Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Fauna Cariri é adiado para o próximo semestre!



Leia abaixo o comunicado da coordenadora do I Fauna Cariri, Verônica Guedes, com novas informações sobre o evento:

Caros(as) Realizadores(as),
Lamentamos informar que o I FAUNA - Festival Nacional de Cinema Ambiental e Eco-Cidadania será adiado para o segundo semestre deste ano por razões alheias à nossa vontade. A saída mais segura para garantir a realização do evento nos moldes pensados e divulgados anteriormente foi optar por realizá-lo no segundo semestre de 2008, quando teremos certeza do seu sucesso. Seria extramanete prejudicial ao Festival fazer o evento sem a mínima segurança de ter, em tempo hábil, recursos materiais que permitissem a execução de nossas propostas como a realização das mostras; competitiva, internacional, nacional e infantil, além de debates e seminários que abordem a temática socio-ambiental e também garantir a presença e participação dos diretores da mostra competitiva dentro do evento. Sem deixar a idéia de lado e com o trabalho redobrado para que o evento ocorra neste segundo semestre do ano, decidimos realizar, de 05 a 09 de junho a Mostra Fauna Cariri de Cinema e Eco-cidadania, de caráter não competitivo, com o intuito de sensibilizar o poder público e as empresas privadas no sentido de colaborar na promoção da eco-cidadania que é nossa missão. Contudo convidamos os diretores e realizadores a participar desta mostra acenando positivamente para o evento e pela promoção da eco-cidania utilizando o audiovisual como difusor desta idéia.

Para participar desta mostra, basta que os interessados enviem por e-mail a declaração (ver anexo) de apoio confirmando sua participação dentro desta mostra. Ressaltamos que a mostra não substituirá o Festival, programado para o próximo semestre, e os realizadores que enviarem a confirmação terão garantida sua participação no festival que acontecerá no segundo semestre de 2008, seja na mostra competitiva ou nas mostras paralelas.

Desde já agradecemos a atenção e o apoio de todos /as vocês e nos colocamos à disposição para quaisquer outras informações, reafirmando nossa intenção de seguir lutando pela realização de mais um evento voltado para defesa do meio ambiente e promoção da eco-cidadania.

Cordialmente,
Veronica Guedes
Diretora

ABRINDO A ALMA DOS CANDIDATOS ÀS PRÓXIMAS ELEIÇÕES



Na semana que passou me comportei de modo preguiçoso. Aqui deste teclado, sob o teto do Corcovado, pretendi que meus conterrâneos do Cariri Agora realizassem um fórum no Blog com os principais políticos candidatos a eleição. A pretensão tem muita importância, pois ao contrário do que as nossas furibundas palavras dizem dos políticos, política é o mais nobre instrumento da civilização e as eleições o mais importante momento do futuro social e econômico do nosso território. Por isso e apesar daquilo, fazer um esforço para abrir o verbo dos candidatos é DE suma importância. E candidatos da maior importância para nossa precisa vida municipal: vereadores e prefeitos.

Procurando não parecer um preguiçoso nestas manhãs de maio, vou abrindo algumas questões sobre as quais os nossos candidatos poderiam se manifestar. Quero dizer que limpo de qualquer ironia e tão objetivo como podem ser as questões Nos dias atuais. Objetivas mas que não esgotam o tema, pois é que os companheiros Armando Rafael, Océlio Teixeira de Souza, Glauco Vieira, Cacá Araújo, Carlos Rafael e Tarso Araújo tanto possuem de precisão. Com perguntas aos candidatos a respeito de alguns valores fundamentais da nossa base territorial e outros das atuais instituições.

1 > Considerando que os aglomerados urbanos, sociais e econômicos do Vale do Cariri são frutos dos valores ecológicos e geopolíticos da Bacia Sedimentar do Araripe: que tipos de políticas conjuntas poderiam ser promovidas pelas prefeituras e câmaras de vereadores, tanto no sentido de orientar e se agregar às políticas estaduais e federais, quanto no sentido de preparar e responder às diretrizes da sociedade local em torno do desenvolvimento sustentável do Araripe? Que tipo de interação política conjunta dos munícipes cearenses poderia ocorrer em relação aos municípios pernambucanos e piauienses que também se localizam no Araripe?

