Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A COMÉDIA EM FORTALEZA-CE

Presidente do Equador decreta estado de exceção no país

Medida, que dá amplos poderes às Forças Armadas, deve durar sete dias

Presidente do Equador, Rafael Correa, foi hospitalizado após protestos em Quito (José Jácome Rivera/EFE)

O presidente do Equador, Rafael Correa, decretou nesta quinta-feira estado de exceção em todo o território nacional após manifestações de militares e policiais em diversas cidades do país. O estado de exceção pode ser decretado pelo chefe de Estado em situações de emergência. A medida extrema inclui a suspensão temporária das garantias constitucionais, a possibilidade de decretar o toque de recolher e dá às Forças Armadas amplos poderes - como o de voz de prisão - para garantir a segurança nacional.

O estado de exceção, que vale por uma semana, foi anunciado pelo secretário jurídico da Presidência, Alexis Mera. Ele repetiu palavras do presidente Correa e disse que há uma tentativa de golpe de estado no país. O ministro de Segurança Interna, Miguel Carvajal afirmou à imprensa: "Uma vez que setores da polícia abandonaram irresponsavelmente seu trabalho... declaramos o estado de exceção”.

Protestos - Os policias e militares saíram às ruas de Quito, Guayaquil e Cuenca, nesta quinta-feira, para protestar contra uma proposta de legislação, feita por Correa, que reduziria seus ganhos, tirando bônus e incentivos. Eles queimaram pneus, ocuparam instalações militares e chegaram a fechar acessos às cidades.

Ameaça - Correa acusou os manifestantes de "conspiração e traição". Ele havia afirmado que os oposicionistas estão tentando dar um golpe de estado, que contaria inclusive com a participação do ex-presidente e ex-candidato presidencial Lucio Gutiérrez e setores das Forças Armadas. Após discursar para as tropas que protestavam, o presidente teve que usar uma máscara para deixar o quartel e foi hospitalizado devido ao contato com gás lacrimogêneo.

Ele disse, porém, que não cederia à pressão. "Não darei nenhum passo atrás. Se quiserem, tomem os quartéis, se quiserem deixar os cidadãos indefesos e se quiserem trair sua missão de policiais", afirmou. "Se quiserem matar o presidente, aqui estou, matem-no se tiverem vontade, matem-no se tiverem poder, matem-no se tiverem coragem, em vez de ficarem covardemente escondidos na multidão."

Crise - Horas antes, a ministra para a Política, Doris Solís, havia anunciado que Correa chegou a considerar a possibilidade de dissolver o Congresso e convocar eleições gerais antecipadas, depois que sua bancada legislativa rejeitou parcialmente um outro projeto de lei. A informação foi confirmada pouco depois pelo próprio presidente. Contudo, não se sabe se esse fato está diretamente ligado aos protestos.

Após uma reunião com o presidente, Doris destacou que ele analisava aplicar a "morte cruzada" - um mecanismo constitucional que determinaria a dissolução da Assembleia em alguns casos específicos: obstrução pelos congressistas do plano de desenvolvimento, grave crise política ou comoção interna.

Fonte: Veja, com agências Reuters e EFE

Eleitor só precisa de um documento oficial com foto, decide STF

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira, por 8 votos a 2, que o eleitor só precisa levar um documento oficial com foto na hora da votação. A maioria dos ministros acatou ação do PT contrária à obrigatoriedade de dois documentos.

A preocupação do partido era com um grande número de abstenção na hora da votação, levando-se em conta que muitas pessoas não encontrassem o título eleitoral no dia das eleições.

A relatora do caso, ministra Ellen Gracie, encontrou uma solução para não declarar a norma inconstitucional, mas permitir que o eleitor vote apenas com um documento com foto, como identidade, carteira de motorista ou passaporte, por exemplo.

Ela firmou que os dois documentos são obrigatórios, mas o eleitor só pode ser proibido de votar se não tiver consigo um documento com foto.

Para o presidente do STF, Cezar Peluso, a decisão é uma verdadeira "abolição do título eleitoral".

"O título não é lembrete de local de votação", afirmou o ministro. Ele também disse que a exigência dos documentos "aprimora a consciência cívica".

