Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Cia. Cearense de Teatro Brincante
Cia. Teatral Boca de Cena
Grupo Cênico

APRESENTAM

O PECADO DE CLARA MENINA
Comédia de Cacá Araújo

Uma floresta... Um casal em plena safadeza: assim a inocente princesa Clara, do distante Reino de Mont’Alverne, foi flagrada com Dom Carlos de Alencar. Seu pecado desencadeia toda uma onda de sedução, amor, traição, adultério, crueldade, ambição, prepotência e luxúria, envolvendo a família real, a nobreza e o clero. “O pecado da menina / Fez o reino revirar / E o povo todo pecou / Depois de Clara pecar”.

Dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de Maio de 2008 – 20 horas

TEATRO RACHEL DE QUEIROZ
Crato - Ceará

ELENCO
Atores/Personagens
Andecieli Martins – Clara
Cacá Araújo – Rei de Mont’Alverne e Barão do Riacho Fundo
Carla Hemanuella – Baronesa Malaguêta
Charline Moura – Luana Malaguêta
Daniel Rodrigues – Dom Carlos de Alencar
Franciolli Luciano – Conde de Santa Fé
Jardas Araújo – Caçador e Frei Caneco
Joênio Alves – Bobo e Carrasco
Jonyzia Fernandes – Solana Malaguêta
Orleyna Moura – Rainha de Mont’Alverne
Paula Amorim – Prima Secundina


TÉCNICA
Texto e Direção Geral – Cacá Araújo
Assistência de Direção – Orleyna Moura e Andecieli Martins
Pandeirista – Manoel Leandro
Cenografia – Artesão França e Cacá Araújo
Figurino – Joênio Alves
Confecção de Figurino – Ariane Morais
Adereços – Edelson Diniz, Everardo Aguiar e Carla Hemanuella
Maquiagem – Felipe Tavares
Sonoplastia – Cacá Araújo
Iluminação – Danilo Brito
Operador de Som – Bruna Giselle
Operador de Luz – Joseany Oliveira
Contra-Regra – Eliane Café
Bilheteria – Marta Bitu
Guarda-Roupa – Luciana Ferreira e Gisélia Rocha
Pesquisa e Elaboração Musical – Erisvaldo Silva
Cartaz – Xilogravura de Carlos Henrique
Fotografia – Gessy Maia
Vídeo – Fernando Garcia
Designer – Felipe Tavares

Produção:
Sociedade de Cultura Artística do Crato e Sociedade Cariri das Artes


Apoio:
Prefeitura Municipal do Crato
Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Juventude


VOCÊ NÃO PODE PERDER!!!
Dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de Maio de 2008 – 20 horas


TEATRO RACHEL DE QUEIROZ
Rua Dom Quintino, 913 – Crato-CE
Tel.: (88) 3523.2168 - (88) 8801.0897


INTEIRA: R$ 6,00 – MEIA: R$ 3,00
INDICAÇÃO: 14 ANOS

Estádio Romeirão - Totalmente despreparado para uma final

A carta abaixo foi enviada por um torcedor que estava no estádio Romeirão na tarde de ontem.

Gostaria de registrar aqui uma reclamação aos responsáveis pelo estádio Romeirão.
Há muitos anos, o povo de Juazeiro clamava e reclamava por uma final disputada no Cariri. Nada mais justo, afinal isso já era merecido há muito tempo.

Porém, todos sabemos que os clubes grandes e a cúpula da federação sempre criaram dificuldades, e qualquer falha será motivo para proibir futuras finais.

A torcida, muito nervosa, envolveu-se em confusões. Não diria que esse seria o problema principal (o fator segurança). Afinal, em todas as grandes praças esportivas já vimos problemas grandes de briga de torcedor, mas o que me fez escrever essa carta é a incompetência administrativa em coisas simples.

Cheguei ao jogo com quase duas horas de antecedência, justamente para me posicionar em um melhor lugar. Paguei três reais pelo estacionamento do estádio e estacionei num lugar que teoricamente seria dos melhores.

Ocorre que, na ânsia de arrecadar mais, deixaram entrar o dobro da quantidade de carros que cabia no estacionamento. Resultado: quando começou a confusão, resolvi sair mais cedo, mas quando cheguei ao estacionamento encontrei meu carro e dezenas de outros trancados pelos torcedores que chegaram mais tarde. Só consegui sair 30 minutos após terminado o jogo.

