Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 18 de janeiro de 2009

Cariri Agora no rádio



Bem amigos, leitores do blog Cariri Agora, estamos de volta postando uma série de textos para você ler. A partir de hoje, estaremos sempre pelo blog Cariri Agora, brindando seus milhares de leitores com boas informações.

Outra notícia boa: ontem, sábado, voltamos à Rádio Araripe AM, com um programa semanal, que irá ao ar todos os sábados, ao meio-da. O nome do programa: Cariri Agora, numa alusão a este blog, e de que, de agora em diante, estaremos juntos todos os dias neste blog, e aos sábados na Rádio Araripe, sempre com informações da política, economia, cultura, da região do Cariri, dando um giro pelo Brasil e pelo mundo.

O programa Cariri Agora vai refletir o que for postado neste blog durante a semana, terá ainda entrevistas, debates, polêmicas e notícias políticas, sem lado, semp uxar saco de ninguém, sem ser tendencioso.

Quanto ao blog Cariri Agora, continuaremos a prestar um serviço às comunidades caririenses, sem distinção, sem achar que somos os melhores. Apenas dando nossa contribuição.


Obrigado e boa leitura!!




Tarso Araújo
Colaborador do Blog Cariri Cariri
Colunista do Jornal O Povo
Chefe de redação do Jornal do Cariri

Imagem do Crato: bairro Independência




Imagem fotográfica tirada no último domingo, do bairro Independência. Dá para dar uma olhada no centro da cidade do Crato.

Imagens de Juazeiro do Norte



Imagens da Avenida Castelo Branco, em Juazeiro do Norte.




A Avenida Castelo Branco, nasce no Cariri Shopping, e corta parte da cidade, passando em frente ao estádio Romeirão.




Imagens fotográficas de Jauzeiro, ontem, sábado. Click da jornalista Jaqueline Freitas.

Dica de leitura



Poesia numa hora dessas?


Ao longo de vinte anos, Luís Fernando Verissimo guardou algumas preciosidades - poemas, tiras e desenhos publicados em jornais e revistas com o título de "Poesia numa hora dessas?!". Foram reunidos os melhores momentos da série, nos quais o autor, com seu olhar sarcástico, traduz o cotidiano em lirismo. Com palavras ou imagens, nada passa em branco: reencarnação, o vagabundo , a morte... O livro foi impresso em papel couché e capa dura.

Palavra de Deus



tema central do evangelho é a Salvação. O evangelho proclama que, assim como Deus salvou Israel do Egito e o salmista da morte (Ex. 15:2; Sl. 116:6), do mesmo modo salvará do pecado e suas consequências a todos os que confiam em Cristo. Essa salvação do pecado e da morte é obra inteiramente de Deus. "Porque pela graça soi salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus" (Ef.2:8).

A salvação livra o crente do juízo de Deus, do domínio do pecado e do poder da morte (Rm. 1:18; 3:9; 5:21; 1 Ts.5:9). Deus livra os pecados da condição natural de serem dominados pelo mundo, pela carne e pelo diabo( Jo.8:23-24; Rm.8:7-8; 1 Jo.5:19).

A Salvação é realizada através daquilo que Cristo fez na história e por aquilo que ele continua a fazer nos crentes através do Espírito Santo. A base de nossa salvação é a morte de Jesus na cruz e a justiça que ele alcançou para nós em sua obediência. A salvação é realizada em nossa vida quando Cristo vive em nós (Jo.15:4; 17:26; Cl. 1:27) e nós vivemos em Cristo, unidos a ele em sua morte e em sua morte e em sua vida ressurreta (Rm.6:3-10; Cl. 2:12,20; 3:1).

