Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Crato, vocações e potencialidades - Por Océlio Teixeira


Crato, cidade da Cultura. Atraído por esta referência, resolvi fazer o concurso para professor de história da URCA, em 1994. No mesmo período, estava havendo também um concurso em Sobral. Mesmo estando esta cidade bem mais próxima de Fortaleza, escolhi fazer a seleção aqui, visto que a cidade de Crato e o Cariri exerciam sobre mim uma grande atração e fascínio, exatamente em função da sua história e da cultura.

Aprovado no concurso, assumi, em agosto do mesmo ano, o cargo para o qual concorri. Logo comecei a fazer amigos e a conhecer o Cariri. Li sobre a história da região. Visitei cidades. Pesquisei sobre a festa do pau da bandeira de Barbalha. Acompanhei e acompanho as romarias de Juazeiro. Conheci e fiz aulas de campo no Caldeirão do Beato Zé Lourenço. Mantive contatos e li sobre as bandas cabaçais, reisados, penitentes, e tantos outros grupos representativos da cultura popular tradicional. Enfim, procurei conhecer o lócus que escolhi para viver, trabalhar e constituir família.

Ao longo desses quinze anos e alguns meses, percebi que o Cariri, não pode ser concebido com uma região homogênea, com uma história, uma economia e uma cultura únicas. Cada cidade tem sua história, sua cultura e seu jeito de ser. Cada cidade tem suas especificidades. E aqui quando falo cidade não estou me referindo aos prédios, às ruas e às praças, mas aos seus moradores, às pessoas que nela habitam, trabalham e constroem a sua dinamicidade nos mais diversos aspectos. Cada município tem a sua vocação, legada pela sua formação histórico-cultural. Nesse sentido, me pergunto: qual a vocação(ou vocações) do Crato?

Conforme iniciei o texto, o Crato é a Cidade da Cultura. Eis a vocação histórica do Crato. Essa vocação se deve, sobretudo, à vasta produção literária e histórica que aqui existe desde o século XIX, com a presença, por exemplo, de João Brígido que fundou o primeiro jornal do interior da Província do Ceará, O ARARIPE, em 1855, e produziu o livro: Ceará, homens e fatos, um clássico da historiográfica cearense, publicado já no século XX(1919). Ainda no século XIX, podemos destacar a fundação do Seminário São José, que representou o inicio do ensino superior no Crato e na região. Somem-se a esses eventos culturais, as lutas libertárias e republicanas comandadas pelos Alencar.

No século XX, quero destacar três grandes estudiosos. O primeiro, Irineu Pinheiro. Dentre seus diversos estudos destaco: O Cariri: seu descobrimento, povoamento e costumes(1950) e Efemérides do Cariri (publicado dez anos após sua morte, em1964). O segundo, Padre Antônio Gomes, também autor de diversas obras sobre a nossa história local e regional. Dentre suas obras enfatizo: Um civilizador do Cariri(1955) e A cidade de Frei Carlos(1971). O terceiro intelectual que faço menção é José Alves de Figueiredo Filho, grande estudioso da cultura e história do Crato e do Cariri. Dentre seus trabalhos, evidencio: História do Cariri(4 volumes, sendo o último publicado, não tenho certeza, em 1964).

No ano de 1953, esses intelectuais fundaram o Instituto Cultural do Cariri (ICC) e no ano de 1955 a Revista Itaytera, que é uma fonte inesgotável para se estudar e conhecer a história do Crato e do Cariri. Já nos anos de 1960 foi fundada a Faculdade de Filosofia do Crato, pertencente à Diocese de Crato. Em 1986, houve a criação da Universidade Regional do Cariri. Não podemos esquecer também a fundação da Diocese de Crato, em 1914, e do seu importante papel na educação da nossa cidade através dos colégios Diocesano, Santa Tereza e Pequeno Príncipe.

Ao longo do tempo, no entanto, este conceito de Cidade da Cultura foi ampliado, passando a incorporar também as manifestações da cultura popular e das artes. Hoje, quando falamos “cidade da cultura”, logo nos vem à mente esse rico legado historiográfico, cultural e literário, mas também as bandas cabaçais, os reisados, os manêro pau e tantas outras experiências populares. Mas será que todos os cratenses compreendem a importância dessa riqueza histórico-cultural? E mais: será que a atual geração está fazendo jus a ela? Quantos prédios históricos são conservados na cidade? Qual a política desenvolvida para manter os grupos da cultura popular e incentivar os mais jovens a se engajarem nesses grupos? Quantos cursos superiores foram criados nos últimos anos na cidade? Quantas faculdades aqui se instalaram?