O julgamento sobre a necessidade de portar dois documentos na hora da votação foi interrompido na sessão de ontem por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, mas retomado nesta quinta-feira.

Em seu voto, Mendes votou contra a mudança, ou seja, pela obrigatoriedade de levar os dois documentos.

Foi seguido apenas por Peluso.

O Supremo julgou ação direita de inconstitucionalidade proposta pelo PT contra legislação que obriga a apresentação de dois documentos --o título de eleitor e outro com foto-- na hora de votar.

Já a ministra Ellen Gracie foi seguida pelos colegas Marco Aurélio Mello, José Antonio Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Carlos Ayres Britto e Celso de Mello.

A avaliação é que o documento com foto já é suficiente para comprovar a veracidade daquele que irá proferir seu voto, já que no local de votação e na própria urna já estão presentes as informações o eleitor.

Fonte: Folha.com

Só Marina Silva cresceu

Por Cristiana Lôbo


A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (30), último dia de campanha eleitoral do rádio e televisão, mostra que apenas a candidata do PV, Marina Silva, conquistou votos, subindo de 9% das intenções de votos em 23 de agosto, uma semana depois do início da propaganda na TV, para 14% , hoje. Dilma Rousseff que mantém a dianteira, perdeu dois pontos porcentuais no período, de 49% para 47%, tendo atingido no início de setembro 51% das intenções de votos; e José Serra que começou a propaganda com 29% caiu a 27% e chega hoje com 28% das intenções de votos. Pela pesquisa de hoje, Dilma recupera pontos e tem mais chances de vencer no primeiro turno. Se tiver segundo turno, terá sido o crescimento de Marina Silva responsável por isso.

No período de três dias, conforme o Datafolha, Dilma Rousseff recuperou pontos entre os eleitores que ganham entre dois e cinco salários e entre as mulheres, que havia perdido, conforme a pesquisa Datafolha divulgada na terça-feira. Essa movimentação confere maior importância ao debate entre os candidatos que será realizado hoje à noite, na TV Globo. A esta altura da campanha, a ação da militância e pequenos fatos políticos poderiam provocar migração de votos e, assim, levar a disputa para o segundo turno.

Fonte: G1

BAILA COMIGO - Festa temática

E enfim estamos fazendo a festa que mais gostaríamos de fazer. O projeto "BAILA COMIGO" está iniciando-se muito ao gosto de pessoas que sofrem por um espaço para o seu entretenimento. Para a realização da festa, a produtora Sertão Pop, em parceria com a OK Produções, Mônica Vitoriano Produções e o Crato Tênis Clube, uniram-se com um único propósito: o de proporcionar a alegria, o encontro, o saudosismo e o encantamento da boa festa, da boa música e de tudo o que envolve nesse momento de descontração e de revitalização da curtição. Aliás, curtição, um termo muito usado por quem já tem acima de 30 anos, e é o que não vai faltar na festa. Pretendemos inicialmente fazer um evento que tenha a nossa cara, com bandas locais e dentro do espaço mais tradicional do Cariri, o majestoso Crato Tênis Clube. O nosso desejo é continuar e intensificar essa parceria, e nas próximas edições, quem sabe, mesclar os nossos artistas com outras bandas do Brasil, que se identifiquem com a nossa proposta. Somos muito gratos aos nossos importantíssimos patrocinadores que sentem junto conosco a necessidade de acontecerem eventos de valorização da boa música, do bom convívio entre as pessoas e de proporcionar espaços e festas de alto nível na nossa região. A preservação da nossa história, música, moda, gírias, modo de conviver, dança, etc, será o grande diferencial da festa "BAILA COMIGO". Será através desse evento que, para as outras edições, pretendemos nos inspirar na constante busca de melhorar e de tornar a festa tão tradicional quanto são o já conhecido "CARNAVAL DA SAUDADE", o baile do "PRETO E BRANCO", em Juazeiro do Norte, e tantas outras festas que tínhamos por aqui. O "BAILA COMIGO" é um evento de fantasia, momento para extravasar as nossas alegrias e ao mesmo tempo de mostrar que temos sim como fazer acontecer eventos que não sejam como a mídia atual quer. Sabemos o que é bom, sabemos apreciar o belo e somos da paz, da alegria e gostamos de viver bem.

