Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Visões de Porcelana

Agora é fria a asa da xícara
e o perfume do cafezinho
perdeu-se na saliva.

Dentro do meu corpo
uma alma saciada.

Contente com o que bebeu,
achando graça do objeto sobre a mesa.

Bancários caririenses estão em greve


Em Assembléia Geral Extraordinária, realizada na noite de ontem, 23, os bancários do Cariri decidiram paralisar suas atividades profissionais com o objetivo de forçar os banqueiros a atenderem as reivindicações da categoria. Igual decisão foi tomada pela esmagadora maioria dos bancários dos 25 estados brasileiros e do Distrito Federal. No Cariri, a paralisação, no seu primeiro dia, atingiu todas as agências dos bancos oficiais.

As negociações envolvendo o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) estão em ponto morto. Os bancários pedem aumento real de 10% e os banqueiros só ofereceram 4,5%, o que não dá nem pra repor as perdas salariais acumuladas no último ano. Além do mais, os bancos querem reduzir a participação nos lucros e diminuir o auxílio-creche. Sem nenhuma outra opção, a categoria bancária decidiu pela greve por tempo indeterminado.

Hoje à noite, haverá uma nova assembléia para avaliar o primeiro dia de paralisação e planejar estratégias de mobilização.

O Cariri não é terreiro


Luiz Domingos de Luna*

Quem retornar ao cariri cearense após um longo período de ausência verifica que a região deu um salto de crescimento afirmativo em todo o seu tecido geográfico, permeando em toda conjuntura um progresso notável, desde o menor ponto etnográfico ao maior. Esta força acelerativa é uma constante na história deste berço sul cearense que pulsa vivo e vibrante no Estado do Ceará. Porém, esta visão positiva, geralmente, é privilegio dos que aqui retornam. Por que esta realidade não é naturalizada no seio da região do Cariri? O Caririense é norteado em referencial, vive no referencial, em torno dele, em função dele; assim, automaticamente, se forma no consciente coletivo uma força gravitacional forte, tão intensa que faz surgir uma nova galáxia, onde ao redor do referencial giram todas as urbes, e, todo processo de desenvolvimento, enfim, o mesmo, passa a ser um sol e os demais pontos iluminados que precisam da luz deste sol.
Esta realidade hipnótica naturalizada no seio da sociedade caririense é um vácuo muito forte e que pode gerar o efeito das borboletas que de tanto buscarem a luz terminam em função desta, perdendo o seu poder de preservação existencial. Creio que nós não precisamos viver, nem tão pouco criar paralelos para o nosso padrão de crescimento afirmativo. O importante é verificar a grandeza de cada urbe, a sua história, a sua trajetória no potencial de si, em relação a si mesma. Afinal, nós não somos terreiro de ninguém, salvo de nós mesmos, e de nossa história que com certeza é engrandecedora e que merece todo nosso apreço, admiração e respeito.

Por: Luiz Domingos de Luna

( *)Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora.