2 > Considerando a atual lei de responsabilidade fiscal responda: qual o papel da câmara dos vereadores na manutenção da mesma? Qual a atual situação das finanças do município que pretende governar? Que tipos de propostas teriam para aumentar os efeitos sociais dos gastos municipais? Que práticas de transparência social pretendem promover para demonstrar a lisura das despesas do município? Que fontes de financiamento pretendem usar para ampliar os recursos no município, sem ferir a lei de responsabilidade fiscal? Enumere os principais projetos e onde irá buscar o seu financiamento em relação a políticas de saúde, educação, cultura e meio ambiente que pretende executar?

3 > Os municípios que irão governar são antigos e têm uma prática administrativa bastante consolidada tanto do ponto de vista positivo como do negativo. Enumere as principais medidas que pretendem anunciar na campanha eleitoral a partir do ponto de vista da crítica (positiva ou negativa) ao atual momento.

4 >Existe na sociedade uma crítica muito clara em relação ao empreguismo de modo geral nas prefeituras e no particular em relação ao nepotismo (entrega de cargos a parentes) enumere os seus compromissos e medidas que adotará em relação a isso. Qual a situação atual dos quadros em exercício no município: total de pessoas empregadas pelo município (tanto no executivo quanto na câmara de vereadores); quantidade de funcionários concursados; quantidade de funcionários em contratos precários (cooperativados, fundações, ONGs, etc.); empregados terceirizados e funcionários com funções gratificadas? O que pretende e em quanto tempo adotará medidas corretivas quando necessárias?

5 > Considerando que o Controle Social por vezes tem se tornado tanto um desgaste por manipulação das forças políticas adversárias quanto uma apatia pelos representantes "chapa branca", que tipo de Controle Social pretende desenvolver para superar estes tipos de problema e em que áreas pretende o efetivo Controle Social?

6 > Apresente o quadro sintético da atual situação das seguintes políticas públicas no seu município: segurança pública, educação, saúde, saneamento básico, comércio local, cultura, meio ambiente, populações de risco (crianças, idosos, mulheres, gestantes, pessoas com necessidades especiais), posturas municipais, estrutura viária (sinalizações, calçadas e segurança dos indivíduos, trânsito de automóveis etc.); meio ambiente.

7 > Apresente as principais metas para reversão ou melhoria do quadro sintético que apresentou sobre políticas públicas.

8 >Considerando que as campanhas eleitorais podem se transformar numa manipulação econômica que tipos de propostas você tem para as próximas eleições em torno deste tipo de problema: abuso econômico, compra da consciência do eleitor, ameaça à livre expressão do voto, propaganda eleitoral, contas de campanha?

9 > Considerando que cabe à justiça eleitoral a disciplina e a lisura do sufrágio, que tipo de proposta você levaria aos partidos políticos em disputa e aos eleitores de modo geral no sentido de tornar as eleições a mais limpa possível de práticas escusas tanto econômica, quanto política ou social?

Isso pessoal é um tímido princípio da conversa. Será que vamos adiante com a idéia? Hoje vou consultar alguns técnicos de informática para saber que tipos de ferramentas existem com aplicação em blogs. Depois presto contas a vocês. Ainda não li o quê pensa o Tarso e ele é da maior importância para a idéia.

Juazeiro: Inaugurado posto de combate ao tráfico de seres humanos




O Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, Infraero e Abin (órgão da Polícia Federal) criaram ontem o Posto de Combate ao Tráfico de Seres Humanos. O posto ficará no Aeroporto Regional do Cariri em área doada pela Infraero.

O posto tem por objetivo possibilitar ações de combate ao tráfico de seres humanos e defesa dos direitos humanos. As denúncias podem ser feitas via telefone (ainda a ser instalado) e diretamente no posto. A identidade do denunciante é resguardada.

De acordo com especialistas da área o Cariri é uma rota de tráfico de seres humanos. Ainda este ano a polícia já fechou alguns locais onde se pratica a prostituição. Para a polícia esses locais são os principais onde se pratica cárcere privado e se leva pessoas, inclusive garotas de programa e travestis para outros países em regime de escravidão.

Imagem: bp0.blogger.com/.../s320/trafico+de+mulheres.jpg

Crato empata mais uma




O time do Crato Esporte Clube empatou neste último sábado mais uma partida e chegou aos 2 pontos em duas rodadas da primeira fase da segunda divisão do campeonato cearense de futebol.

