Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 17 de agosto de 2008


Um costume deplorável


Mudar os nomes das ruas de Crato. Vem de há muito esse lastimável costume dos vereadores cratenses. As ruas do centro, possuidoras de tradicionais e pitorescas denominações, tiveram seus nomes trocados por personagens desconhecidas da população. O leitor sabe quem foi Senador Pompeu, Almirante Alexandrino, Ratisbona ou Padre Verdeixa? Como eram bonitas as denominações de Rua da Pedra Lavrada, Rua das Laranjeiras, Rua Formosa, Rua das Flores...
Vejamos um caso recente. Em 1998, intelectuais, professores e monarquistas caririenses procuraram os vereadores Ailton Esmeraldo e Edna Almino e solicitaram um projeto dando o nome de Imperatriz Leopoldina a uma nova rua de Crato. Foram de pronto atendidos.
Colocada a matéria em votação, uma surpresa: alguns vereadores alegaram desconhecer quem fora e qual a participação que tivera a Imperatriz Leopoldina na história do Brasil. O presidente da Câmara Municipal, Cláudio Gonçalves Esmeraldo, usou de bom senso. Convidou-me a comparecer à sede do legislativo cratense para proferir palestra sobre a primeira imperatriz brasileira. Assim o fiz. Ao final da minha fala o projeto foi colocado em votação sendo aprovado por 20 votos a favor e uma abstenção: a do vereador petista Amadeu de Freitas. Àquela época, os adeptos do Partido dos Trabalhadores se apresentavam com um ar de superioridade. Julgavam-se os “donos da verdade”, verdadeiros vestais da ética, críticos de tudo... Em 2003, o PT chegou ao poder. Deu no que deu... Mas essa é outra história.
Voltemos ao troca-troca dos nomes das ruas de Crato. O ex-prefeito Raimundo Bezerra sancionou a Lei nº. 1.774 de 10 de junho de 1998, denominando de “Rua Imperatriz Leopoldina” a artéria que tem inicio ao lado direito da Avenida Padre Cícero – sentido Crato-Juazeiro – e dá acesso ao Parque Getúlio Vargas-Morro da Coruja, em toda a sua extensão. Existem vereadores na atual legislatura, possuidores de mandatos em 1998, que se lembram do episódio acima relatado.
Recentemente – segundo me informou o ex-vereador Ailton Esmeraldo – os atuais vereadores (provavelmente desconhecendo o fato de aquela via pública já ter nome oficial) aprovaram nova denominação para a rua. Pela nova lei passou a se chamar Rua Orestes Costa. Este, aliás, já fora homenageado anteriormente no bairro Granjeiro. Nada contra o Sr. Orestes Costa, cidadão de bem, cujo legado de honestidade e ética faz parte da memória da Cidade de Frei Carlos. Ele merece ser homenageado. O que constrangeu, e até revoltou muita gente, foi a cassação da Imperatriz Leopoldina como patrona de uma rua de Crato... Será que a Câmara de Vereadores lembrou ao menos de revogar a Lei nº. 1.774? Caso contrário, a Rua Imperatriz Leopoldina passou a ter duas denominações, o que é uma ilegalidade.

Armando Lopes Rafael

COLUNA CARIRI DE HOJE

MINSTÉRIO PÚBLICO
O Ministério Público Estadual se transferiu, literalmente, para o Cariri esta semana. Aconteceu no Memorial Padre Cícero o IV Encontro do Ministério Público, com a presença de promotores de Justiça de todo o Ceará. Nas palestras temas como eleições, trânsito, Lei Maria da Penha, conduta ética e garantias constitucionais. A abertura se deu na quarta-feira, 13, e o encerramento na última sexta-feira, 15. A coordenação foi do promotor Elder Ximenes.

SEDE NOVA
O Ministério Público em Crato está de sede nova. Foi inaugurada na última quarta-feira, com a presença da procuradora geral de Justiça do Estado, Socorro França. No bairro Pimenta, funcionarão as promotorias públicas e o Departamento de Defesa do consumidor (Decon).

CULTURA
O espetáculo As Presepadas de Zé Ozébe, dirigida e produzida por Mauro César, esteve durante toda esta semana que passou em várias cidades do Cariri. Crato, Juazeiro, Caririaçu e Nova Olinda, foram algumas delas. A peça fala de um personagem bem enrolado em mentiras, que a cada minuto que passa se complica mais. Um texto bem apurado do dramaturgo Cacá Araújo.

TUDO CERTO
O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) em Juazeiro do Norte, Manoel Santana, pode agora respirar aliviado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por 6 votos a zero, deu sentença favorável ao registro de sua candidatura. Santana agora pretende intensificar a campanha em bairros e comunidades carentes.

SEMÁFOROS
O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro já tem assegurada a instalação de mais quatro semáforos modernos em cruzamentos considerados perigosos. A informação foi prestada pelo diretor do órgão, Hamilton Macedo, acrescentando tratar-se de uma parceria firmada com o Detran. Segundo ele, a escolha dos locais foi feita com a participação de engenheiros de trânsito que estiveram em Juazeiro elaborando um projeto de sinalização. Os novos semáforos deverão ser instalados em até dez dias nos seguintes cruzamentos: avenida Castelo Branco com a avenida Humberto Bezerra (confluência dos bairros Tiradentes e Pirajá); avenida Ailton Gomes com a Plácido Aderaldo Castelo, na direção do Parque de Eventos; avenida Castelo Branco com a rua das Flores, próximo ao estádio Romeirão e na avenida Ailton Gomes com a Carlos Cruz, na Via Férrea.


CIDADANIA
A ONG Onda Social está articulando um programa a ser veiculado em uma emissora de rádio do Cariri. A idéia é divulgar a cultura da região, abrir debates sobre os movimentos sociais e política.

DESAFIO JOVEM
O Projeto Desafio Jovem Cariri, sediado no Sítio Teotônio, em Crato, que há oito anos atua na recuperação de dependentes de drogas e álcool, já tendo tratado com êxito mais de 300 pessoas de toda a região, passa por uma profunda crise. Um grupo de entidades e pessoas se organiza para tirar o Desafio Jovem da crise. Boa oportunidade para a sociedade caririense demonstrar gratidão com uma entidade que tanto faz bem às pessoas.


BATE-PAPO

ARTESANATO
Esteve recentemente em Juazeiro do Norte, o técnico da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), Flávio Sampaio, iniciando o trabalho de cadastramento de artesãos do Cariri no Programa Nacional de Artesanato. O objetivo do programa é fazer com que o artesão tenha mais oportunidades de comercializar seus produtos, sem a presença do atravessador. O cadastro será disponibilizado na Internet para entidades, empresas e pesquisadores. Já foram cadastrados em torno de 70 mil artesãos cadastrados no Estado do Ceará.

IMPUGNAÇÃO
O ex-prefeito do Crato, Walter Peixoto (PMDB), está às voltas com problemas jurídicos. A juíza eleitoral Geritza Montezuma acatou pedido de impugnação da candidatura de Peixoto, feito pelo Ministério Público. Agora, terá que recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Walter Peixoto teve três contas de sua última administração (2001/2004) com parecer do TCM para desaprovação e acatadas pela Câmara Municipal.

Coluna Cariri, de minha autoria, publicada todos os domingos no jornal O Povo.