Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 28 de abril de 2009

Sindicato dos Bancários comemora 50 anos



O Sindicato dos Bancários do Cariri (Seeb/Cariri) comemora nesta quarta-feira, dia 29 de abril, o cinquentenário de sua fundação. Para demarcar esta histórica efemérides, a diretoria do Sindicato estar programando, para a noite do próximo dia 8 de maio, uma solenidade que acontecerá na sede da entidade, situada na rua Glicério Benício Pinheiro, 141, bairro do Pimenta, em Crato. Na oportunidade, a diretoria prestará homenagem de honra ao mérito aos fundadores da entidade, ex-presidentes e aos mais antigos associados. Haverá, ainda, o lançamento de uma publicação narrando fatos da história do Sindicato.

Neste meio século de existência, o Seeb/Cariri construiu uma trajetória permeada de muitas conquistas em prol da categoria bancária da região. Foram encetadas igualmente inúmeras lutas sob a liderança desse Sindicato, não somente as campanhas salariais da categoria, mas também movimentos que mobilizaram a sociedade regional em torno de causas históricas, como a redemocratização do Estado brasileiro após a interrupção da normalidade institucional pelo golpe militar de 1964 e a campanha pela ética na política, que culminou com o impeachment do presidente Collor de Mello. Não obstante, o Seeb/Cariri sempre se manteve atuante nas lutas empreendidas pelos movimentos sociais organizados da região, estando presente em datas e manifestações como o Dia da Mulher, Dia dos Trabalhadores, Grito dos Excluídos e reformas trabalhistas e previdenciárias reivindicadas pelos trabalhadores. No campo da liberdade de imprensa, o Seeb/Cariri se destaca nacionalmente por ter produzido o primeiro programa sindical radiofônico do Brasil, veiculado na Rádio Araripe do Crato, no início da década de 1990.

Fonte: Seeb/Cariri