Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

AGENDA CULTURAL





Cinema

Madagascar 2 (EUA)
Classif.: Livre
Duração: 89 min.
Gênero: Animação
Dublado: 14h30 e 16h20
Sinopse: Abandonados nas distantes terras de Madagascar, os Nova-iorquinos bolaram um plano tão louco que pode até dar certo. Com precisão militar, os pingüins consertaram os destroços de um velho avião - ou pelo menos tentaram. Uma vez no ar, esta tripulação improvável consegue somente voar o suficiente para alcançarem o lugar mais selvagem de todos - as vastas planícies da própria África - onde a tripulação que cresceu no zoológico encontra outros de suas próprias espécies pela primeira vez.

O Dia Em Que A Terra Parou (EUA)
Classif.: 12 anos
Duração: 103 min.
Gênero: Ação, Drama
Legendado: 14h00, 16h10, 18h20 e 20h30
Sinopse: O Dia em que a Terra Parou é um espetáculo de efeitos especiais no qual Keanu Reeves interpreta Klaatu, um estranho cuja chegada desencadeia uma reviravolta de proporções globais. Enquanto os governos e os cientistas se apressam para solucionar o mistério por trás da aparição desse visitante, uma cientista (Jennifer Connelly) e seu enteado se envolvem na missão dele – e passam a entender o porquê de Klaatu se autodenominar “amigo do planeta Terra”.

Carga Explosiva 3 (França)
Classif.: 16 anos
Duração: 100 min.
Gênero: Ação
Legendado: 18h10 e 20h15
Sinopse: Em Carga Explosiva 3 Frank Martin (Jason Statham) é obrigado a transportar de Marselha até Odessa, no Mar Negro, Valentina (Natalya Rudakova), a filha seqüestrada de Leonid Vasilev (Jeroen Krabbé), chefe da Agência de Proteção Ambiental da Ucrânia. No longo caminho, com a ajuda do Inspetor Tarconi (François Berléand), Frank tem de lidar com as pessoas que o forçaram a fazer esse trabalho, como os agentes enviados por Vasilev para o interceptar e a total não cooperação de Valentina. Apesar da sua personalidade cínica, seu constante sarcasmo, e sua vontade de resistir a Frank, eles se apaixonam, enquanto tentam fugir de situações bizarras, perigosas e fatais.

Serviço:
Ingressos: sex. a ter.: R$ 8,00, qua. e qui.: R$ 6,00
Informações: 88 3572-9333


Arte retirante


Conte Lá Qu’Eu Conto Cá!

Um grupo de artistas brincantes chegam a um determinado local de uma determinada cidade e convidam todos para assistirem seus contos e causos. Classificação indicativa: Livre.

Dia 21, na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda.
Dia 22, na Rua Coronel Romão Sampaio, em Moreilândia.
Dia 23, No SESC Crato, Rua André Cartaxo.


Dança

Espetáculo Máscaras

O espetáculo aborda as diferentes máscaras de que os indivíduos se utilizam para sobreviver no convívio social. Classificação: 12 anos.

Local: Teatro Violeta Arraes, Fundação Casa Grande, Nova Olinda, dia 30 de janeiro, 19h30min.

Oficina

Oficina de teatro de bonecos

O Mamulengo ainda se constitui em grande fonte de entretenimento e se espalha como uma canção em forma de bonecos. Resgatar essa arte milenar, trazendo-a para temas do cotidiano e despertando valores adormecidos, é o objetivo da oficina, voltada para crianças de 8 a 15 anos.
Dias 24 e 25 de janeiro, às 15 horas, no Centro Cultural Dr. Raimundo de Oliveira Borges, na cidade de Caririaçu.

Edital do Sebrae



O Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ministério da Ciência e Tecnologia e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) estão disponibilizando recursos na ordem de 4 milhões de reais para beneficiar projetos de instituições de cunho científico e tecnológico para inovação tecnológica dentro da economia da cultura. Este é o objetivo central do edital que é pioneiro no Brasil.

