Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 8 de junho de 2012

PERFORMANCE ARVORES EM JUAZEIRO HOJE O8/06 E AMANHA09/06 Entrada


A residência colaborativa ‘ARVORES’ da bailarina e performance Clarice Lima(SP), iniciou dia 06 em Juazeiro do Norte em parceria com a Associação Dança Cariri e apresenta hoje(08) e amanhã (08) três intervenções urbanas na cidade.

A proposta de realizar a performance Árvores em Juazeiro do Norte com bailarinos locais surge enquanto desejo de ampliar a discussão sobre a permanência ao possibilitar deixar rastros não só na paisagem urbana da cidade mas também nos corpos dos bailarinos. Dessa forma, foi realizado um workshop com os 10/15 artistas locais selecionados, com o objetivo de prepará-los para realizar a performance, bem como discutir a proposta e práticas de dança em espaços não convencionais.

A performance acontece a partir do momento que os participantes vestem o figurino/ saia e saem em direção ao espaço performativo. O figurino é parte da performance, uma vez que não é possível a sua execução sem ele. Ele é composto por uma saia-calça e quando os bailarinos viram de cabeça para baixo, deixa só as pernas a vista.

Ao chegar no espaço performativo os bailarinos iniciam a performance, viram árvores de cabeça para baixo. A duração da performance varia com a capacidade de cada bailarino em ficar de ponta cabeça. Quando o corpo não aguenta mais eles vão caindo, um à um, onde permanecem criando um jardim de corpos deitados no chão.

A performance tem duração aproximada de 30minutos.

DIA 08/06 – ás 17h – Praça da Bíblia – Romeirão
                      ás 18h – Praça Giradouro – Triangulo
DIA 09/06 – ás 17h – Estátua Padre Cícero – Horto

Árvores é um exercício do desejo de permanência, invertendo o espaço e questionando o tempo. Até quando o corpo aguenta?

O trabalho surge enquanto desejo de enraizamento na cidade, onde 15 pessoas vestidas com o mesmo figurino percorrem a cidade em busca de “ilhas urbanas”, espaços de passagens não habitáveis, e ali, contradizem o fluxo de movimento, permanecem de cabeça par baixo até o corpo não agüentar mais e cair.

Árvores interroga as maneiras possíveis para o corpo resistir, continuar, seguir em potência – em oposição ao grande movimento que o cerca.

O projeto ÁRVORES foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2011

Maiores informações sobre o projeto:  www.claricelima.org/projetos/arvores/
Em Juazeiro: Associação Dança Cariri
88 3512 3596/ 99985 6324(Alysson Amâncio)