O time esteve duas vezes na frente do marcador, mas no final do segundo tempo cedeu o empate ao Maranguape. Na sétima colocação o Crato joga amanhã no estádio Elzir Cabral, em Fortaleza, contra o Tiradentes.

Já o barbalha está com duas derrotas. Joga agora no próximo dia 25, no Inaldão.

Vasques cobra obras para o Cariri

Sob o título “Prioridades do Cariri”, o jornalista Edilmar Norões, na sua coluna política do Jornal Diário do Nordetse, publica o seguinte comentário: “Atento aos problemas de sua região, o deputado Vasques Landim espera que, após a apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias do governo do Estado, que tramita na Assembléia, as obras programadas para o Cariri sejam executadas. O hospital do Cariri e a rodoviária Pe. Cícero, até pela promessa feita pelo governador Cid, são aguardadas com natural ansiedade pelos caririenses, disse Vasques, que destacou a palavra do deputado Nelson Martins com vistas a essas realizações que, prometidas, o governador as executará. Como bem lembrou o representante caririense – prossegue Edilmar - outra prioridade da região é a reforma do Aeroporto Regional, em Juazeiro”.

Crato: coleta sistemática no bairro Seminário






Será realizada coleta sistemática de lixo, pela Prefeitura do Crato, a partir desta segunda-feira, em várias ruas do bairro Seminário. A partir de hoje, a coleta será realizada pela manhã. Na Baixada Fluminense, começa a partir das 7 horas; no Conjunto 13 de dezembro, às 7h30 e no bairro Cacimbas, a partir das 8 horas. O carro passa em seguida pelas ruas Luiz Pereira, Glicério Benício Pinheiro, Ana Loiola de Alencar, Ladeira da Integração, Manoel Almino de Lima, Avenida João Alves Rocha, Duarte Júnior, Padre Rodolfo. A partir das 9 horas, a coleta se realiza na rua Vicente Lopes de Oliveira, dr. Maurício Teles, Professor Amorim Sobreira, Valmir Gonçalves, Travessa Barbalha, Mário Teixeira Mendes, José Walter Dias, Eduardo Nascimento, Elias Siqueira, Comandante Marcelo Teixeira, Nova Olinda, Diógenas Frazão, Travessa Bonfim, rua São João, Monsenhor Albino e dr. Derval Peixoto, até às 10h50.

Falta profissional qualificado para ocupar vagas





Diariamente, centenas de desempregados procuram as 38 unidades de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) que no Ceará funcionam em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). São filas que todas as manhãs se repetem, formadas principalmente por jovens em busca de uma colocação no mercado de trabalho. Os números mostram que não tem sido eficaz o encaminhamento dos pretendentes às vagas ofertadas pelo Sine. No Ceará, em média, de cada100 pessoas que procuram o serviço, 54 conseguem emprego.

“Há uma baixa efetividade dos serviços”, reconhece o presidente do IDT, no Estado, Francisco de Assis Diniz. “O mundo do trabalho tem passado por uma transformação veloz e o trabalhador precisa estar cada vez mais qualificado, preparado para disputar uma vaga”, salienta. Recentemente, até o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, reconheceu que o Sine enfrenta dificuldades para cumprir com o seu papel de colocação de trabalhadores. As vagas existem, mas não são preenchidas. Lupi prometeu mais investimentos para a qualificação dos trabalhadores, jovens em busca do primeiro emprego, e daqueles que querem voltar ao mercado.

Para o presidente do IDT, o problema não é do sistema, mas das exigências de mercado e da baixa qualificação dos trabalhadores. “Há baixa escolaridade, falta de qualificação ou esta é inadequada”, observa Diniz. “Esse é um tripé perverso”. Mudar essa realidade não tem sido fácil. Muitos cursos ofertados pelo governo com recursos do Ministério do Trabalho e Emprego por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) não têm dado resultados satisfatórios, pois apresentam reduzida carga horária. Falta mão-de-obra qualificada para atender às exigências das empresas. “Se não houver fortes investimentos e qualificação adequada vamos ampliar o quadro que se verifica hoje de falta de trabalhador para as vagas ofertadas”, admite Diniz.