Giro pelo Brasil




Economia

Se depender das projeções de diversos organismos internacionais, o Brasil pode se converter numa ‘‘ilha’’ em meio a um oceano de recessão das principais economias mundiais. De acordo com os números mais recentes de organizações como o Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os países do grupo ‘‘Bric’’ (Brasil, Rússia, Índia e China) deverão ter crescimento superior ao dos países ricos – embora menor que o registrado por esses mesmos países nos últimos anos.O FMI estima que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve crescer 3,5% em 2009. O Banco Mundial projeta 2,9%. O número é inferior às previsões para os demais países do Bric: Rússia, Índia e China devem crescer mais de 5%, de acordo com o FMI, ou mais de 3%, segundo o Banco Mundial. Mesmo assim, a taxa brasileira é bastante superior à dos países desenvolvidos, que devem registrar queda ou crescimento máximo de 0,4%, segundo os mesmos organismos. O governo brasileiro projeta um número ainda maior, de 4%. (DN)

Mortalidade infantil

O Brasil piorou no ranking de mortalidade infantil entre crianças com até cinco anos de idade, de acordo com relatório anual divulgado ontem pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com números fechados de 2008. O País passou da 113ª para a 107ª posição no ranking dos países que têm as maiores taxas, e é apontado pela organização como o que apresenta um dos piores resultados entre as nações latino-americanas: 22 mortes por mil nascidos vivos. Na América Latina, o Brasil só fica em melhor posição em relação a Bolívia (61ª) e Peru (97ª). Entre os emergentes, o resultado do País só não é melhor que o da Rússia (125ª). China e Índia ficaram na 101ª e 49ª posições, respectivamente. Apesar da piora da posição brasileira, o número de mortes registradas no País vem diminuindo desde 1990. Nesse período, o País apresentou uma queda acumulada de 62%, de 58 para 22 entre cada mil nascidos. A melhora tem sido muito significativa em comparação aos outros países do ranking, o que fez o Brasil ir da 57ª para a 107ª posição em 19 anos.

Mães

Meio milhão de mulheres morrem todo ano em decorrência da falta de cuidados médicos durante a gravidez e o parto, e 4 milhões de bebês não completam um mês de vida. O levantamento A Situação das Crianças no Mundo foi divulgado ontem em Paris pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Ele reafirma a relação entre pobreza e mortalidade de mães e filhos: grávidas têm 300 vezes mais chances de morrer em países em desenvolvimento do que em nações ricas. Segundo o documento, 50% das mortes ocorrem em 10 países - 7 da África e 3 da Ásia. Enquanto o risco de morte de uma mãe em países industrializados é de 1 caso para cada 8 mil, em áreas de pobreza é de 1 para 76. Mais de 99% das 536 mil mortes de mães em 2005 se deram em áreas de pobreza. Na Nigéria - o pior país do mundo para uma gravidez -, a chance de morte é de 1 em 7.

Saúde

A edição desta quinta, 15, do Diário Oficial traz as regras para que o usuário de plano de saúde possa trocar de operadora sem ter cumprir nova carência, na chamada "portabilidade". Essa mudança nas regras da saúde privada já havia sido aprovada diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou na terça-feira, 13. A resolução permitirá a 6 milhões de consumidores trocar de plano sem ter de arcar com as limitações de atendimento para quem ingressa em convênios médicos. Eles representam 15% do total de usuários.

Petróleo

A Petrobras informou que suas reservas provadas de petróleo e gás natural no Brasil encerraram 2008 em 14,093 bilhões de barris de óleo equivalente pelos critérios da Society of Petroleum Engineers (SPE) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o que representa um crescimento de 1,2% sobre dezembro de 2007. Levando em conta a métrica da Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais norte-americano, as reservas provadas no País em 31 de dezembro último caíram 5% em relação a 2007, para 10,274 bilhões de barris.

Obras

Cinco novas obras do setor portuário passarão a integrar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a partir deste mês. A autorização foi dada nesta quinta-feira,15, pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva à Secretaria Especial de Portos. Os empreendimentos somarão R$ 365 milhões e beneficiar os Estados do Rio Grande do Norte, Maranhão, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Alagoas. Uma das obras mais importantes é a ampliação e modernização do Terminal Salineiro de Areia Branca (RN), que fica em alto mar, a cerca de 22 quilômetros da costa. O projeto está orçado em R$ 155 milhões e vai elevar a capacidade do porto para atender à demanda de embarques de sal tanto para o mercado interno como externo.