Assim, convidamos às pessoas que querem viver esses momentos, a chegar junto com todos da produção, do Crato Tênis Clube e principalmente valorizando os nossos patrocinadores que são realmente os verdadeiros mantenedores da nossa alegria. Venha, traga sua fantasia e energia. Venha com trajes de época (não obrigatório), assim certamente a festa será mais bonita.

Queremos agradecer, de coração às seguintes empresas (e aos seus proprietários, claro):
- CITROEN - do nosso companheiro Junior.
- G7 CONSTRUÇÕES - do prezado empresário Guedes.
- ACPP - do nosso amigo Josean
- CANUTO IMÓVEIS - de Juazeiro, agradecendo ao amigo Fagner Canuto
- CARTÓRIO DO 5º OFÍCIO, do incansável amigo Teófilo.
- CARIRI MOTOS - nossa querida companheira Alciony
- LABORATÓRIO PAULO CARTAXO do estimado André Barreto
- DROGARIA CARIRI E CARIRI MEDICAMENTOS - dos grandes empresários Freire e Socorrinha
- PROGRAMA MULTIMÍDIA do prestigiado Marcelo Fraga
- SORVETERIA BAKANAS do casal bacana Candice e Fábio
- CP PNEUS do parceiro Ramon
- LOJA PEGADAS do empresário Beto Coelho
- PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO, com o Prefeito Samuel Araripe sempre nos apoiando
- SESC CRATO - na pessoa fantástica que é a Carla Vanessa.
- CRATO TÊNIS CLUBE - obrigado ao companheiro Danja, sempre parceiro das nossas produtoras.

Contraf: greve de bancários fecha 3,8 mil agências no Brasil

A greve nacional dos bancários paralisou 3.864 agências no Brasil nesta quarta-feira, primeiro dia da paralisação, segundo dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

O número é maior que o verificado no ano passado, que foi de 3.585 agências no período. "Essa grande participação na greve mostra a indignação dos trabalhadores com os bancos. Apesar de apresentarem crescimento médio de 32% no lucro líquido do primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, os bancos só ofereceram o índice de inflação de 4,29%, ou seja, zero de aumento real", disse Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT, em nota.

Segundo Cordeiro, o número de agências fechadas deve aumentar nos próximos dias. "Como nos anos anteriores, a tendência é o índice de paralisação aumentar a partir do segundo dia, uma vez que os bancos até agora não acenaram com a retomada das negociações para apresentar uma proposta que contemple as reivindicações dos trabalhadores", afirma Carlos Cordeiro.

Os bancários reivindicam reajuste de 11%, valorização dos pisos salariais, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), medidas de proteção à saúde com foco no combate ao assédio moral e às metas abusivas, garantia de emprego, mais contratações, igualdade de oportunidades, entre outros pontos.

Fonte: Terra

Dilma para de cair, tem 4 pontos a mais que soma dos rivais e 2º turno é incerto

A candidata à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) conseguiu estancar a tendência de perda de intenções de voto dos últimos 20 dias e mantém seu favoritismo na atual disputa eleitoral.

Segundo pesquisa nacional do Datafolha, encomendada pela Folha e pela Rede Globo e realizada ontem e anteontem com 13.195 eleitores, Dilma oscilou positivamente um ponto em relação ao último levantamento e tem 52% dos votos válidos na projeção para o primeiro turno.

Seu principal adversário, José Serra (PSDB), oscilou um ponto para baixo e tem hoje 31% dos votos válidos. Marina Silva (PV) também variou negativamente um ponto, e está com 15%.

A soma dos adversários de Dilma é de 48% dos válidos. Ela precisa de 50% mais um voto para vencer domingo.

Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, é impossível afirmar com segurança que não haverá segundo turno.

Considerando essa margem, Dilma pode, em seus limites, vencer com cerca de 54% dos votos válidos ou ter de enfrentar outra rodada eleitoral em 31 de outubro.

No último levantamento do Datafolha, realizado na segunda-feira, Dilma havia perdido apoio ou oscilado negativamente em todos os estratos da população.