No Cariri, o projeto está sendo coordenado pelo articulador do SEBRAE na região, Edio Callou . Ele conta que é um processo inovador em termos de Brasil e que vai ser muito bem absorvido pelas instituições culturais caririenses, notadamente aquelas que fazem parte do fórum de turismo e cultura da região . Essas instituições devem apresentar suas propostas nos escritórios do Sebrae em Crato e Juazeiro, até o dia 30 de janeiro de 2009, com solicitação de apoio financeiro de no mínimo 300 reais e no máximo 500 reais, informou o coordenador.

As propostas não podem fugir da originalidade do projeto que objetiva também a implantação de produtos e processos tecnologicamente novos ou substanciais melhorias tecnológicas do segmento da economia da cultura, tais como produção de CD, DVD, fonogramas, festivais e espetáculos, cinema, TV, animação, conteúdo de internet, jogos eletrônicos, celular, fotografias e novas mídias. Festivais populares, carnaval, são João, peão de boiadeiro, bumba-meu-boi, congadas, folias, romarias e algumas outras manifestações populares.

Por Wilson Rodrigues
Repórter

imagem: www.overmundo.com.br

Aterro sanitário do Cariri será construído no intuito de preservar o meio ambiente



O Cariri receberá um aterro sanitário consorciado, em que o Crato fará parte, juntamente com os municípios de Juazeiro do Norte e Barbalha. No final do ano passado, foi realizada uma reunião, no auditório do Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA, com a empresa Instituto para Desenvolvimento de Consórcios (IDC), vencedora da licitação para construção do aterro sanitário do Cariri.

O consórcio é a reunião de dois ou mais entes da federação, onde estão inclusos os municípios com objetivos em comum. No caso, os objetivos em comum que dizem respeito a essa reunião foi o da necessidade dos municípios darem um destino final aos seus resíduos sólidos mediante a construção de aterros sanitários. A construção do aterro sanitário atenderá 9 municípios da região. É importante salientar que a construção desse aterro sanitário visa estabelecer a condição de que não haja a contaminação do solo, das nascentes e rios da região, pelo chorume resultante da decomposição do material depositado nos lixões existentes a céu aberto.

O prefeito Samuel Araripe, salienta a importância da construção de aterros como esse, ressaltando a questão do comprometimento com o meio ambiente, bem como a relevância de projetos que promovem emprego, renda, preservação do meio ambiente e integração social. Em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura fomos informados de que o local onde será construído o aterro consorciado ainda não foi definido.

imagem: fraldadepano.wordpress.com

Palavra de Deus




A flor da honestidade


Conta-se que por volta do ano 250 a.c, na China antiga, um príncipe da região norte do país, estava às vésperas de ser coroado imperador, mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar.

Sabendo disso, ele resolveu fazer uma "disputa" entre as moças da corte ou quem quer que se achasse digna de sua proposta. No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e lançaria um desafio. Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe. Ao chegar em casa e relatar o fato à jovem, espantou-se ao saber que ela pretendia ir à celebração, e indagou incrédula :

- Minha filha, o que você fará lá? Estarão presentes todas as mais belas ricas moças da corte. Tire esta idéia insensata da cabeça, eu sei que você deve estar sofrendo, mas não torne o sofrimento uma loucura. E a filha respondeu :

- Não, querida mãe, não estou sofrendo e muito menos louca, eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas é minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe, isto já me torna feliz. À noite, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam, de fato, todas as mais belas moças, com as mais belas roupas, com as mais belas jóias e com as mais determinadas intenções. Então, finalmente, o príncipe anunciou o desafio :

- Darei a cada uma de vocês, uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura imperatriz da China. A proposta do príncipe não fugiu às profundas tradições daquele povo, que valorizava muito a especialidade de "cultivar" algo, sejam costumes, amizades, relacionamentos etc... O tempo passou e a doce jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura a sua semente, pois sabia que se a beleza da flor surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se
preocupar com o resultado. Passaram-se três meses e nada surgiu. A jovem tudo tentara, usara de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido. Dia após dia ela percebia cada vez mais longe o seu sonho, mas cada vez mais profundo o seu amor. Por fim, os seis meses haviam passado e nada havia brotado. Consciente do seu esforço e dedicação a moça comunicou a sua mãe que,independente das circunstâncias retornaria ao palácio, na data e hora combinadas, pois não pretendia nada além de mais alguns momentos na companhia do príncipe. Na hora marcada estava lá, com seu vaso vazio, bem como todas as outras pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas formas e cores. Ela estava admirada, nunca havia presenciado tão bela cena. Finalmente chega o momento esperado e o príncipe observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção. Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela jovem como sua futura esposa. As pessoas presentes tiveram as mais inesperadas reações. Ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado. Então, calmamente o príncipe esclareceu:

- Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz. A flor da honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram estéreis.
A honestidade é como uma flor tecida em fios de luz, que ilumina quem a cultiva e espalha claridade ao redor
- Que esta nos sirva de lição e independente de tudo e todas as situações vergonhosas que nos rodeiam , possamos ser luz para aqueles que nos cercam .
- Aproveitem e leiam : Ef 5.9 ( pois o fruto da luz está ....) e Mt 5.16 (Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para ...)

Fonte: site www.jesusvoltara.com.br

Imagens do jogo Crato X Picos




Para o amigo leitor do blog acompanhar algumas imagens do jogo Crato 1 X 2 Picos, realizado ontem, no estádio Mirandão.




O jogo foi o primeiro amistoso do Azulão do Cariri em seus preparativos para a segunda divisão do Campenato Cearense de 2009.



O Crato Esporte Clube jogos com um time com média de idade de 23 anos. Um time jovem.



O primeiro gol feito pelo Picos, foi do Alcimar, que já jogou em times como Icasa e Coritiba.



O técnico Maçal avaliou como positivo o amistoso.




O Crato vai à Picos, e no próximo sábado, faz outro amistoso, contra o time da casa.




O jogo Picos X Crato será transmitido pela Rádio Araripe AM.

Cariri Agora no ar....




Atenção amigos do blog Cariri Agora, contribua com a pauta do programa Cariri Agora, que vai ao ar todos os sábados, na Rádio Araripe AM, ao meio-dia.

Qualquer sugestão de pauta envie um e-mail para: antoniodetarso@yahoo.com.br ou caririagora@gmail.com

Sua sugestão será sempre bem-vinda e vamos dar a maior atenção.

Escute o programa no sábado, e em seguida envie sua crítica, sugestão, pauta, denúncia, opinião, enfim, o que você quiser enviar para contribuir para a melhoria do programa.

Leia o JC neste blog



Olá amigos do blog Cariri Agora. Amanhã, neste blog, você poderá ler o conteúdo da edição desta terça-feira, 20 de janeiro, do Jornal do Cariri.

Leia e divulgue. A edição de amanhã do JC está cheia de informações do Cariri, na política, cidades, cultura e esportes. Não perca.

Fim de nepotismo em Juazeiro

O prefeito de Juazeiro do Norte Manoel Santana (PT) enviou esta semana para a Câmara Municipal diversas mensagens, com o objetivo de por um fim ao nepotismo na administração pública municipal. De acordo com uma emenda à Lei Orgânica do Município, será proibida a contratação de parentes, em até terceiro grau, por gestores do executivo e legislativo juazeirense. A medida é moralizadora e vem em uma boa hora. Na gestão do ex-prefeito Raimundo Macedo, o nepotismo foi comumente praticado pelo gestor. Um basta vem a calhar.

Crato perde amistoso no Mirandão



O Crato Esporte Clube perdeu seu primeiro amistoso, valendo pela pré-temporada preparatória para a segunda divisão do Campeonato Cearense de futebol. O jogo aconteceu ontem, domingo, 18, no estádio Governador Virgílio Távora, O Mirandão, em Crato. O Azulão do Cariri perdeu para o Picos, do Piauí, pelo placar de 2 a 1. Os gols do Picos foram marcados por Alcimar (aos 4 minutos do primeiro tempo) e Cristóvão (aos 30 minutos do primeiro tempo). Já o gol dos cratenses foi feito por William (aos 25 minutos do segundo tempo). Após o gol de honra, os cratenses melhoraram na marcação e no volume do jogo, mas não conseguiram o empate. O técnico do Crato, Maçal, avaliou que a equipe, por ter uma formação bem jovem, e por estar fazendo seu primeiro compromisso, foi bem na partida. Maçal disse ainda que o jogo serviu para avaliar as condições técnicas e físicas de cada atleta. A diretoria do Crato Esporte Clube não citou nomes, mas confirmou que serão contratados reforços para o time antes do início da segundona, com data prevista para começar dia 15 de fevereiro próximo.