Giro pelo mundo




Israel

O gabinete israelense aprovou, ontem, a trégua na guerra contra o Hamas a partir das 22 horas, no horário de Brasília). O anúncio foi feito pelo premiê de Israel, Ehud Olmert. Apesar da decisão, as autoridades israelenses afirmaram que querem manter as tropas em Gaza e manter o bloqueio do território. A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, saudou o cessar-fogo declarado por Israel, em acordo com o governo norte-americano, e expressou sua esperança de que ´todas as partes´ cessem imediatamente seus ataques e ações hostis. Segundo Olmert, Israel alcançou todos seus objetivos de sua ofensiva em Gaza, mas o exército israelense permanecerá no momento posicionado em Gaza e arredores. ´Nossos objetivos, da maneira que definimos quando lançamos a operação, foram totalmente atingidos e muito além. O Hamas recebeu um duro golpe´, enfatizou. (DN)


Chávez

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira, 16, que o processo democrático deve ser medido pelas garantias dadas aos cidadãos na hora das eleições, e não apenas pelo fato de que uma pessoa possa se candidatar a um cargo várias vezes, dando seu apoio ao projeto de reeleição ilimitada do presidente venezuelano, Hugo Chávez. "Temos que aprender a respeitar as culturas de cada país, respeitar a vontade de cada povo e ver que um processo democrático não é um cidadão que pode governar, um processo democrático é dar garantias a todos do direito de poder participar (...) nas mesmas condições", declarou Lula. O governante brasileiro se referia à consulta popular, que deve ser realizada no dia 15 de fevereiro na Venezuela para aprovar uma emenda à Constituição que permite a reeleição ilimitada para presidente e todos os outros cargos de eleição popular.

Faixa de Gaza

As equipes médicas e de resgate palestinas encontraram 95 corpos entre as ruínas dos edifícios atingidos pela ofensiva israelense contra alvos do Hamas na faixa de Gaza, informou a agência palestina de notícias Ma'an. A polícia do movimento islâmico radical Hamas afirmou que os corpos são, em sua maioria, de militantes do grupo, incluindo ao menos 20 homens armados que morreram em combate, O grupo que tem sido combatido por Israel em uma operação militar que já dura 23 dias e deixou ao menos 1.160 palestinos mortos e cerca de 5.000 feridos. Embora Israel tenha declarado trégua unilateral na noite deste sábado, os confrontos entre tropas israelenses e militantes voltaram a ocorrer na madrugada deste domingo. Segundo a agência Ma'an, equipes médicas palestinas descrevem as "cenas mais horríveis". Ao menos 25 corpos foram encontrados por uma família nos escombros de sua casa, no norte de Jabalya.


Zimbábue

A diretora-executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ann Veneman, anunciou neste sábado a doação de 6,5 milhões de euros para que o Zimbábue combata a epidemia de cólera que atinge o país desde agosto do ano passado. Ao menos 2.200 pessoas já morreram, e a doença já cruzou a fronteira com a África do Sul. O dinheiro da Unicef será entregue ao Ministério da Saúde para impulsionar os serviços na área, que se encontram paralisados no país, como denunciou em dezembro o ministro da Saúde, David Parirenyatwa. O Unicef também ajudará na perfuração de mais de 100 poços nas regiões em que falta água.


Gabão

Um helicóptero com 10 militares franceses a bordo caiu no mar, neste sábado, na costa do país africano Gabão, quando participava de exercícios, informou a Presidência francesa em um comunicado. "O presidente da República acaba de ser informado do acidente, no mar, de um helicóptero francês com 10 franceses a bordo, ao largo do Gabão, quando participava de um exercício bilateral", informou a nota. "O chefe de Estado exigiu que todos os meios disponíveis na área sejam imediatamente enviados para encontrar os militares que se encontravam a bordo", completou o texto.


