Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Café Estação....



Um dos mais aconchegantes espaços para saborear um bom café com tapioca e muita cultura!!!

Fica no Centro Cultural do Araripe, antiga estação ferroviária, no centro do Crato.

Cultura no Crato

Enquete



O ex-prefeito Raimundo Macedo tomou conhecimento e ficou bastante feliz com o resultado de uma enquete feita pelo Site Miséria (Portal de Notícias). Ela perguntou quem será o deputado federal mais bem votado em Juazeiro do Norte e apresentou quatro opções resultando nos seguintes números após a participação de 406 internautas: Em primeiro lugar Raimundo Macedo (sem partido) com 35,71%. Em segundo, Manoel Salviano (PSDB) com 17,73%. Em terceiro lugar, José Nobre Guimarães (PT) com 11,82% e, na quarta posição, José Arnon Bezerra (PTB) com 9,85 por cento. 24,88% responderam ainda que não votariam em nenhum dos quatro.No entendimento de Raimundão é a resposta do povo em relação ao trabalho que empreendeu nos últimos quatro anos à frente dos destinos de Juazeiro. Ele aproveitou para agradecer essa preferência e confiança dos eleitores prometendo um trabalho incansável em favor de toda a região do Cariri, caso consiga se eleger deputado federal. Por fim, lembrou jamais ter perdido uma eleição o que considera fruto da sua benquerença e abnegação por Juazeiro. Assim foi quando disputou o cargo de vice-prefeito em 1988 e, depois, de deputado estadual nos anos de 1990, 1994, 1998 e 2002 sempre com votações crescentes, além de prefeito em 2004 quando foi vitorioso

Centro-sul: espaço para artesananto


Iguatu. A conquista de um espaço para comercializar os produtos do artesanato local foi alcançada pelos trabalhadores do setor, que comemoram melhor divulgação das peças e ampliação das vendas. Desde dezembro passado, três lojas foram instaladas próximas à praça da Matriz, em um dos principais corredores de pedestres e veículos desta cidade. Os negócios melhoraram, mas ainda há muitos desafios a serem vencidos.

Os artesãos locais sempre sonharam com a possibilidade de dispor de um espaço para a venda de seus produtos. Em 2004, conseguiram abrir a primeira loja no terminal Rodoviário. “Foi um passo importante porque tivemos oportunidades de divulgar e melhorar as vendas”, lembra a artesã Marli Paracampos. O espaço continua em funcionamento.

Um ano exato após a construção de lojinhas próximas à praça da Matriz, a Associação dos Artesãos de Iguatu (Associart) conseguiu junto à Prefeitura ocupar outras três unidades, que começaram a funcionar em dezembro passado. “É um ponto estratégico que dá apoio à comercialização”, observa o consultor técnico do escritório local do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Macélio Costa.

A diversificação dos produtos, novos desenhos, modelos e melhoria da qualidade das peças são os principais desafios a serem vencidos pelo setor. “O grupo está consciente e mobilizado, visando ao crescimento”, ressalta a presidente da Associart, Alba Silvana.

Nos últimos anos, os artesãos também abriram outras duas lojas no Centro de Iguatu. “Nesta última década, o setor progrediu bastante, melhorando a qualidade dos produtos e ampliando as vendas. A tendência é de crescimento”, projeta. Segundo Costa, o Sebrae continua com programas de treinamento, apoio aos artesãos para participação em feiras, fornecendo transporte e espaço de comercialização dos produtos. “Aqui se destacam os bordados em várias tipologias, biscuit e peças em palha de bananeira”, frisou.

Nas três lojas abertas em dezembro passado, no calçadão da rua Dr. João Pessoa, próximo à praça da Matriz, o preço dos produtos varia de R$ 1,00 a R$ 65,00. Os visitantes encontram peças variadas para decoração e uso em cerâmica, madeira, crochê, biscuit, gesso e arranjos em meias de seda. Mas, segundo os artesãos, as vendas ainda são reduzidas e só dão para pagar o aluguel.

A artesã Ilmar Ferreira Lima há dois anos descobriu o talento para a fabricação de peças artesanais, após participar de um curso de pintura. “Gostei do trabalho e resolvi entrar para a associação”, lembra. “Não dá para viver das vendas, mas complementa a renda”.

Previsão de crescimento

Já Marli Paracampos trabalha com peças em tecido e é uma das pioneiras do grupo, pois, há 30 anos como artesã, produz peças em bordado a mão, pintura, crochê, blusas, biquíni, passarela para mesa, colcha, guardanapos em ponto cruz. “A perspectiva é de crescimento”, confirma.