Não culpo os motoristas que me trancaram. Afinal, eles pagaram o estacionamento e têm o direito de estacionar em qualquer lugar, pois esse problema não é deles. A culpa é da administração do estádio que ao perceber que não cabia mais carros, deveria fechar o estacionamento.

Aí eu me pergunto: imagine se eu ou algum familiar tivesse sido um dos atingidos pelas pedradas ou balas de borracha da polícia? Necessitando de pressa para ir a algum hospital, encontraria o carro trancado pela irresponsabilidade dos administradores do estádio.

Sinceramente, os dirigentes daqui tentam dizer que o time é grande, mas se não conseguem organizar uma coisa facílima como essa, como farão ao se deparar com grandes problemas?

Ricardo Morais
Juazeiro do Norte/CE

A frase do dia

Há pessoas que nos falam e não escutamos.
Há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam.

(Cecília Meireles)

Consuma feijoada com moderação



Um feijão acompanhado de lingüiça, orelhas e mocotós de porco, couve e arroz. Para completar, há aqueles que não dispensam a tradicional caipirinha como acompanhamento. Esse imenso prazer à mesa tem como protagonista a feijoada, sempre motivando confraternizações. No entanto, por ser um alimento de alto valor calórico, há cuidados que devem ser tomados.

Para os historiadores, a feijoada está diretamente ligada à presença do negro em terras brasileiras. Resultado da fusão de costumes alimentares europeus e da criatividade do escravo africano, fez com que beirasse à unanimidade no paladar do brasileiro.

Contudo, a mistura de tantas carnes, sobretudo partes com gorduras saturadas, a exemplo do toucinho, torna-se um risco à saúde, principalmente para quem apresenta um quadro de colesterol elevado. Cair em tentação, nesse caso, pode ter sérias conseqüências, já que aumentam os riscos de doenças cardiovasculares.

O alerta é da professora do curso de Ciências da Nutrição, mantido pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Eliane Mara Viana Henriques, que chama a atenção para os excessos da gordura saturada que podem e devem ser evitados, sem prejuízos para o sabor do prato que se classifica como símbolo da culinária nacional.

Segundo Eliane Mara, o ideal é que se substitua as carnes, inclusive lingüiças e vísceras, por outras com menor quantidade de banhas e tecidos adiposos. Isso não apenas reduz os riscos à saúde como favorece, conforme observa, a digestão, levando em conta a temperatura quente da região.

“Na verdade, a feijoada é uma comida que popularmente se chama de pesada. Mas o fato é que pode ser mais light, mantendo o sabor de seus principais ingredientes e dispensando aqueles que detêm mais gorduras”, ressalta a professora.

Para Eliane Mara, somente o feijão já possui um grande valor alimentar, pelo fato de reunir proteínas e carboidratos. “Com o arroz, torna-se um alimento quase completo para a mesa do brasileiro”, ressalta a nutricionista.

Prato é uma herança dos escravos

A fusão do feijão com diferentes tipos de carne é uma herança dos escravos. Na senzala, eles aproveitavam as sobras dos alimentos desprezados pelos senhores da casa-grande. Nas regiões das minas de ouro (Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso), como o escravo ficava totalmente absorvido pela busca do ouro e dos diamantes, e sem disponibilidade para cuidar de sua própria comida, os mantimentos vinham de outras regiões (litoral paulista e carioca) carregados nos lombos dos animais, daí a origem do famoso ´feijão tropeiro´, indicando a forte apreciação nacional pelos pratos feitos à base de feijão. Naquela época, a refeição dos escravos de Diamantina era composta basicamente de fubá de milho, feijão e sal. Assim, o feijão misturado com farinha de mandioca ou fubá grosso de milho virou prato tradicional naquela época. Pouco depois, acrescentou-se a este prato a carne, fundindo o apreciado cozido português. Diversos tipos de carne e legumes, cozidos, com o já adotado feijão, toucinho e farinha. Estava feita a feijoada. Hoje, a feijoada costuma ser servida acompanhada de couve refogada com alho, arroz branco, farofa e molho de pimenta.

