Crato-CE

06 (sábado):
19h00min - Palco: CONTOS DE BRUXAS (Infantil, 60min), Cia. Teatral Arriégua, Crato-CE
20h30min - Arena: ESPERANDO COMADRE DAIANA (12 anos, 60min), Cia. de Teatro Livre Mente, Juazeiro do Norte-CE

07 (domingo):
19h00min - Palco: DONA PATINHA VAI SER MISS (Infantil, 60min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE
20h30min - Arena: DENTRO DA NOITE ESCURA (12 anos, 60min), Cia. de Teatro Livre Mente, Juazeiro do Norte-CE

08 (segunda):
19h00min - Palco: PLUFT, O FANTASMINHA (Infantil, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: OS ANIMARTISTAS (Infantil, 50min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE

09 (terça):
19h00min - Palco: LAMPIÃOZINHO (Infantil, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: AVENTAL TODO SUJO DE OVO (12 anos, 70min), Grupo Ninho de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

10 (quarta):

19h00min - Palco: O MISTÉRIO DO BOI MANSINHO (Infantil, 80min), Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: A VINGANÇA DO FINADO JOAQUIM (Livre, 40min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE

11 (quinta):

19h00min - Palco: O MACACO SABIDO (Infantil, 50min), Cia. Kanoistraveizdinovo, Jati-CE
20h30min - Arena: A COMÉDIA DA MALDIÇÃO - 5 ANOS EM CARTAZ (Livre, 70min), Cia. Cearense de Teatro Brincante, Crato-CE

12 (sexta):

19h00min - Palco: O BARQUINHO (Infantil, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: BRASEIRO (12 anos, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE

13 (sábado):

19h00min - Palco: O REINO MALUCO DE BRANCA DE NEVE (Infantil, 50min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: CEARÁ, GENTE QUE RI (Livre, 55min), Cia. Arte e Cultura, Crato-CE

14 (domingo):
19h00min - Palco: POR CAUSA DE VOCÊ (Livre, 50min), A2 Cia. de Dança, Crato-CE
20h30min - Arena: DESMISTIFICANDO TABUS (14 anos, 50min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE

15 (segunda):
19h00min - Palco: UMA ÚLTIMA VEZ (14 anos, 60min), Cia. Arte e Cultura, Crato-CE
20h30min - Arena: ESPERANDO GODOT (12 anos, 15min), Cia. Os Dois de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

16 (terça):

19h00min - Palco: A BRUXINHA QUE ERA BOA (Infantil, 50min), Cia. Teatral Anjos da Alegria, Crato-CE
20h30min - Arena: BURRA, NÃO É NADA DISSO QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO (Livre, 60min), Allysson Amâncio Cia. de Dança, Juazeiro do Norte-CE

17 (quarta):

19h00min - Palco: HISTÓRIAS DO TEMPO DA MAMÃE (Livre, 60min), Grupo de Teatro Curumins do Sertão, Farias Brito-CE
20h30min - Arena: RETRATO (Livre, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE

18 (quinta):

19h00min - Palco: A COMÉDIA DA MALDIÇÃO (Livre, 60min), Grupo de Teatro Curumins do Sertão, Farias Brito-CE
20h30min - Arena: CABORÉ (Livre, 50min), Cia. Desabafo de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

19 (sexta):
19h00min - Palco: AS IRMÃS CASTANHOLAS (12 anos, 60min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: NÃO CULPA ELES, CULPA NÓS (12 anos, 50min), Cia. Kanoistraveizdinovo, Jati-CE

20 (sábado):
19h00min - Palco: PÁSSARO DE VOO CURTO (Livre, 60min), Cia. Entremeios de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: BODAS DE SANGUE (12 anos, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE

21 (domingo):
19h00min - Palco: AMARRAS (Livre, 40min), Dakini Cia. de Dança, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: NUDEZ SEM CASTIGO (14 anos, 50min), Grupo Centauro de Teatro, Crato-CE

22 (segunda):
19h00min - Palco: O VELÓRIO SHOW (12 anos, 60min), Cia. dos Sem, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: ITINERÁRIO ALÉM DO PONTO (Livre, 40min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE

23 (terça):
19h00min - Palco: UM AMOR DE PALHAÇO (Livre, 50min), Cia. Yoko de Teatro, Crato-CE
20h30min - Arena: CURTÍSSIMAS (12 anos, 60min), Alunos do NEET / SESC e Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE

24 (quarta):

