Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 10 de maio de 2008

Indústria da multa: de novo???????????

Será que o prefeito Samuel Araripe sabe o que está ocorrendo?
São muitos os condutores de veículos que andam reclamando do retorno da indústria da multa. E justo este ano, quando teremos eleições municipais! Agora, na pouca movimentada Avenida Maildes de Siqueira, em Crato, instalaram placas proibindo fazer retorno, em dois lugares. Em alguns dias até postam um agente do trânsito que passa o tempo preenchendo dezenas de autos de infração. E as dezenas de contribuintes ao receberem a notificação ainda lêem “Pontuação 7: gravíssima”.
Onde anda o bom senso do Demutran? Bom lembrar que, no início do ano, o prefeito Samuel aprovou lei anistiando as centenas de multas, o que lhe grangeou simpatia por parte dos proprietários de veículos, que são muitos. Mas, agora, vem de novo o Demutran recomeçar as antipáticas medidas inóquas. Até parece que estão querendo prejudicar a boa imagem do prefeito...

Coluna CARIRI - Tarso Araújo - O POVO, 11-05-2008

SÓ NO CRATO
O jornalista José Jeser de Oliveira ao ser empossado no Instituto Cultural do Cariri - na cadeira José Colombo de Sousa - lamentou que os vereadores de Crato tivessem mudado o nome da rua que tinha o nome deste ilustre homem, considerado o "Pai da Eletrificação do Cariri". A nova denominação da antiga rua Colombo de Sousa homenageia, agora, uma vendedora de tapioca, que comercializava seus produtos em frente ao antigo mercado de Crato. Quando será que os vereadores cratenses vão acabar com esse feio costume de viver mudando os nomes das ruas?
NOVO GEOPARK
Minas Gerais resolveu seguir o exemplo do Ceará: vai criar um Geopark no quadrilátero ferrífero, que se estende por uma área aproximada de 7.000 km², na porção central daquele Estado. O futuro Geopark mineiro representa uma região geologicamente importante do período pré-cambriano brasileiro, devido a suas riquezas minerais, principalmente ouro, ferro e manganês. O professor da Urca, geólogo Alexandre Sales, (ex-diretor do Museu de Paleontologia em Santana do Cariri) foi convidado para orientar os passos iniciais de criação deste novo geopark. Conhecimento e talento, Alexandre tem de sobra para dar conta do recado.
PRATA DA CASA
E já por conta do seu trabalho no futuro Geopark do Quadrilátero Ferrífero, Alexandre Sales (que foi um dos implantadores do Geopark Araripe e é doutor em paleontologia) representará o Estado de Minas Gerais no 3º Encontro Mundial de Geoparks, a ser realizado em Osnabrück, na Alemanha, no próximo mês. É isso aí: quem tem valor sempre é reconhecido noutras instâncias.
MAIS UM
O jornalista Lira Neto - que reside em São Paulo ­- esteve em Juazeiro do Norte coletando subsídios para o livro que vai escrever sobre o padre Cícero. Lira Neto já biografou outras importantes personalidades brasileiras, a exemplo do presidente Castello Branco, escritor José de Alencar e a cantora Maysa, os quais alcançaram grande repercussão nos meios editoriais. Prevê-se que o livro sobre o Padre Cícero venha a superar os êxitos anteriores alcançados por Lira Neto.
REABILITAÇÃO
Dom Fernando Panico fez palestra para representantes das dioceses de Garanhuns e Pesqueira (ambas em Pernambuco) que vieram ao Cariri conhecer a ação pastoral da diocese de Crato. Quando perguntaram a dom Fernando com anda o processo de reabilitação do Padre Cícero, ele pacientemente respondeu: "Só Roma sabe. Deus não age em consonância com a ansiedade do homem. Tudo acontece no seu devido tempo".
SANTUÁRIO
Avança o projeto de transformação da igreja de São Vicente Férrer, em Crato, num Santuário de Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento. Buscam-se recursos objetivando adaptação de salas existentes vizinho ao templo para abrigar religiosas da fraternidade Toca de Assis, que vão ajudar na administração do futuro santuário.
CARIRIANAS
-A restauradora italiana Maria Grabriella Federico, que fixou residência em Crato, pretende criar uma espécie de Casa de Cultura em parceria com artistas da Cariri (...)
-O professor Océlio Teixeira de Sousa - possuidor de muitos amigos e figura das mais estimadas no Cariri - confirmando que participará do 11º Encontro Estadual de História a ser realizado em Quixadá, entre 30 de junho a 4 de julho próximo (...)
-O cura da Sé, padre Edmilson Neves, pretende editar um álbum histórico-fotográfico sobre a Catedral de Crato. O texto histórico ficará a cargo de Armando Lopes Rafael e as fotos/mapas serão do arquiteto Waldemar Farias.(...)
CURTAS
TÊNIS MADE IN CARIRI
Deverá iniciar suas operações no próximo mês, a fábrica de tênis All Star filial de Juazeiro do Norte. Serão cinco mil pares mensais. A nova indústria ofertará 210 empregos diretos. A sede da All Star fica em São Paulo.
CORAÇÃO NOVO
O coração andou fazendo susto a duas personalidades da sociedade cratense. O professor da Urca, Jurandy Temóteo, e o chanceler da diocese de Crato, Policarpo Rodrigues Filho, estão se restabelecendo do pós-operatório para implantação de pontes de safena.
MARIA DE JUAZEIRO
Maria do Carmo Pagan Forti regressou ao Brasil no último dia 6. Depois de morar em Braga, Portugal, por quase três anos, cursando um doutorado, ela veio escrever em São Paulo a sua tese. Depois voltará fixar residência em Juazeiro do Norte, onde atua como estudiosa da religiosidade popular, com destaque para a Beata Maria de Araújo, que foi figura central de um livro escrito por Maria do Carmo.