Fonte: Diário do Nordeste

Restituições de IR serão pagas a partir de 16 de junho

A Receita Federal do Brasil iniciará no dia 16 de junho deste ano, o pagamento da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), referente ao exercício de 2008 (ano-base 2007). Ao todo serão liberados sete lotes e o dinheiro será colocado à disposição do contribuinte na agência bancária indicada na declaração do imposto entregue à Receita.
Segundo instrução normativa da Receita, publicada nesta sexta-feira (02) no Diário Oficial da União, será dada prioridade de pagamento ao contribuinte que declarou via internet.
Os que declararam via disquete ou formulário, receberão a restituição em seguida. Contribuintes idosos também terão prioridade.
Os sete lotes serão liberados nos dias 16 de junho; 15 de julho; 15 de agosto; 15 de setembro; 15 de outubro; 17 de novembro e 15 de dezembro.

Fonte: Diário do Nordeste

PT analisa composições com alguns adversários

A Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores aprovou, na última segunda-feira, resolução que fixa o dia 10 de maio como data-limite para que as Executivas municipais encaminhem às respectivas direções estaduais do PT se pretendem fazer alianças com agremiações que estão fora da base aliada (PPS/PSDB/DEM) do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso Nacional.

De acordo com o referido documento, caso as executivas estaduais aprovem as alianças nos municípios, àquelas instâncias terão de encaminhar as propostas à Comissão Eleitoral Nacional do PT até o dia 16 de maio. No prazo máximo de dez dias (26), a CEN dará as respostas sobre as políticas de composição dos petistas com PSDB, PPS e DEM.

No Ceará, no pleito de 2004, o Partido dos Trabalhadores se coligou com PPS, PSDB ou PFL (atual DEM) em 82 dos 184 (44,56%) municípios do Estado. Destes, o referido consórcio partidário (com outras agremiações) conseguiu eleger prefeitos de 35 cidades. Das 82 cidades onde o PT se coligou com pelo menos uma das três agremiações citadas, em 59 delas foram com o PPS, contribuindo para a eleição de 29 prefeitos. Com o PSDB, a composição elegeu seis prefeitos das 17 cidades onde foram aliados. Já PT e PFL elegeram 14 gestores.

Fonte: Diário do Nordeste

Portal continua só na promessa

A tão propagada transparência do Governo do Estado, que teria no Portal da Transparência um instrumento imprescindível para a divulgação dos gastos públicos para o conhecimento da sociedade, ainda não se consolidou. Criado pela Lei estadual 13.875, de 7 de fevereiro de 2007, o Portal continua somente na promessa, mesmo com as várias cobranças de parlamentares.

A proposta do ´Portal da Transparência´, de responsabilidade da Secretaria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará (Secon), é de disponibilizar, via Internet, informações sobre a execução financeira do Estado. Através da consulta virtual o internauta teria acesso aos dados sobre os recursos públicos federais transferidos pela União, as transferências de recursos públicos estaduais aos municípios e gastos realizados com pessoal, compras, contratações de obras e serviços. Os gastos com os cartões corporativos, tão questionados em nível federal, também devem ser disponibilizados.

Adiamentos

Desde a criação, há quase um ano e três meses, a Secretaria da Controladoria vem prorrogando a disponibilização do site, alegando vários fatores técnicos. No final de 2007, o prazo estipulado para o funcionamento era janeiro de 2008, que não foi cumprido. Em seguida veio o anúncio que o serviço estaria disponível em março, e depois em abril.

Para o deputado Heitor Férrer (PDT), autor da emenda que sugeriu a criação do Portal da Transparência, só tem uma justificativa para a demora na implementação do serviço: “O que eu vejo é que não há interesse da transparência. Vejo na demora a má vontade, e a intenção de não prestar contas”, afirmou o parlamentar.

Ao ser contactado pela reportagem do Diário do Nordeste, o secretário de Controladoria e Ouvidoria do Estado, Aloísio Carvalho, informou que a previsão para o ´Portal da Transparência´ entrar na Internet era no fim do mês de abril, mas até ontem não estava disponível. Ao ser indagado pelas queixas do deputado Heitor Férrer (PDT) sobre os constantes adiamentos para sua veiculação, Carvalho afirmou que o pedetista está ´equivocado´, pois não há na lei 13.375/07 uma data de quando a página eletrônica com tais informações deveria estar funcionando, citando também que convidou o parlamentar para ver a formulação do programa.

