Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dr. Raimundo Bezerra e o Primeiro Site do Crato na Internet - Por: Dihelson Mendonça


Memórias...


E
m 1993 eu comecei a acessar a internet. Fui das primeiras pessoas do Brasil a usar a grande rede, com os primeiros provedores que existiram em São Paulo. No mesmo ano, implantei no Crato um sistema que fornecia E-mail para os usuários, o primeiro serviço de internet do Cariri, chamado MEGA-STAR BBS. Os BBS, também conhecidos por "Boletim Board Systems", foram os precursores dos atuais serviços de internet. Era uma época primitiva, mas já tínhamos comunicação em tempo real com o resto do mundo, e eu cheguei a ter mais de 120 clientes cadastrados nesse sistema. Anos depois é que surgiu outra BBS aqui no Crato, e 4 anos depois surgia a BaydeJBC em Juazeiro. Em 1996 os sistemas se aperfeiçoaram e fizemos planos para um grande provedor para o Crato em reuniões com Nezim Patrício e outros, a fim de calcular os custos e o material necessário. Crato sempre marcando pioneirismo...

Ainda em 1996 me tornei webdesigner, trabalhava também com programas gráficos como o photoshop ( que era novidade ), retoques de fotos antigas, etc, e me associei a outras pessoas, como Josane Garcia, Sérgio Bastos e Haoni Caiena, que na época, era um garotinho inteligente.

Um dos nossos primeiros trabalhos além do design de um site para uma indústria de Mel da região, foi a criação do site da cidade do Crato. Levamos a idéia ao Dr. Raimundo Bezerra ( então prefeito ), que ficou muito empolgado para que o Crato fosse pioneiro ( Vejam que essa história de "O Crato na Internet" que o Blog do Crato utiliza, vem desde aquela época ). Dr. Raimundo foi um homem visionário, tinha grande noção das potencialidades que a internet traria ao futuro. Assim é que com a equipe acima mencionada, e com revisões de Huberto Cabral, surgia em meados de 1997, o primeiro "Crato na Internet", que foi o site Crato Virtual.

Numa época em que ele foi criticado por alguns retrógrados da cidade, que achavam que "esse negócio de internet não ia dar em nada", e investia numa "coisa sem futuro", ele, que sempre me tratou carinhosamente de "O professor", escreveu a seguinte mensagem de abertura para nosso o site há 14 anos atrás:

"Temos a responsabilidade de criar condições favoráveis para nossa gente, garantindo a todos o pleno direito de exercício da cidadania, buscando o objetivo maior, que é a vida tranquila, de boa qualidade. A plenitude desse direito é revigorada no acesso do homem aos meios da saúde, a educação e ao mercado de trabalho. Crato por tradição histórica, política, social e cultural, sempre se destacou por seu potencial natural e sua exuberante paisagem que encanta quantos o visitam. É nosso dever como poder público manter acesa a chama da história deste município que sempre se destacou como geo-centro do Nordeste do Brasil com suas particularidades e seu forte potencial produtivo. O reconhecimento do cidadão nas ações públicas está na segurança de poder nascer, crescer e construir uma família com a certeza de demonstrar, que lhe foi permitido garantias reais a esse mister, e, finalmente justificar seu dever como cidadão participativo que contribui para o engrandecimento da sociedade. Cabe a todos esse direito de participar, para que o futuro seja o resultado do nosso presente. O Crato, no seu histórico pioneirismo, não poderia ficar de fora dos modernos avanços da tecnologia das comunicações eletrônicas e do já existente aldeamento global. Com o advento da Internet, podemos projetar ao mundo de maneira rápida, realista, e moderna, o legado dos nossos antepassados gloriosos de suas causas nobres, que tornam o Crato um ponto referencial único dentro da história sócio - política do nordeste brasileiro, e as suas projeções altivas para a cultura e a CyberCultura do próximo milênio. Sejam bem vindos, "nesta terra há lugar para todas as pessoas de boa vontade. "

Aqui está uma imagem da página de abertura do nosso primeiro site do Crato, o "Crato Virtual":
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhH0CwPDD-wqKB8YmYt5FAmY8EtaWK5uWzworI8OUdSPd477Bhs0uF-MBpyXW817FwmObTPUCqLHkwjkk1CnHTcdmigEeU5508-Pvc_ViX9Zn37tDKtywD7UVi2Id_PhxE9aTIGjwOFjadt/s1600/crato_virtual.jpg

Aproveito aqui para saudar esta grande figura da sociedade cratense, Dr. Raimundo Bezerra, um homem de muita visão, que sempre teve por mim, um tratamento e aprêço especiais, sempre que nos encontrávamos. Nos deixou saudades.