Cozinhe no Dia das Mães




Preparar um almoço – ou jantar – gostoso no Dia das Mães e convidar sua mãe para degustar suas “especialidades” é uma idéia original e ela vai adorar para comemorar seu dia de forma mais especial. Se você não tem muita intimidade com a cozinha, mas gostou da idéia, a Josapar – líder em arroz com a marca Tio João – oferece duas linhas de produtos semiprontos, Cozinha & Sabor e Cozinha Fácil para que você acerte no tempero e consistência. Para incrementar ainda mais, a empresa oferece duas receitas fáceis e deliciosas: Arroz Cremoso de Funghi com Camarão e Limão Siciliano e, para sobremesa, Mousse de Goiaba Sem Lactose, tornando o Dia das Mães de 2008 simplesmente inesquecível.

Solução para quem pretende preparar um prato delicioso sem muito esforço e surpreender toda a família, a linha semipronta Cozinha & Sabor Tio João disponibiliza produtos elaborados com ingredientes nobres, nutritivos e saborosos, em cinco sabores - Risoto à Valligiana, Risoto Milanês, Risoto à Parmigiana, Arroz com Galinha e Arroz de Carreteiro -, que podem ser preparados no fogão ou no microondas e ficam prontos em apenas 15 minutos. E, o que é melhor, dispensa acompanhamentos, ou seja, você prepara uma refeição completa, elaborada de maneira fácil, prática e deixa a mãe satisfeita em todos os sentidos.

Para os filhos que se aventuram no fogão, a linha Cozinha Fácil Tio João oferece cinco excelentes acompanhamentos que dão um toque especial em carnes vermelhas, aves, peixes e frutos do mar: Arroz à Grega, Arroz com Funghi, Arroz com Brócolis, Arroz com Ervas Finas e o Arroz com Curry.

SupraSoy – além de gostoso é muito nutritivo.

Para as mães, não importa a idade do filho, o importante é que a alimentação seja saudável e nutritiva. A Josapar está investindo em produtos de soja e lança a inovadora linha SoyPlus que une as proteínas da soja com as do leite, resultando numa bebida saborosa e nutritiva. São três sabores de dar água na boca: Morango, Chocolate e Creme com Biscoitos.

Neste segmento, a empresa já tem um sucesso no público intolerante à lactose, a linha SupraSoy, que apresenta aumentando de consumo inclusive por parte daqueles que não tem restrição ao leite de vaca justamente por oferecer sabor diferenciado. Elaborada com proteína isolada de soja (portanto, sem lactose nem colesterol), com alto teor de isoflavonas, excelente equilíbrio de ômega 3 e 6, livre de gordura trans e conservantes, e enriquecida com vitaminas (A, B2, B5, B6, B12, D e E) e minerais (cálcio, zinco, sódio, ferro, fósforo, iodo, magnésio e potássio), entre outros nutrientes essenciais para a saúde, a linha SupraSoy está disponível nos sabores Sem Lactose: Light, Banana, Fibras, Iogurte, Light com Fibras, Chocolate e Light Chocolate. Além de ser delicioso quando consumido como bebida – puro ou batido com frutas –, o SupraSoy dá um toque especial nas mais diversas receitas. Experimente o Mousse de Goiaba Sem Lactose.