Sobre a página eletrônica do ´Portal da Transparência´, o gestor da Controladoria explicou que, além do elevado número de dados do Governo do Estado, ele disse também que houve problema de compatibilização de sistemas para transferir os dados. ´Mas isto está sendo resolvido pelos técnicos de informática da própria Controladoria, da Sefaz e Seplag e, no final deste mês (a entrevista foi na semana passada), o Portal da Transparência deverá estar no ar´, mas não se confirmou até o feriado de ontem.


Fonte: Diário do Nordeste

200 prefeituras são investigadas na fraude do INSS

Cerca de duzentos prefeitos no país estão envolvidos na fraude aplicada na liberação de recursos do BNDES que está sendo apurada pela Polícia Federal. Os policiais trabalham para desvendar um esquema de formação de quadrilha por suposta ação de prostituição, lavagem de dinheiro e desvio de verbas públicas, desbaratado, na última quinta-feira, na Operação Santa Teresa, em São Paulo.

Segundo a PF, a suposta quadrilha obtinha recursos de empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e aplicava em atividades ilegais, entre elas a prostituição. Dez pessoas foram presas.

site Ceará Agora

Juazeiro do Norte sediará encontro de engenharia

Será realizado entre os dias 5 e 9 de maio, no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, o II Encontro de Engenharia Civil e da Produção na Região do Cariri. O objetivo é proporcionar a interação entre empresas, instituições e demais segmentos da sociedade do Cariri com a Universidade, divulgando novos conhecimentos nas áreas da Engenharia Civil e Produção. O evento é realizado pelo curso de Engenharia Civil do Campus da UFC do Cariri, em parceria com os cursos de Engenharia de Produção e Tecnologia da Construção Civil da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Estão confirmadas as presenças de representantes dos ministérios do Meio Ambiente e da Industria e Comércio. Mais informações podem ser obtidas através do site www.campuscariri.ufc.br.

Site Ceará Agora

Divergências internas

Continuam as disputas políticas no interior do PT em Crato. Nesta semana teremos novas informações. Atualmente o PT em Crato está mesmo divido. As duas alas do partido estão com divergências com relação à tática eleitoral do partido para as eleições de outubro próximo. Um militante do partido, que não quis se identificar avaliou que as duas correntes só irão fazer as pazes se acontecer alguma intervenção do diretório estadual. Essa intervenção seria para apaziguar os ânimos e conter maiores divergências. O partido corre o risco de sair desunido para o palanque eleitoral.

Imagens da violência 6



No final policiais ficaram sorrindo... de quê até agora não se sabe!

Imagens da violência 5



Ele é levado pelos policiais

a torcidas grita muito e vaia policiais

Imagens da violência 4




o rapaz é imobilizado pelos policiais....

Imagens da violência 3



Em seguida policiais cercam o rapaz e o prendem

Imagens da violência 2



Policias chegam perto de alambrado. Torcedores reclamam que o spray de pimenta atingiu um adolescente

Imagens da violência 1



Um rapaz leva spray de pimenta nos olhos, depois de ter sido agredido por alguém do banco do Fortaleza, que jogou água nos torcedores do Icasa.

Romeirão em dia de festa



Estas são imagens de ontem pela manhã, em frente ao estádio Romeirão .Alguns torcedores estavam ainda comprando ingressos e muita gente na frente do estádio na maior animação.






O radialista Delton Sá, Rádio Vale FM fazendo cobertura jornalísticas dos momentos que antecederam ao jogo.

Pancadaria

Postei hoje em meu blog (tarsoaraujo.blogspot.com) um pequeno texto falando do duplo vexame ocorrido ontem no estádio Romeirão. A derrota do Icasa e o festival de pancadaria promovido pela Polícia Militar. Mostraremos ainda hoje algumas fotos, flagrantes da violência desmedida da PM. Absurdo. Acredito que depois de ontem, os parlamentares do Cariri não poderão mais ficar calados diante dos problemas de insegurança da sociedade. Insegurança essa tão clara como o dia, quando se vê que quem deveria proteger, agride.

Eleições 2008

O blog Cariri Agora vai fazer a cobertura das eleições 2008. Nosso objetivo será o de apresentar aos internautas as mais variadas correntes do pensamento político que estarão em disputa. Aqui teremos entrevistas, notícias, informações, enfim , tudo o que vai acontecer será noticiado aqui em nosso blog.