19h00min - Palco: SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO (12 anos, 60min), Turma do Curso de Formação em Teatro - CCBNB 2010, Cariri-CE
20h30min - Arena: A COMÉDIA DA MALDIÇÃO - 5 ANOS EM CARTAZ (Livre, 70min), Cia. Cearense de Teatro Brincante, Crato-CE

25 (quinta):
19h00min - Palco: O HÓSPEDE (12 anos, 60min), Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, Juazeiro do Norte-CE
20h30min - Arena: TERREIRO DE HISTÓRIAS (Infantil, 50min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE

26 (sexta):
19h00min - Palco: ARMADILHAS (Livre, 40min), Cia. Armadilhas Cênicas, Crato-CE
20h30min - Arena: NAS GARRAS DO CAPA-BODE (Livre, 35min), Cia. Wancilu’s Gat Produções, Crato-CE

27 (sábado):
16h00min às 17h30min – Ônibus Juazeiro do Norte/Crato: BUZU-TEATRO (Livre, 25min), Comunidade Oitão de Teatro, Juazeiro do Norte-CE
19h00min - Palco: AFRODESCENDÊNCIA (Livre, 30min), Cia. de Dança Vid’Art / Projeto Nova Vida, Crato-CE

20h30min - Arena: Seminário “Teatro Brasileiro Caririense” / Entrega de Certificados e Outorga do Troféu Juscelino Leal Lobo Júnior
22h00min - LIFANCO - SHOW VALORES CULTURAIS

Crato-CE, outubro de 2010.

Cacá Araújo
Coordenador Geral
(88) 8801.0897 / (88) 9960.4466 / (88) 3523.7430 / (88) 3523.2168

Para poupar Dilma, Lula deve antecipar corte de gastos e medidas de ajuste fiscal

NE - Quebrando no Espinhaço do Pobre!

O presidente Lula deverá antecipar medidas econômicas duras e impopulares para evitar que a sucessora, Dilma Rousseff, tenha de adotá-las no início de seu governo, informa reportagem de Kennedy Alencar, publicada nesta terça-feira pela Folha.

Amanhã e quinta-feira, as pastas da Fazenda e do Planejamento deverão finalizar estudos de medidas de ajuste que acham necessárias para o novo governo. O diagnóstico será transmitido à equipe de transição de Dilma.

A Folha apurou que Lula já se dispôs, se Dilma quiser, a implementar medidas duras. A ideia é aproveitar a alta popularidade de Lula para tomar decisões que possam ser desagradáveis a setores do funcionalismo público e da sociedade como um todo.

Apesar de ter negado durante a campanha, Dilma e Lula já discutiram medidas de ajuste fiscal e até monetária. Será um ajuste menor que o feito por Lula em 2003, quando havia uma situação econômica mais crítica.

Folha.com

A volta dos que não foram - Palocci estará de Volta no novo Governo

Casa Civil muda e Palocci será reabilitado

Disposta a evitar novas crises no Palácio do Planalto, a presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), vai repaginar a Casa Civil e fortalecer a Secretaria-Geral da Presidência. A ideia é ajustar o chamado “núcleo duro” do governo para que a Casa Civil deixe de ser um latifúndio e a articulação política ganhe musculatura. Nesse novo desenho, a Secretaria de Relações Institucionais – hoje responsável pelas negociações com o Congresso – pode ser extinta e suas funções, abrigadas por outro ministério, como a Casa Civil ou a Secretaria-Geral. No modelo em estudo, porém, a Casa Civil perde atribuições executivas, a partir de 2011. Programas especiais serão coordenados pela própria Dilma, que pretende montar um time de assessores especiais no Planalto.

O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, um dos principais coordenadores da campanha, será reabilitado no novo governo do PT e terá papel de destaque. Comandante da economia no primeiro mandato do presidente Lula, ele caiu em março de 2006 após o escândalo envolvendo a quebra de sigilo do caseiro Francenildo dos Santos Costa, revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Palocci chegou ao comitê de Dilma como homem indicado por Lula, mas encerrou a maratona eleitoral na condição de mais próximo interlocutor da petista. Sem experiência na seara política, Dilma recorrerá a ele para as articulações de bastidor.

Dilma já disse a amigos, porém, que não quer saber de “homem forte” ou “primeiro-ministro”. O cargo a ser ocupado por Palocci segue indefinido. Ele tanto pode ir para a Casa Civil como para a Secretaria-Geral da Presidência, dependendo da configuração a ser adotada na “cozinha” do governo. Na prática, Palocci representa para Dilma o que o empresário e vice José Alencar foi para Lula, em 2002. O deputado virou uma espécie de salvo-conduto: aproximou a então candidata principalmente de banqueiros e empresários do setor exportador.