Honório Barbosa
Repórter

Leia mais no Jornal Diário do Nordeste
www.diariodonordeste.com.br

Rio Salgado em discussão

Juazeiro do Norte. Políticas públicas para revitalização da bacia hidrográfica do Rio Salgado são debatidas por estudiosos, órgãos públicos, ambientalistas e comunidade, na intenção de consolidar programas e planos direcionados a essa finalidade. A Bacia do Salgado é responsável por grande parte do abastecimento de água da região do Cariri e será o portal de entrada da integração de bacias do Ceará com o Rio São Francisco. Mais de R$ 70 milhões de recursos federais deverão ser investidos no processo de recuperação da bacia, além de valores do Estado destinados a projetos específicos.

Os trabalhos de despoluição e educação das comunidades são debatidos. Um conjunto de propostas são retiradas de discussões em torno do processo de recuperação da Bacia. Segundo a presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Regional do Cariri (Condirc), Claire Anne Viana, a importância de se debater a revitalização da Bacia do Salgado leva em consideração todo o processo de degradação que ela tem sofrido ao longo dos anos, inclusive atingindo os novos aqüíferos. Cerca de 90% do abastecimento de água nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha acontece por meio de água subterrânea e essa água é atingida por degradação. Para a presidente, é importante abrir um debate em relação a forma de tratamento desse manancial.

Um outro motivo das discussões tem sido a entrada das águas do São Francisco, e por isso deve haver uma preparação para se receber essa água. O projeto de transposição está em andamento. “Essa água não vem de graça. Ela é paga e a gente que está no centro do semi-árido deve cada vez mais depender menos dessa água”, diz ela, ao acrescentar a importância da região ter uma segurança hídrica, que garanta o abastecimento da população.

Claire Anne destaca a importância dos períodos de chuva, como tem acontecido este ano, para abastecer os lençóis de água. “É preciso se aproveitar bem isso, por a quadra invernosa ser alternada e é necessário se trabalhar com mais propriedade em relação ao aproveitamento”, ressalta. Claire Anne, que também é geóloga e técnica da Cogerh, destaca a importância de melhores formas de aproveitamento da água das chuvas. Ela destaca, também, a necessidade de melhor gerenciamento. “O que temos percebido dentro da bacia do Salgado é que só podemos gerenciar apenas 30% dessa água. É uma quantidade pequena”, diz.

Leia mais na edição de hoje do jornal Diário do nordeste
www.diariodonordeste.com.br
texto de Elizângela Santos

Muito mais do que rádio ou televisão

Especialistas das áreas jurídica e de marketing político e empresários do meio virtual são unânimes: de acordo com o que avaliam, a Justiça Eleitoral não conseguirá colocar em prática a resolução 22.718 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que prevê restrição ao uso da Internet na campanha eleitoral de 2008. Para eles, é preciso olhar a rede mundial de computadores de maneira diferenciada em relação aos demais meios de comunicação.

Assessora jurídica do deputado federal José Fernando Aparecido de Oliveira (PV-MG) - autor da consulta ao TSE -, a advogada Ana Amélia de Castro Ferreira diz que, na raiz da discussão, está o enquadramento muito particular da mídia Internet, o que, segundo ela, não está sendo considerado pela Justiça Eleitoral. "A Internet é livre. Não se sujeita às pressões da mídia convencional", defende a advogada.

Professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ana Amélia entende que a limitação do uso da Internet em campanhas eleitorais vai contra a própria dimensão democrática que se quer dar ao processo político brasileiro, principalmente nas primeiras faixas etárias da população. "A Internet é fundamental para buscar a participação e militância do eleitorado jovem, o mais conectado", avalia a advogada, também diretora do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG).

"A Justiça Eleitoral pretende ser mais realista que o rei", critica o professor Adolpho Queiroz, especialista em Comunicação Política da Universidade Metodista de São Paulo. Autor do livro Na Arena do Marketing Político, Queiroz afirma não vislumbrar como, na prática, a resolução do TSE será aplicada, dada a dificuldade de controlar o conteúdo que circula na rede.

Além da natureza libertária da Internet, visto por ele como fator complicador, Adolpho duvida que "meia dúzia" de juízes eleitorais e "duas dúzias" de funcionários da Justiça Eleitoral dêem conta da fiscalização. E lança o desafio: "Se ela (Justiça) conseguir responder a esta pergunta, os doutores devem largar a toga e montar uma empresa para concorrer com a Microsoft".

