Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A Fonte Luminosa vai voltar à Praça da Sé de Crato

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUdTaRBIzsI2-wexmpMHl5R8mij_O2XXYJlqkJZK8fVovraqj7e0CYSiehd36t4EO0l0gmTYYLzwWqwzIu1V2YuP2LfcPjDVpCAYyEK4EkcfRUx8fwV0mS2E_3iIspOUO7i9Sg8COrb9VF/s1600/Fonte+Luminosa.jpg


COMUNICADO:

Com dados de uma entrevista recente com o prefeito Samuel Araripe, comunicamos que nos próximos meses estará sendo realizada em Crato a reforma das praças centrais. No próximo dia 25 de janeiro iremos saber qual empresa ganhou a licitação. A Praça da Sé, e entornos irão ganhar calçamento moderno ao invés de asfalto, como nos centros históricos de outras cidades.

O asfalto será removido e serão construídos calçadões na parte inferior da praça, para o público.

Os vendedores serão removidos de todas as praças para não mais voltarem. Apenas uma pequena parcela cadastrada que foram os primeiros poderão ficar ali próximo ao João Penca, longe da praça da Sé, que deve ser sempre para o povo. Os vendedores que ficarão, em número fixo, deverão preencher todos os requisitos de segurança, higiene e atendimento ao público necessários para exercer a função. A Fonte Luminosa colorida vai retornar à praça da Sé, não com o design de antes, mas um mais moderno e mais belo. As obras compreenderão 2 etapas: Na primeira etapas, Praça da Sé, Praça Siqueira Campos ( reparando erros da última reforma, como os relógios que até hoje não funcionam ), Praça São Vicente e Praça Alexandre Arraes. Na segunda etapa, Praça Francisco Sá ( Cristo-Rei ) e Praça da Prefeitura ( as mais castigadas ). As obras começarão em muito breve.

Enquanto isso, prossegue o asfaltamento de 50 ruas no Crato e os trabalhos de saneamento, com a troca de 22Km de canos que eram usados há mais de 50 anos e que estavam deteriorados. Neste ano de 2011 será realizado também a maior obra de calçamento da história do Crato, na sede e nos distritos, com verbas que garantem muitos Km de ruas. Recursos da órdem de 35.000 reais também estão sendo destinados à reparação da eletrificação das vias de Jocum e Sertãozinho, atendendo às recentes solicitações da população.

Dihelson Mendonça

CRATO - Notícias do Dia 14 de janeiro de 2011



Crato desencadeia campanha cidadã, em prol da limpeza pública

O Crato estará desencadeando uma campanha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, para melhorar as condições de limpeza pública da cidade. Além do trabalho que vem sendo efetivado por meio dos caminhões, outro trabalho está relacionado aos entulhos que são colocados nas vias públicas, atrapalhando o tráfego de veículos e pedestres. O trabalho de fiscalização está acontecendo e estará sendo intensificado, no sentido de conter os abusos. Os moradores que colocarem entulhos nas ruas estarão passíveis e multas. A administração vem atuando no sentido de fazer cumprir a lei, mas, acima de tudo, de dar condições de cada cratense poder conviver com uma cidade cada vez mais limpa e organizada, por meio de campanhas educativas e de conscientização da população.

Administração atua no combate à poluição e uso abusivo de propagandas na cidade

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, desde que assumiu a prefeitura do Crato, tem como uma de suas grandes preocupações, o combate à poluição. O cuidado com o meio ambiente para uma convivência harmônica com a área urbana fez com que durante esses anos, algumas medidas fossem tomadas, como a retirada de placas abusivas do comércio, com um trabalho de conscientização, feito anteriormente. Também se contou, para isso, como parcerias importantes como Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O prefeito destaca hoje a possibilidade de se poder enxergar paisagens de dentro da cidade, como às áreas de encosta da floresta do Araripe que cercam o Crato, que antes eram cobertas pela grande quantidade de faixas e placas existentes.

Trânsito da cidade do Crato fica mais organizado durante a gestão Samuel Araripe

O fluxo do trânsito foi facilitado, com a realocação de vendedores informais que ocupavam as principais ruas do centro, além de planejamento dos espaços para os transportes alternativos. O projeto de reorganização, também contou com um planejamento eficiente do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), dentre outros setores. Essas medidas foram de grande importância para o processo de mudança e pelo desenvolvimento que se obteve nos últimos anos. O prefeito Samuel Araripe, está tomando outras medidas no sentido de possibilitar a melhoria da cidade, e conter o uso abusivo de espaços, com a ocupação indiscriminada de outdoors. Ele pretende adotar medidas para disciplinar os locais onde as placas possam estar, sem que haja um uso abusivo.