O grupo divide-se no atendimento ao público pela manhã e à noite. Apesar da possibilidade de maior divulgação e venda das peças, as artesãs reivindicam da Prefeitura maior segurança, com a presença de guardas municipais, e construção de banheiro para as trabalhadoras e os consumidores.

Os artesãos defendem o fechamento com grades do espaço entre as lojas, pois pessoas fazem necessidades fisiológicas ali durante a madrugada. “Pela manhã fica uma sujeira insuportável”, reclama a artesã Antonieta Galdino. O grupo também quer a redução do preço do aluguel.

ENQUETE

Quais as dificuldades dos artesãos?

Marli Paracampos
Artesã

As loja são boas, mas são pequenas e falta espaço para abrigar os produtos de todos os artesãos.

Antonieta Galdino
Artesã

Temos medo de ficar aqui por causa da falta de segurança e precisamos do apoio da Guarda Municipal.


Honório Barbosa
Repórter

Mais informações:

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
Escritório em Iguatu
(88) 3581. 1864


JOrnal Diário do Nordeste
www.diariodonordeste.com.br

Catador é exemplo de consciência ambiental



Na ponte sobre o Rio Salgado, em Juazeiro do Norte, o catador Francisco Alvino faz a sua pescaria. Uma limpeza de consciência, com a retirada do lixo atirado sobre as águas de um rio que agoniza. O esforço para tirar um saco de esponjas que um cidadão insiste em jogar nas águas. Assim, constrói banquinhos com garrafas pet. À frente do rio e na Serra do Horto, seu Alvino faz questão de mostrar os pontinhos verdes que surgem. São árvores que ele próprio e um grupo de 12 catadores decidiram plantar.

Não é organização não-governamental nem órgão público. É simplesmente o interesse de ver a sociedade acordar. “Quero contribuir com a minha parte para poder oferecer um mundo melhor para os meus netos”, diz o cidadão, que se declara um simples analfabeto. E que o seu grande momento de alegria foi ser o catador a dar uma palestra para cerca de 4 mil pessoas em São Paulo, no mês passado, quando foi convidado para receber uma homenagem, por várias empresas, pelos serviços que tem prestado ao meio ambiente.

Produção de vídeo

Seu Alvino, de 53 anos, já dedica 12 deles a causa. “Resolvi simplesmente viver de algo e também poder dar a minha contribuição”, diz ele. Lá em São Paulo, teve contato com representantes da Nestlé, que prometeram avaliar um vídeo produzido por um dos catadores, Ronaldo Barbosa. Já no primeiro ano do Ensino Médio, o cineasta amador sonha com o ensino da Língua Espanhola. Outro catador já está na faculdade, exalta seu Alvino.

Em Juazeiro, o dono do Engenho do Lixo — nome dado por seu Alvino ao centro de reciclagem, o qual escolheu por considerar forte —, há alguns anos, faz palestras em escolas e na Faculdade de Medicina. Começou tudo colhendo o lixo da faculdade e foi convidado pela professora de Educação Ambiental para falar de sua experiência de catador para os alunos da disciplina.

“A natureza está agonizando. Está com febre. Ou decidimos cuidar dela, ou sentiremos o seu efeito imediato. Veja o exemplo do desmatamento em Santa Catarina. Uma catástrofe para chamar a atenção de todo o Brasil”, alerta. São avisos que ele traz do quintal de casa.

Animais sem morada

No local, estão vários tipos de plantas, árvores e muitas aves vão procurar abrigo. Exemplo disso são rolinhas que vão lá cantar. “Acabaram com a morada delas. Aquele não é o seu espaço”, diz ele, ao lembrar de uma cobra verde, comum em áreas próximas a rios, que caiu de uma árvore de frente ao seu engenho. “É de admirar mesmo, mas é o desespero dos animais à procura de proteção”, lamenta.

A lama negra que se transformou o Rio Salgado, de onde o catador retira até lixo hospitalar, é onde ele, praticamente todos os meses, faz um mutirão de limpeza. Veste roupas de borracha, improvisadas e que não oferecem nenhuma proteção e se esforça em fazer sua parte, mesmo sendo um risco à saúde. “Saio me coçando e sei que nessa água tem muita doença”, testemunha.

O projeto para o plantio de árvores é feito em conjunto com os catadores, mas de forma diferente. Simples, até. A cada meia tonelada de material obtido pelo catador, ele terá o direito de plantar uma árvore no lugar que escolher. Um deles é seu Luiz, o campeão em árvores plantadas. Foram 12, até agora. Mas ao todo, já foram plantadas 1.400 árvores. Os frutos com certeza virão.