A essa vocação cultural, artística e educacional, acrescento a vocação turística. O município de Crato possui uma potencialidade turística enorme. Aqui, podem ser desenvolvidos diversos tipos de turismo: o ecológico, o histórico-cultural, o científico, o religioso e outros mais. Deus nos deu de presente essas potencialidades. O que estamos fazendo com elas? É a pergunta, no meu entender, que todos nós nos devemos fazer.

Não quero aqui menosprezar as possibilidades econômicas, com a aquisição de empresas e indústrias. Muito pelo contrário. Devemos lutar para trazer para o Crato mais e mais investimentos privados e públicos. Agora, as duas vocações a que me referi acima podem atrair muitos investimentos e gerar riqueza para a cidade e seus habitantes. Há muitos exemplos de pequenas cidades, sobretudo na Europa, que vivem basicamente do turismo cultural, histórico, religiosos, etc.

Nesse sentido, me pergunto (e aqui não vai nenhuma crítica ao prefeito Samuel Araripe e demais administradores): porque o Crato não tem uma secretaria exclusivamente dedicada à cultura? E quero aqui registrar o excelente trabalho que a Daniela Esmeraldo está fazendo a frente da pasta da Cultura. Mas ela tem que cuidar também do esporte e da juventude. É muita coisa pra uma secretaria só. Uma segunda pergunta: porque o Crato não possui uma secretaria de turismo, ao invés de um departamento dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico? Sei que existem as dificuldades financeiras do município, sobretudo neste ano de crise. Mas, não custa nada ousar e quebrar paradigmas.

Amigos leitores, amigos cratenses, esta é uma reflexão de um cratense de coração (e sempre digo que sou um caririense, pois adoro todas as cidades da região), com o objetivo de provocar uma discussão sobre a cidade que escolhi para viver. O olhar para o passado que fiz não é numa perspectiva saudosista, mas sim numa perspectiva de se aprender com nossos antepassados e planejarmos um presente e futuro promissores. E para isto devemos cada vez mais arregaçar as mangas e trabalharmos.

Escrito por Océlio Teixeira de Souza
Publicado no Blog do Crato

12° DIA DE GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO

HOJE - 18.11.2009
DENTRO DA NOITE ESCURA, Cia. Livremente de Teatro (Juazeiro do Norte-CE), 19h30min , Teatro Rachel de Queiroz, Crato-CE




GUERRILHEIROS DO ATO DRAMÁTICO MOSTRAM O TEATRO CARIRIENSE!

Desde o dia 7 último, a Guerrilha do Ato Dramático Caririense, realizada no Teatro Rachel de Queiroz, em Crato-CE, mostra as principais produções das artes cênicas da região. Peças infantis, dramas, comédias, dança... É o universo Cariri revelado para si e para os visitantes de todas as partes do país e do planeta.

Ontem Wanderley Tavares encantou o público com o monólogo "COQUETEL", demonstrando a força da dramaturgia caririense.

Hoje, quarta-feira, dia 18 de novembro, será apresentado o espetáculo "DENTRO DA NOITE ESCURA", de Emannuel Nogueira, com a Cia. Livremente de Teatro, de Juazeiro do Norte-CE, dirigido por Jean Nogueira, às 19h30min, no Teatro Rachel de Queiroz, Crato-CE.

A Guerrilha do Ato Dramático Caririense é uma realização da Sociedade Cariri das Artes e Sociedade de Cultura Artística do Crato, Pontos de Cultura do Brasil, em parceria com grupos e companhias de artes cênicas do Cariri. A programação segue até o dia 22 de novembro de 2009.

Guerrilheiro Cacá Araújo
Coordenador Geral da Guerrilha do Ato Dramático Caririense

Programação da Mostra SESC em seu sexto dia de realização no Cariri, dia 18/11 (quarta-feira)


Mostra Sesc Cariri em seu sexto dia, não so movimenta o turismo na região: agrega história, arte e cultura; diversifica talentos e expande conhecimentos.Hoje destaque especial ao Seminário Arte & Pensamento , Márcia Tiburi, conversa com o público sobre Mulheres Místicas e Mulheres Reais: Uma Fratura Sertão".


