Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 31 de outubro de 2009

Dr. John Eversong Lucena Vasconcelos fez importante palestra no Rotary Club de Crato sobre o tema "Avanços na Odontologia"


Dr. John Eversong de Lucena Vasconcelos
fala aos Rotarianos de Crato sobre os Avanços na Odontologia

Por Audir de Araújo Paiva

Na Reunião Plenária realizada no dia 29 de outubro, o Rotary Club de Crato recebeu o distinto casal de doutores John Eversong Lucena Vasconcelos e sua esposa Dra. Eliane Maria Gonçalves Moreira de Vasconcelos (odontólogos). O Dr. John usou o período da ordem do dia da pauta da reunião e falou sobre o tema “Avanços na Odontologia”. Com sabedoria, coerência e competência prendeu a atenção do público presente, discorreu sobre o tema que despertou interesse geral, inclusive com valiosos apartes. Ao final a convite da presidência, coube ao Dr. Glasdtone Lins de Alencar, entregar ao palestrante o “Diploma de Honra ao Mérito Rotário”, outorgado pelo clube.
Fonte: Blog do Rotary Club do Crato

Projeto na periferia do Crato leva arte e tecnologia para jovens



Introdução ao Audiovisual será o primeiro curso do Projeto Fazendo Arte e estão previstos a realização de mais 13 cursos incluindo diversas linguagens artísticas.
Hermano José de Sousa
Presidente do Projeto Nova Vida ( foto)



Na próxima quinta-feira, dia 05, a partir das 19 horas será lançado o Projeto Fazendo Arte, na comunidade do Gesso. A intenção é levar arte e tecnologia para jovens da cidade do Crato. O projeto contemplará cursos de Introdução a Linguagem Audiovisual, iniciação ao Teatro, Fotografia, Arte Digital, Grafitte e Stencil, Introdução a Arte Contemporânea, Serigrafia, Produção de Instrumentos, Introdução a História da Música, Escultura, Pintura em tela, além de visitas aos espaços de circulação e produção de arte e palestras com artistas locais e de outros estados brasileiros.


Em uma visita a Alemanha no período entre agosto e setembro de 2009, o presidente do Projeto Nova Vida Hermano José de Sousa conseguiu aprovar solicitação de recursos financeiros para a realização do Projeto Fazendo Arte. As Instituições Aktionskreis Pater Beda e a Kinder Missionswerk e a Missionswerk Die Sternsinger são as principais responsáveis pelo financiamento da proposta. Essa instituições há mais de 10 anos viabiliza e apóia as ações de assistência social, educação e saúde promovidas pelo Projeto Nova Vida.

A proposta do projeto Fazendo Arte visa oferecer a comunidade do Gesso e a outros espaços da cidade de Crato o maior número de linguagens artísticas, visando gerar uma maior aproximação com o universo da produção e circulação da arte, proporcionando assim, formação sócio-cultural, através de ações de qualificação artística e fruição estética, visando combater os índices de violência, consumo de drogas e prostituição infanto-juvenil, fatores presentes na comunidade, e criando condições de acesso a arte e a cultura, através de oficinas, debates, visitas aos espaços de circulação das artes como museus, galerias, teatro, cinema, centros culturais, ateliês e terreiros de brincantes, utilizando esses instrumentos para promover transformações favorecendo o desenvolvimento do aprendizado e da cidadania.
Para a coordenadora do pedagógica do Fazendo Arte, a cantora e integrante do Coletivo Camaradas, todos os cursos, oficinas, palestras e visitas serão ministradas numa perspectiva educativa aliada a idéia de potencializar nesses jovens e adultos condições para que os mesmos possam atuar de forma efetiva no cotidiano do fazer e do pensar artístico universal. Ela destaca que a intenção é buscar despertar que a produção artística pode interferir diretamente na realidade as quais vivenciam e que essas ações podem fazer um grande diferencial quando estão vinculadas a atuações que tenham caráter significativo e transformador.
O Programa de Formação Artística Fazendo Arte iniciará no mês de novembro com o primeiro curso de Introdução a Linguagem do Audiovisual que será realizado na sala de Vídeo da Universidade Regional do Cariri nos dias 07 ,14,21 e 28 durante o dia todo.
O Projeto Fazendo Arte tem como realizadores as instituições alemãs Aktionskreis Pater Beda, Kinder Missionswerk e a Missionswerk Die Sternsinger e o Projeto Nova Vida e a parceria da Universidade Regional do Cariri - URCA, Secretária de Cultura,Coletivo Camaradas,SESC , Secretaria de Educação.

Para o presidente do Projeto Nova Vida, Hermano José de Sousa, esse projeto representa uma oportunidade para fazer a arte acontecer. Ele que acredita que é possível contribuir para o crescimento e o acesso da comunidade à diversas formas de manifestação da arte.