Além de defender a natureza, o catador se preocupa também com os colegas de profissão. “O meu sonho é lutar pela melhoria de vida dos catadores. Uma profissão muito digna e que deve ser reconhecida, como as outras”, defende. Seu Alvino relata as condições desumanas de quem vive no lixão de Juazeiro e destaca o exemplo dos catadores de Caxias do Sul, a 96km de Porto Alegre, no interior do Rio Grande do Sul. Na viagem a São Paulo, descobriu que os colegas sulistas são tratados com dignidade e respeito, diferente da realidade local. “É isso que espero que seja feito aqui”, completa.

SAIBA MAIS

Arte

A arte é adotada pelo Engenho do Lixo como forma de reciclar material. Do óleo vegetal de frituras, seu Alvino aproveita para fazer sabão. Plástico, latas, papel e outros produtos são transformados, por exemplo, em cartões de natal

Vantagens

Reciclagem é o termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Entre os mais comuns de serem reciclados estão o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a menor utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis, e a menor quantidade de resíduos que necessitam de tratamento final, como o aterramento

Diferença

O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e serem transformados novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização. Esta consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro mais novo

Elisângela Santos
Repórter

Mais informações:

Engenho do Lixo
Avenida Leandro Bezerra, 458
Bairro Socorro
Juazeiro do Norte - Ceará
(88) 9203.3853

JOrnal Diário do Nordeste
www.diariodonordeste.com.br

Plantão policial

Dois assassinatos, um na zona rural e outro na cidade movimentou o plantão policial no dia de ontem na cidade de Juazeiro do Norte. O primeiro crime aconteceu por volta das 14:00h, no Sítio Brejo Seco, quando o agricultor Manoel Joaquim da Silva, 42 anos, foi assassinado com três tiros de revólver calibre 38. O acusado do crime, conhecido por "Fabinho" fugiu numa moto, acompanhado da esposa que é sobrinha do agricultor assassinado. Uma rixa de família pode ter sido o pivô do crime. A policia chegou rápido ao local do homicídio e ainda seguiu a pista do acusado em direção a Barbalha, mas não conseguiu prende-lo.

O perito Milton Alencar esteve fazendo os exames no corpo da vítima e constatou que três dos quatro tiros disparados por "Fabinho", de um revólver calibre 38, acertavam Manoel Joaquim. Um tiro no pé direito, outro no rosto e o terceiro no tórax. O outro tiro pegou numa parede e por pouco não acertou a cabeça do agricultor Argemiro Rodrigues da Silva, que conversava com a vítima no momento do crime. Ainda meio tonto diante de tudo que passou, Argemiro Rodrigues conseguiu mostrar o local onde a bala entrou e falou com riquezas de detalhes ao repórter Miséria como tudo aconteceu.

O outro homicídio ocorreu na noite de ontem, por volta das 18:30h, no bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte. A vítima foi Edcarlo Marcelino Pereira, de 25 anos, mais conhecido por "Cal" que estava na casa da mãe e foi atraído para a morte. Uma ligação no seu aparelho celular foi o suficiente para que ele fosse até sua casa, onde acabou morto com dois tiros, um na cabeça e outro no pescoço. O acusado do crime, segundo a policia é um rapaz de nome "Paulinho", que fugiu numa moto após cometer o crime na calçada. A vítima já tinha passagens pela policia e vinha sendo apontado como autor de um recente homicídio.

