Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 17 de julho de 2010

E o Crato virou Fortaleza – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Não cheguei a conhecer seu Juquinha, um comerciante do Crato, cuja mercearia na Praça da Estação, além de muito sortida, era muito freqüentada. Conheci o seu filho mais velho, Antônio Edisio, rapaz muito estudioso, a quem o diretor do Colégio Diocesano, Monsenhor Montenegro, sempre recorria na falta temporária de qualquer professor de matemática. Na quarta série do ginasial, Edisio foi nosso professor por mais de quinze dias.
De Juquinha rolavam pelas ruas, bares e praças do Crato, histórias muito engraçadas. Uma delas dizia respeito a Edisio, esse seu filho dublê de professor de Matemática. Naquela época, era costume do povo simples da roça dizer que o filho tinha terminado o primeiro livro, em vez de concluído o primeiro ano primário. Edisio tinha ido estudar em Recife, onde se preparava para fazer o vestibular de engenharia. Dizem que por este tempo, alguém entra na mercearia de seu Juquinha e lhe pergunta:
– Seu Juquinha, cadê aquele seu filho mais velho, que eu nunca mais vi?
– Homem, Edisio já leu os livros daqui do Crato tudinho, e agora foi ler os livros do Recife.
Contava-se também que um dos maiores sonhos de seu Juquinha era conhecer Fortaleza. Depois de juntar algumas economias, decidiu embarcar sozinho, pois o dinheiro não dava para levar a mulher ou um dos filhos. Então, numa tarde de domingo, tomou o trem, tendo antes o cuidado de comprar o bilhete de segunda classe, por ser mais barato. Acomodou-se na dura cadeira, apoiando o braço na janela, quando da plataforma um freguês da sua mercearia o avista no carro de segunda e lhe indaga admirado:
– Mas Juquinha, você vai viajar na segunda classe?
– E tem de terceira? – Perguntou interessado, o econômico Juquinha.
A viagem transcorreu sem nenhum problema até a cidade do Iguatu, onde o trem pernoitava. O mesmo ocorria com o trem que saia de Fortaleza, que também parava no Iguatu e todos os passageiros se alojavam no Hotel Ferroviário, para de madrugada prosseguirem a viagem.
Às quatro da madrugada em ponto, o porteiro do hotel despertava os hóspedes mais dorminhocos, pois quinze minutos depois, os dois comboios partiriam em sentidos contrários. Juquinha foi um dos passageiros que fora surpreendido pelo sono e saiu atarantado, à procura do seu trem. Na pressa, não olhou direito qual era dos dois trens que deveria entrar. Aliás, acho que Juquinha nem percebera que havia dois trens parados na estação. Entrou no trem que ia de Fortaleza para o Crato. E seguiu viagem sem nada desconfiar. Nem a paisagem e nem as cidades que passara no dia anterior fizeram-lhes notar que havia entrado no trem errado.
Finalmente, o trem começa a chegar ao Crato e Juquinha exclama para o companheiro do assento ao lado, que para seu maior azar, era um surdo mudo.
– Como Fortaleza é parecida com o Crato! Até agora não vi diferença nenhuma nessa tal de capital. Até a ponta de rua é parecida com a entrada do Crato. Tem até aquela porção de pedra de gesso amontoada na beira da linha...
Quando o trem parou na estação do Crato, Juquinha desceu falando sozinho, para espanto de quantos o conheciam.
– Vôte, Fortaleza é igualzinha ao Crato. Até a Praça da Estação parece ser a mesma, com a estátua do Cristo Rei e tudo o mais. As mesmas árvores, as pessoas parecem que têm a mesma cara dos meus conhecidos lá do Crato.
E Juquinha seguiu pela praça, a esta altura, com um grupo considerável de pessoas no seu encalce, curioso para saber o que se passava com o velho Juca. Finalmente Juquinha diz outra frase em voz alta, que foi o estopim para o veredicto popular:
– Arre égua, até uma filial da minha mercearia eu tenho aqui em Fortaleza e não sabia. E aquela vendedora que tá lá dentro é vê a minha mulher! – Exclamou Juquinha ao ler a placa do seu estabelecimento comercial: “Mercearia O Juquinha”.
– Juquinha pirou de vez! – Diziam uns.
– Ele tá tergiversando. Não diz coisa com coisa. – Exclamavam outros.
– Ele tá é doidinho da silva. – Concluía alguém que fora chamar a sua família.
Os familiares ao verem Juquinha, ainda crente que estava em Fortaleza, levaram-no ao posto de saúde mais próximo. Ao ser medicado por um médico conhecido, teve tempo de dizer, antes que o sedativo que lhe fora aplicado fizesse o efeito esperado:
– Os doutores daqui de Fortaleza são iguaiszinhos aos do Crato. Não sabem é de nada também!

Extraído do livro "História que vi, ouvi e contei" do mesmo autor.