Alfinetada - por Pedro Esmeraldo



Olhe nós aqui novamente, dando alfinetadas em alguns políticos acomodados e conformados. Não podemos aceitar esse tipo de comportamento compassivo referente ao desenvolvimento desta cidade.
Cremos que o Crato cresce, mas de maneira lenta e desordenada. Ao nosso ver, não temos um crescimento acelerado. Não pensamos em trazer infra-estrutura urbana e rural. A cidade atualmente está parada, não há movimentação para aumentar os níveis de emprego. Tudo anda na estaca zero, sem estabelecer um crescimento econômico equilibrado. Isso é de estarrecer.
A agricultura está quase parada, ou melhor, está realmente parada. Não se concebe como em pleno século XXI, não procuramos estabelecer regras para desenvolver estruturalmente uma agricultura moderna, acompanhando o desenvolvimento com equilíbrio, sem deixar cair numa quebra desairosa de produção agrícola.
Não possuímos estradas que satisfaçam ao desenvolvimento. Atualmente, essas péssimas estradas carroçáveis são “raspadas” apenas no mês de setembro, pois as máquinas além de serem insuficientes para o trabalho, são alugadas a terceiros, havendo muito dispêndio que prejudica o bom andamento do progresso agrícola. Por isso pedimos que os nossos gestores façam força para adquirirem máquinas modernas a serem utilizadas nos trabalhos da prefeitura. Há muito tempo sofremos esse descaso, já que impede a expansão agrícola e nos deixa decadentes diante dessas dificuldades.
Crato precisa de renovação do seu quadro político, infelizmente, os nossos políticos não se atualizam, nem deixam sucessores para assumirem o comando administrativo desta cidade.
Precisamos de jovens que sejam competentes, que possuam graduação de educação superior a fim de organizarem planejamentos que venham avançar o desenvolvimento desta cidade.
Termos um jovem, graduado, empresário que poderia exercer a contento o comando político desta cidade: trata-se do senhor Justo Júnior, trabalhador competente, que ao nosso ver seria uma boa escolha para se candidatar a cargo do poder executivo. Cremos que esse senhor será bem aceito, basta ter coragem e disposição para competir com outras pessoas menos aperfeiçoadas nessa área. Esse senhor será bem acolhido com toda certeza, e que satisfará aos anseios da população.
Além disso, há outros jovens que merecem ser contemplados dentro do quadro político da cidade. São jovens capacitados que com toda certeza desempenharão muito bem os trabalhos políticos de nossa terra. São eles: André Barreto Esmeraldo, ex-vereador, pessoa honesta e que tem amor à terra; Raimundo Bezerra Filho, que teve por pai o grande líder cratense, Dr. Raimundo Bezerra; Adriano Parente, que mostrou arrojo e trabalho honesto na direção do seu hospital. Ainda há outros que deixamos de citar nomes por exigüidade de espaço.
Também não devemos esquecer o advogado Pedro Felício Cavalcanti, neto do professor e ex-prefeito do Crato, Pedro Felício Cavalcanti, homem de grande moral inabalada, poderá ser seu seguidor na esfera política.
Já está na hora de mudar esse quadro político acomodado e inoperante.
Um dia, um senhor de idade nos informou que o mal do Crato são os políticos não comparecerem aos eventos sociais, pois afastam-se desses eventos enviando representantes que não tomam contato com a presença do povo. Por isso somos esquecidos pela falta de compreensão mútua.
Com toda certeza esperamos que venham pessoas mais sociáveis que correspondam aos anseios do povo.


Texto: Pedro Esmeraldo

Um Século voa da terra dos canaviais à Aurora

- D. Mariquinha Macedo-
Luiz Domingos de Luna*
A bailar nos campos floridos de Barbalha, onde a fé das pioneiras, a disseminar o néctar da devoção católica, nos umbrais do cariri, ao repique dos sinos, a luz da abóbada celestial, mais uma página da história da terra de Santo Antonio é aclamada com glória, regozijo no registro do livro, do já renomado escritor Lavrense, Joaryvar Macedo – O Brasão dos Terésines, o nascimento daquela que faria o elo entre Santo Antonio e o Menino Deus, um presépio, uma ornamentação, um anuncio, uma aclamação, um sinal de reverência a razão do dobrar dos sinos, é assim, que consigo ver o nascimento a 91 anos da ponte destas urbes tão bem untadas e betumadas na largueza do espaço tempo, cidades irmãs pelas mãos simples e cuidadosas de Maria Francisca de Macedo, dois mundos diferentes, numa fusão, onde a ordem dos fatos não alteram o sabor da história – Aurora - Barbalha – Barbalha - Aurora, na argamassa do entrelaçamento familiar, tão bem costurado por seu genitor Vicente Antonio de Macedo que na galáxia de maior brilho, a estrela, já na função nobre de dar corpo, dar vida, dar luz ao eixo que pulsa vivo no cariri cearense.
Ao chamado do destino, assim como Maria Santíssima, ao anjo Gabriel, dá o seu sim, a morada no Sitio Pavão no município de Aurora, na sua nova missão ao lado do grande humanista, defensor das causas primeiras da civilidade aurorense - figura maior do espaço político, embora banhado pela humildade, religiosidade e simplicidade que sempre o caracterizou – João Joaquim dos Santos, ponto de encontro entre duas forças políticas antagônicas, sendo que, a sua pessoa serviu de dissolução a congruência para o reinado da paz e da concórdia na terra do Menino Deus.
Na ponte de um marco geográfico, a ser costurado na historia, a preservação da memória, fica na vigilância, o primogênito e querido pela sociedade aurorense o condutor de duas culturas, no balanço do pêndulo existencial, o já nobre e estimado Raimundo Joaquim dos Santos, conhecido como Willes Macedo.
Assim como as Cruzes nas caravelas dos mares bravios, aportaram anunciando uma nova terra, - Brasil, O casal eleito, fez percorrer o inverso, através do seu segundo filho, a buscar na velha Europa, as técnicas mais atualizadas no campo da medicina para salvar a vida de seus conterrâneos, é assim, que consigo ver o médico querido pela sociedade barbalhense, humanizador nato, Dr. Raimundo Wilson de Macedo.
A carregar nos ombros o estima e o carisma, a sucessão de uma história que não para, a luz que brilha, é confiada no universo único, que o criador deu para o prosseguimento da espécie, geradora de vida e de vida em abundancia, é assim, que consigo definir Maria Vilani Macedo Santos, neste seio familiar que engrandecem a todos nós que formamos a linda região do Cariri Cearense.
Registro histórico: Ponto de ligação familiar -MACEDO-entre: Barbalha/ Aurora. Aurora /Barbalha.
Praza Deus, que na Via- Láctea da existência, o caminho de luz, possa ser permeado por muitos séculos, ainda nas páginas inéditas da existência do ser humano, no que teve e tem, nas mãos de Maria Francisca de Macedo a fórmula da essência da célula mater da sociedade aurorense e barbalhense, na expansão do espaço social e histórico, nas letras centenárias ou quase, na pena de ouro da heroína de todas objetivas a ela focadas, a sempre querida e amada por todos, por uma história tecida a som da harmonia e da textura do fabrico do bom e do belo, e da arte de existir em sociedade, deixando sua pisada no poder temporal sem nunca ferir o belo espiritual. a cola entre Barbalha e Aurora -Maria Francisca de Macedo.
(*) Colaborador do blog Cariri digital
(*) Procurar na web