Site Miséria
www.miseria.com.br

Notícias da URCA



Acadêmicos de Campos Sales comemoram gratuidade nos cursos

Os alunos a Unidade Descentralizada da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Campos Sales, recebem com grande alegria a notícia da gratuidade dos cursos implantados naquela localidade. O início do período letivo acontece no próximo dia 09. Este mais um compromisso honrado pela atual administração da URCA, que ano passado conseguiu iniciar o processo, com a então Unidade Descentralizada de Iguatu, hoje Campus de Iguatu, que acaba de ganhar a sede própria, uma grande estrutura garantida pelo Governo do Estado, orçada de R$ 6 milhões, metade desse valor foi para adquirir o prédio e a outra parte para a construção e adequação das edificações da CIDAO, uma antiga indústria de beneficiamento da cidade. O Diretor da Unidade em Campos Sales, Professor doutor Roberto Siebra, está tomando todas as providencias no sentido de garantir o funcionamento normal da Unidade em consonância com este novo momento. Nesta sexta-feira, dia 06, estará coordenando uma reunião com todos os professores dos cursos de Matemática, Letras e Biologia que funciona em Campos Sales, onde na oportunidade discutirá com os presentes a programação Didática e Pedagógica dos novos semestres letivos. Serão 312 alunos beneficiados, nos três cursos. Isso representa R$ 707.310, 78 investidos, por ano, além dos mais de 1.200 alunos beneficiados no Município de Iguatu, que desde o semestre passado estão sendo contemplados com a gratuidade dos cursos, um investimento de mais de R$ 2 milhões. Os cursos do município de Campos Sales estão funcionando no prédio da Escola Tabelião Vicente Alexandrino de Alencar, no Centro da cidade. A aula inaugural, para o lançamento da gratuidade, está prevista para o dia 4 de fevereiro.

Reitor participa de reunião sobre avaliação institucional

O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade Nuvens, encontra-se em Fortaleza, onde participa de uma importante reunião no Conselho de Reitores das Universidades do Ceará (CRUC), no qual é vice-presidente. Na ocasião estará acontecendo o Seminário Sobre Avaliação Institucional, com Meirecele Calíope. A reunião acontece na manhã desta sexta-feira. Na tarde de ontem, o Reitor esteve na sede da Secretaria das Cidades, para tratar se assuntos relacionados ao projeto de infra-estrutura do Geopark Araripe.

Modernização abrangerá diversos setores da URCA

A administração de Universidade Regional do Cariri (URCA) está realizado um trabalho de planejamento, juntamente com o Centro de Processamento de Dados (CPD), da Universidade, para implantação dos novos computadores que vão dar um novo redimensionamento ao processo de informatização da URCA, sendo o mais amplo trabalho voltado para o processo de modernização da instituição. A Instituição, nos próximos dias estará recebendo um carregamento com 195 computadores, impressores e notebooks, entre outros equipamentos de informática, que serão distribuídos nos Departamentos, coordenações, e demais Campus, além da Biblioteca, que ampliará sua rede de consultas e serviços, possibilitando ao visitante mais comodidade. Os equipamentos estarão sendo repassados através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado – SECITECE. Uma solenidade marcará a entrega simbólica dos computadores.

URCA firma parcerias para implantar cursos no campo

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), realiza no próximo dia 10 de fevereiro, reunião para tratar sobre assuntos relacionados à Educação no Campo e Pronera. A reunião será na sede da Fetraece, em Fortaleza, na avenida Rio Branco, 2198, na Joaquim Távora. Contará com a Pró-Reitora de Planejamento e Avaliação da URCA, Carminha de Lima Macedo, representando a Universdade. Ainda participam da reunião a Coordenação Regional da Fetraece.a Rede Cearense de ATES/ATER, o Incra, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o Instituto Agropolos e a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC). Na ocasião, a URCA vai firmar parceria com o Incra e Fetraece, para realização de cursos de graduação especial para Direito, História, Pedagogia para assentados.

Seminário sobre Programa de Capacitação de Projetos acontece dia 11 na URCA

Será realizado no próximo dia 11, o Programa de Capacitação e Gestão de Projetos Inovadores. O tema escolhido para o evento foi Cultura e Projeto de Inovação tendo como palestrante Paulo Resende, Analista do Departamento de Promoção Institucional – Finep. O evento acontece no Salão de Atos professor José Newton Alves de Figueiredo, na Rua Cel. Antônio Luiz, vizinho ao Hemocentro. À tarde, Paulo Resende fará palestras sobre Oportunidades de Recursos, com Ênfase na Subvenção Econômica. A palestra acontece no mesmo local.

Notícias do Crato

SAAEC informa:

Problema com bomba do Recanto está sendo solucionado

A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) informa que por conta do transformador da bomba do poço Recanto ter sido atingido por um raio, na quinta-feira passada, cerca de 50% do abastecimento d'água do Centro da cidade do Crato ficou prejudicado. Um novo transformador está sendo providenciado e em breve o abastecimento será normalizado. A SAAEC pede a compreensão dos usuários pelos transtornos causados no abastecimento, em virtude do incidente.

Abertas inscrições para o Projovem

O Governo Municipal do Crato, através da Secretaria de Ação Social, comunica que as inscrições para o Projovem Adolescente se encontram abertas nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS do Muriti, Batateira, Alto da Penha, Seminário e Vila Alta. As inscrições podem ser feitas para jovens com idade de 15 a 17 anos, acompanhados de seus responsáveis legais munidos de seus respectivos documentos. A Ação Social solicita ainda a presença dos orientadores e instrutores nos CRAS.