1º de novembro: aniversário de Dom Newton Holanda Gurgel

Por Armando Rafael

Dom Newton Holanda Gurgel nasceu em Acopiara, Ceará no dia 1º de novembro de 1923, filho de Francisco Gurgel Valente e Aurélia Holanda Gurgel. Ele completa hoje 86 anos de idade. E no próximo dia 17 de dezembro completará 60 anos de ordenação sacerdotal.

Em 27 de maio último, Dom Newton comemorou 30 anos de ordenação episcopal.

Ele foi nomeado bispo-auxiliar de Crato em 27 de maio de 1979. Com a renúncia do 3º bispo, Dom Vicente Matos, o Vaticano nomeou Dom Newton Holanda Gurgel como 4º bispo de Crato em 17 de novembro de 1993.

Nesta função ele permaneceu até 29 de junho de 2001, em face de ter renunciado ao bispado por ter atingido 75 anos em 1º de novembro de 1998. Foi substituído pelo atual bispo diocesano, Dom Fernando Panico.

Conhecido como o "Bispo da Simplicidade", Dom Newton receberá muitos cumprimentos nesta 1º de novembro dos seus muitos amigos do Crato e do Cariri.
Artigo de Armando Lopes Rafael (Via Blog do Crato)

A frieza dos políticos e o comodismo do povo - Por Pedro Esmeraldo

Muita gente se sente magoada devido ao excesso de zelo que exigimos dos senhores políticos. Avisamos porém, que não dispomos de nenhuma convicção de ofender os nossos semelhantes, mas desejamos que fiquem atentos, alertando-os diante da fraqueza e do trabalho, cometidos por seres que vêm diligentemente arrebatar o nosso património com coragem ardilosa, levando tudo o que temos de bom.

Não culpamos ninguém, a não ser a falta de amor de seus filhos e de alguns políticos, pois não trabalham com firmeza e facilmente entregam o ouro sem reação, acomodando-se pelas influências das camadas mais elevadas, e não preservam, pelo menos, o nosso património histórico que conquistamos há anos, quando estávamos no apogeu.

Somos democratas e podemos exigir que esses políticos façam alguma coisa em benefício de sua terra, mostrem garra, fugindo de um trabalho moroso "sem limite", empenhando-se com dedicação para nos trazer força, empurrando o barco progressista para a frente, num caminho sólido, gerado pela rotação complexa do semicírculo político.

O que acontece é que nossa massa política não se conscientiza, com pouca inteligência, pois, permanece com o pensamento cravado em coisas fúteis que não nos levam a lugar nenhum, pois deixam de lado e não praticam os esforços com durezas, vivem fraquejando e não reabilitam o seu pensamento para o futuro, para conseguir uma boa administração, planejando com trabalhos estruturais, motivando o povo para o progresso futuro.

Alguém nos desanimou com palavras pífias, dizendo asnices, sem se identificar, pois para todos nós isso não passa de um gesto covarde, não desejamos mostrar sua face de homem sério. Quiséramos saber por que motivo vem nos desvanecer, "tirando onda de bonzinho", mas consideramos pessoas sem firmeza no trato das palavras. Afirmamos que estamos num regime livre, que é o regime democrático, e podemos dá opinião sobre o destino político de nossa terra, e jamais desejamos esmorecer quando enfrentamos obstáculos, já que temos como meta praticar a arte de um trabalho que merece atenção quando seja conveniente ao bom comportamento humano, e por isso afirmamos, procuremos avançar e nunca recuar, vez que temos que colaborar com o progresso e ajudar a todos, unidos com comportamento de seriedade, que percorreremos o caminho de sempre, desde épocas imemoriais, galgando com valentia e arrojo a nossa trajetória de cidade líder no campo ético e político.

Vamos em frente pessoal, não tenhamos medo, façamos alguma coisa pela "terrinha", visto que, com toda certeza, alcançaremos num futuro próximo as benesses que almejamos no decorrer dos anos e pedir a Deus que nos dê capacidade de agir e seguir em frente, que alcançaremos com sucesso e nos aliviará, deixando-nos cair no campo elevado de admiração e do bem-estar do seu povo.

Para frente Crato, tu não morrerás porque serás forte e saberás lutar com coragem e dignidade!
Artigo de Pedro Esmeraldo (Via Blog do Crato)

Pensamento para o Dia 31/10/2009


“Quando a adversidade o esmaga, saiba que ela é conseqüência de suas próprias ações passadas. Não culpe o Senhor ou se queixe d’Ele. Não dê atenção aos problemas ou os considere como tal. Ao invés disso, envolva-se em servir aos outros e desenvolva ações meritórias. Continue confiando no nome do Senhor como apoio. Esse é o sinal da sabedoria.”

SATHYA SAI BABA