Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Na Rádio Educadora do Cariri Programa Cultural: COMPOSITORES DO BRASIL


Apresentação:Zé Nilton

Quem ouvir verá, nesta quinta-feira, na Rádio Educadora do Cariri, no COMPOSITORES DO BRASIL, programa dedicado aos festejos de Dia de Reis, com músicas de compositores que homenagearam este culto português no Brasil. Muito rica a musicalidade brasileira que evoca festa, folia, danças e devoção aos três visitantes do menino deus, seguindo a estrela guia.

Nós aqui no Nordeste conhecemos muito bem este ciclo de lapinhas, pastoris e muitas danças em homenagem ao reis magos.

Pois bem, no nosso programa na Rádio Educadora do Cariri, 1020 khz, nesta quinta de 14 às 15 horas estaremos recordando e atualizando as manifestações musicais através de compositores brasileiros que produziram obras primas sobre o assunto.

Como o nosso vizinho de Saboeiro, o escritor Ronaldo Correia de Brito, que escreveu e produziu o auto de natal chamado – Baile do Menino Deus – consagrada peça musical que ganhou notoriedade no Brasil pela sua singeleza e expressividade cultural.

Muitas músicas de compositores consagrados sobre este dia marcante na memória do catolicismo popular do Brasil estaremos apresentando e comentado.

Serviço:

Programa: Compositores do Brasil
Rádio Educadora do Cariri
Sintonize: www.cratinho.blogspot.com
Telefone: (88)3523-2705
Todas as quintas de 14 as 15 horas
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Operador high tech: Iderval Dias
Direção Geral: Dr. Geraldo Correia Braga

Geraldo Junior e Banda em Janeiro no Ceará




Dia 14 de Janeiro
Geraldo Junior e Banda
Show Warakidzã - Senhor do Sonho
SESC Iracema às 19h
Rua Bóris, 90, Praia de Iracema
Fortaleza CE

Dia 18 de Janeiro
Geraldo Junior e Banda
Show Warakidzã - Senhor do Sonho
EREA - 2011
Pecém
Fortaleza CE

Dia 20 de Janeiro
Geraldo Junior e Banda
Show Warakidzã - Senhor do Sonho
SESC Crato às 19h
Rua André Cartaxo, 433, Centro
Crato CE

Dia 21 de Janeiro
Geraldo Junior e o Forró de Raiz
SESC Iracema às 19h
Rua Bóris, 90, Praia de Iracema
Fortaleza CE

Documentário sobre Reisado Dedé de Luna será lançado neste sábado

Alegria, cores, beleza e poesia deverão marcar esse sábado, dia 08, no Terreiro do Reisado Dedé de Luna com o lançamento do seu primeiro documentário.

O Reisado Dedé de Luna da cidade do Crato reúne a tradição e a inovação liderado pelas mestras Mazé e Penha, filhas do brincante e mestre Dedé de Luna. O reisado resiste e se afirma com características próprias demonstrando que as manifestações artísticas e culturais de caráter popular se modificam e se reinventam com o passar dos tempos.

Para registrar a história deste grupo e essa relação entre a tradição e a inovação foi produzido um documentário pelo Projeto “No Terreiro dos Brincantes” desenvolvido pela Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX e o Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC, com a parceria do Coletivo Camaradas.

O documentário será lançado neste sábado, dia 08, às 18h30, no Terreiro do Reisado no Bairro Muriti. O lançamento é aberto para a comunidade.

Para a Mestra Mazé esse documentário é como “aquela sementinha que você planta e depois vai colher as mais belas flores”. Ela destaca que esse trabalho vai possibilitar divulgar o trabalho do grupo e que é um incentivo para continuar. “Estamos dando continuidade ao trabalho de Papai e preparando as gerações futuras para dá continuidade ao nosso trabalho”, enfatiza a Mestra.
Esse é o terceiro documentário produzido pelo Projeto “No Terreiro dos Brincantes”, os dois primeiros foram das Mulheres do Coco da Batateira e da Mestra Zulene e o quarto será sobre o Maneiro do Pau do Mestre Cirilo que a previsão é que seja lançado no inicio de fevereiro.