Atualizações cadastrais do Bolsa Família a partir de maio

O setor do Programa Bolsa Família da Secretaria de Ação Social do Crato informa às famílias beneficiárias, que as atualizações cadastrais, tais como: inclusão de crianças, mudança de endereço, mudança de escola e alteração de renda, só poderão ser realizadas a partir do mês de março, em conseqüência de um problema na base de dados. A secretária Liduína Andrade informou que está sendo aguardado o envio de uma nova base de dados, por parte da Caixa Econômico Federal.

Encaminhamento de amparo assistencial

A Secretaria de Ação Social comunica que está fazendo o encaminhamento para o INSS do amparo assistencial BPC – Benefícios de Prestação Continuada, o qual garante ao idoso, a partir de 65 anos e ao deficiente que não tenha como se manter, um salário mensal. Maiores esclarecimentos, dirija-se à secretaria. O Governo Municipal do Crato, através da Secretaria de Ação Social, que foram incluídos, no mercado de trabalho, em empresas locais, 07 jovens, que participaram do curso de Office-Boy, promovido pelo CRAS. O prefeito Samuel Araripe tem sempre ressaltado a importância da parceria do comércio cratense, no sentido de possibilitar a inclusão social das famílias.

10 anos do Rapadura Cultural

No próximo dia 25 de maio o rapadura cultural completará dez anos de realização. Com o objetivo de divulgar e preservar viva a cultura popular caririense o programa é realizado sempre nos últimos sábados de cada mês. Durante a apresentação, enquanto o público assiste as atrações artísticas, são servidas comidas típicas da região como, mugunzá, aluá com bolo, raparola e a deliciosa rapadura.

O rapadura cultural além de ser um espaço reservado aos artistas populares locais e regionais como , repentistas, cordelistas, poetas, escritores , cantores... o programa presta homenagem com entrega de medalhas de honra ao mérito a personalidades como o ex-deputado estadual e ex-secretário de saúde do Ceará, Dr. Humberto Macário de Brito é também às pessoas mais simples da sociedade como Chica da Mãozinha.

O programa não tem roteiro definido, ele é apresentado de improviso e na improvisação está o lado irreverente, conta seu idealizador e apresentador o professor e radialista Jorge Carvalho. O rapadura cultural começou em 1999 nos estúdios da radio comunitária FM São Francisco de Crato, espelhado em um programa semelhante apresentado em Iguatu pelo repentista Chico Alves, revelou Jorge Carvalho. Atualmente não é transmitido por nenhuma emissora é apresentando ao vivo nas praças públicas.

Morre Alcely Sobreira

Faleceu no último sábado, 7, o radialista José Alcely Sobreira, no hospital São Vicente de Barbalha, onde estava internado. Um dos maiores nomes do radio caririense de todos os tempos, deixa sete filhos, 19 netos e 4 bisnetos. Alcely tinha 70 anos e dono de uma voz invejável. Chegou a ser professor de inglês. Foi locutor praticamente de todas as rádios AM da região e até na rádio Piratininga de São Paulo. Na rádio Iracema fez grande sucesso com programas jornalísticos, humorísticos e musicais. Alcely sempre foi preocupado com o nível de comunicação no rádio. Vez por outra estava chamando atenção dos companheiros. Nasceu em Crato em 23 de março de 1939. Atualmente estava residindo em Juazeiro. Todos os profissionais de comunicação do Cariri estão tristes com o falecimento do professor.

Campeonato estadual com rodada emocionante




Uma rodada emocionante realizada neste domingo definiu os outros dois semifinalistas do primeiro turno do Campeonato Cearense. Com os resultados, Fortaleza e Maranguape se unem a Ceará e Ferroviário, que já estavam classificados.

Em Itapipoca, o Ceará perdeu a invencibilidade de virada para o time da casa e mesmo assim terminou a primeira fase em primeiro lugar, com 18 pontos. Misael abriu o placar aos sete minutos do segundo tempo para o Alvinegro, mas Popó, aos 22, e Nêgo, aos 45, deram números finais ao jogo. O Ceará terminou a partida com dois jogadores a menos, porque Cadu e Alex Gaibu foram expulsos.

