Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 8 de outubro de 2011

Rios, florestas e cidades: vida! - Por José de Arimatéa dos Santos

Foto: José de Arimatéa dos Santos
A natureza nos brinda e nos dá lições diariamente e sempre. O homem é que deve explorar os recursos dados por essa natureza tão bondosa, mas que parece já em estado de stress para a falta de cuidado e ganância de parte da humanidade.
A natureza é sábia. O homem tem a inteligência. Só que tem um problema não resolvido por parte dos homens. A exploração desses recursos sem o devido cuidado e a exaustão levam destruição de rios, florestas e cidades. É necessário o mais urgente que os recursos naturais sejam explorados de forma mais responsável. Essa preocupação é de ontem.
Poluem os rios despejando tudo que é esgoto, além de desmatar suas margens e não proteger as suas nascentes. Crime contra a humanidade fatos dessa maneira. Rio não é esgoto. Uma diversidade de animais e plantas dependem do rio para sobreviver e para o homem explorar economicamente.
Já as florestas todos os dias os noticiários anunciam a quantidade de áreas devastadas da amazônia e todas as matas desse Brasil imenso. A exploração econômica da floresta de forma racional e usando as técnicas de manejo corretas ajudam e muito na preservação da vida tão presente nas matas. Isso não significa só preservar rã, cobra ou onça. Preserva também a atividade econômica do homem que mora na floresta. Explorando de forma correta a mata produz dividendos para toda uma comunidade da cidade e do campo.
As cidades infelizmente não têm um planejamento e isso se reflete nas construções em topo de morro, muito próximas de rios ou em cima de antigos lixões. Depois de construídos prédios comerciais e residenciais aí vem o poder público tentar remediar com medidas paliativas que não resolvem os problemas.
É importante a cada momento fazer a nossa reflexão e ver o quanto ajudamos na preservação da vida. O cuidado com o nosso lixo em separá-lo para a coleta e se preocupar com o seu destino final. Tem também a economia de água e energia que demanda investimentos altos e impactos ambientais(mesmo pequenos) para se produzir essa energia. Toda essa miscelânea de temas expostos acima devem ser debatidos hoje e sempre. A qualidade de vida de todos está em jogo.

Continuam as Privatizações - CUT faz protesto contra privatização de aeroportos


CUT é contra a Privatização dos Aeroportos Brasileiros

São Paulo – A Central Única dos Trabalhadores (CUT) fez uma manifestação na tarde de hoje (7), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, contra a transferência parcial de parte dos aeroportos brasileiros à iniciativa privada. A privatização dos terminais de Guarulhos (SP), Viracopos (Campinas) e Brasília deve começar em dezembro. Em agosto deste ano, o Aeroporto de São Gonçalo do Amarente, na região metropolitana de Natal, foi privatizado. O governo também estuda transferir para o setor privado a exploração de outros aeroportos, como o Galeão, no Rio, e Confins, em Minas Gerais.

“Entendemos que isso vai encarecer as tarifas e piorar a qualidade dos serviços. Com certeza, poderíamos atrair o capital privado para expandir os aeroportos sem a necessidade de privatizar a Infraero [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária]”, disse o presidente da CUT, Artur Henrique. Mais de 100 pessoas participaram da manifestação. Entre elas, delegados da CUT de quase todo o país, que estavam reunidos em uma plenária em Guarulhos, funcionários da Infraero e de sindicatos de aeroportuários e aeroviários.

De acordo com os sindicalistas, o governo precisa manter o controle acionário da Infraero, mesmo que decida abrir o capital da empresa estatal. O governo quer que a iniciativa privada fique com 51% de participação dos aeroportos privatizados. As entidades sindicais consideram alto esse percentual.

“O ganhador da licitação terceiriza ou quarteiriza e diminui a qualidade do serviço. Estamos vendo o que está acontecendo em várias obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]”, disse o presidente da CUT. Os manifestantes percorreram todos os terminais do aeroporto gritando palavras de ordem contra a privatização. Por alguns instantes, as duas faixas de acesso ao desembarque do aeroporto foram fechadas.

“A privatização vai trazer a elitização dos aeroportos e o aumento das tarifas. O que incomoda a elite do país é que os aeroportos começaram a ser frequentados pelo povão. Um governo eleito pelos trabalhadores com discurso contra a privatização não pode privatizar um patrimônio do país como é a Infraero”, disse o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke.

Edição: João Carlos Rodrigues
Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil