Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Luiz Fidélis leva cultura do Cariri para o Brasil



Caririense e cheio de inspiração, Luiz Fidélis é o retrato da
diversidade cultural da região do Cariri. Músico que leva para o Brasil um
pouco do Cariri, com letras voltadas para o cotidiano e cheias de imaginação.


Fidelis revela novas músicas e projetos


Músico social, telúrico e observador nato. Dos seus mais de 25 anos de carreira musical, o caririense Luiz Fidélis acumula um repertório de mais de 200 canções, muitas delas gravadas por ilustres cantores como Elba Ramalho, Dominguinhos, Flávio Carneirinho, Fagner, Quinteto Violado e Frank Aguiar.

Sempre acompanhado de seu gravador, "assim como vocês jornalistas", brinca o atento músico, sempre registra as composições que faz do cotidiano. A última ele revelou, "foi feita ontem para um amigo de profissão que, para conseguir uns trocados estava varrendo o chão da Praça do Memorial Padre Cícero. Eu até brinquei com ele que ele estava varrendo minha agonia", revelou.

Com a sensibilidade típica dos poetas da região, da situação que viveu, ele compôs "É agora José", no que ele diz: "Na noite ele faz voz e violão/ nos bares que tem gente que procura e se acha/ de dia com a vassoura na mão vai tocando a vida/ varrendo o chão da praça... E agora José?/ você me deu a lição/ tocando a vida com a vassoura e o violão/ E agora José?/nada me leva de mim/ você me mostrou que o
recomeço está no fim...".

"Fagner me ligou semana passada pra dizer que vai regravar minha música 'Flor do Mamulengo", sucesso da década de 90 gravado por Mastruz com Leite, banda que o projetou nacionalmente.Fidélis contou que agora em 2009 o músico já consagrado nacionalmente, Santana, deve regravar em seu novo CD mais quatro canções suas que ele não quis revelar.

"As pessoas acham que eu passo fome. Eu vivo só da minha música e sustento meus quatro filhos", desabafou. "Eu tenho dois vinis, o 'Retrato', da década de 80, 'Revelação', de 90, o Cd 'Preço de um Homem' além do Cd Luiz Fidélis Voz e Violão. "Eu podia ter gravado um monte, mas eu prefiro que as outras pessoas regravem minhas músicas", afirma com veemência. Entre os maiores sucessos do compositor estão: "Meio dia", "Flor do Mamulengo", "Pra falar de amor" e "São seis
cordas".

Mazinho e a música popular brasileira




Em destaque o radialista Lucimar Rodrigues, o Mazinho, que está há 58 anos trabalhando na Rádio Araripe AM. Para os recalcados da música, que muito proliferam pela internet, um recado: Mazinho, pela Araripe, apresenta há 36 anos o programa "Em cada canção, uma recordação", com os principais sucessos da Música Popular Brasileira de todos os tempos. No último sábado, Mazinho apresentou o especial "Carnaval da saudade", com músicas de Adoniram Barbosa, Chiquinha Gonzaga, e outros grandes nomes.

Show de informação esportiva



Repórter Eduardo Júnior, da equipe esportiva da Rádio Araripe AM, equipe RCN Esportes, que vem dando um show de informação nas transmissões esportivas. A equipe está acompanhando a campanha do Crato Esporte Clube na segunda divisão do Campeonato Cearens ed efutebol.

Vá de taxi....



Ponto de taxi na Praça Siqueira Campos, em Crato. Mesmo nos feriados prolongados, podemos ter essa opção de transporte. Nesses dias de folia, o taxi é uma boa alternativa, principalmente para quem quer tomar umas e outras. Com um taxi, você vai e vem com mais segurnaça e sem risco de ser pego pelo bafômetro.

Enchei-vos....




Enchei-vos do Espírito Santo, é esse o nome do evneto realizado pela MIssão Resgate na quadra Bicetenário ,em Crato, com encerramento na tarde de hoje.