Cuca Cariri realiza encontro no Centro Cultural do BNB

O Centro/Circuito Universitário de Cultura e Arte - CUCA da UNE no Cariri realizará na próxima quarta-feira, dia 30, a partir das 15 horas, no auditório do Centro Cultural do Banco do Nordeste em Juazeiro do Norte, o ENCUCA Encontro do CUCA. O evento visa apresentar a trajetória da organização a nível nacional através de mostra de audiovisual dos vídeos produzidos pela TV CUCA, além discutir e criar uma rede de contatos com artistas, produtores e artistas para pensar ações nas universidades e faculdades da região.

O Encontro será aberto para estudantes, pesquisadores, artistas, brincantes e produtores culturais. Para o coordenador do Cuca Cariri, o músico Jean Alex, o evento é importante momento para ampliar a atuação da entidade na região que luta pela conquista de um espaço pra funcionar como ponto de apoio. O Cuca aguarda uma resposta da Universidade Regional do Cariri, tendo em vista, que a instituição foi indicada para sediar o Centro na Região. Jean Alex enfatiza que o CUCA espera contar com a participação de artistas e estudantes das várias universidades e faculdades do Cariri.

Ele comenta que o CUCA funciona como uma rede aberta para colaboradores que tenham interesse em contribuir com a discussão e atividades sobre arte e cultura dentro e fora das instituições de ensino superior.

Serviço:
CUCA Cariri
http://www.cucacariri.blogpost.com/

ÍNDIOS DO BRASIL (I) – AUTOR DESCONHECIDO

Programa Cariri Encantado com Marcos Leonel


Marcos Leonel é um dos maiores poetas do Cariri. Autor do livro Depois da Capela tem um Abismo, publicado pela Kabalah Editorial (Recife, 2007), que traz um longo poema, escrito em meados dos anos 80, dividido em doze cantos, cada um com oito estrofes, cada uma com oito versos, com imagens e impressões de um andarilho que sobe a serra do Horto, a caminho do Santo Sepulcro, depois da estátua do padre.

Marcos Leonel, graduado em Letras e Linguística pela Universidade Regional do Cariri, também é um conceituado professor de literatura, tanto de colégios de ensino médio como de cursinho pré-vestibulares, mas, também, é atração do programa Multimídia, apresentado semanalmente na TV Verde Vale, onde comenta os últimos e concorridos lançamentos literários.

Marcos Leonel, por fim, é músico e compositor, guitarrista da banda Nacacunda, uma das pioneiras da cena roqueira do Cariri cearense.

No programa Cariri Encantado desta sexta-feira, 25, das 14 às 15 horas, na Rádio Educadora AM 1020, Marcos Leonel será o entrevistado e suas composições serão tocadas (músicas da banda Nacacunda e parcerias suas com Pachelly Jamacaru e Bá Freire).