Além do tipo muito particular de mídia que é a Internet e a estrutura aquém para a fiscalização, Adolpho apóia seu ceticismo em outros aspectos dos processos políticos, que, de acordo ele, até hoje não tiveram respostas satisfatórias. "Se a Justiça Eleitoral não consegue controlar gastos de campanhas, muros pichados, negociatas e mensalões, não vai conseguir também controlar o vigor da democracia virtual".

Meio empresarial
A reação negativa também vem do meio empresarial. José Antônio, do site Candidato a Vereador (www.candidatoavereador.com.br), critica que as regras para a campanha eleitoral da Internet em 2008 foram editadas pelo TSE "de forma absolutamente vaga e inconsistente, deixando mais dúvidas que esclarecimentos". O empresário diz esperar que o pleito desse ano leve a Justiça Eleitoral a dar "melhor atenção" a tais regras, para a disputa de 2010.

Sediado em Florianópolis, o portal, pertencente à empresa Fact - Assessoria e Consultoria em Política Eleitoral, oferece pacotes de serviços para pretendentes a cadeiras em Câmaras Municipais. Organizado, o site disponibiliza desde a legislação pertinente à corrida eleitoral, seção para o internauta tirar dúvidas e produtos voltados para a Internet. (Erivaldo Carvalho)


EMAIS

- Além da dificuldade para restringir a campanha aos sites dos próprios candidatos, a Justiça Eleitoral se deparará com outro desafio: a onda de denuncismo e acusações mútuas que toma conta das disputas pelo voto. Com o anonimato que a Internet permite, o problema tende a se agravar.

- Fenômeno da década de 1990, a Internet foi aos poucos incorporada ao dia-a-dia no Brasil. Duas décadas depois da primeira conexão Brasil-Estados Unidos (1988), a rede mundial de computadores faz parte de praticamente todos os setores da vida moderna.

- As eleições de 2008 não serão as primeiras com o uso da Internet. Mas acontecerão num momento em que inúmeras ferramentas, que antes eram incipientes, estão plenamente desenvolvidas.

jornal O Povo

As regras da campanha eleitoral




Site exclusivo
O candidato poderá fazer propaganda eleitoral na Internet apenas por meio de site próprio. A critério do candidato, o endereço terá a terminação "can.br". O registro do site será feito no órgão gestor da Internet Brasil (www.registro.br), a partir da comprovação do registro da candidatura no Tribunal Regional Eleitoral.

Omissão
O uso do site próprio é a única forma de o candidato fazer campanha na Internet, dentro da lei. A legislação eleitoral não menciona o uso de qualquer outra ferramenta ou recurso da Internet, como sites de terceiros, blogs, flogs, chats, sites de relacionamento, veiculação de vídeos, listas de e-mails, banners, etc.

Período
O site poderá ficar no ar durante o período da campanha eleitoral, de 6 de julho a 3 de outubro. No rádio e TV, os candidatos poderão pedir voto entre 19 de agosto e 2 de outubro. A partir dessa data, fica proibido qualquer publicidade institucional paga em rádio ou TV.

Punição
As regras que se aplicavam apenas à imprensa escrita, até o último pleito, foram estendidas à reprodução do conteúdo na Internet. Assim, o candidato ou coligação poderá ser punido com cassação de registro da candidatura em caso de excessos.

Placas, cartazes e pinturas
O tamanho máximo é de 4 metros. Quem desrespeitar a regra pagará multa entre R$ 5.320,50 e R$ 15.961,50. Bens públicos e distância mínima de sedes de órgãos públicos devem ser preservados.

Brindes
Será proibida a confecção, utilização e distribuição pelos comitês eleitorais e candidatos de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor.

Showmício
Proibida a realização de shows com a presença de candidatos ou que se assemelhem à promoção dos mesmos. Remunerados ou não, artistas não poderão se apresentar com a finalidade de animar comício ou reunião.

Debate
Foi alterada uma regra. Antes, quando não havia acordo entre os veículos, era a assegurada a participação de candidatos dos partidos políticos com representação na Câmara dos Deputados. Agora, a resolução determina que a representação de cada partido é aquela resultante da eleição.

Votação
Primeiro turno: 5 de outubro. Segundo turno: 26 de outubro, para cidades com mais de 200 mil eleitores, quando nenhum dos candidatos obtiver a maioria simples dos votos no primeiro.