Essa queda parece ter estancado. Dilma chegou a se recuperar no Sul, entre os eleitores de 35 a 59 anos e entre os que ganham entre dois e cinco salários mínimos (R$ 1.020 e R$ 2.550) --faixa em que tinha perdido mais votos no levantamento anterior.

A petista também oscilou positivamente, dentro da margem de erro, em vários estratos da população, como entre eleitores com ensino fundamental e do Sudeste.

MOVIMENTOS
"Ao menos momentaneamente, Dilma parou sua tendência de perda de votos", afirma o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino.

Antes da divulgação da quebra de sigilo fiscal de tucanos e da demissão da ex-braço direito de Dilma na Casa Civil, a ex-ministra Erenice Guerra, a petista chegou a ter 57% dos votos válidos.

Duas semanas depois dos escândalos, Dilma caiu para 51%, perdendo nacionalmente cerca de 6 milhões de votos no período. Agora, a candidata oscila positivamente para 52%.

Na simulação de segundo turno, a petista oscilou positivamente um ponto. Passou de 52% para 53%. O tucano manteve seus 39%.

O percentual de indecisos é de 6%, e outros 3% votarão em branco ou nulo. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) teve 1% das intenções dos votos. Os demais candidatos, juntos, não atingiram 1%.

A margem de erro da pesquisa Datafolha, feita nos dias 28 e 29 deste mês, é de dois pontos para mais ou para menos. Foram ouvidos 13.195 eleitores em 480 municípios.

Fonte: Folha.com

Polêmica do aborto leva Dilma a igrejas

Empenhada em não perder votos do eleitorado cristão, candidata do PT à Presidência reúne padres e pastores, em Brasília

Vera Rosa / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

Preocupada com a perda de votos entre cristãos, atribuída por sua campanha à polêmica sobre o aborto, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, reuniu ontem padres e pastores, em Brasília, para negar já ter defendido a interrupção da gravidez.

A polêmica é alimentada por declarações dadas por Dilma em outras ocasiões, antes da reta final da campanha. Na tarde de ontem, porém, a petista disse que é contrária até mesmo a um plebiscito sobre o tema, como prega a candidata do PV, Marina Silva. "Plebiscito divide o País e vai todo mundo perder, seja qual for o resultado", insistiu a candidata.

Diante de 27 líderes de denominações cristãs - católicas e evangélicas -, Dilma desmentiu categoricamente que algum dia tenha afirmado que "nem Jesus Cristo" tiraria a vitória dela no primeiro turno, marcado para domingo. "Lamento que estejam usando o nome de Cristo para isso", repudiou. "É mais uma tentativa do submundo da política de mentir a meu respeito."

"Vilania". Mesmo sem citar o nome do adversário do PSDB, José Serra, Dilma fez referências indiretas a ele. A expressão "submundo da política" também foi usada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em comercial veiculado ontem na TV. Na mensagem, Lula pede aos eleitores que não se deixem levar por rumores contra Dilma.

Dilma afirmou que seu principal oponente tenta construir "um clima de ódio" no País. Não foi só: definiu a notícia de que defende o aborto como "uma vilania" de quem está perdendo a eleição. "Vamos apostar no clima de amor e na esperança para vencer o ódio e o medo", resumiu, dando o tom de seu último programa na TV, hoje à noite.

Há um mês, a candidata divulgou manifesto batizado de Carta ao Povo de Deus, no qual pedia "oração" e "voto" para ter a oportunidade de continuar o projeto de Lula. Pontuado por expressões de fé, o documento dizia que cabe ao Congresso Nacional a função básica de encontrar o "ponto de equilíbrio" nas posições que envolvem valores éticos, como aborto e uniões entre pessoas do mesmo sexo.

No encontro de ontem, Dilma foi além: garantiu que, se for eleita presidente, não enviará ao Congresso qualquer projeto de lei com o objetivo de ampliar a cobertura do Estado para casos de aborto. "Do jeito que está, está pacificado", comentou. "Eu, pessoalmente, sou contra o aborto e considero a questão como de saúde pública."

