Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

COMPOSITORES DO BRASIL


É Carnaval !

Por Zé Nilton

O fortalezense Edigar de Alencar, falecido no Rio de Janeiro em 1993, foi jornalista, teatrólogo, poeta e musicólogo. Escreveu um livro clássico chamado O Carnaval Carioca através da música, Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1979.

Informa a trajetória do carnaval no Rio desde os tempos do entrudo e dos bailes de máscaras, e diga-se, era tudo muito lírico, a começar pelas músicas: valsas, mazurcas, e no máximo, a polca.

Lá pelo ano de 1852 um sapateiro português reuniu um grupo de amigos e saiu, na tarde da segunda-feira de carnaval tocando bombos e fazendo grande algazarra, com gritos de Viva Zé Pereira ! Pronto: estava inaugurada a libertinagem que marca o carnaval brasileiro.

Aliás, o Zé Pereira, desfile de zabumbas, era uma reminiscência de Portugal, onde ainda hoje é atração nas festas juninas de Braga e nas de Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo.

Um fato curioso. A música Viva o Zé Pereira, que se tornou até pouco tempo uma espécie de “música de abertura dos carnavais” de rua e de clubes, resultou de uns versos criados por um ator carioca com parte de uma música da peça Les Pompiers de Nanterre, cuja estréia se dera no dia 08 de março de 1869, justamente o trecho em que os autores classificavam de excentricité burlesque.

Depois a melodia banal do Zé Pereira vai servir, nos velhos carnavais, a todo tipo de paródias pelo Brasil inteiro, para o pavor de políticos e chefetes locais.
No programa Compositores do Brasil desta quinta-feira vamos falar de carnaval. Apresentaremos as músicas carnavalescas e seus autores desde o final do século XIX, e ao longo do século passado, até a década de 1970, quando o estilo começa a sair de moda.

Vamos falar e ouvir:

Ô abre alas (1899(, de Chiquinha Gonzaga, interpretada por Linda e Dircinha Batista;
Vem cá, mulata (1906), de Arquimedes de Oliveira, com Pepa Delgado e Mário Pinheiro;
Pelo Telefone (1916), de Sinhô e Mauro de Almeida, com Bahiano, a primeira interpretação em disco.
Fala, meu louro (1920), de Sinhô, com Almirante
Cristo nasceu na Bahia (1927), de Sebastião Cirino e Duque, com os Vocalistas Tropicais;
Dorinha, meu amor (1929), de José Francisco de Freitas e Sinhô, com Augusto Calheiros;
Taí – prá você gostar de mim – (1930), de Joubert de Carvalho, com Carmem Miranda;
A Jardineira (1939), de Benedito e Humberto Porto, com Orlando Silva;
O passarinho do relógio (1940), de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira, com Aracy de Almeida;
Chiquita Bacana (1949), de João de Barro e Alberto Ribeiro, com Emilinha Borba;
Daqui não saio (1950), de Paquito e Romel Gentio, com os Vocalistas Tropicais;
Maria Escandalosa (1955), de Armando Cavalcanti e Klecius Caldas, com Dalva de Oliveira;
Me dá um dinheiro aí (1960), de Homero, Ivan e Glauco, com Moacir Franco,
Bandeira Branca (1970), de Max Nunes e Laércio Alves, com Ângela Maria e Dalva de Oliveira.

Quem ouvir, verá!

Programa Compositores do Brasil
Rádio Educadora do Cariri
Quintas-feiras, às 14 horas
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Apoio Cultural: CCBN

Aprovação dos alunos da rede pública estadual teve aumento de 91% neste ano.

O Governo do Estado do Ceará publicou anúncio de duas páginas nos jornais de hoje com a relação dos aprovados no Vestibular 2010 da Universidade Federal do Ceará. O Crato teve apenas sete alunos aprovados, a saber:

01 – Francisco Luiz de Souza Silva da EEFM Joaquim Valdevino de Brito, Curso de Agronomia
02 – Jiane Silva Barbosa Evangelista da EEFM Polivalente Gov. Adauto Bezerra, Curso de Agronomia
03 – Tainara Gomes Martins da EEFM Polivalente Gov. Adauto Bezerra, Curso de Agronomia
04 – Maria do Socorro Dantas Santana da EEFM José Alves de Figueiredo, aprovada Biblioteconomia 05 – Emilia Kênia Leite Porfírio, da EEFM Joaquim Valdevino de Brito em Design de Produtos
06 – Carlaizes Borges Gonçalves, da EEFM Joaquim Valdevino de Brito, em Educação Musical
07 – Arthur Raphael Amorim A. Esmeraldo, da EEFM José Alves de Figueiredo, único aluno da rede pública estadual aprovado em Medicina em todo o Estado do Ceará.