Leão do Mercado



O Guarani de Juazeiro fez seu primeiro amistoso neste domingo, contra o Palmeiras, no estádio Romeirão. O Palmeiras foi campeão das categorias amadoras de Juazeiro no na ode 2008. O Guarani goleou o adversário por 4 a 1. O Leão do Mercado, a exemplo do Crato, aguarda reforços a serem contratados pela diretoria do clube. O time não jogou bem o primeiro tempo, já na segunda etapa se recuperou, e goleou o adversário. A diretoria do Leão do Mercado deve contratar mais oito jogadores, dentre eles, alguns vindos de São Paulo. Não temos nomes ainda, mas a diretoria espera montar o Leão para disputar uma das três vagas para a elite do futebol cearense.

Verdão na lanterna



O Icasa não começou nada bem sua participação na primeira divisão do campeonato cearense de futebol. Três jogos, rês derrotas. O Verdão do Cariri tem que vencer o Fortaleza, nesta quarta-feira próxima, no estádio Romeirão. Uma derrota deve abrir uma grande crise no time icasiano. Uma vitória faz o time respirar aliviado, mas não tira o Icasa da péssima situação na tabela de classificação. A torcida do Icasa quer lotar o Romeirão na quarta-feira. O objetivo é incentivar o Icasa a vencer seu principal rival, o Fortaleza. Uma vitória pode tirar essa maré de azar que se abateu sobre o vice-campeão cearense.

Plantão policial em Juazeiro do Norte



O Comando do 2º BPM não registrou nenhum homicídio de sexta-feira última, 16, até às 6 horas da manhã de hoje, em Juazeiro do Norte. Porém, dois fatos lamentáveis marcaram o final de semana. Um foi a morte de uma romeira do Estado de Alagoas, não identificada, vítima de atropelamento na CE-292, que liga os municípios de Barbalha e Missão Velha. Ela foi atropelada por um carro de cor preta, placas não anotadas e motorista não identificado. Vei oa falecer no local. O jovem Roberto Pimentel de Lima, 30 anos de idade, residente à Rua do Cruzeiro, nº 1009, bairro São Miguel, em Juazeiro, foi ferido com um tiro na cabeça, quando chegava em casa, na última quinta-feira, tendo inclusive, seu carro de marca Santana, cor prata e de placas HWG-4152, roubado, faleceu no último sábado, no Hospital Santo Antônio, em Barbalha. Ele foi sepultado ontem, domingo, às 11 horas da manhã.

Por Chagas Lima
Repórter

Plantão policial calmo em Crato



A ocorrência de maior destaque do plantão policial deste final de semana foi a apreensão de 25 trouxinhas de cocaína, 50 comprimidos de diazepan, um anel e uma pulseira de prata e 99 reais em dinheiro que, segundo a policia, era produto da comercialização de drogas. A mercadoria estava em poder de Maria das Graças do Nascimento Santos, Evangelista do Nascimento Santos e Paulo Sergio do Nascimento Santos, mãe e filhos, residentes na Travessa Lavras da Mangabeira, Bairro Seminário, em Crato. A prisão em flagrante aconteceu na quarta-feira, 14, e os acusados conduzidos ao 19º Distrito Policial.

Já na madrugada do sábado 17, na Av. Padre Cícero, Bairro Muriti, foi presa Silvanir Victor Costa, 21, por haver lesionado de forma leve com três perfurações a faca Cícero dos Santos Silva. A agressora confessou a polícia que foi em legítima defesa, pois vinha sofrendo maus tratos por parte da vitima.