Em discurso sob medida para agradar aos cristãos, Dilma afirmou que é "a favor da vida" e pregou a liberdade de credo. Disse, ainda, que é católica. Em 2007, durante sabatina do jornal Folha de S. Paulo, ela disse ter ficado muito tempo "meio descrente". Questionada se acreditava em Deus, a então ministra da Casa Civil desviou do assunto. "Eu me equilibro nessa questão. Será que há? Será que não há?"

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) não enviou representantes para a reunião com Dilma, mas d. Luiz Demétrio Valentini mandou uma carta intitulada Nas mãos dos eleitores, na qual diz que esta campanha "não vai deixar saudades para ninguém". No texto, d. Valentini assinala que é preciso "depurar" versões da mídia sobre as candidaturas - para ele no mínimo "tendenciosas" - e "sacudir" o clima de "acusações e calúnias perversas". Mas não cita Dilma. Para o deputado e bispo Manoel Ferreira (PR-RJ), presidente da Assembleia de Deus do Ministério Madureira, católicos e evangélicos têm agora uma missão, a três dias das eleições : "desconstruir" a imagem de que Dilma é a favor do aborto. "Um pingo de fermento pode azedar uma massa inteira", comparou.

O que Dilma já disse

"Duvido que alguém se sinta confortável em fazer um aborto. Agora, isso não pode ser justificativa para que não haja a legalização.

O aborto é uma questão de saúde pública. Há uma quantidade enorme de mulheres brasileiras que morre porque tenta abortar em condições precárias. Se a gente tratar o assunto de forma séria e respeitosa, evitará toda sorte de preconceitos. Essa é uma questão grave que causa muitos mal-entendidos."
(À revista Marie Claire, edição 217, abril de 2009)

"O que nós defendemos é o cumprimento estrito da lei, que prevê casos em que o aborto deve ser feito e provido pelo Estado." (Em 22 de junho de 2010, em entrevista reproduzida pela Agência Estado)

"Não se deve tratar a questão como religiosa, mas de saúde pública. " (idem)

"Se houver conflito entre as legislações quem tem de fazer essa solução é a Justiça. A lei é clara e tem de ser cumprida."
(No debate Folha/UOL, em 18 de agosto de 2010)

"Lembro também minha expectativa de que cabe ao Congresso Nacional a função básica de encontrar o ponto de equilíbrio nas posições que envolvem valores éticos fundamentais, muitas vezes contraditórios, como aborto (...)."
(Na "Carta Aberta aos Povo de Deus", em 24 de agosto de 2010)

Rodovia Padre Cícero já está com 45% prontos

ELIZÂNGELA SANTOS
Diário do Nordeste

Quando estiver pronta, em 2011, a Rodovia Padre Cícero reduzirá em 90km a viagem de Fortaleza até a região do Cariri

Juazeiro do Norte. Cerca de 45% da Rodovia Padre Cícero já estão concluídos. O término da obra está previsto para o próximo ano. As obras que envolvem o trecho mais longo, de Solonópole a Orós, foram iniciadas recentemente. São mais de 60 quilômetros de estrada que ficarão prontos, segundo previsão do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), em dezembro de 2011. O trecho do Cariri, a BR-230, já está com mais de 50% da obra concluída e com pavimentação. São mais de 46 quilômetros de estrada, boa parte já pavimentada. A rodovia passou a ser chamada de Padre Cícero, porque irá reduzir o percurso entre a região do Cariri e a Capital do Estado em até 90 quilômetros.

Segundo o gerente de Células de Obras Rodoviárias do DER, Francisco Quirino Rodrigues, todas as obras que estão sendo realizadas se encontram dentro do prazo previsto de construção. No Cariri, segundo o gerente do DER, 10º Distrito, Luiz Salviano de Matos, o trecho que envolve um trabalho maior relacionado à infraestrutura, como a construção de pontes, já foi praticamente concluído. Esta etapa da rodovia tem 540 dias para ser executada. São mais de 360 dias de serviços e a previsão de ser entregue é apenas em 15 de março.