Irá

O ministro de Assuntos Exteriores do Irã, Manouchehr Motakki, exigiu neste domingo a retirada total das tropas israelenses da faixa de Gaza, por considerar insuficiente o cessar-fogo unilateral declarado --e já rompido por Israel. "É essencial que as forças sionistas se retirem completamente das zonas ocupadas. Uma mera interrupção dos ataques por terra, mar e ar não é suficiente para pôr fim aos combates", disse Motakki em declarações veiculadas pela rede de TV iraniana PressTV. A retirada total das tropas israelenses em Gaza é uma das exigências --junto à abertura das passagens fronteiriças- do movimento islâmico radical Hamas para aceitar a trégua de Israel. O grupo "[declarou]": vitória neste domingo pela trégua proposta por Israel, uma medida considerada pelos militantes palestinos como a confirmação da derrota da grande ofensiva militar do país na região, que, em 23 dias consecutivos de ataque, deixou ao menos 1.160 palestinos mortos e cerca de 5.000 feridos.

Voto em discussão




Voto é poder. Através dele se elegem governantes assim como os derrubam. Na hora da eleição, o povo tem a soberania através do voto, mas a sociedade não tem essa arma poderosa em todas as tomadas de decisões. Quando as deliberações acontecem nas instâncias dos poderes, como no Legislativo, são os escolhidos pelo povo que decidem quais rumos de uma cidade, estado ou País devem tomar. Nas Casas legislativas; senadores, deputados e vereadores; eleitos pelo povo através do sufrágio, utilizam a mesma ferramenta.

Nas casas legislativas são julgadas contas de governo, autorizados empréstimos, obras, aumento para servidores, mudança das leis, dentre outros assuntos que atingem diretamente a população. O cidadão não pode participar diretamente de uma votação dentro do plenário, mas pode acompanhar passo a passo todas as negociações e saber como o parlamentar está deliberando.

Secreto

Porém, a maioria das votações são secretas, ou seja, a sociedade só sabe do resultado final. Na Assembléia Legislativa do Ceará, o julgamento das contas do governador, perda de mandato do parlamentar, eleição da Mesa Diretora da Casa, são deliberações realizadas secretamente.

A votação fechada na Assembléia está garantida pelo artigo 258 do Regimento Interno da Casa, o qual que enumera mais nove situações desta natureza.

Os deputados estaduais aprovaram, em dezembro do ano passado, a atualização do Título do Legislativo da Constituição do Estado. Dentre as emendas parlamentares apresentadas a esse título, uma do deputado Adahil Barreto (PR) propunha a votação aberta em todas as deliberações do plenário e das comissões da Assembléia, mas foi rejeitada.

Segundo o parlamentar, a sua proposta foi derrubada para respeitar a simetria com a Constituição Federal que não prevê o voto aberto em todas as votações de uma casa legislativa. “Entendo que se nós tivéssemos aprovado essa emenda não haveria, em tese, argüição inconstitucional com base na simetria, visto que a Constituição estabelece que haja sempre clareza nos processos do Legislativo”, defendeu.

Subterfúgio

Para o parlamentar, todas as votações no parlamento deveriam ser abertas, sob o argumento que, desse modo, não haveria mais subterfúgios nas negociações para as deliberações e o processo seria muito mais transparente para a sociedade que acompanha, principalmente aquelas mais polêmicas, como a cassação de um parlamentar. “Nós (parlamentares) temos a imunidade parlamentar. O meu voto, a minha voz e a minha opinião são invioláveis, então porque o voto fechado?”, questiona.

Heitor Férrer (PDT) afirmou que não se justifica um parlamento ter votação fechada visto que a sociedade tem o direito de acompanhar e saber como o seu parlamentar está votando. Segundo ele, a votação aberta deveria ser feita especialmente nos casos que mais interessam à população, como o veto oriundo do Poder Executivo.