Jurisdição
O juiz eleitoral da comarca é o responsável por todas as providências relacionadas à publicidade dos candidatos, assim como para julgar representações e reclamações.

[!] CONTEÚDO EXTRA
A íntegra da resolução 22.718 do TSE, com as regras da propaganda eleitoral, pode ser obtida no portal O POVO.com.br
www.opovo.com.br/conteudoextra

Texto publicado no Jornal O Povo

Cidades verão seus candidatos na TV



Um está localizado no Cariri. O outro, no Litoral Leste. Os dois municípios, no entanto, estão ligados por uma impactante novidade da campanha eleitoral de 2008: tanto Juazeiro do Norte quanto Aracati acompanharão, pela primeira vez, uma disputa pelas prefeituras locais através da televisão.

As TVs Verde Vale, de Juazeiro, e Sinal, de Aracati, surgem em uma época em que a força da televisão está sendo relativizada em função da presença das novas mídias - a Internet, por exemplo. Mas isso não deverá reduzir o diferencial da campanha em relação aos demais municípios do Interior do Estado. Até a última eleição, todo o Estado do Ceará assistia à programação dos candidatos de Fortaleza.

"É inegável que o impacto vai ser muito grande. Pela força da novidade em si e pelo fascínio do som e da imagem", avalia o publicitário Eduardo Odécio. Dono da agência Síntese, Dudu, como é mais conhecido, sabe do que está falando. Em 2004, foi entregue a ele a campanha vitoriosa que levou Raimundo Macedo (PSDB) à Prefeitura de Juazeiro.

Curiosamente, os dois canais são ligados a grupos políticos que têm interesses eleitorais diretos nos municípios. A TV Verde Vale é controlada pelo deputado federal Manoel Salviano (PSDB). Duas vezes prefeito da cidade, o parlamentar disputa com o também tucano Raimundo Macêdo - que pretende disputar a reeleição - a indicação para a candidatura.

Em Aracati, a TV Sinal é do grupo da família do ex-deputado federal e atual secretário estadual do Turismo, Bismarck Maia (PSDB). A emissora é dirigida pela mulher dele, Gláucia Barbosa Pinheiro. Bismarck é um dos líderes da oposição ao prefeito Expedito Ferreira, que deverá concorrer a mais quatro anos de mandato.

Consideradas emissoras locais, as duas TVs terão que inserir a propaganda eleitoral dos candidatos às respectivas prefeituras e câmaras municipais na grade de programação. Este ano, a propaganda na televisão - assim como no rádio - vai ao ar entre os dias 19 de agosto e 3 de outubro. Por serem municípios com menos de 200 mil eleitores, nenhum dos dois municípios terá segundo turno. Para prefeito e vice-prefeito, os programas serão transmitidos às segundas, quartas e sextas-feiras, em dois blocos de meia hora cada: das 13 horas às 13h30min e das 20h30min às 21 horas. Os candidatos a vereador irão à telinha às terças, quintas-feiras e sábados, nos mesmos horários.

Orçamento
Além da maneira como o eleitorado de Juazeiro do Norte e de Aracati verão o desempenho dos candidatos, a presença das duas televisões também provocará mudanças no orçamento das duas campanhas. Profissionais da área estimam que pelo menos um terço de todo o dinheiro gasto no período é consumido por produções televisivas.
Dudu minimiza o impacto. Segundo o publicitário, não há uma receita para a definição da fatia do orçamento para a mídia TV. Ele diz que varia de acordo com alguns fatores, como a divisão do município nas áreas urbana e rural. "Depende de como a campanha esteja estruturada. Você pode colocar apenas uma foto com uma produção mínima".

FALE COM A GENTE
erivaldo@opovo.com.br


PERSONAGENS

JUAZEIRO DO NORTE
Raimundo Macêdo x Manoel Salviano - Os dois disputam o apoio do PSDB para sair candidato. Atual prefeito, Raimundão quer se lançar à reeleição, a contragosto do deputado federal Salviano.

Carlos Cruz - O ex-prefeito da cidade é filiado ao DEM e comanda o mais forte grupo de oposição tucana no município. A tendência é a polarização de sua candidatura com o nome que sair do PSDB.

Manoel Santana - Médico, o ex-vereador petista representa uma espécie de terceira via à possível polarização PSDB-DEM em Juazeiro. Santana comanda uma ala do PT local e é ligado ao deputado federal José Nobre Guimarães (PT).