A BR-230 liga os municípios do Cariri de Lavras da Mangabeira passando por Caririaçu, uma obra há muitos anos reivindicada pela população local, principalmente para escoar a produção agrícola de alguns municípios da região. Neste trecho estão sendo investidos R$ 38 milhões. A parte asfaltada até o momento, conforme o engenheiro fiscal do DER, Francisco Adailton Leite, tem cerca de 18 quilômetros e vai do entroncamento da BR até Quitaiús. Mas existem outras infraestruturas adiantadas, com serviços de terraplenagem.

O engenheiro afirma que esses primeiros trechos da BR-230 se situavam numa área de barreiras e foram construídas seis pontes na área. A construção dessa rodovia conta com mão-de-obra de 340 homens, segundo o engenheiro. Outro trecho que irá fazer parte da rodovia, que terá em torno de 440 quilômetros, fica entre Cedro e Lavras da Mangabeira, num percurso de 25 quilômetros. Essa área já foi restaurada.

O gerente do DER, Luiz Salviano, destaca a importância dessas áreas, principalmente no contexto do desenvolvimento dos municípios. Em Lavras da Mangabeira, por exemplo, havia uma reivindicação antiga para a melhoria das condições das estradas, principalmente em período de inverno. Alguns trechos ficavam praticamente interditados. "Acredito que um dos setores que será beneficiado é o da piscicultura. Será uma boa oportunidade de desenvolvimento", acrescenta ele. Depois de 20 anos de reivindicações, a rodovia foi iniciada pelo Município de Caririaçu, em outubro do ano passado. O trecho da obra que passa pelo Cariri também irá beneficiar, diretamente, as cidades de Aurora e Granjeiro.

Oportunidade
Para o prefeito de Caririaçu, Edmilson Leite, a obra em sua cidade é sinônimo de desenvolvimento para uma região que antes "vivia encostada". Ele afirma que será uma oportunidade de desenvolvimento do comércio e o surgimento de novos empregos, além de favorecer a construção de pousadas na cidade para receber os turistas.

O Município de Caririaçu tem uma das programações religiosas mais prestigiadas da região, a Festa de São Pedro, dentro do calendário dos festejos juninos do Cariri.

Outro ponto importante, de acordo com Edmilson Leite, será o escoamento da produtividade agrícola, melhorando o comércio de hortaliças e o mercado da pesca, já que na cidade produtores investem em criadouros, além do milho, leite, entre outros produtos. Ele classifica a estrada como a principal obra da região, depois do Hospital Regional do Cariri. Diferentes segmentos das cidades por onde a rodovia passará aguardam com expectativa a conclusão da via, que promete melhorar o transporte na região.

Vox Populi: Tasso, 46%, Eunício, 44%, e Pimentel, 43%

Pelo Governo, Cid Gomes (PSB) mantém 54% das intenções de voto e pode vencer no primeiro turno

Pesquisa Vox Populi divulgada na noite desta quarta-feira pelo portal iG mostra empate triplo na corrida pelo Senado no Ceará. De acordo com a sondagem, Tasso Jereissati (PSDB) tem 46% das intenções de voto, contra 44% de Eunício Oliveira (PMDB) e 43% de José Pimentel (PT). Há empate por causa das possíveis variações decorrentes da margem de erro, de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na comparação à pesquisa realizada em 10 de setembro, Tasso perdeu cinco pontos percentuais, enquanto os dois adversários cresceram seis pontos cada. Para o Senado, 29% dos eleitores disseram ainda estar indecisos.

Governo
Pelo Governo do Estado, segundo o Vox Populi, o governador e candidato à reeleição Cid Gomes (PSB) lidera e pode vencer ainda no primeiro turno, com 54% das intenções de voto, contra 19% de Lúcio Alcântara (PR) e 12% de Marcos Cals (PSDB).

Em relação a pesquisa anterior, a diferença de Cid para a soma de seus oponentes caiu quatro pontos - apesar de o candidato do PSB ter mantido o mesmo percentual de antes. A diferença caiu porque Lúcio e Cals oscilaram positivamente dentro da margem de erro. Entre os entrevistados, 11% alegam ainda estar indecisos sobre a escolha do novo governador e 4% afirmam que vão votar em branco ou nulo.

Fonte: O Povo