O Carnaval com Cristo em Crato, teve uma forte presença de jovens, na quadra Bicentenário. Pregações, adorações e reflexões sobre a Bíblia marcaram o Carnaval com Cristo






As imagens desssa postagem tirei no último sábado, quando os fiéis católicos da Missão Resgate se dirigiam a quadra Bicentenário para dar início ao Enchei-vos.

Afogamentos...

O Corpo de Bombeiros registrou até às 8h desta segunda-feira, 28 afogamentos, sendo dois com mortes, nos municípios de Caririaçu e Viçosa.

As informações são do relatório das ocorrências registradas na Capital, Região Metropolitana e Interior do Estado por ocasião da Operação Carnaval/2009 do Corpo de Bombeiros. Das 18h de domingo até às 08h desta segunda, 23, o Corpo de Bombeiros registrou 17 princípios de afogamento. O maior número de casos ocorreu em Moraújo (04) e Carnaubal (04). Em Lagoinha uma embarcação virou.

No domingo, das 8h às 18h, as sete ocorrências de principio de afogamento foram todas em Fortaleza: Caça e Pesca (3), Vila Verão (1) e Barra do Ceará (3).

Lei seca

O Detran registrou até às 23h59 do domingo, 22, 165 acidentes com 11 mortos e 92 feridos. A maioria dos acidentes foi registrado em Fortaleza. Foram 119 na capital, 12 no Interior e 34 nas estradas estaduais. A operação Carnaval teve início na zero hora da sexta-feira.

As estradas estaduais registram o maior número de mortes, sete. Já na capital foram registrados o maior número de feridos, 58.

As colisões e abalroamento foram as causas da maioria dos acidentes registrados até agora, 121 ocorrências. Seguidos por 24 casos de atropelamento.

Lei Seca - Dados do Detran apontam que, de sexta a domingo, 299 motoristas foram flagrados descumprindo a Lei Seca. Deste total, 282 tiveram suas carteiras de Habilitação recolhidas, 9 foram detidos e 17 não possuíam habilitação para dirigir.

Operação Carnaval

Uma das 45 blitze fixas da Operação Carnaval que fazia a fiscalização na CE-040, no posto da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRV), entre as cidades de Eusébio e Aquiraz, na manhã do último sábado, congestionou o tráfego de veículos. Antes de iniciar os trabalhos, o trânsito - apesar de bastante movimentado - fluía normalmente. Um helicóptero da Polícia pousado no meio da estrada, chamava a atenção de quem passava e agravava o engarrafamento. Os carros desviados pela direita trafegavam ainda mais lentamente, provocando uma enorme fila nas proximidades do Posto da CPRV.

Naquela blitz, agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e policiais da CPRV faziam os procedimentos rotineiros de uma fiscalização. Na abordagem aos veículos parados, checavam os equipamentos de segurança e a documentação. Paralelo a isso, os motoristas recebiam material educativo com informações sobre segurança no trânsito, além de panfletos alertando para a exploração sexual de crianças e adolescentes.

BR-222

Um terminal a céu aberto. Assim podem ser considerados alguns trechos das avenidas Bezerra de Menezes, Mr. Hull e BR-222. A movimentação maior fica no trecho do viaduto da Mr. Hull, ponto de transporte alternativo. Quem não queria esperar até 10 horas por um ônibus, ficava na rua arriscando uma topic. Camila de Alencar, 21 anos, juntamente com 10 amigos, desistiu de tomar o ônibus para Paracuru e aguardava uma topic na BR-222.

Operação

Iniciada na tarde do último dia 20, a Operação Carnaval prosseguirá até o dia 25. Durante cinco dias, 45 blitze fixas, além de móveis, farão a fiscalização do tráfego de veículos em diferentes pontos das estradas estaduais que dão acesso as cidades litorâneas e do interior do Estado. Segundo Antonio Albuquerque, agente fiscal do Detran, o trabalho será intensificado também nas faixas de areia das praias, com veículos do Detran com tração nas quatro rodas, para coibir as irregularidades e evitar acidentes com banhistas.