Em Juazeiro, o destaque é a peça O Cantil, encenado pelo Teatro Máquina, a partir das 20h, no Teatro Municipal do SESC Crato. O espetáculo é uma metáfora a manipulação.Utiliza ventrículos atores e narrador manipuladores para falar da relação de poder. No Crato vale a pena conferir A segunda Toada para João e Maria, pela segunda vez no Cariri e em sua segunda apresentação musical. Encenam músicas de Chico Buarque, brincam com a platéia e dialogam entre si: dançam, bebem, refletem a vida e improvisam problemáticas atuais de maneira descontraída e bem humorada. Acontece a partir das 18h no RFFSA, penúltima apresentação do grupo de Dois antes do encerramento Overdoze - horas interruptas de espetáculo. Outro destaque musical vai para o Grupo Brasov (RJ) e Dani Trucheto(SP).

A Praça da Sé, em Crato, por sua vez, continua com a Feira de Livros. O evento começa às 10h e tem não só venda, mas também troca de publicações. Das 18h às 21h, acontecem intervenções de música e poesia. Às 16h, Manoel Ricardo Lima, doutor em teoria literária lança o livro: Quando todos os acidentes acontecem.


Já os moradores da cidade de Nova Olinda podem ouvir, a partir das 20h30, no Armazém do Som na Praça, O trio instrumental, Treminhão, mistura no palco ritmos como jazz, blues, música africana e música eletrônica em um som original de Pernambuco. E em Barbalha, o teatro se transforma nas dependências de um hospício feminino carioca, a Escola de Artes Reitora Violeta Gervaiseau torna-se palco para “Hysteria”. Cenicamente, abdica-se do palco e dos recursos de sonoplastia e iluminação, optando-se por um espaço não convencional, no qual a platéia masculina é separada da platéia feminina que é convidada a interagir com as atrizes. Esta interação, aliada a textos previamente elaborados, gera uma Dramaturgia híbrida, única a cada apresentação.

>Juazeiro do Norte:

. Memorial Padre Cícero
10h: João e o pé de Feijão (Turma do Papum- SC).
- 20h30: O Dragão ( Cia Amok- RJ).

. Largo do Memorial
- 17h: O Santo Guerreiro e Herói Desajustado (Cia São Jorge de Variedades- SP).

. Marcus Jussier
- 17h: Reprise(La Mínima- SP).


. Teatro Marquise Branca
- 18h: O Velho da Horta ( Cia Pequod de Teatro- RJ).

. Conexão Brasil CCBNB
- 19h: Inventário (Roda Gigante - RJ).

. Teatro Patativa do Assaré
- 23h: Império Love To Love (Ricky Seabra- RJ).

. Terreiro de Mestra Margarida e Armazém do Som
- 18h: Banda Cabaçal(Mestre Elias - Cariri).
- 20h30: Viagem Instrumental : Mandrágora - DF).

. Casa da Rua da Cultura
- 11 as 21h: Residência da Casa da Rua da Cultura (Cia de Teatro Stultífera Navis-SE).
- 22h: Abajú Lilás( Gupo Imagens- CE).

. Programação Especial (Sesc Juazeiro)
- 18h: Laboratório Trocas de Afetos - LATA ( Conversas Gravdas na UFC)Entrevistas com Ricardo Guilherme
- 14h: Seminário Arte & Pensamento – Dra. Márcia Tiburi -" Mulheres Míticas e mulheres reais: Uma Fratura do Sertão"
15h15min:Seminário Arte & Pensamentos –Dra. Nina Velasco e Cruz: " Paulo Bruscky : Um Artyista nordestino?
16h e 15 min : Debate com o público
Mediação : Dr. Dr. Luís Manoel Lopes.

LANÇAMENTO REVISTA LITERARIA POLICHINELLO no. 11 + Exposição das gravuras que ilustram este número da Revista

>Crato:

. Teatro Municipal
-10h: Tá Namorando! Tá Namorando! (Bagaceira-CE).
- 20h: O Cantil ( Teatro Máquina - CE)

. Praça da Sé
- 10h: Feira de Livros (Comercialização e Troca de Livros).
- 16h: Lançamentos de Livros – Música Popular (Dilmar Miranda/Izaíra Silvino).
- 18h às 21h: Performance Poética (Intervenções performáticas de música e poesia: Paulo Scott/Carlito Azevedo/Manoel Ricardo de Lima e Poetas do Cariri).

. Terreiradas
- 16h: Terreiro de Mestra Zulene Galdino – Bairro Vila Novo Horizonte. Guerreiro. Santa Madalena/ Pastoril da Mestra Galileia/ Banda Cabaçal Santo Expedito.

. Mostra nos Bairros
- 17h: Bairro Ponta da Serra. Reprise (La Mínima-SP).
- 18h30: Soldadinho do Araripe (Aquasis-CE).