Ainda no sábado, por volta das 19h20min foi preso no distrito de Aratama, Assaré, o individuo Thiago Alves Bezerra de 20 anos por está portanto um revolver 38. O flagrante aconteceu no interior de um bar e na ocasião foi preso também Francisco André da Silva de 47 anos, dono do estabelecimento e que assumiu a propriedade da arma.

Também no sábado por volta das 21h30min, na Vila São Silvestre, em Crato, foi vitima de lesão corporal a faca o jovem Francisco José Souza Silva, 20, residente na rua José Alves de Figueiredo. O autor da agressão, segundo a polícia, é conhecido por Lêudo que após a agressão, deixou o local tomando rumo incerto.

Ainda no sábado dia 17 na Praça da Sé, centro da cidade do Crato foi preso o individuo Francisco Alves Pereira, de Farias Brito, residente na rua Recife no Pantanal. Segundo a polícia o mesmo se encontrava armado com um facão e ameaçou o senhor Sebastião Pereira dos Santos, natural de Juazeiro do Norte.

No domingo, 18, na rua José Marrocos por volta das duas horas da manhã, nas proximidades da COELCE, foi preso Fernando Barbosa, natural de Crato que estava embriagado promovendo desordens na rua Padre Ibiapina.

Por Wilson Rodrigues
Repórter

Antigo prédio da Cidao abrigará universidades





A cidade de Iguatu vai ganhar um moderno centro universitário que vai abrigar cursos de três instituições de ensino: Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Será o maior do Interior. O anúncio foi feito pelo governador Cid Gomes, durante audiência com representantes das três instituições de ensino superior e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

O campus multiinstitucional será implantado na antiga Companhia Industrial de Algodão e Óleo (Cidao), usina que está desativada e atualmente passa por um processo de desapropriação por iniciativa do Governo do Estado. A idéia inicial era adaptar e reformar o espaço para a instalação da Fatec. Em face do funcionamento de cinco cursos da Urca, nesta cidade, no colégio São José, uma instituição particular e que não oferece mais espaço e condições adequadas, surgiu a proposta de construir juntamente com a Fatec, o campus próprio da Urca.

A reivindicação foi encaminhada ao governador Cid Gomes que aprovou a proposta e resolveu ampliar o projeto, incluindo também a instalação do campus da Uece. Na semana passada, Cid Gomes reuniu os representantes da Urca, da Uece e da Secitece para o anúncio do projeto ampliado, isto é, construção do campus multiinstitucional. As obras devem começar ainda neste semestre.

Na última sexta-feira, o arquiteto Campelo Costa visitou a antiga usina Cidao para fazer o levantamento inicial do espaço e posterior elaboração do projeto. O presidente do campus da Urca, em Iguatu, Ivo Ferreira, mostrou-se satisfeito com a decisão de implantar o campus multiinstitucional. Ele acompanhou a visita do arquiteto. “Será um dos maiores centros universitários do Interior do Ceará”, comemorou. “É uma idéia que vai trazer o desenvolvimento do ensino superior para a região Centro-Sul”.

Desapropriação

O processo de desapropriação da Cidao já está em fase de conclusão e o Governo do Estado pretende iniciar a construção do Centro Universitário neste semestre. A expectativa é que o campus multiinstitucional comece a funcionar em março do próximo ano. Deve ofertar 50 salas de aula, além de auditório, espaço de convivência, biblioteca e laboratórios. O campus da Urca funciona provisoriamente no colégio São José e por falta de espaço já ocupa salas à noite do Liceu e da Escola Agrotécnica Federal de Iguatu.

A Uece está nesta cidade há mais tempo, cerca de 30 anos, ofertando cursos de Letras, Pedagogia, Matemática, Física e Biologia, além de outros de extensão e especialização por meio da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli). O diretor da Fecli, Eudênio Bezerra, disse que que é antiga a carência de espaço físico adequado para a instituição de ensino.

SAIBA MAIS

Usina
A antiga usina de beneficiamento de algodão e óleo, conhecida por Cidao, ocupa uma ampla área próximo ao centro de Iguatu

Demanda
O novo campus vai atender à demanda por ensino superior da região Centro-Sul. É mais um passo concreto para a ampliação do ensino tecnológico e nível superior

Reforma
O prédio da antiga Companhia Industrial de Algodão e Óleo (Cidao) será reformado e passará por uma requalificação urbana.