Na listagem apresentada pelo governo há destaque para aprovação de vários alunos do interior do Estado, possível graças à descentralização da Universidade Federal do Ceará, mas também à melhoria do ensino da rede pública estadual. Fazemos votos de que essa melhoria seja continuada para que mais alunos da rede pública obtenham acesso ao ensino superior.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo
Fonte: "Diário do Nordeste" 10.02.210

Pensamento para o Dia 10/02/2010



“Somente o barro é real. Como pode um pote existir sem barro? Como pode existir um efeito separado de sua causa? Para o sábio, é o Ser Divino que permeia tudo e todos. Quando essa sabedoria começa a se manifestar, as sombras obscuras dos três tipos de Karma, ou seja, Agama Karma (as conseqüências de nossas ações que ainda estão por vir), Prarabdha Karma (as conseqüências das nossas ações em curso) e Sanchitha Karma (conseqüências das ações cumulativas do passado) fugirão para longe de você, tornando-o puro e livre! Pois, a vontade de Deus não tem limites ou exceções. Decida, através das práticas espirituais, que você deve conquistar a Graça do Senhor. Não desanime por qualquer motivo.”
Sathya Sai Baba
-----------------------------------------------------------
“O esforço disciplinado em toda sua vida é necessário para assegurar a consumação espiritual. A mente deve ser encarregada das boas ações. Cada um deve examinar-se rigorosamente, limpar seus próprios defeitos e lutar para corrigi-los. Quando se percebem seus defeitos e os descobre, é como renascer. Esse é o momento verdadeiro do Despertar. Portanto, viva uma vida evitando faltas e ódio, pensamentos prejudiciais, e não se apegue ao mundo. Se você vive assim, seus últimos momentos serão puros, doces e abençoados.”
Sathya Sai Baba

“Chapada Viva do Araripe” será o carnaval alternativo no Crato

A Prefeitura Municipal do Crato inova e oferece uma programação alternativa para o Carnaval deste ano. O Chapada Viva do Araripe é a opção, voltada para uma melhor qualidade de vida e conscientização da importância de se preservar a natureza. O evento tem a finalidade turístico-cultural, ecológico e esportivo. A promoção é do Município do Crato, através de suas secretarias municipais de Cultura, Esporte e Juventude, Meio Ambiente, Educação e Saúde e conta com a parceria do núcleo gestor do ICMBio, Ibama, Geopark Araripe, Sebrae, Sesc, Ibdvama, Semace, Conpam e instituições não governamentais como Aconguia, Ecobike e Associação de Atletismo Elói Rosa. O evento ainda tem o apoio do Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental. Segundo a secretária de Cultura, Daniele Esmeraldo, nesse primeiro ano acontecerá em dois dias, 13 e 14 de fevereiro, e espera contar com uma grande participação de pessoas que desejam vivenciar momentos diferenciados nos dias de carnaval.

“Este projeto inovador proporcionará uma programação onde serão desenvolvidas atividades dinâmicas e diversificadas de lazer, entretenimento, cultura e história”, diz. Entre as opções a serem vivenciadas estão as trilhas ecológicas, alongamentos, passeio ciclístico, feira de bio-jóias, palestras pmbientais e intervenções culturais. Todas as atividades têm como prioridade o bem-estar espiritual, mental e físico, tudo em harmonia com a natureza. Para participar do Chapada Viva do Araripe as pessoas devem procurar a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato ou acessar o site www.crato.ce.gov.br e o blog: chapadavivadoararipe.blogspot.com. Para efetuar a inscrição é necessária a doação de um quilo de alimento não perecível. As vagas são limitadas para assegurar a preservação da Chapada. Essa determinação é de comum acordo entre o órgãos participantes do Projeto, para que dessa forma não haja danos a riqueza natural do município. Maiores informações na Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude ou pelo Fone:(88)3523-2365.

Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.9960
Mais informações:
http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

OAB – CE atende solicitação de Comissão de Direito da URCA e doará 10 computadores para Biblioteca

A Coordenação do Curso de Direito, visando contribuir para a reestruturação da Biblioteca do Curso, constituiu uma Comissão de Apoio e Desenvolvimento.
No último dia 5 de fevereiro, a Comissão se reuniu com o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Ceará, para pleitear uma doação de computadores (Desktops e Notebooks), para a ampliação do acesso dos alunos aos instrumentos de consulta on line.
Durante seu discurso, na solenidade de posse da nova Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção do Crato, o Presidente da Seccional, Advogado Valdetário Monteiro, garantiu a doação de 10 computadores para a nossa biblioteca, dentre desktops e notebooks.
A Comissão contou ainda com o apoio do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção do Crato, Advogado Fabrício Callou.
O coordenador do Curso, Reno Feitosa, agradece aos membros da Comissão pela importante aquisição: Antonia Ladislau de Sousa, Antonio Ambrósio de Oliveira, Francisco Assis Bezerra da Cunha, Filipe Meneses Santana Bezerra e Jonas Feitosa Rodrigues.

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617

CENTRO CULTURAL BNB CARIRI - PROGRAMAÇÃO DIÁRIA



Dia 10, quarta-feira

Diversos – Cinema - ARTE RETIRANTE
Local: SESC Crato
14h Sessão Curumim: Mickey Mouse em Cores Vivas: Programa 01. 60min.
Local: Caririaçu
18h 100 Canal: Academia dos Cordelistas do Crato. 5min.
18h05 Sessão Curumim: Mickey Mouse em Cores Vivas: Programa 02. 60min.

Diversos - Artes Cênicas - OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA
15h Música e Corpo. 240min.

Literatura/Biblioteca - BIBLIOTECA VIRTUAL
18h Noções Básicas de Utilização da Internet. 180min.


CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE
Rua São Pedro, 337 - Centro – Juazeiro do Norte - Ceará - CEP: 63010-010
Fone (88) 3512.2855 - Fax (88) 3511.4582