Férrer analisa que em algumas situações o voto aberto pode trazer prejuízos, como no caso de um parlamentar da base governista querer votar contra uma decisão do governo e não o fazer por contrariar uma resolução da base, mas o pedetista reitera que é de acordo que em todas as votações nas Casas Legislativas o voto aberto deva ser soberano.

O vereador João Alfredo (PSOL), quando deputado federal, fez parte da Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto, a qual defende a aprovação do Projeto de Emenda à Constituição Federal (PEC 349/2001), que propõe o voto aberto para todas as deliberações do Congresso Nacional. Segundo ele, a discussão sobre o voto no Parlamento tomou impulso quando ocorreu as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) dos Correios e do Mensalão, onde afirma que os parlamentares votavam pela cassação dos acusados no Conselho de Ética, mas no plenário, com o voto fechado, o resultado era outro.

Não houve mudanças na Carta Magna Federal quanto ao voto no Legislativo, mas João Alfredo diz que na Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) já há avanços comparados à Assembléia e ao Congresso. “O Regimento Interno da Casa estabelece sempre o voto aberto. Só há votação fechada nos casos em que há um pedido e se decide pela votação secreta, mas a exceção na Câmara é o voto fechado”, explicou.

Espaço

A socióloga Lelia Lacerda pondera que o parlamentar não está em um espaço público falando por si, mas sim pela a sociedade e, portanto, precisa prestar contas à sociedade do seu trabalho, incluindo o seu voto. “É anacrônico uma sociedade que defende a democracia e mais transparência ter o voto fechado no Parlamento. O voto dos parlamentares é de interesse da coletividade”.

O cientista político Josênio Parente também concorda. Ele afirma que o voto aberto é mais transparente, porém afirma que, para o parlamentar o voto fechado é mais vantajoso, visto que ele não vai sofrer pressão, pois só ele saberá como votou.

Porém, ele analisa que isso tende a mudar, pois diz que cada vez mais a sociedade quer a prestação de contas no que acontece na esfera dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, estando mais atenta as decisões tomadas.

FIQUE POR DENTRO
Proposta de voto aberto no Congresso Nacional

Tramita desde 9 de maio de 2001, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 349) que propõe a instituição do voto aberto nas decisões da Câmara dos Deputados e Senado Federal. A matéria foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em 30 de outubro de 2002. E, desde então, a propositura entra em um verdadeiro labirinto regimental no qual a deixa apta para ser votada, nada mais, nada menos, que 102 vezes.

A proposição foi aprovada em 1º turno pela Câmara Federal, há mais de dois anos e, desde então, vem sendo colocada na pauta de votações daquela Casa Legislativa.

Fonte: Diário do Nordeste

Documentário tem Lira Nordestina como tema




Juazeiro do Norte. Um celeiro cultural inquestionável. O Cariri é um laboratório para pesquisadores de todo o Brasil. Uma nova modalidade de estudo vem sendo realizada na região por pesquisadores do Núcleo de Experimentação em Etnografia e Imagem, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O trabalho é coordenado pelo professor Marco Antônio Gonçalves e está apenas no começo. Cerca de 10 horas de filmagem já foram coletadas pelas pesquisadoras Rosilene Alves de Melo e Fabiene Gama. Um dos pontos visitados foi a Lira Nordestina, que recentemente passou por reformas e planeja reeditar clássicos do cordel.

Uma das pesquisadoras, Rosilene Melo, já vem realizando trabalhos voltados para a cultura regional desde 1994. A Lira Nordestina foi seu foco de pesquisa para mestrado, resgatando a história de um dos grandes referenciais do cordel no Nordeste. Atualmente, o que ela classifica como escola de ofício, está sem confeccionar cordéis há cerca de dois anos. O espaço passou por uma revitalização e ampliação. O velho maquinário está exposto juntamente com as xilogravuras.