Mais informações:
Unidade da Universidade Regional do Cariri (Urca) em Iguatu (88) 3581.3552
Campus da Fecli (88) 3581.9455
HONÓRIO BARBOSA
Repórter


Diário do Nordeste

TCM e MP investigam prefeituras e câmaras


Leilyanne Feitosa diz que trabalho da comissão é atuar onde haja denúncias graves (Foto: Adriana Pimentel)




Os prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais que assumiram no início deste ano começam a ser investigados a partir de fevereiro. Além das vistorias realizadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), como parte das suas atividades de rotina, a comissão que atuou no combate ao desmonte de prefeituras no fim do ano passado vai continuar agindo neste sentido.

A comissão de combate ao desmonte, formada por integrantes do TCM e do Ministério Público estadual, vai continuar atuando tanto em conjunto com a fiscalização de rotina realizada pelo TCM quanto isoladamente, quando entender que é necessário. A informação é da procuradora geral de contas do TCM, Leilyanne Feitosa.

Ela faz questão de esclarecer que a partir de agora o trabalho da comissão será diferente porque não se trata mais de desmonte, mas de investigar os novos prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais. O enfoque do trabalho, complementa, será direcionado para os municípios objeto de denúncias e para aqueles onde forem constatados problemas graves.

Por determinação da procuradora geral de justiça, Socorro França, a promotora Elaine Maciel, coordenadora do núcleo das promotorias de defesa do patrimônio público, também integra a comissão que antes tinha como representantes do Ministério Público: o promotor Luiz Alcântara, o procurador Maurício Carneiro (chefe da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública - Procap) e a procuradora geral de justiça, Socorro França. Pelo TCM, além de Leilyanne Feitosa, também participa o presidente Ernesto Sabóia.

Pelas declarações da procuradora de contas do TCM, o propósito da comissão é não fazer um trabalho paralelo ao que já é realizado pelo Ministério Público nos municípios, nem ao trabalho de rotina de fiscalização do TCM, mas de complementaridade, inclusive ajuizando ações para agilizar alguns procedimentos.

Planejamento

Na última quarta-feira (14), Leilyanne Feitosa se reuniu com o procurador Maurício Carneiro para tratar do trabalho da comissão a partir de fevereiro. Ainda este mês, a comissão deverá se reunir para definir um calendário de atividades do grupo.

Na operação de combate ao desmonte no final de 2008, a comissão ingressou na justiça com várias ações, pedindo inclusive o afastamento de alguns prefeitos para evitar que irregularidades constatadas nas vistorias realizadas continuassem sendo feitas.

Diário do Nordeste

Giro pelo Brasil




São Paulo

Após três meses de apuração, a Polícia Militar de São Paulo concluiu que houve ‘‘infração disciplinar’’ na conduta dos policiais envolvidos na operação de resgate que terminou com a morte de Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, em outubro de 2008. A versão preliminar do Inquérito Policial Militar (IPM) instaurado à época foi entregue ao Ministério Público Estadual. O promotor José Roberto Jauhar Julião, designado pela Procuradoria-Geral de Justiça do Estado para acompanhar o caso, tem agora duas alternativas: arquivar o IPM ou enquadrar os policiais em crimes previstos no Código Penal Militar e denunciá-los à Justiça Militar. O promotor diz que só decidirá o que fazer depois que todas as perícias forem anexadas ao IPM, depois de alguns dias.

Igreja

Pelo menos sete pessoas morreram no desabamento do teto da Igreja Cristã Apostólica Renascer em Cristo no Cambuci, ontem, em São Paulo. Havia ainda cerca de 85 feridos, segundo informação divulgada na noite de ontem pelo porta-voz dos bombeiros de São Paulo, o tenente Miguel Jodas. Os feridos foram encaminhados a hospitais da região. De acordo com a assessoria de imprensa da Renascer, o templo onde ocorreu o acidente, localizado na Avenida Lins de Vasconcelos, é a sede mundial da igreja e tem capacidade para cerca de 2 mil pessoas. No local, funcionava um cinema anteriormente. Foi neste mesmo templo que, em dezembro de 2005, o jogador de futebol Kaká casou.