Por: Dihelson Mendonça

Filhos, dádivas de Deus - Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Muitos pais e mães esquecem dos valores morais recebidos de suas famílias na infância e adolescência. E criam seus filhos bem distantes do mais importante na educação, que é a formação integral. A responsabilidade dos pais é preparar o homem como um todo, sem separar o corpo da alma. Será incompleta a orientação dos filhos, se os pais se preocuparem somente com a formação física, intelectual e social, esquecendo de incutir nos filhos o amor e o respeito ao próximo, a honestidade, a ausência de preconceito e discriminação de qualquer tipo. Esse conjunto de valores deve fazer parte do aprendizado das crianças, desde os primeiros anos.

Os filhos são dádivas de Deus. Portanto, os pais têm o dever de colocar na sociedade pessoas de bem para que o mundo seja transformado. Educar os filhos no amor, no diálogo é o caminho para construção de uma família ajustada e uma sociedade mais humana e mais justa. No lar onde existe tudo isso, com os pais sabendo impor limites, dizendo “não” quando necessário, com certeza se formarão adultos ajustados.

Vivemos em uma sociedade em que predomina o TER, em lugar do SER. Os meios de comunicação social através da propaganda incentivam o consumismo e levam as pessoas a acharem que a felicidade está no dinheiro, numa roupa cara, num carro do ano. Muitos para ter dinheiro e adquirir esses bens de consumo, procuram acumular riqueza desonestamente. Em consequência vemos aí uma sociedade injusta, violenta cheia de problemas: como as drogas, a corrupção e a injustiça social. Cabe aos pais darem testemunho aos filhos e colaborarem com uma sociedade onde exista justiça e paz.

De acordo com as palavras proferidas por Dom Rafael Lhano Cifuentes, Bispo Emérito de Nova Friburgo, no VII Congresso Nacional da Pastoral Familiar, realizado em Belém do Pará, em 1996: "A tarefa educacional dos filhos deve ser solidária. A firmeza e disciplina própria do homem têm que fundir-se à ternura e a amabilidade própria da mulher, de tal modo que a autoridade não parta somente do pai, e o carinho exclusivamente da mãe. A melhor pedagogia é o exemplo. Os pais devem ser para os filhos, guias que indiquem as passagens mais seguras. Têm que experimentar antes, as virtudes que os filhos devem encarar depois."

Dom Cifuentes acrescentou ainda em sua palestra, trechos de uma carta, que um delinquente juvenil alemão enviou aos seus pais. "Porque sois fracos no bem, nos destes o nome de fortes no mal... nós vos concedemos dois decênios para nos fazerdes fortes no amor, vós porém nos fizestes fortes no mal, porque sois fracos no bem."

A missão dos pais como colaboradores de Deus em sua infinita obra criadora é colocar no mundo pessoas honestas, ajustadas e que possam fazer os outros felizes.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

3ª GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE



Chegamos a mais uma edição da Guerrilha do Ato Dramático Caririense, a principal e mais legítima vitrine das artes cênicas produzidas no Cariri cearense. 

O evento é resultante de construção cotidiana que envolve companhias e grupos de teatro, dança e circo, movidos pela necessidade de afirmação, respeito, inclusão, valorização e desenvolvimento, em que se destaca a dramaturgia e a encenação caririenses como fortes e significativos elementos identitários do povo nordestino e brasileiro. 

Externamos a nossa gratidão ao BNB, BNDES e Prefeitura Municipal do Crato, pelo patrocínio, o que demonstra interesse em fomentar oportunidades de crescimento profissional, geração de renda e difusão dos símbolos culturais que identificam o povo e sua história.