Reedição

A idéia dos que fazem a Lira Nordestina, a exemplo dos irmãos Cícero e José Lourenço, é reeditar os livretos, principalmente os clássicos do cordel, como Pavão Misterioso, João Grilo, Canção de Fogo, A Chegada de Lampião no Inferno, Coco Verde e Melancia, dentre outras edições. Esses são trabalhos constantemente procurados. O resgate da história da Lira, intitulado Arcanos do Verso, de Rosilene Melo, recebeu o prêmio Sílvio Romero, do Ministério da Cultura, e o prêmio Raymond Cantel Poitiers, em homenagem ao professor da Universidade de Poitiers, Raymond Cantel, que dedicou sua vida à literatura de cordel, divulgando o universo de cantadores de cordel na França.

Atualmente, a professora faz parte do quadro docente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba. Mas foi na Universidade Regional do Cariri (Urca), no Ceará, onde começou a desenvolver as atividades. A Lira faz parte de uma das vertentes do seu trabalho, mas a cultura do Cariri inicialmente teve registros de imagens, desde o início do mês, com o reisado, a religiosidade, o Mestre Noza e a Lira. Em junho, será registrado o ritual do pau da bandeira, em Barbalha. “Tudo isso, com o objetivo de levar a uma reflexão sobre a cultura da região do Cariri, seu povo, suas origens”, explica Rosilene, ao esclarecer que a finalidade não é de realizar apenas documentários, mas se deter ao estudos dos registros. O trabalho passará por uma edição rigorosa.

Outro aspecto é dar destaque a elementos que ainda não obtiveram registros na região. A Lira Nordestina, por exemplo, até hoje foi foco de reportagens, mas não existe, segundo a pesquisadora, nenhum filme sobre a gráfica. Ela ainda ressalta a ausência de divulgação junto aos públicos da região e até de Juazeiro. “Grande parte da população sequer sabe que existe a Lira, tão importante para a história da xilogravura e do cordel. Um documento vivo de registro da história do povo nordestino”, diz ela.

São várias gerações de xilógrafos e cordelistas que já passaram pela Lira. Um deles, que em março terá seu centenário comemorado, será Patativa do Assaré. O poeta, que chamam de popular, conhecia de Camões a Castro Alves. Trouxe a Lira para a Tipografia São Francisco. Rosilene, quando iniciou seu trabalho de pesquisa ainda encontrou a Lira na Rua Santa Luzia, no Centro de Juazeiro do Norte. Depois disso, a Lira passou pela prédio da antiga estação ferroviária do município e agora se encontra no Pirajá, num espaço refeito e todo ampliado.

Parceria

Antes de parar a produção artesanal de cordéis, o local estava funcionando por meio, praticamente, do projeto Sesc Cordel. Segundo Cícero Lourenço, eram quatro mil folhetos produzidos. O projeto foi responsável pela reativação da Lira durante alguns anos. No mês de dezembro foi realizado na entidade o Encontro de Graphias. O diretor da entidade, Titus Riedl, destaca que um dos objetivos é dar mais visibilidade à Lira Nordestina, levar os estudantes ao local, para que conheçam a história da gráfica.

Desde 2005, a Lira Nordestina, mesmo que ainda seja do conhecimento de poucas pessoas e pesquisadores, funciona como Ponto de Cultura. Há cerca de dois anos foram reeditados 10 clássicos da literatura de cordel, que em pouco tempo ficaram esgotados. Isso é um sinal de que mercado dessa literatura é o que não falta para os cordelistas.

SEM PROSPERIDADE
Falta incentivo às novas produções


Juazeiro do Norte. Um dos questionamentos da pesquisadora Rosilene Melo diz respeito à produção do cordel na região. Muitos poetas procuram as gráficas para imprimir seus trabalhos. O incentivo aos jovens escritores acontece por meio de projetos como o Sesc Cordel. Mas, até o momento, o processo artesanal, tão cortejado pelos amantes da Lira, continua no sonho dos próprios oficineiros da arte. Ao chegar à Lira Nordestina, vê-se um espaço organizado à espera de um apoio para o desenvolvimento de uma trajetória que parou um pouco no tempo. Para os românticos poetas, a esperança não morre jamais.