Nesta Operação Carnaval, estão envolvidos 460 agentes do Detran e 353 policiais da CPRV. Um total de 200 carros, motocicletas e unidades móveis dos órgãos envolvidos darão apoio logístico ao esquema de fiscalização. Como é o primeiro Carnaval de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705), haverá um reforço na repressão aos motoristas alcoolizados. Para isso, 90 bafômetros estarão disponibilizados nas 45 blitze espalhadas nos diferentes postos de fiscalização.

Acidentes de trânsito



Até a manhã desta segunda-feira (23), foram registrados 17 mortes no plantão de Carnaval. Desses, sete acidentes de trânsito fatais, oito homicídios e dois afogamentos.

De acordo com o balanço parcial do Detran/CE, os números revelam aumento dos casos em relação ao ano passado durante os dois primeiros dias de Carnaval no Estado.
Até agora, houve 123 ocorrências nas rodovias estaduais - acréscimo de 3,36% comparado a 2008. Ao todo, 61 pessoas ficaram feridas, 12,96% a mais do que no último Carnaval. E sete pessoas morreram nas estradas, o mesmo número do ano passado.
Em Banabuiú, por exemplo, um ônibus virou e 14 passageiros ficaram feridos. O estado mais grave é o do motorista, que está internado em um hospital da região.
Rodovias federais e estaduais

Na BR-116, no município de Horizonte, um motociclista morreu durante colisão. Antônio Leonardo Ferreira de Morais, de 22 anos, ainda recebeu assistência do outro motorista envolvido no acidente, mas não resistiu aos ferimentos e morreu antes do socorro médico chegar ao local.

Na CE-085, em Paracuru, José Charles da Costa, de 26 anos, faleceu vítima de atropelamento. Na CE-040, entre os municípios de Beberibe e Aracati, uma colisão entre dois carros deixou cinco feridos e 1 vítima fatal. Manoel Roque Moraes Filho, de 56 anos, morreu na hora.

AFOGAMENTOS - Durante este Carnaval, o folião deve tomar cuidado na hora do banho de mar. De domingo (22) para segunda (23), o Corpo de Bombeiros registrou sete afogamentos nas praias de Fortaleza. No interior, foram 17 afogamentos com dois óbitos.

Chuvas em 117 municípios cearenses



Chuva em 117 municípios do Estado, segundo o relatório divulgado pela Funceme. A maior precipitação no Estado desde o último domingo foi registrado em Pentecoste com 106 milímetros. A previsão é de mais chuva na tarde desta segunda-feira (23) na Capital e no interior.

A chuva se generalizou durante a madrugada em Fortaleza e a Defesa Civil foi acionada. No bairro Quintino Cunha, quatro famílias tiveram as casas alagadas por causa de uma construção irregular. Na Vila Velha, uma família também teve a casa alagada.

A situação se agravou na comunidade Che Guevara, em Cajazeiras. Quatro famílias estão com as casas alagadas desde o começo da chuva. Na manhã desta segunda-feira (23), uma equipe da Defesa Civil vai tentar escoar a água com uma drenagem emergencial. O terreno foi condenado para moradia.

Diário do Nordeste

Essência e o poder do silêncio interior



Num mundo de comunicação global, intensa e instantânea (TV, rádio, internet, celular, jornal etc) quem ousa falar da importância do silêncio é logo rotulado de louco ou insano. É verdade – eu sou louco! Mas, a natureza é sábia e sábios foram aqueles que conseguiram penetrar no universo silencioso das camadas profundas da consciência metafísica humana. E segundo KRISNAMURTI (apud MARTIN CLARET, A ESSÊNCIA DO SILÊNCIO, p.94):
“Nós não estamos sós. Estamos aprisionados, isolados. Sois o resultado de tantos séculos de cultura, propaganda, influência, clima, alimentação, traje, o que outros disseram, o que não disseram, etc.; por conseguinte, não estais sós. Sois um resultado. E, para serdes luz de vós mesmos, tendes de estar sós. Uma vez tenhais rejeitado toda a estrutura psicológica da sociedade, do prazer, do conflito – estais sós!”
Estamos presos em nossas raízes culturais. Nunca estamos livres de fato. A liberdade é um estado de consciência positiva e transcendental onde cessa todo o desejo de posse, propriedade, poder de dominação, identidade psicológica e persuasão. Imersos num mundo de símbolos e mensagens de todos os tipos e comandos sonhamos acessar um mundo utópico de paz, felicidade e verdade. Nos preenchemos de ruídos, ideologias, crenças, teorias e lógicas de conquistas. Vivemos para fora e fora de nós mesmos.

O que menos conhecemos é a dimensão silenciosa, pacífica e amorosa do Espírito Interior. Vivemos em busca de uma felicidade lógica, projetada e calculada pela razão tagarela. Queremos ser estando o tempo todo no estado acelerado do ter e agir psicológico. O ócio positivo e transcendental é negado a todos que habitam o mundo moderno do trabalho, da produção e do consumo técnico-científico desequilibrado. Esse mundo segue a lógica do negócio (“negação do ócio” segundo Oswald de Andrade), da necessidade do reconhecimento externo da estética, da riqueza e do poder material.

Mas, por detrás desse mundo acelerado, “encantador” e ruidoso existe outro reino calmo de profunda sabedoria acessado por poucos. Pois, “o caminho é estreito e a porta é pequena”. Por isso, Albert Einstein afirmou: “ Penso 99 vezes e nada descubro. Mergulho em profundo silêncio [interior]. E eis que a Verdade me é revelada”. E segundo Stephen Halpern, Ph.D (apud MARTIN CLARET, A ESSÊNCIA DO SILÊNCIO, p.60-61): “O silêncio é o grande revelador”, diz Lao Tse. Para receber a revelação do silêncio, você precisa primeiro mergulhar nele. O silêncio não é simplesmente a ausência do ruído ou do som; ele é um estado positivo e específico de consciência. Não é fácil conseguir o estado de silêncio, como nos fazem lembrar os mestres espirituais. Contudo, para quase todos nós, o silêncio parece um pré-requisito necessário para as formas mais elevadas de prece e meditação. Em nossa cultura barulhenta, parece impossível fechar os ouvidos externos, aquietar a agitação constante da mente, abrandar o torvelinho incessante do coração. O silêncio não é uma meta em nossos dias”.

O silêncio interior é, portanto, o Verbo que se fez carne. É a Verdade que liberta. É a Verdade que revela definitivamente quem somos, de onde viemos e para onde vamos na longa estrada da evolução cósmica. É o EU Superior querendo um contato íntimo e transformador com o Eu humano desorientado e inferior.

Bernardo Melgaço da Silva
Professor universitário
email: bernardomelgaco@hotmail.com

Programa de habilitação social



O Governo do Estado do Ceará, por intermédio do DETRAN-CE lançou o Programa Popular de Formação, Educação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores. Este programa tem a finalidade de possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH.
Clique aqui para consultar a lei do programa (Lei 14288).

O que é a CNH popular?
A CNH popular ou o Programa Popular de Formação, Educação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores, é um projeto que a finalidade de possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH.

Onde se inscrever no Programa CNH Popular?
As inscrições só poderão ser feitas pela internet, no site do DETRAN-CE (www.detran.ce.gov.br).

Quem poderá se inscrever no Programa CNH Popular?

• Maior de 18 anos;
• Alfabetizado;
• Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF);
• Não estar judicialmente impedido de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
• Comprovar domicílio no Estado do Ceará.
Observação: Neste primeiro momento, não serão contemplados os Municípios Fortaleza e Região Metropolitana (Caucaia, Aquiraz, Pacatuba, Maracanaú, Maranguape, Eusébio, Guaiúba, Itaitinga, Chorozinho, Pacajus, Horizonte e São Gonçalo do Amarante).
• E estar enquadrado em uma das seguintes situações:
I - beneficiários do Programa Bolsa Família, criado pela Lei Federal nº10.836, de 9 de janeiro de 2004;
II - alunos matriculados há mais de 6 (seis) meses na rede pública de ensino fundamental e médio, bem como em cursos públicos profissionalizantes,
e que comprovem bom desempenho escolar;
III - pessoas egressas do sistema penitenciário, de acordo com os requisitos estabelecidos em Portaria da Superintendência do DETRAN/CE;
IV - portadores de necessidades especiais.