Menção especial fazemos ao conjunto de artistas e produtores que se irmanam nesta valiosa empreitada, ofertando generosamente talento e alma, suor e emoção, bravura e devoção.

Cacá Araújo
Idealizador e Coordenador Geral 




PROGRAMAÇÃO OFICIAL  


TEATRO DE RUA


03.11.2011 (Quinta): 
19h30min - A Comédia da Maldição, de Cacá Araújo (Cia. Cearense de Teatro Brincante, de Crato-CE, Direção de Cacá Araújo, Indicação: Livre, 70min)
Local: Centro Cultural do Araripe / RFFSA (Crato-CE)


04.11.2011 (Sexta):
16h50min - O Apelo do Mosquito, de Wanderley Tavares (Cia. Wancylu’s Gat Produções, de Crato-CE, Direção de Wanderley Tavares, Indicação: Livre, 15min)
Local: Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Liceu Diocesano de Artes e Ofícios (Bairro Seminário, Crato-CE)


19h30min - Sangue Prata, solo de Tiago Sousa (A2 Cia. de Dança, de Crato-CE, Direção de Tiago Sousa, Indicação: Livre, 40min)
Local: Centro Cultural do Araripe / RFFSA (Crato-CE)


05.11.2011 (Sábado):
19h30min - A Farsa do Panelada, de José Mapurunga (Cia. Fazendo Arte de Teatro, de Juazeiro do Norte-CE, Direção de Kinko Pelegrine, Indicação: Livre, 50min)
Local: Centro Cultural do Araripe / RFFSA (Crato-CE)


06.11.2011 (Domingo)
19h30min - O Reino Maluco de Branca de Neve, de Joylson John Kandahar (Cia. Mandacaru de Artes e Eventos, de Juazeiro do Norte-CE, Direção de Joylson John Kandahar, Indicação: Infantil, 40min)
Local: Centro Cultural do Araripe / RFFSA (Crato-CE)


07.11.2011 (Segunda):
09h - O Apelo do Mosquito, de Wanderley Tavares (Cia. Wancylu’s Gat Produções, de Crato-CE, Direção de Wanderley Tavares, Indicação: Livre, 15min)
Local: Educandário Paraíso da Criança (Bairro Vilalta, Crato-CE)


15h - Repi Bansdei Tchuiu: Feliz dia do ônibus para você, de Mauro César e grupo (Comunidade Oitão, de Juazeiro do Norte-CE, Direção de Mauro César, Indicação: Livre, 60min)
Local: Ônibus Juazeiro/Crato


19h30min - Charivari, de Lourdes Ramalho (Grupo Ninho de Teatro, de Crato-CE, Direção de Duílio Cunha, Indicação: Livre, 50min)
Local: Centro Cultural do Araripe / RFFSA (Crato-CE)


PALCO E ARENA
Teatro Rachel de Queiroz, Crato-CE


08.11..2011 (Terça, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
Asa Branca, de Darley Rodrigues (Cia. Teatral Curumins do Sertão, de Farias Brito-CE, Direção de Maria Gonçalves “Lorinha”, Indicação: Livre, 60min, Palco)


09.11.2011 (Quarta, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
Irmandade Secreta do Boi Sagrado, de André de Andrade (Cia. André de Andrade, de Juazeiro do Norte-CE, Direção de André de Andrade, Indicação: Livre, 50min, Palco)


10.11.2011 (Quinta, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
Eu e tu contra o bicho mais feio do mundo, de Luciom Caeira (Luciom Caeira e Cia., de Juazeiro do Norte-CE, Direção de Luciom Caeira, Indicação: Infantil, 60min, Palco)


11.11.2011 (Sexta, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
O fantástico mundo das mágicas, de Tio G (Grupo Tio G e sua trupe, de Juazeiro do Norte-CE, Direção de Tio G, Indicação: Infantil, 60min, Palco)