O programa Cariri Encantado é apresentado por Luiz Carlos Salatiel e Carlos Rafael Dias e tem o apoio do Centro Cultural BNB Cariri.

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA GRECO-CRISTÃ NO MUNDO CONTEMPORÂNEO


“o que menos se sabe a respeito de qualquer coisa é o princípio dela” Renë Alleau

O que menos se sabe a respeito da ética é a sua natureza ontológica. Fala-se muito em ética e sabe-se muito pouco dela. Por isso, confundimos a ética com a moral (que é uma decorrência da qualidade da ética que escolhemos seguir). Por que é tão difícil entender o domínio ontológico da ética? Simplesmente porque não está na dimensão da razão. Ela transcende a razão. A natureza ontológica da ética está no campo da sensibilidade humana. A mesma dificuldade que temos para explicar o gosto da água temos também (num nível superior) de compreender a essência da ética. A ética de Cristo não era a ética dos seus carrascos. A ética de Sócrates e Gandhi não era a mesma de seus conterrâneos e oponentes.

Em outras palavras, a ética não é um único caminho onde todos se realizam e se relacionam enquanto espécie humana. A ética precisa ser entendida como um modo de conceber a realidade e agir sobre ela em dois sentidos: o material e o espiritual. A ética no sentido material é aquela que concebemos como moral – lugar dos hábitos, dos costumes e das regras sociais. E a ética no sentido espiritual é aquela que os gregos concebiam como Ethos, ou seja, a morada da alma – o caráter! E Cristo denominava esse lugar da consciência humana como sendo o Reino de Deus.

Nesse sentido, o Ethos e o Reino de Deus é o lugar dos valores universais do Amor, da Paz, da Sabedoria, do Perdão, da Cooperação e todos os valores positivos da transcendência humana. Podemos, então, denominar esse caminho de conduta, de Ética greco-cristã. A ética greco-cristã transcende a ética moralista da modernidade utilitarista e pragmatista. O sentido da ética funda, portanto, dois mundos: o mundo moderno utilitarista e o mundo tradicional espiritualista. O primeiro mundo (objetivo e concreto) se transforma quando o homem emprega sua energia e consciência no sentido determinado pelos valores da ética materialista-utilitarista.

As guerras são manifestações das conseqüências danosas da ética materialista agindo na psique do homem moderno. As interpretações ideológicas apenas fomentam as ações humanas no processo de produção de valores materialistas-capitalistas. O segundo mundo (subjetivo e sutil) se transforma quando o homem emprega sua energia e consciência no sentido determinado pelos valores da ética espiritualista-transcendentalista.

A paz, a bondade, a fraternidade, a irmandade são manifestações das conseqüências benéficas da ética espiritualista agindo na psique de qualquer homem (moderno ou não-moderno). Enquanto no primeiro mundo a razão e o instinto são os motores e impulsionadores da realização humana, no segundo mundo a intuição, a fé e a sensibilidade são as bases e fontes do poder de construção e realização que operam o milagre de tornar o homem um fenômeno incomum por ser capaz de ser consciente de si e Positivo em si mesmo e, portanto, livre da tutela da ética materialista-utilitarista e seus valores morais negativos.


Na ausência da práxis da ética greco-cristã, temos hoje um mundo altamente progressista e competitivo em busca de bens materialistas porém extremamente carente e débil em bens espiritualistas. Devemos lembrar que Cristo nos alertou da existência e do impacto desses dois mundos quando afirmou: “Não podeis seguir a dois senhores”. Ele disse ainda: “Não podeis seguir a Deus e a Mamon [lucro]”...”Dai a Cézar o que é de Cézar – Dai a Deus o que é de Deus”.

Pensamento para o Dia 24/09/2009


“De tempos em tempos, o poder Divino assume numerosas formas. Nos devotos, ele brilha como o fogo da sabedoria (Jnana-Agni). Nos não-devotos, ele queima como o fogo da raiva (Krodha-Agni) ou o fogo do desejo (Kama-Agni). Hoje, o homem possui esse fogo (da raiva etc.) em seu coração e tornou-se uma vítima do medo e da ilusão. Todos os outros tipos de fogo acalmam-se no tempo devido, mas esses fogos (da raiva etc.) nunca cessam completamente. Eles podem inflamar a qualquer momento. Como, então, esses fogos são extintos definitivamente? O desapego (Vairagya) e o amor (Prema) são os dois requisitos para extinguir esses fogos. Somente através do amor o homem pode alcançar a paz.”
Sathya Sai Baba