Atendimento à saúde



O estado do Ceará (CE) vai contar com mais cinco equipes da estratégia do Programa Saúde da Família. Portaria publicada em 20 de fevereiro, no Diário Oficial da União, credencia as equipes de Saúde da Família e autoriza o pagamento de incentivo financeiro para a contratação de 31 novos agentes comunitários de saúde no município de Choro. O Programa Saúde da Família está presente em 181 municípios do Ceará, uma cobertura de 98,4% de equipes implantadas. São 1.686 equipes e 11.445 agentes comunitários de saúde em atividade, responsáveis pelo atendimento de mais de 5,5 milhões de pessoas no estado.

No mesmo dia, o Ministério da Saúde credenciou outras 371 equipes e 2.715 agentes comunitários de saúde, para 36 municípios brasileiros. A partir da implantação, os municípios passam a receber um incentivo mensal que varia de R$ 6 mil a R$ 9 mil. Todos recebem ainda R$ 581 por agente comunitário de saúde em atividade.

Cada equipe do Saúde da Família fica responsável por uma população de 3,5 mil a 4 mil habitantes, ou mil famílias. Elas são responsáveis pelas ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde das pessoas atendidas. A composição mínima de cada equipe é de um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e até 12 agentes comunitários de saúde.

Experiência positiva com o livro didático



Em 27 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional do Livro Didático, uma das principais ferramentas utilizadas pelos professores no processo educativo. Mas será que os livros aplicados atualmente pelas escolas brasileiras geram interesse nos estudantes? Muitos deles utilizam métodos que não primam pelo fomento à criatividade e ao senso crítico dos estudantes, fazendo uma abordagem repetitiva dos conteúdos e exigindo dos alunos respostas diretas e homogeneizadas, sem considerar suas especificidades, sua cultura e a realidade onde vivem.

O coordenador do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para os estados da Bahia e Sergipe, Ruy Pavan, explica que a educação contextualizada possibilita levar conteúdos relacionados ao local onde os estudantes vivem para dentro das escolas e espaços alternativos de aprendizagem. "Os livros didáticos têm que refletir o contexto onde a criança está inserida. Não pode existir um livro no semi-árido que fale de neve no inverno. Assim não há identificação com a criança. A capacidade de aprendizado aumenta muito quando os assuntos são apresentados de forma contextualizada, pois o aluno percebe que o mundo em que vive está também dentro da sala de aula", explica.

Uma experiência interessante nesse sentido foi a da Rede de Educação do Semi-árido Brasileiro (Resab), que reuniu autores, convocou estudiosos, sistematizou experiências municipais de educação contextualizada e convidou um grupo de educadores para elaborar a publicação experimental "Conhecendo o Semi-Árido", livro didático que valoriza a diversidade, a cultura, a história, as vivências e a força do povo do sertão e ainda apresenta alternativas para a permanência das pessoas na região. A produção do livro só se tornou possível com o apoio do UNICEF e do Centro de Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A edição foi realizada com foco nos alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental de escolas públicas dos onze Estados que integram a região do Semi-Árido.

Nos meses de novembro e dezembro de 2006, a Resab aplicou um teste de recepção da publicação com 4080 crianças de 17 municípios dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O intuito foi avaliar a aceitação do livro por parte dos professores e alunos em sala de aula. Da mesma forma que aponta o documento, Lucineide Martins, membro da Secretaria Executiva da Resab, afirma que a receptividade do livro foi positiva, tanto entre os professores, quanto entre os alunos. Segundo ela, a aplicação do "Conhecendo o Semi-Árido" despertou os jovens para o conhecimento da realidade ao redor da escola, a exemplo da vegetação do semi-árido, assim como para aprender e explorar as capacidades e habilidades da região. "Os alunos ainda passaram a levar os livros para casa e a compartilhar os conteúdos com a família através de discussões", argumenta.