AE – Agencia Estado

A herança fascista da campanha - José do Vale Pinheiro Feitosa

No meio da tarde de ontem recebi uma informação que parecia mais um dado: a Dilma seria eleita mesmo se anulassem todos os votos do Norte e Nordeste. Ela saiu vitoriosa no Rio e Minas Gerais e as diferenças no Sul foram equilibradas, a não ser no Paraná. Em São Paulo ela perde, mas o PT cresce.

Hoje li uma postagem no blog de um jornalista paulista chocado com o nível de agressividade no twitter contra os nordestinos. Agora entendi o motivo daqueles cálculos. A campanha do Serra é responsável por isso: esta agressividade e o chamamento do derrotado ao twitter estimula este ódio. Não vou nem comentar cada indignidade, apenas passar uma lista do que já anda circulando nos blogs para que cada um sinta pelas próprias frases. Que cada um observe quantas vezes esta linha estreita e alguns dos vocábulos não surgiram durante a campanha nos blogs e nas mensagens que recebemos de amigos da região.

Leiam e reflitam bem como surge o ódio fascista. Como ele pode já se encontrar latente, mas como um partido, um estilo de oposição e uma campanha eleitoral podem ser o núcleo organizador de uma política. Sintam como as “gracinhas” que o PSDB e DEM fizeram com alguns programas sociais pegaram como uma verdade de ódio. Sintam na pele o que é ser nordestino. Preparem suas emoções:

Nordestino não é gente, faça um favor a SP, mate um nordestino afogado. – Mayara Petruso.

Brasileiros, agora fodam-se! Isso que da, dar direito de voto a nordestino. – Mayara Petruso.

Infelizmente quem decide eleição não é quem lê jornal, é quem limpa a bunda com ele. Quem perdeu foi o Brasil. – euquero45 – Juliana Lafer.

Tem gente que fala que todos os brasileiros são iguais... Não quero e não sou igual ao povo do Norte/Nordeste. - @merlinlipe.

Bem vou trabalha porque não ganho bolsa família dos Nordestinos. Nem faço 2 filhos para ter mais bolsa família. - @claytonAmerico.

Os #Nordestisto provam que a grande maior não são alfabetizados. Foi lá que a Dilma ganhou...parabéns ao povo com grande desenvolvimento=p. @JessySalvatore

Enfie seu oxente no cu, vagabundos que vivem de bolsa miséria, vc/s não trabalham 1/3 do que a gente em SP. @Ju_Balog

Não é preconceito! É fato! O nordeste hj é sustentado por bolsa miséria pq ser miserável é + fácil do que trabalhar. @Ju_Balog

Rindo muito da tag #Nordestisto. Já vi nordestino dizer que é educado e inteligente. AVÁ, @carolsalgueiro.

Trocaram voto por miolo de pão!! @tonel

Valeu nordeste. Mais quatro anos vivendo nas nossas costas (Y). @znetti.

Parabéns eleitor. O Norte/Nordeste elegeu uma presidente e o do Sul/Sudeste tem que trabalhar para sustentar esta cambada de vagabundos. @LcGasparetto.

Sul/Sudeste = desenvolvimento. Norte/Nordeste=comodismo. @tomazaapp

80% do amazonas vota na Dilma...Cambada de índios burrooo. @suhelen1

Me tornei racista por que de vocês prestos fedidos que só querem ter filhos e encher a barriga com o dinheiro de quem trabalham. Andrebitarello.

No Sul/Sudeste tem muito mais gente bonita do que no Norte/Nordeste ainda bem que moro em SP. @Deehsativa.

Vamos lá nordestino, se n tiverem orgulho sobra o quê? Comida não tem, cultura não tem, sobra orgulho. @palomabiavati.

Orgulho de que? De ser o povo que vive da bolsa do Lula? Que não trabalha para o país! Ignorância é mato para este povo. @joelhob.

O q adianta #terorgulhodesernordestino se nem civilização tem lá? Bando de burros, tem os piores ensino e ganham esmola do PT! @Victociccone

#orgulhodesernordestino = #orgulhodeserumverme. @calohenriques

Bando de nordestino FDP...são tão burros, que qlqrs idiota faz a cabeça dls..por isso q eu odeio nordestino. @Mikafrauzola.