Saúde adquire novos veículos para atendimento nas comunidades

A Secretaria de Saúde do Crato, dentro de uma política de fortalecimento da atenção básica à saúde, conseguiu obter mais dois novos veículos para atender a população, por meio do Programa de Saúde da Família (PSF). Na última segunda-feira, foram adquiridos mais dois novos gols. Com isso, há uma melhoria no atendimento, por meio do programa, facilitando a dinâmica dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes. E também esta semana, foi autorizado pelo Secretário de Saúde, Cícero França, mais um dia de funcionamento do microônibus, que transporta pacientes de Crato a Fortaleza, para tratamento de saúde. O veículo estará funcionando nas quartas-feiras e aos domingos. Mais informações sobre horários ou qualquer duvida é só ligar para os telefones: 3523 3823/ 3521 9401. A Prefeitura do Crato objetiva melhorar, cada vez mais, o atendimento à saúde para toda a comunidade do Crato, uma das prioridades do Governo de Samuel Araripe.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

CLUBE DO LEITOR

CANTO CORAL

ONU: deslizamento no RJ está entre 10 piores do mundo


Número de vítimas do desastre ultrapassou o de uma tragédia na China

Texto retirado da Internet: (http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/onu+deslizamento+no+rj+esta+entre+10+piores+do+mundo/n1237949681139.html)

O drama que assola a região serrana do Rio de Janeiro já está entre os dez piores deslizamentos do mundo nos últimos 111 anos. O número de vítimas do desastre ultrapassou o de uma tragédia na China que até então ocupava a décima posição no ranking da Organização das Nações Unidas (ONU) - ainda não atualizado. Além disso, o deslizamento desta semana já é o segundo maior do mundo no último ano e o terceiro maior da década.
Leia também:
• Rio já tem mais mortes por chuva do que todo o Brasil em 2010
• Chuvas causam maior tragédia natural do País em número de mortos
• Sobe número de mortos pelas chuvas no Rio
• Saiba onde fazer doações para as vítimas
• Entenda as causas da tragédia no Rio
• Tem informações? Envie ao Minha Notícia
• Especialista: mudança climática não é desculpa
Os dados fazem parte do banco de estatísticas do Centro para a Pesquisa da Epidemiologia de Desastres. A entidade com sede na Bélgica fornece os números oficiais da ONU para avaliar respostas a desastres naturais pelo mundo. Para especialistas, problemas semelhantes ao do Rio já vêm sendo registrados no Brasil há anos e as explicações estão na falta de vontade política e de investimentos.

O maior desastre relacionado a um deslizamento de terra aconteceu em 1949, na União Soviética, com 12 mil mortos. O segundo maior foi no Peru, em dezembro de 1941, e deixou 5 mil vítimas. Apesar da grande quantidade de água que desceu morro abaixo no Rio, especialistas brasileiros e a própria ONU classificam o fenômeno natural como deslizamento, e não enchente - que tecnicamente ocorre quando o nível de água de um rio sobe além do normal e destrói casas construídas nas margens. Isso também ocorreu, mas grande parte da destruição e das mortes foi causada pelos deslizamentos.

A tragédia no Rio também é o pior deslizamento de toda a história do Brasil. Ele superou em número de vítimas o registrado em 1967, em Caraguatatuba, quando 436 pessoas morreram. A tragédia desta semana é a segunda pior catástrofe climática do País - também em 1967, uma enchente no Rio matou 785 pessoas. No topo da lista está uma epidemia de meningite de 1974 em São Paulo, ainda contabilizada pela ONU como o maior desastre natural do País. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pensamento para o Dia 14/01/2011


“Eu realmente fico cheio de alegria quando vejo pessoas que fortemente se envolvem em trabalho árduo e sacrificam seus confortos pessoais para fazer os outros felizes. O que o mundo precisa é de trabalho feito com esse espírito. Cada um de vocês tem a divindade incorporada em si, assim como verdade e doçura. Apenas vocês não sabem como manifestar tal Divindade, como perceber tal Verdade, como saborear tal Doçura. Coragem é a tônica para conseguir saúde e força física e mental. Abandone a hesitação, a dúvida e o medo. Não dê nenhuma chance para esses sentimentos criarem raiz em sua mente. Por meio da força divina interior com a qual você está equipado, você pode conseguir qualquer coisa, pode até se tornar Deus (Maadhava).”
Sathya Sai Baba
------------------------------

“Todos necessitam de concentração unifocada. Para desenvolver a capacidade de concentração, esportes e jogos são muito importantes. Eles servem para promover o condicionamento físico e saúde mental. Jogos e esportes devem ser praticados, principalmente para manter o corpo em bom estado. Juntamente com a manutenção do corpo em forma, é igualmente essencial promover a pureza da mente e desenvolver a generosidade. A verdadeira natureza humana desabrocha somente quando o corpo, a mente e o espírito são desenvolvidos de forma harmoniosa. O entusiasmo e o esforço que as pessoas mostram no esporte também devem ser manifestados na esfera da moralidade e da espiritualidade. Você deve esforçar-se para experimentar a divindade que permeia a cultura sagrada da Índia Antiga (Bhaarath). Que todas as pessoas sejam felizes ("Samastha Bhavanthu Sukhino Lokaah!") é o lema abençoador de Bhaarath.”
Sathya Sai Baba