. RFFSA
- 17h: O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado (Cia São Jorge-SP).
- 18h: Tributo a Marinês (João do Crato-CE).

. Sesc Crato
- 22h: Velôsidade Máxima (Fábio Vidal-BA).

. Galpão das Artes
- 23h: Império, Love To Love You Baby! (Ricky Seabra-RJ).

. Crato Tênis Clube
- 22h: Mangiare (Grupo Pedras-RJ).
- 23h: De La Raiz a La Eletrônica (Gaby Kerpel y Balvina Ramos-Argentina).
- 01h: Sem Nostalgia (Lucas Santtana –BA).

>Nova Olinda:

. Teatro Violeta Arraes
- 08h: O Rio que vem de Longe (Teatro Vneto Forte - SP).
- 19h: O Hiopnotizador de jacarés (Circo Girassol- RS).

. Armazém do Som na Praça
- 20h30: Treminhão - PE

. Artes Visuais
- 14h: Exposição Pina Bausch (Fotografia Dada Petrole).


>Barbalha:

. Praça Central
- 18h: Silencio Total- Cia Riso da Terra (PB)

. Teatro Neroly
- 19h: Roliude(João Ricardo Oliveira-RJ).

. Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau – URCA
- 15:30h: Hysteria (Grupo XIX de Teatro - SP).

Enviado por ELIZANGELA SANTOS

Centro Cultural BNB Cariri: Programação Diária



Dia 18/11, quarta-feira

Música – Blues (com Michel Macedo)
14h Programa de Rádio na Educadora do Cariri AM. 60min.

Especiais - Atividades Infantis - ARTE RETIRANTE
16h Sessão Curumim: A Fuga das Galinhas. 84min.
Local: Caririaçu

19h Especiais - MOSTRA CONEXÃO BRASIL CCBNB (Mostra SESC - Cariri)

Centro Cultural BNB Cariri
Rua São Pedro, 337 - Centro - Juazeiro do Norte
Fone (88) 3512.2855 - Fax (88) 3511.4582

Professores, alunos e funcionários do Curso de Ciências Econômicas da URCA prestam homenagem a Alderico Damasceno

Menos de 12 horas após ser sepultado, Alderico de Paula Damasceno foi alvo de uma singela, porém significativa homenagem dos professores, alunos e funcionários do Curso de Economia da URCA.

Na noite de ontem, 17/11, em vez de aula e trabalho, os corpos docente, discente e os funcionários do Curso de Ciências Econômicas da Urca prestaram um merecido e inadiável tributo a Alderico de Paula Damasceno, que durante sua profícua e longeva permanência como professor do Departamento de Economia dessa Universidade, construiu uma sólida relação de amizade e respeito para com todos.

O Salão da Terra, no Campus do Pimenta, permaneceu lotado durante a solenidade, que durou 90 minutos. Muitos estudantes permaneceram todo o tempo em pé, devido à grande quantidade de presentes.

O Coordenador do Curso de Economia, prof. Lima Júnior, que foi aluno de Alderico, coordenou o evento e apresentou outros professores do curso, muitos dos quais também foram alunos do saudoso professor.

O professor Marcos Eliano, atual decano desse Curso, relatou a longa convivência que teve com Alderico, destacando que essa relação antecedeu a própria Faculdade de Filosofia do Crato (instituição embrionária da URCA), pois uma irmã do falecido, Madre Damasceno, era diretora de um educandário de Mauriti, cidade caririense onde Eliano nasceu.

Na sequência, usaram da palavra os professores Felisberto Nunes, Rosemeire Matos, Valéria Pinho, João Luís da Mota, Carlos Rafael, Pedro Veras, Lima Júnior e Micaelson Lacerda, quando foram destacadas várias situações de puro ensinamento ministrado pelo Mestre Alderico, a exemplo da paixão e do amor com os quais exercia o magistério, sua imensa competência no ensino da História e da Economia, além da Geografia e da Filosofia, e sua imensa generosidade para com os colegas, alunos, funcionários e com a própria URCA.

Alderico dedicou cerca de sessenta dos seus noventa anos de vida à educação, quando contribuiu diretamente na formação de várias gerações de estudantes que hoje, na sua grande maioria, são profissionais de proa.
Na URCA, ensinou até os 80 anos de idade, sendo os últimos cinco anos de forma inteiramente gratuita, pois já tinha sido aposentado compulsoriamente ao completar 75 anos. Mesmo assim, passou cinco anos sendo um verdadeiro e talvez um dos únicos “amigos da Universidade”.

Por tudo isso, Mestre Alderico é merecedor de eternos votos de gratidão e homenagem.