ARACATI
Expedito Ferreira - Atual prefeito, o empresário do setor de carcinicultura (camarão) deverá concorrer à reeleição em outubro. Em 2004, então no PP (hoje extinto), Expedito foi eleito com mais de 97% dos votos.

Bismarck Maia (PSDB) e Regina Cardoso (PSB) - os dois lideram, separadamente, os focos de oposição a Expedito Ferreira.

Sérgio Ricardo - Possível opção do PT, é ligado ao deputado federal José Airton Cirilo (PT).


PERFIL

JUAZEIRO DO NORTE
Localização: Cariri
Distância de Fortaleza: 493,4 km
População: 240.638 mil (2006)
Eleitores: 142.716 mil (2006)
Vagas na Câmara Municipal: 13
Dep. Fed. mais votado (2004): Manoel Salviano (PSDB)
Dep. Est. mais votado (2004): Ana Paula Cruz (DEM)
Rádios: 3 AM e 3 FM
TV: Verde Vale

ARACATI
Localização: Litoral Leste
Distância de Fortaleza: 148,3 km
População: 68.673 mil (2006)
Eleitores: 45.415 mil (2006)
Vagas na Câmara Municipal: 10
Dep. Fed. mais votado (2004): Bismarck Maia (PSDB)
Dep. Est. mais votado (2004): Caetano Guedes (PSDB)
Rádios: 3 AM e 2 FM
TV: Sinal

Fonte: Anuário do Ceará 2007-2008
Jornal O Povo

Tem rapariga aí?

Por José Teles

Tem rapariga aí? Se tem levante a mão!'. A maioria, as moças, levanta a mão.
Diante de uma platéia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, e todas bandas do gênero). As outras são 'gaia', 'cabaré', e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar a cidade.

O secretário de cultura Ariano Suassuna foi bastante criticado, numa aula-espetáculo, no ano passado, por ter malhando uma música da banda Calipso, que ele achava (deve continuar achando, claro) de mau gosto. Vai daí que mostraram a ele algumas letras das bandas de 'forró', e Ariano exclamou: 'Eita que é pior do que eu pensava'. Do que ele, e muito mais gente jamais imaginou.

Pruma matéria que escrevi no São João passado baixei algumas músicas bem representativas destas bandas. Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família. Mas me arrisco a dizer alguns títulos, vamos lá: Calcinha no chão (Caviar com Rapadura), Zé Priquito (Duquinha), Fiel à putaria (Felipão Forró Moral), Chefe do puteiro (Aviões do forró), Mulher roleira (Saia Rodada), Mulher roleira a resposta (Forró Real), Chico Rola (Bonde do Forró), Banho de língua (Solteirões do Forró), Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal), Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada), Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca), Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró), Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró). Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas.

Porém o culpado desta 'desculhambação' não é culpa exatamente das bandas, ou dos empresários que as financiam, já que na grande parte delas, cantores, músicos e bailarinos são meros empregados do cara que investe no grupo. O buraco é mais embaixo. E aí faço um paralelo com o turbo folk, um subgênero musical que surgiu na antiga Iugoslávia, quando o país estava esfacelando-se. Dilacerado por guerras étnicas, em pleno governo do tresloucado Slobodan Milosevic surgiu o turbo folk, mistura de pop, com música regional sérvia e oriental. As estrelas da turbo folk vestiam-se como se vestem as vocalistas das bandas de 'forró', parafraseando Luiz Gonzaga, as blusas terminavam muito cedo, as saias e shortes começavam muito tarde.
Numa entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor do Centro de Estudos alternativos de Belgrado. Milan Nikolic, afirmou, em 2003, que o regime Milosevic incentivou uma música que destruiu o bom-gosto e relevou o primitivismo estético,. Pior, o glamur, a facilidade estética, pegou em cheio uma juventude que perdeu a crença nos políticos, nos valores morais de uma sociedade dominada pela máfia, que, por sua vez, dominava o governo.

Aqui o que se autodenomina 'forró estilizado' continua de vento em popa. Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e merecedor de maior atenção. Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem 'rapariga na platéia', alguma coisa está fora de ordem.

Quando canta uma canção (canção ?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é 'É vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!', alguma coisa está muito doente. Sem esquecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos.

JC online, 07 de maio de 2008