ARROZ CREMOSO DE FUNGHI COM LIMÃO SICILIANO
Ingredientes
Camarão:
- 3 colheres (sopa) de azeite (30 g)
- 300 g de camarão tipo médio limpo
- sal a gosto
- pimenta-do-reino moída na hora
Arroz:
- 3 colheres (chá) de sal
- 1 embalagem de Cozinha Fácil Tio João - Arroz com Funghi (250 g)
- 1 embalagem de cream cheese (150 g)
- raspas de um limão siciliano
- 1/2 colher (sopa) de suco de limão siciliano
- 6 talos de cebolinha lavados e picados

Preparo
Camarão: aqueça bem uma frigideira em fogo alto. Junte o azeite e os camarões e frite-os por cerca de 5 minutos até ficarem rosados. Tempere com sal e pimenta e reserve-os.
Arroz: ferva 1 litro e meio de água junto com o sal. Coloque os saquinhos de arroz na água fervente e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, deixando a panela semitampada. Com o auxílio de um garfo, retire os saquinhos pela alça, reserve 1/4 de xícara (chá) da água do cozimento desprezando o resto.
Abra os saquinhos e volte o arroz à panela. Acrescente a água reservada e o restante dos ingredientes, incluindo os camarões. Mexa bem e sirva em seguida.

Rendimento: 5 porções
Tempo de Preparo: 20 minutos



MOUSSE DE GOIABA

Ingredientes
Para a mousse:
- 4 goiabas vermelhas médias sem casca e sementes (500 g)
- 12 g de gelatina em pó sem sabor
- 1 colher (sopa) de suco de Limão
- 1 xícara (chá) de SUPRASOY SEM LACTOSE (156 g)
- 3 claras
- 9 colheres (sopa) de açúcar

Para a calda:
- a polpa de 2 goiabas
- 4 colheres (sopa) de açúcar

Preparo:
Prepare a mousse : coloque no liquidificador as polpas de goiaba e 2 xícaras (chá) de água (400 ml), bata e passe pela peneira, reserve.
Dissolva a gelatina em banho-maria, com 5 colheres (sopa) de água, adicione o suco de goiaba, o suco do limão, o Suprasoy Sem Lactose e misture bem, reserve.
Bata as claras em neve com o açúcar e misture delicadamente ao suco reservado. Coloque em taças e leve a geladeira por 3 horas.
Enquanto isso, prepare a calda: coloque as polpas de goiaba no liquidificador e bata. Passe o suco por uma peneira, adicione o açúcar, 1 xícara (chá) de água (200 ml), coloque numa panela pequena e leve ao fogo médio até levantar fervura. Deixe esfriar e sirva acompanhando a mousse.
Rendimento: 8 a 10 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos

Obras na UFC: primeira etapa está sendo concluída

Encontram-se em fase de conclusão as obras referentes à primeira
etapa do Campus Avançado da UFC em Juazeiro do Norte. O prefeito Raimundo Macedo informou que ainda não há data definida para a inauguração estando na dependência da agenda do presidente Lula. Obedecendo a modernos padrões de arquitetura, foram gastos nessa primeira etapa recursos da ordem de R$ 1,8 milhão. Além do pórtico ode entrada, ela conta com dois blocos, sendo um com seis salas de aula, administração, e biblioteca com 2.800 livros. O outro terá quatro laboratórios, incluindo o de informática com 40 computadores. O prefeito lembra que a área foi doada pelo município compreendendo uma faixa total de 200 mil metros quadrados. Além disso, fez a avenida de acesso com canteiros centrais e levou energia, telefone e água. Para as próximas horas, Raimundão promete determinar a limpeza do mato e a recuperação do calçamento danificado pelo rigor do inverno. A construção da segunda etapa do Campus da UFC já foi iniciada e segue em ritmo acelerado.

Mauriti ganhará estádio de futebol

O prefeito municipal de Mauriti, Izac Gomes, assinará, amanhã, ordem de serviço para construção do estádio de futebol do município. A solenidade será realizada no bairro Dão Bosco, com a presença de várias autoridades municipais, desportistas e da comunidade em geral. O evento terá início às 16h30. Antes, às 14 horas, o prefeito fará a abertura do campeonato de futebol, promovido pela Liga Desportiva de Mauriti, com a participação de diversos times.

Blues no Café Estação hoje



CAFÉ ESTAÇÃO!
Hoje!!!!!!!!!!!
10 de Maio! Muito Rock e Blues com Holy Wood e Los The Os
A partir das 22h

Não Perca!

Café Estação
Tapiocaria Cultura e Outras Delícias
Centro Cultural do Araripe- Largo da RRFSA- Crato- Ceará