E é dessa forma que os xilógrafos e cordelistas que fazem a Lira vislumbram projetos por meio da Secretaria de Cultura do Estado e outras instituições de fomento. Um dos problemas, conforme Cícero Lourenço, está relacionado ao tempo de produção e um maior número de funcionários, se for para adotar o método de montagem dos tipos para impressão dos textos poéticos. “Essa é a graça para os pesquisadores. O que faz a diferença da Lira, sendo o único espaço a adotar esse método de trabalho”, diz.

Mas, por outro lado, o irmão de Cícero, José Lourenço, destaca a ausência de instrumentação, a exemplo das tipologias para o trabalho. Até mesmo em São Paulo, ele afirma que se torna difícil encontrar o material. Seria preciso pelo menos 15 tipos para cada letra. O xilógrafo Francisco Correia Lima (Francorli) diz que são necessários oito funcionários, para realizar a composição dos tipos. Parece inimaginável atender essa condição na produção do cordel para alguns cordelistas.

Surpresa

A doutoranda Rosilene Melo, ao chegar em centros como São Paulo, onde estão cerca de 9 milhões de nordestinos, dentro de uma população de 14 milhões de habitantes, e no Rio de Janeiro, se deparou com uma realidade diferenciada em relação ao cordel. Esteve na Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC). Um tratado em constante ebulição.

A surpresa veio com uma demanda. São salas inteiras cheias do livreto para abastecer um público de jovens, nas escolas, e leituras obrigatórias para os vestibulares. No Ceará, pelo menos, a adoção dos livretos de cordel chegam a ser pontuais. O que deveria ser um forte atrativo, um meio para expandir a cultura de forma didática, está ainda muito restrito. A ausência de apoio emperra a abertura de um mercado. Nas décadas de 1950 a 1970, quando não se dava vencimento aos cordéis produzidos pela Lira, o Nordeste inteiro era abastecido e até Estados do Sudeste.

Eram cerca de 10 mil por semana. Faz com que se viva numa letargia profunda em relação a um dos fortes elementos da cultura nordestina. Parece uma contradição encontrar cordéis para vender em São Paulo, enquanto no Cariri, referência nesse tipo de ofício, não há produção. Pelo menos é essa a visão de Rosilene sobre os Arcanos do Verso, na sua atualidade. Ela lamenta uma trajetória vitoriosa da Lira, que infelizmente parou no tempo.

A pesquisadora também destaca a visibilidade da cultura popular do Cariri na região sudeste do Brasil. As butiques adotam imagens como a do Padre Cícero em estampas de roupas. Essa foi uma das situações que chamou sua atenção, sem falar nos trabalhos dos artesãos do Mestre Noza. Para ela, Cariri é uma referência na cultura. O que pode não ser novidade para alguns, mas para a maioria da população, é um tesouro a ser descoberto.

Mais informações:
Lira Nordestina
Rua Castelo Branco, S/N
em frente à Praça do Mateu
Juazeiro do Norte (CE)
(88) 3102.1150
ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter

ENQUETE
Tradição será mantida com novas edições?
José Lourenço
Xilógrafo Cordelista

Estamos há quase dois anos desativados. Queremos editar não só os clássicos como os novos livretos

Cícero Lourenço
Xilógrafo e Cordelista

Temos que ter condições para produzir. As pessoas sempre estão à procura. A idéia é reeditar alguns clássicos

Manoel Inácio Gomes
Xiológrafo e Cordelista

Estou na Lira há quatro anos. Aqui comecei a produzir o cordel a e xilo. Sempre procurei ler os clássicos




Fonte: Diário do Nordeste