12.11.2011 (Sábado, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
A Donzela e o Cangaceiro, de Cacá Araújo (Cia. Cearense de Teatro Brincante, de Crato-CE, Direção de Cacá Araújo, Indicação: 12 anos, 90min, Palco)


13.11.2011 (Domingo, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
Vórtices, de Álysson Amâncio (Alysson Amâncio Cia. de Dança, de Juazeiro do Norte-CE, Direção de Alysson Amâncio, Indicação: Livre, 50min, Arena)


14.11.2011 (Segunda, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
Zefa, a missão, de Marcos Sachiell (Cia. Teatral Os Trapilhões, de Juazeiro do Norte-CE, Direção de Marcos Sachiell, Indicação: Livre, 50min, Palco)


15.11.2011 (Terça, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
Circo do Sopé, de Josernany Oliveira e Felipe Tavares (Circo-Escola Alegria, de Crato-CE, Direção de Josernany Oliveira e Felipe Tavares, Indicação: Livre, 40min, Arena)


16.11.2011 (Quarta, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
Mulier, de Yarley de Lima (Cia. Yoko de Teatro, de Crato-CE, Direção de Yarley de Lima, Indicação: 16 anos, 50min, Arena)


17.11.2011 (Quinta, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
Leprosos (adaptação de poemas de Augusto dos Anjos), de Mano Damasceno (Cia. Desabafo de Teatro, de Juazeiro do Norte-CE, Direção de Mano Damasceno, Indicação: 12 anos, 50min, Palco) 


18.11.2011 (Sexta, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
Os Fugitivos, criação do grupo (Cia. Teatral Anjos da Alegria, de Crato-CE, Direção de Flávio Rocha, Indicação: Infantil, 45min, Palco)


19.11.2011 (Sábado, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
Clarícias – a palavra que treme (baseado na biografia de Clarice Lispector), de Dakini Alencar (Dakini Cia. de Dança e Teatro, de Juazeiro do Norte-CE, Direção de Dakini Alencar, Indicação: 14 anos, 40min, Arena) 


20.11.2011 (Domingo, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
As Encalhadas, de Willyan Teles (Cia. Teatral Arriégua, de Crato-CE, Direção de Wyllian Teles, Indicação: 14 anos, 80min, Palco)


21.11.2011 (Segunda, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
As Anjas, de Ueliton Roccon (Cia. Entremeios de Teatro, de Crato-CE, Direção de Mauro César, Indicação: 12 anos, 80min, Palco)


22.11.2011 (Terça, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
Psicose, de Sarah Kane (Grupo Centauro de Teatro, de Crato-CE, Direção de Márcio Rodrigues, Indicação: 16 anos, 40min, Arena)


23.11.2011 (Quarta, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
O Rapto das Cebolinhas, de Maria Clara Machado (Grupo Máscaras da SCAC, de Crato-CE, Direção de Jardas Araújo, Indicação: Infantil, 60min, Palco)


24.11.2011 (Quinta, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
Não culpa eles, culpa nós, de Franciolli Luciano (Cia. kanoistravezdenovo, de Jati-CE, Direção de Franciolli Luciano, Indicação: 14 anos, 60min, Palco) 


25.11.2011 (Sexta, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
Se creres, serás salvo, de Luka Severo (Grupo Cícera de Experimentos Cênicos, de Juazeiro do Norte-CE, Direção de Luka Severo, Indicação: 12 anos, 40min, Palco)


26.11.2011 (Sábado, 1ª sessão: 19h, 2ª sessão: 21h)
O Cravo e a Rosa, de Xico Abreu (Cia. Elas de Teatro, de Crato-CE, Direção de Kelyenne Maia e Carla Hemanuela, Indicação: Infantil, 50min, Palco)  


SEMINÁRIO E MÚSICA


27.11.2011 (Domingo)
14h - A Dramaturgia Brasileira Caririense e outorga do Troféu Juscelino Leal Lobo Júnior às companhias e homenageados 
Local: Teatro Rachel de Queiroz (Crato-CE)


20h - Show de Encerramento: Lifanco & Amigos (Indicação: Livre, 120min)
Local: Centro Cultural do Araripe / RFFSA (Crato-CE)