Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

UM TREM DESCARRILHADO - por Pedro Esmeraldo


Ultimamente, o trem anda descarrilhado no distrito de Ponta da Serra, já que desejando nascer viçoso pretende elevar-se com o propósito de passar a categoria de cidade, sem nenhuma pulverização para que faça florescer o desenvolvimento de equilíbrio da expansão citadina dos tempos modernos.

Gostamos de saber do resultado negativo da divisão do estado do Pará, pois nos trouxe grandes alegrias porque mostrou ao nobre povo da Ponta da Serra; quem prevalece é a permanência de união e uma conduta honrada, possuidora de primazia predominante do seio da comunidade cratense.

Agora mesmo acabamos de ouvir através de notícias faladas e escritas que a divisão do município traz grandes prejuízos aos cofres do estado, pois além de arcar com despesas elevadas tem de enfrentar de corpo a corpo as vantagens ansiadas por alguns políticos aproveitadores prevalecendo a corrupção desses homens desequilibrados que ora assola o meio político deste país.

Neste caso, seria semelhante aos gestos políticos de alguns pequenos distritos, vez que “querendo ser grande sem poder” desejam enfrentar barreiras com qualidade de reflexão negativa e não agem com moderação. Assim pensamos, se tivermos um pensamento predominante que devemos possuir uma união perfeita, esta cidade se elevaria, juntando-se ao povo, torcendo por um crescimento equilibrado, avançando com grande projeção a máquina administrativa do município com aptidão e a maneira de atuar o destino da cidade com muita perfeição.

Olhem senhores, a situação desordenada da política marcha à toa, pois há anos o Crato vem sofrendo as aflições que exprime posição negativa, tudo isto causado pela falta de reação cooperativista, visto que esse sistema econômico baseado com a organização de classes produtoras não prosperou aqui e por isso o povo cratense caiu no arrefecimento produtivo no decorrer das últimas décadas.

Aqui já foi o grande centro produtor de cana-de-açúcar e algodão. Depois com a queda destes dois produtos devido a falta de estímulos técnicos e financeiros, a agricultura cratense caiu vertiginosamente fazendo com que o cratense permanecesse acomodado, até os dias atuais.

Não há uma reação, não há estímulo que faça as autoridades dinamizarem os trabalhos técnicos que nos favoreçam para que o trabalhador agrícola faça conduzir o seu trabalho com tenacidade que nos dê posição de alto relevo na mudança do comportamento do homem moderno.

Agora mesmo observando com freqüência o desequilíbrio emocional do povo desse distrito assoberbado, aceita conversas destoantes de pessoas falaciosas querendo enganar o povo, dizendo que seria melhor assim, pois se assim fizer o progresso andará mais rápido e mais acelerado.

Tudo isto causa nojo porque esses homens que vivem pregando a desunião e a desigualdade é por que desejam subir ao pico da montanha sem glória e sem êxito e não enfrentam com galhardia o trabalho tenaz de um homem sério e honesto.

Relembrando a mitologia grega: não queira voar porque suas asas são de cera como as de Ícaro e se derreterão ao calor do sol. Ao mesmo tempo pedimos que não se deixem enganar, não troquem gato por lebre, não confundam bagulho com bugalho.

Autor: Pedro Esmeraldo
Crato-CE, 13/12/2011