Sina de marginal - Emerson Monteiro

Tarde dessas, caririenses, molhadas, quando as matas, sonoras de passarinhos cantores, parecem prenunciar o início da temporada das chuvas, nas notícias do rádio ouve-se contar da morte de um jovem de 17 anos, assassinado com oito tiros de pistola, em Fortaleza, na Barra do Ceará. Usuário de droga, fora morto por dois homens, que fugiram em uma moto. No dia anterior, abordado por traficante, que cobrava dívida atrasada, respondera atirando. Um nome a menos, uma estatística a mais, solucionando o conflito.
Situações desse tipo viraram casos de rotina nos dias atuais, multiplicados pelos noticiários feitos erva daninha que invade a paz social, rasgando de exemplos melancólicos o tempo tumultuado de cidades inteiras.
Pessoas, as menos endinheiradas das periferias, fora das tradições patrimoniais e dos festejos, arrastam fama de alimentadoras sensacionalistas de escândalos apagados pelos rastros dos rabecões enegrecidos. Outras, possuidoras de futuro, filhas dos nobres, esperançosas, viajantes do exterior nos trens de luxo da facilidade, esperam de olhos alegres o preço do sucesso.
E as tardes silenciosas proclamam a graça deste mundo em forma de normalidade e cifras reveladoras do êxito administrativo dos gabinetes oficiais, enquanto a norma rígida dos códigos reclama vagas nas penitenciárias superlotadas de moradores inúteis jogados às traças dos eleitos da sociedade.
Qualquer coisa assim que pede resposta urgente aos pontos de vista da euforia bem vestida. Indignações estridentes, armas acesas que matam às escondidas, depois tornadas públicas nos cadernos volumosos das páginas policiais, gritos de socorro a quem, e a quantos, ninguém aceita querer responder.
Nisso, os passos fora da estrada daqueles moços, filhos como outros, netos como outros, farrapos das toalhas de mesa da casa dos pais, dos irmãos; lágrimas quentes, dores amargas. Folhas nacionais largadas ao vento das agruras familiares de mães envelhecidas lá antes da hora, restos de banquetes e confraternizações, atores rebaixados nos campeonatos da terceira divisão da juventude perdida.
Chegou aos pensamentos, devagar, meio fora de hora, o alento de saber que nas barras infalíveis do tribunal das existências todos responderão em nível de igualdade, porquanto aos que muito têm mais lhes será dado; e aos que nada têm até o que pensam que têm lhes será tirado, equação definitiva das palavras de Jesus.
Longe, pois, de imaginar houvesse apenas frieza crua na justiça eterna quanto, vezes tantas, presenciamos nas histórias dessas tardes ingratas para os simples, desvalidos, nas pontas de ruas espalhadas, neste chão marginal dos becos infectos e seus barracos sórdidos.

Renasce a discussão sobre a criação do Estado do Cariri



O Jornal do Cariri publica reportagem nesta semana, sobre a volta do debate sobre a criação do Estado do Cariri, que consiste no desmenbramento da região do restante do território cearense, tornando-a independente. A nova unidade da federação seria composta por 41 municípios, incluindo as cidades de Iguatu, Orós, Aiuaba, Saboeiro, Catarina, Acopiara, Tauá, Solonópoles e Icó. Um grupo de simpatizantes da idéia já marcou para o dia 3 de maio de 2011 - data de aniversário da proclamação da República do Cariri, ocorrida em Crato, no ano de 1817-, um ato público em defesa do movimento, que terá a participação de todas as cidades envolvidas. Nos próximos quatro meses que antecedem o evento, os organizadores vão catalogar números e dados estatísticos para justificar o que eles chamam de “glorioso ideal separatista”.


A coordenação geral da luta pela criação do Estado do Cariri é do professor e dramaturgo cratense, Cacá Araujo. Ele explicou que a idéia não é dividir o Ceará, apenas reorganizar federativamente, com a proposta de fazer com que a região tenha autonomia administrativa e política, no sentido de usufruir plenamente de suas próprias riquezas. Cacá Araujo disse também que o Ceará é um Estado que, na prática do poder central, “caracteriza-se pela apartação que vitima o Cariri, na desatenção as suas crescentes demandas culturais, econômicas e sociais, além de vergonhoso desprestígio e ou cooptação política de suas lideranças”.

Fonte: http://tabajara.am.br