Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Mais Tarde, Mais Forte - Geraldo Junior e Dudé Casado

Dudé Casado e Geraldo Junior tocarão juntos novamente no mesmo palco. Os ex-integrantes do grupo Dr.Raiz mostrarão suas novas canções no Show Mais Tarde, Mais Forte, um só espetáculo com diferentes ritmos que também contará com a presença de novos grandes músicos da região. 

Geraldo Júnior


O trabalho do cantor e compositor desenvolve-se nesse contexto como um aglutinador das artes populares, utilizando elementos tradicionais como ferramenta para fundir e resignificar todas essas linguagens através de uma leitura contemporânea.
Dudé Casado

Com um gosto eclético, sempre absorveu naturalmente várias influências de universos musicais distintos, desde a música de raiz, provinda dos grupos de cultura popular da região, até bandas como The Beatles, The Doors, Pink Floyd, Black Sabbath, Sepultura...


Sexta-feira, dia 19 de Agosto
Sesc Juazeiro do Norte às 20h
Terreiro da Mestra Margarida

Quinta no SESC

EXPOSIÇÃO TRANSFIGURAÇÃO de Rogê Venancio.

Transfigurar significa mudar a figura, transformar, alterar.  E é exatamente este o trabalho de um artista que usa da técnica de colagem para veicular a sua sensibilidade e percepção do mundo.
Na exposição TRANSFIGURAÇÃO que abriu hoje, às 19h, na Galeria de Artes do SESC Juazeiro e com visitação de segunda à sexta das 13h às 21h, fomos apresentados a 14 trabalhos de Rogê Venancio, artista caririense.  Suas colagens se comunicam com o mundo e não estão presas a uma identidade local determinada.

Misturando trabalhos novos com alguns antigos, passeamos por um universo de crítica ao capitalismo e ao consumo desenfreado e de intensa busca pela construção de um indivíduo coerente para além das inúmeras informações que o condicionam a ser múltiplo e contraditório, beirando a transfiguração em coisas inexistentes ou absurdas. Em Terra em Trânsito, por exemplo, encontramos - sob um fundo azul de céu que se propõe guardar um Sol humanizado, uma Lua de onde parece sair um foguete e uma parabólica que se confunde com um astro - um homem reconstruído (David de Michelangelo em cubos) e uma nova mulher com uma lâmpada na cabeça e outras figuras sem rosto e atemporais que caminham para algum lugar às margens do jeans.  Em muitos dos trabalhos expostos a presença de enormes bocas para que as criações maravilhosas amem, comam e se comuniquem desenfreadamente com todos os seus espectadores/admiradores.


CANTORIA MENSAL DO CEARÁ DIVERSO – 1ª edição

Belíssima estréia de um evento que ajuda a firmar e a enaltecer a cultura popular nordestina do verso e do repente. Os poetas Chico Alves e Cícero Justino se apresentaram no palco do terreiro da Mestra Margarida do SESC Juazeiro nesta noite de 11 de agosto para um público atento na rima, na métrica e na inventividade dos artistas convidados. 

Pouco antes, dentro do projeto Ao Gosto Popular, apresentou-se a Banda Cabaçal Santo Antonio do Mestre Chico.  São iniciativas desta natureza promovidas pelo programa Ceará diVerso da TV Verde Vale e apoiadas pelo SESC que conseguem manter viva a chama da tradição lítero-musical brasileira de raiz.

--

Programa Cultura SESC Cariri
(88) 3587 1065 (SESC Juazeiro)
(88) 3523 4444 (SESC Crato)

Crato desrespeitado

Pedro Esmeraldo

Desde a semana passada Crato sofreu desrespeito praticado por certo comerciante que após estabelecer-se aqui achou com direito de colocar o endereço como sendo de outra cidade. O dito comerciante desculpou-se dizendo que houve erro da gráfica na hora exata de imprimir os convites.
Aceitamos as desculpas desses ardis comerciantes, mas o que queremos protestar é contra a fraqueza de nossas autoridades que fazem vista grossa e não procuram reagir com os pequenos erros que há constantemente, sempre solapando o património do Crato e quando acabam dizem que querem bem ao município do Crato e ainda confirmam amor a cidade na hora de vir buscar os votos. Queremos avisar às autoridades que só há paz quando há união, bem estar e compreensão mútua.
Não podemos deixar tudo correr frouxo, pois dentro do pequeno reino só queremos que haja igualdade e solidariedade entre todos. Ao contrário, devemos partir para a luta.
Avisamos a essas autoridades que nós escolhemos para defender o Crato e não para deixar tudo na corrente submissa que por vários anos esses homens vem solapando o património do município cratense, praticando a discórdia e o desequilíbrio social, semeando o ódio e deixando o povo praticamente inconformado com as suas astúcias desenfreadas e ardilosas.É preciso que aja compreensão dessas autoridades inimigas do Crato, caso contrário o povo cratense devera praticar medidas abusivas contra esses malefícios que há no seio desse povo intrigueiro e cujo o objetivo é transformar o Crato numa cidade dormitório.
Há uma grande parte da população cratense que almeja igualdade de tratamento mútuo e bom amparo social, com o mérito e comportamento de homem sério.
Não queremos que nos surrupiem nada. Deixem o Crato em paz. Que venham com força para vencer com retidão, sem procurar destruir este município que há tanto tem trabalha com honestidade a fim de alcançar o seu apogeu constituiído por homens civilizados.
Vejamos bem: Crato sofre pela falta de apoio sistemático do povo. Há quem diga que o Crato paga pelos erros de alguns administradores do passado que causaram erros absurdos e com muita fluência desrespeitam seus munícipes. Enfim, sempre temos dito e tornaremos a repetir: uma horda de bocós invadiu o meio político do Crato. Vejam que o Crato está sangrando, esvaindo-se em sangue e não há nenhum médico administrador que salve o nosso direito de reagir e luta em defesa da terra.
Por isso pedimos a Deus que nos dê força para escolhermos um grande administrador esforçado, vibrador, que venha contribuir com bom desempenho e tenha coragem de partir para a luta.
Olhem para o Crato de amanhã, não deixem a cidade cair no esquecimento, Marchem para a luta, olhem que posição deveremos tomar. Se por acaso nada nos for favorável, não fujam da luta, vamos partir para enfrentar uma campanha plebiscitária a fim de enquadrar a Crato ao vizinho Estado de Pernabuco, pois se não somos bem favorecidos aqui, nós, os cratenses, temos que tomar medidas arbitrárias para que sejamos ardentemente reconhecidos.