Demissões

Após uma semana de ânimos exaltados entre empresários e trabalhadores por causa de vários anúncios de demissões, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta hoje às suas origens de negociador para ouvir os representantes das seis principais centrais sindicais do País. No topo da lista de pedidos ao presidente está um dos raros pontos em comum com empresários: a redução imediata da taxa de juros básica (Selic) pelo Banco Central. O Comitê de Política Monetária (Copom) decidirá na quarta-feira a nova Selic que, hoje, está em 13,75% ao ano. ‘‘A redução dos juros é um clamor nacional´, diz Ricardo Patah, presidente da UGT.

Preços

A queda nos preços medida pelo IGP-DI, em dezembro, e IGP-10, em janeiro, não passa de uma situação pontual, na opinião dos economistas. O risco de recessão que ronda os Estados Unidos, a Europa e a China não deve atingir o Brasil. ´Pode haver períodos de taxas negativas, mas não deflação no ano como um todo´, opina o economista Ricardo Eleutério Rocha, professor da Unifor (Universidade de Fortaleza). O Banco Central definiu como meta para 2009 uma inflação de 4,5%, a mesma do ano passado, com margem de variação de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. O IPCA, índice oficial usado pelo governo, fechou 2008 em 5,9%, portanto dentro da meta. ´Há sete anos, o BC vem cumprindo essa meta, ainda que com o remédio amargo dos juros altos. O mercado espera que isso se repita este ano´.

Precauções

Finalmente as férias de verão chegaram e todos os preparativos foram feitos para que você e sua família aproveitem os dias ensolarados nas lindas praias brasileiras. Mas o calor excessivo e exagero no tempo de exposição ao sol sem as devidas precauções podem causar sintomas importantes que todos deveriam conhecer. Nos países do Hemisfério Norte, os longos invernos causam até depressão passageira. A falta de sol também diminui a produção cutânea da vitamina D. Portanto, em países de inverno cinzento existe a possibilidade de osteoporose: o decréscimo de vitamina D leva a um menor acúmulo de cálcio nos ossos. Felizmente, excetuando-se os locais mais frios do Brasil, com as serras do Sul, nosso país tem excelente insolação o ano inteiro. A possibilidade de falta de vitamina D é remota, embora exista em idosos. Quando chega o verão, porém, existe uma "fome" pela exposição ao sol. Esse costume não é isento de riscos à saúde. O excesso de insolação pode levar a vários riscos.


Consumidor

A inflação ao consumidor na cidade de São Paulo acelerou na segunda quadrissemana de janeiro, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) subiu 0,23% na segunda leitura do mês, ante alta de 0,18% na abertura de janeiro. Os custos com Educação avançaram 2,58% no período, seguindo a alta de 1,05% na primeira leitura do mês. Os preços de Alimentação registraram uma queda de 0,23%, ante redução de 0,52% na leitura anterior. O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos.

Comprometimento

Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), condenou a prática de espionagem de advogados no exercício das funções de defesa. Para ele, tal prática "é típica de modelos autoritários e totalitários".A investigação sobre o vazamento de dados secretos da Satiagraha - operação que mira o banqueiro Daniel Dantas, do Grupo Opportunity, por supostos crimes de fraudes fiscais, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e quadrilha - revela que advogados foram monitorados sem consentimento judicial. "Monitoramento de advogado na atuação normal e regular é um grave comprometimento do Estado de Direito." Relatório de Análise de Mídias produzido pela Polícia Federal expõe o conteúdo de dois pen drives de uso pessoal do delegado Protógenes Queiroz, mentor da Satiagraha e algoz de Dantas. Os arquivos confidenciais de Protógenes reúnem fotos, filmes e áudios do criminalista Nélio Machado, defensor do banqueiro. A defesa do delegado nega que ele tenha feito o monitoramento.