No estádio Moraizão, Maranguape e Ferroviário empataram em 3 a 3. João Neto fez os três gol do Ferroviário, que chegou a abrir 3 a 1 no placar. Mas Danilo Pitbull, Carlos Alberto e Gerson - este aos 41 do segundo tempo - fizeram gols que garantiram a vaga do time verde. O Ferroviário terminou em segundo lugar, enquanto o Maranguape ficou na terceira colocação.

No Pici, o Fortaleza garantiu classificação em quarto lugar, faltando cinco minutos para o fim da partida. A equipe perdia do Horizonte por 2 a 1 - Andrezinho marcou dois gols para o time do interior e Vanderlei para o Fortaleza - mas Rodrigo Mendes saiu do banco de reservas para, de cabeça, aos 40 minutos, fazer o gol que colocou o Tricolor nas semifinais.

Pouco antes do Fortaleza empatar, um "torcedor" do Fortaleza invadiu o gramado para tentar agredir o árbitro, mas foi preso por policias que faziam a segurança da partida. O time deve perder mando de jogo no TJD.

Os confrontos das semifinais do primeiro turno:

Ceará (1) x Fortaleza (4)
Ferroviário (2) x Maranguape (3)

Coluna Cariri no jornal O Povo



CAMPANHA
O Hemoce Crato e o Hemonúcleo de Juazeiro realizam nesta época em que antecede o Carnaval uma grande campanha de doação de sangue. A idéia é que a sociedade desperte para a importância do Hemoce estar com seu banco de sangue lotado e atender à demanda, principalmente do período carnavalesco, quando os acidentes aumentam. Quem quiser doar sangue, deve se dirigir a um local de doação que terá todas as informações dos servidores do Hemoce.

ANOTE: ESCOLA DE CIDADANIA
Presidentes de câmaras municipais estiveram reunidos na última sexta-feira, 6, em Juazeiro do Norte. Na pauta, a discussão para implantação da Escola de Cidadania, um instrumento para socializar idéias e debates políticos e sociais, e que serão implementados pelas câmaras municipais do Cariri. Professor e consultor municipalista Marcos Eliano está articulando esse projeto, que terá em Juazeiro um de seus grandes parceiros. A escola levará debates acerca de temas como leis tributárias e orçamentárias, direito do consumidor, políticas públicas para saúde e educação, diretamente para a sociedade, num debate franco entre parlamentares e cidadãos. Vereadores gostaram da idéia e muitos já se comprometeram a colocá-la em prática.

CULTURA
O Sebrae Crato realizou esta semana uma palestra com o tema “Identificação, preservação e gestão do patrimônio cultural”, voltada para gestores de cultura e artistas. O evento aconteceu na sede do órgão, na Praça da Sé.

SÓ BAIÃO
Restaurante Só Baião, em Crato, para quem quer saborear um baião de dois com creme e churrasco. César Morais, proprietário do local, atende a todos com bom humor.

ELEIÇÕES
Tomou posse a nova diretoria do Sindicato dos Docentes da Urca, Sindurca, em Assembléia da categoria, a composição da gestão para o biênio 2009-2011 tem como presidente o prof. Augusto Nobre, vice Josier Ferreira, secretária geral Ariza Rocha, tesoureiro Glauberto Quirino, e suplentes os professores Alana Mara, José Gonçalves e Cícera Sineide. A eleição ocorreu com chapa única no dia 29/1, com uma urna fixa no sindicato e outra itinerante que percorreu os demais campi.

ANIVERSÁRIO
No último dia 5 de fevereiro de 2009, monsenhor Ágio Augusto Moreira chega aos 91 anos de idade. Ele é uma das personalidades marcantes do Cariri. Reside no Belmonte, em Crato, numa casinha singela, de onde pode contemplar as encostas da Chapada do Araripe. Colada a sua residência está a capelinha de Nossa Senhora das Graças. Em frente, fica a Sociedade Lírica do Belmonte, mantenedora da Orquestra Sinfônica Padre Davi Moreira.

TEATRO
A peça O pecado de Clara Menina vai estar em cartaz dias 13 e 14 de fevereiro no teatro Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte. O trabalho de Cacá Araújo é um dos mais interessantes textos do teatro. Vale a pena conferir.

TRABALHO
Vereador José de Amélia Júnior anunciando para dia 17 de fevereiro o início dos trabalhos do legislativo de Juazeiro do Norte. A expectativa, segundo Zé de Amélia, é que os vereadores possam trabalhar e debater temas de interesse da sociedade juazeirense. O presidente da Câmara na terra de Padre Cícero diz poder contribuir com o novo momento que vive a cidade, de esperança e busca de melhorias para a população.