Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Notícias da Semana



A PRIMEIRA IGREJA DO CARIRI
Na foto ao lado, a capela de Santo Antônio – localizada no distrito de Missão Nova, município de Missão Velha – a primeira igreja construída no Cariri.

Segundo registros históricos, em 1725 ocorreu uma grande seca– atingindo a Missão dos Cariris Novos (atual cidade de Missa Velha) inviabilizando as construções, por falta de água. Intuitivamente, os colonizadores procuraram as proximidades da sanefa esverdeada da Chapada do Araripe e lá encontraram um riacho de águas constantes, onde hoje se localiza a vila de Missão Nova. Ali, ao lado esquerdo do riacho (ainda perene nos dias atuais) construíram, em louvor a Santo Antônio, a primeira igreja católica do Cariri. Presume-se que a capela primitiva foi concluída por volta de 1735. De 1928 a 1933, Joaquim Felix Rolim (Joaca Rolim), misto de senhor de engenho e competente pedreiro, reconstruiu – sobre os escombros do primitivo templo – a atual e ampla Capela de Missão Nova, como se vê na foto ao lado.

CENSURA BRABA
Padre Neri Feitosa, que por longos anos viveu na diocese de Crato, é um dos escritores cearenses mais produtivos. Suas publicações estão beirando o número cem. Seu último livro – “Resenha Marial” – 255 páginas, é um profundo estudo sobre o que se tem dito sobre a Virgem Maria. Padre Neri deixou a diocese de Crato na década 80, devido ao seu posicionamento favorável ao Padre Cícero. Naquela época, a Câmara de Vereadores concedeu ao Padre Neri o título de Cidadão Cratense. O diploma continua dormindo nas gavetas daquela casa legislativa até hoje. Consta que “forças ocultas” impedem a Câmara de Vereadores de convidar o sacerdote para vir receber a justa homenagem.

PENSANDO BEM
Quando é que a Câmara Municipal de Crato vai denominar uma via pública com o nome de Dom Vicente Matos? No próximo dia 6 de dezembro vai completar 10 anos do falecimento do maior benfeitor da Cidade de Frei Carlos. Um pergunta que todos fazem: por que será que os vereadores não são sintonizados com os anseios da população cratense e não se lembram de homenagear Dom Vicente?

TRISTE
Por nove votos a dois, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu liberar as Candidaturas dos políticos que atualmente respondem a processos no Poder Judiciário. A base para o principal argumento da decisão do STF é a de que a Justiça não pode barrar o registro de candidaturas daquelas pessoas que ainda não foram condenadas definitivamente pelos seus crimes, sob pena de violar o princípio da presunção da inocência. No Cariri teve gente que ainda teve coragem de comemorar.

NOSSO INTELECTUAL MAIOR
Dr. Raimundo de Oliveira Borges, após uns dias de hospitalização, já se encontra em casa, totalmente recuperado. Aos 101 anos de idade, ele escreveu e lançou o 24º livro, no qual decanta as belezas das ruas de Crato. Admirável este velho advogado, intelectual de renome e uma das reservas morais do Cariri! Nascido, em 1907, na Vila de São Pedro do Crato– hoje Caririaçu– Raimundo de Oliveira Borges foi promotor e diretor das três faculdades isoladas (Filosofia, Ciências Econômicas e Direito) que deram origem à Universidade Regional do Cariri–URCA.

“A BELEZA SALVARÁ O MUNDO”
Quem disse a frase acima foi o escritor russo Dostoievski. Ele tinha razão. Só através do Belo e da Arte, é possível compreender o mundo na sua essência, e não apenas espantar-se diante da sua aparência. As praças do Cariri precisam de novos jardins. Já é tempo das prefeituras da região criar o departamento de paisagismo. Como escreveu o filósofo Hegel: “O Belo é o luzir da verdade através dos sentidos”.

NADA DE NOVO DEBAIXO DO SOL
O latim é não somente uma língua sábia. É pertinente para os dias atuais vividos pela sociedade brasileira. Já na Roma dos césares –há mais de dois milênios – escutavam-se frases como estas: “Veritas filia temporis” (a verdade é filha do tempo); “Pecunia non olet” (dinheiro não tem cheiro); “Bene vixit qui bene latuit” (vive bem quem vive escondido); “Fallacia alia aliam trudit” (uma mentira puxa outra); “Nil est dictu facilus” (nada é mais fácil do que falar). “Risus abundat in ore stultorum” (o riso é abundante na boca dos tolos)...

TRAÇO CULTURAL
Os milhares de capelas rurais existentes no Nordeste compõe um dos traços culturais mais fortes da nossa região. Nesses templos ocorrem as festas e novenas dedicadas aos padroeiros dos sítios. No próximo dia 15 será comemorado o jubileu de ouro de construção da capela do Bom Jesus da Lapa, no sítio São Bento, em Exu-Pernambuco. Essa festa vem crescendo com o passar dos tempos. E este ano motivou um filme, curta metragem, feito pelos “cobras” do cinema caririense: Glauco Vieira, Jackson Bantim (Bola) e Catulo Teles.