Giro pelo mundo




Obama

Diante do Memorial de Lincoln, e no mesmo local em que Martin Luther King fez o discurso sobre a superação das diferenças raciais nos Estados Unidos em 1968, o presidente eleito Barack Obama fez nesse domingo, em Washington, um apelo pela união dos americanos para superar os desafios, deixando de lado as diferenças raciais, religiosas e de sexualidade. Ele saudou a multidão, dizendo que todos eram bem vindos à celebração da “renovação da América”, e afirmou que poucas gerações enfrentaram tantos desafios ao mesmo tempo, com a crise econômica e as guerras no exterior, mas disse que, juntos, os americanos poderão superar os problemas e manter vivo o “sonho dos fundadores do país”.

Inglaterra

O governo britânico lançou nesta segunda-feira seu segundo pacote multibilionário de ajuda aos bancos em três meses e criou as bases para que o Banco da Inglaterra possa aumentar a oferta de dinheiro, numa tentativa de impulsionar a economia da região. De acordo com o plano, o governo vai aumentar sua participação no Royal Bank of Scotland para 70 por cento depois que a instituição anunciou nesta segunda-feira o maior prejuízo de uma empresa na história britânica.

Israel

Israel autorizou nesta segunda-feira a entrada de quase 200 caminhões com ajuda humanitária na Faixa de Gaza, além do fornecimento de 400.000 litros de combustível, um dia depois da instauração de um cessar-fogo após três semanas de ataques. "Um comboio de 120 caminhões deve levar ajuda pelo terminal de Kerem Shalom e outro comboio, de 60 a 70 caminhões, a partir da passagem de Karni", disse à agência de notícias France Presse o comandante Peter Lerner, porta-voz da administração militar.Lerner disse ainda que 40.000 toneladas de ajuda humanitária, alimentos e medicamentos, chegaram à Faixa de Gaza desde o começo da ofensiva em 27 de dezembro. Um cessar-fogo unilateral israelense entrou em vigor no domingo, dia em que o grupo radical Hamas, que controla a Faixa de Gaza, também anunciou o fim das hostilidades. Em três semanas, pelo menos 1.300 palestinos morreram e 5.300 ficaram feridos, segundo os serviços de emergência de Gaza.

Futebol

Começa hoje em Milão o diálogo entre os representantes do Manchester City e Kaká para acertar a transferência mais espetacular da história do futebol. O clube inglês acredita ter trunfos suficientes para bater o martelo já hoje, mas está preparado para marcar outra reunião caso o craque e Bosco Leite, seu pai e procurador, façam uma contraproposta ou apresentem uma lista de exigências. Ontem, o jornal inglês "The Observer" publicou declarações de "uma fonte próxima ao dono do City" desmentindo os valores estratosféricos que têm sido divulgados sobre o valor a ser pago ao Milan e também sobre o salário anual de Kaká, mas não é verdade - como também não era a "notícia" que alguns sites árabes e ingleses deram no meio da semana de que o City havia retirado a proposta e desistido do negócio.

Asilo

O jornalista iraquiano que tentou agredir o presidente americano George W. Bush, Muntadhar al-Zeidi, pediu asilo político na Suíça. Para o advogado que cuisa do caso, Mauro Poggia, o iraquiano Al Zeidi está correndo " risco de vida ". Al-Zeidi tentou acertar Bush com seu sapato no dia 14 de dezembro, durante a última conferência do presidente americano no Iraque. O jornalista foi preso e está aguardando seu processo por tentative de agressão contra um líder estrangeiro. Pela tradição no mundo árabe, mostrar a sola do sapato é um ato de desrespeito a uma pessoa."Isso é um beijo de despedida, seu cachorro", afirmou o jornalista, atacando a política de Bush e a invasão que ocorreu em 2003.

Resgate

Equipes de resgate retiraram o avião da US Airways do fundo do rio Hudson na noite de sábado, 17, três dias após o piloto conseguir fazer um pouso forçado para evitar um acidente "catastrófico" em uma região povoada e salvar as 155 pessoas a bordo. Investigadores conseguiram recuperar as caixas-pretas, e os destroços revelaram a força com que o avião atingiu as águas.