Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Nomeado novo bispo para Iguatu



O papa Bento XVI anunciou, nesta quarta-feira, 7, o nome do novos bispo da Diocese de Iguatu. Trata-se de Frei João José Costa, da Ordem Carmelitana (foto ao lado). Ele substituirá a Dom José Doth de Oliveira,70 anos , que solicitou sua renúncia antes de completar os 75 anos,devido a problemas de saúde. Dom José Doth sofre do Mal de Alzheimer.
A diocese de Iguatu teve seu território desmembrado da diocese de Crato em 1961. (Na foto abaixo a Catedral de São José, de Iguatu, construída por Dom José Doth).



Quem é o novo bispo

Dom Frei João José da Costa, 50 anos, é sergipano da cidade de Lagarto. Ingressou na Ordem dos Carmelitas em 1982, na cidade de Camocim de São Felix (PE), onde também fez o noviciado (1985) e sua profissão simples (1986). Cursou a Filosofia no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Brasília. Iniciou o Curso de Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), na capital paulista, mas o concluiu em Recife, no Instituto Franciscano de Olinda (IFTO). Foi ordenado padre em 1992.
Dom Frei João José da Costa foi Conselheiro Provincial dos carmelitas, em 1993, enviado para o Convento de São José, de Princesa Isabel (PB), sendo nomeado administrador paroquial das paróquias Divino Espírito Santo, em Manaíra (PB) e Santa Teresinha, em Juru (PB). Em 1999 foi eleito Provincial da Ordem, sendo reeleito em 2003. Atualmente, é Conselheiro e Prior do Convento do Carmo de São Cristóvão, em Sergipe, e presta assistência espiritual na Fazenda da Esperança, em Lagarto (SE).